Reveladas condições miseráveis de operários do iPhone da Apple

114 Comentários

É uma reportagem exclusiva do Daily Mail, que fotografou e filmou um complexo habitacional onde moraram, de forma miserável, operários de uma empresa que trabalhou para a Apple.

As imagens são chocantes e mostram como viveram, de forma desumana, trabalhadores que geraram milhões de dólares em lucro para a gigante norte americana.

fabrica_china_apple04

 


Salários de 317 euros e renda de 20 euros por condições miseráveis

As imagens e o testemunho recolhido, dentro dos misteriosos dormitórios, mostram agora um complexo deserto onde os trabalhadores de uma empresa que fabricava o iPhone 6 da Apple viviam.

O relato fala em situações desumanas, de espaços exíguos, sobrelotados, sujos e com zonas de banho que seriam usadas em grupos de 20 pessoas em simultâneo nos chuveiros comuns.

fabrica_china_apple02

Este complexo Shanghai Kangqiao, fora de Shanghai, era onde os operários moravam, após 12 horas a trabalhar. Contudo, este ‘luxo’ ainda lhes era cobrado! 20 euros por mês que lhes saía do salário, do pequeno salário de 250 libras, o que corresponde a cerca de 317 euros por mês.

Viviam 8 pessoas num quarto de 4, conviviam com esgotos a céu aberto e com total falta de privacidade. Seriam mais de 6 mil trabalhadores que deixaram este sítio à pressa, largando para trás uma realidade agora bem conhecida.

fabrica_china_apple03

Pegatron, a empresa que contratava os operários

A estrutura não deixa mentir sobre o que lá se passava. Mofo e bolor trepam as paredes das casas de banho comuns e os quartos minúsculos, austeros estão agora repletos de camaratas desocupadas do abandono. Este é, sem dúvida, um dormitório sinistro onde os migrantes, muitos deles pobres camponeses, estavam até agora integrados ao serviço da empresa que fabricava produtos Apple.

fabrica_china_apple01

 

O canal britânico de informação MailOnline teve acesso exclusivo a 4 blocos de apartamentos, onde os migrantes operários da Apple, contratados pela empresa de Taiwan, a Pegatron, eram obrigados a morar, isto até há 8 semanas atrás quando abandonaram estas instalações.

 

Turnos de 12 horas para fabricar o iPhone 6

Consta que durante o fabrico do iPhone 6 estariam alojados no complexo cerca de seis mil pessoas, mil das quais foram mandadas embora depois no feriado do ano novo Lunar em Fevereiro, enquanto os outros foram transferidos para dormitórios no complexo principal da fábrica. Depois, muitos foram mandados embora já em meados do processo do iPhone 6s.

fabrica_china_apple05

As linhas de produção da Pegatron tinham turnos de 12 horas, depois eram enviados para os dormitórios, sítios sombrios onde teriam de esperar para o seu próximo turno.

Mas tudo mudou muito de repente em Fevereiro passado, não houve aviso, aproveitando o feriado do ano novo. Depois há um catapultar de novas informações de mercados, com o anúncio em Abril passado da queda das vendas do iPhone de 16% e que a perda de lucros poderia estar, de alguma forma, relacionada com este êxodo porque já não havia trabalho suficiente para tantas pessoas.

http://videos.sapo.pt/EfWHTQmgCTbbyD1JP19H

 

A produção do iPhone é dividida entre a Pegatron e a Foxconn, esta última ainda emprega cerca de 50 mil trabalhadores, migrantes, que também vivem nos dormitórios, dentro dos seus complexos fabris. Em tempos também já ouvimos falar em muitos problemas, desde suicídios a este tipo de sub condições.

Na página do MailOnline existe uma vasta compilação de imagens que comprovam que a empresa de Cupertino terá de “subtrair” aos seus lucros, pois os milhões que estão no somatório final… têm um custo tremendo no que toca a condições de vida, segundo o que está aqui relatado neste artigo.

 

MailOnline

Comentários

114

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Karven
    Karven

    Isto é uma fábrica localizada na China, claro que existem condições destas, mas achas que isso interessa?
    Quase todas (senão todas) as empresas multinacionais faturam assim.

    1. Avatar de Rosso
      Rosso

      O Moto X foi em tempos produzido nos USA. E não era por isso que não tinham lucro. Dava era mais trabalho (logística essencialmente) e não ganhavam tanto em cada telemovel.
      O problema disto tudo é a única medida de sucesso de uma empresa ser actualmente medida pelos lucros, e muitas vezes de curto prazo. Torna-se muito difícil explicar a um concelho de accionistas um custo de produção mais alto sem que daí advenham vantagens claras. Infelizmente é o mundo em que vivemos.

      Li em tempos que se o iPhone fosse produzido nos USA custaria em média mais 50 dólares.

      Já era tempo de marcas oferecerem dispositivos de electrónica e roupa “fair trade” existe mercado para isso. Qual seria a percepção dos consumidores ao ver alguém em público com um artigo “sujo” em vez de um justo?

      Para muitos consumidores era o melhor
      Marketing que uma grande marca podia ter.

  2. Avatar de Karven
    Karven

    Isto é uma fábrica localizada na China, claro que existem condições destas, mas achas que isso interessa?
    Quase todas (senão todas) as empresas multinacionais faturam assim.

  3. Avatar de Limbus
    Limbus

    Muito lucro com “poucas” vendas, esperavam o quê?!

  4. Avatar de Policia
    Policia

    isso na china é normal, terem cama já acho bom. Cá em Portugal ha quem receba isso liquido (livre de impostos) e ainda tem de pagar 300euros para dormir num quarto..

    1. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Pense um pouco no seu miserável comentário…

      1. Avatar de miguel
        miguel

        não é assim tão descabido, ha pessoas a trabalhar em portugal que vivem em condições piores e chegam ao fim do mês sabem la como.
        hoje em dia vivemos na era da escravatura encoberta, não são escravos sãop trabalhadores de mao de obra barata (que no fundo chegam a ter condições piores que alguns escravos, porque temos de nos enquadrar no tempo)

    2. Avatar de Nuno
      Nuno

      Exatamente. 20€ de renda são apenas 6% dum ordenado de 317€. Em Portugal as rendas são de 50% (ou mais) do ordenado e por vezes as condições não são muito melhores do que as que vemos nestas imagens.
      A China, comparada com Portugal, não é assim tão má como os media a pintam.

  5. Avatar de Policia
    Policia

    As condicoes da Nike, Zara, Primark, Adidas, Samsung, LG, HTC, etc sao melhores? É a vida, embora custe ouvir mas quem nasce em paises ricos tem sorte de poder usufruir do melhor e quem nasce nos outros tem de trabalhar e ser explorado para os “ricos”.

    1. Avatar de António
      António

      LG is made in Korea! Nunca compro nada chinês! Por uma questão de princípios.

      1. Avatar de Rui Silva
        Rui Silva

        António, desculpe intrometer-me no seu comentário, mas acho o que disse difícil de acreditar…

        ou você não sabe que o está a comprar, ou então está só a dizer que não vai a lojas chineses em portugal (o que como deve calcular é muito diferente do que disse)

        Existe 1 ultima hipótese, aonde você realmente não compra nada chinês e vive no campo isolado sem internet, aparelhos electrónicos e tantas outras coisas que agora não me lembro :/

        1. Avatar de LG
          LG

          LG Mobile realmente é produzido na Korea com condições (bastante) mais humanas, porém muitas peças vêm da China portanto não muda muito

          1. Avatar de Antonio Silva
            Antonio Silva

            Também é fabricado na China!

      2. Avatar de jdoe
        jdoe

        Já ouvi muitos comentários desses, são tão estupidos como quem os diz

  6. Avatar de kitgard
    kitgard

    Estou muito admirado de ainda não haver comentários!! Há algum jogo importante hoje?! 🙂

    1. Avatar de Nexus4
      Nexus4

      É algo que não lhes interessa. São pessoas que só ligam ao status. Um velho ditado “não olham a meios, para atingir o sei fim.”

  7. Avatar de Antonino
    Antonino

    “Reveladas condições miseráveis de operários do iPhone da Apple”

    Eu ficava admirado era se fosse, do Iphone da samsung

    1. Avatar de Raúl Almeida
      Raúl Almeida

      Alguma coisa te incomodou 😉 disfarça lá 😉

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Os que produzem Samsung vivem em hotéis 5 estrelas…é tudo igual.

      1. Avatar de Antonio Silva
        Antonio Silva

        Por acaso a fabrica da Samsung tem melhores condições, e é na China também!

  8. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    Não gosto da Apple, não gosto do Iphone e recuso me a pagar o que pedem, mas esta notícia espelha a realidade não só da Apple e do seu outsourcing, mas de todas as grandes marcas, seja qual for sector. Para onde caminhamos?

  9. Avatar de kekes
    kekes

    Podemos dizer que a culpa não é da Apple, que as outras tambem fazem o mesmo, etc. Mas isso não tira o facto que as empresas tudo sabem e nada fazem para solver estes problemas, tudo a custa de grandes margens de lucro.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      por os outros fazerem o mesmo não temos de o fazer!!!!!
      se o meu vizinho do lado rouba, ja posso começar a roubar?? Desculparem-se com os erros dos outros isso é de gente de 3º mundo.

      1. Avatar de miguel
        miguel

        o poir é quando se paga e bem por um produto….
        claro que eu se comprar um camisa na primark não posso esperar que os trabalhadores tenham grandes condições.
        Mas agora comprar um telemóvel que custa mais que o meu carro e ser feito por pessoas que vivem na miséria, só porque a apple quer continuar a manter os seu lucros enormes.

        a matemática é simples:
        – vendas(unidades) – inovação = + lucros
        os lucros tem de vir de algum lado!!!!
        onde é sempre mais fácil cortar??
        na mão de obra, claro.
        porque se cortares na qualidade isso reflecte-se nas vendas.

        1. Avatar de Katia
          Katia

          Que carro é esse que custa 700 euros? O.o

        2. Avatar de Pierre
          Pierre

          Esse carro não é carro, é reliquia… 😉

          Como já mencionaram, enquanto houver economias deficitárias isto não vai parar, só quando acabar o capitalismo… alguma previsão? Sempre a piorar, sniffff

  10. Avatar de Androc
    Androc

    Depois de ler este artigo, ainda vou pensar duas vezes antes de comprar um iPhone, isto tendo em conta as condições miseráveis a que os funcionários estavam expostos… 🙁

    Revoltante… Em Portugal não sei se tal seria permitido.

    1. Avatar de Limbus
      Limbus

      Não esperes grande diferença noutras marcas, simplesmente o preço reflecte a realidade, ao contrário da Apple.

      1. Avatar de Androc
        Androc

        Sim, exato Limbus. E porque razão os preços dos ‘gadgets’ têm vindo a decair? Ora bem, eis uma das (possíveis) rrazões…

        1. Avatar de AlphaM
          AlphaM

          Não acho que as condições tenham piorado, nunca foram boas.

    2. Avatar de Luis M.
      Luis M.

      As pessoas falam e pouco ou nada sabem, o meu pai que tem agora 60 anos aos 16 foi de Trás-os-Montes trabalhar para as obras em Lisboa e vivia numa barraca, a casa banho era uma moita ao lado. Para se falar e poder avaliar é preciso saber que condições estas pessoas tinham se não estivessem ali a trabalhar.

      1. Avatar de Pedro Santos
        Pedro Santos

        Luis repara que falaste há 45 anos atrás. Aqui tas só a falar da maiores linhas de produção do mundo nos dias actuais e do produto mais in e badalado. E não tou a criticar a Apple porque o resto é igual.
        Isto nunca seria permito na Europa, pode até ocorrer pontualmente em alguns sítios mas de forma ilegal e escondido .
        É por estas coisas que não podemos competir com a China, lá não há regras de nada trabalho, poluição etc etc.
        Como pode um produtor de qq coisa cá competir com um pais que usa todo o tipo de químicos a ceu aberto e manda todo para o mar sem problema nenhum. Os custo são 1/3 obviamente.
        Mas só vamos acordar para isto tarde demais. Quando eles quiserem as mesmas condições que o resto do mundo mas ai já vão ser donos do resto do mundo e depois choramos nós.

        1. Avatar de Luis Andrade
          Luis Andrade

          Pedro Santos, lamento informar mas isto existe na Europa, isto existe em todos os países da Europa, isto existe em Portugal, isto existe ao teu lado e tu provavelmente nem imaginas!

          1. Avatar de Flavio
            Flavio

            Ele proprio disse que existe, apenas nao espelhado da mesma forma que na china

          2. Avatar de Alvega
            Alvega

            Se existe aqui em Portugal….que esperas meu caro para denunciar a quem de direito ?
            Julgo que a autoridade para as condições do trabalho.
            Ou és conivente com tal coisa ?

          3. Avatar de Luís Andrade
            Luís Andrade

            Alvega, eu não sou cúmplice dessas situações, mas das inúmeras intervenções e solicitações de fiz a ACT, eles nada fizeram nem nada disseram. O meu nome é Luís, não Quixote, não posso andar a lutar contra o “moinhos” sozinho, mas pelo que vejo és entendido na matéria, podes entrar em contacto comigo, assim sempre ajudas na”não conivência”?

      2. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        E não só; Nas grandes superfícies acontece o mesmo. Para todos esses o diabo tem já um lugar reservado bem quentinho.

        1. Avatar de Nelson N
          Nelson N

          Esta resposta caiu aqui por engano; como facilmente se percebe, é para responder ao Hélder Coelho:

      3. Avatar de Nelson N
        Nelson N

        Eu sou um pouco mais velho e comecei a trabalhar mais novo do que o seu pai; mas não queira comparar o tempo da ditadura Salazar/Caetano, com o tempo actual!

    3. Avatar de Kimbas
      Kimbas

      Em Portugal já é quase assim em muitas empresas de outsourcing. Olha a upgrade por exemplo.

      1. Avatar de Eu
        Eu

        Lindo, agora é que falaste bem.

    4. Avatar de TA
      TA

      Parabéns por pensar assim. Como consumidor, tem poder, pode usá-lo para melhorar um pouco a vida de alguém.
      Pode ser que esta noticia force a apple a “pensar diferente”, e outras sigam o exemplo. Mas para isso tem que haver pressão dos potenciais clientes. Afinal quem compra Apple não é o cliente que procura o mais barato.

  11. Avatar de Joao Sousa
    Joao Sousa

    Cada vez mais gosto das marcas Chinesas!
    Pelo menos é um produto honesto compro e não tenho a menor dúvida que é feito por criancinhas em péssimas condições de trabalho!

    1. Avatar de Francisco C.
      Francisco C.

      Comentário infeliz!

  12. Avatar de donald trump
    donald trump

    ja falecido steve jobs era arrogante capitalista de primeira e seu legado continua

  13. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Aposto que são todos fanboys e ficam lá temporariamente só para contarem aos netos que 1 dia já trabalharam na fabrica a produzir os lendários iPhones

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Comentário infeliz.
      Não se brinca com assuntos tão sérios e graves como este.

  14. Avatar de Mario Junior
    Mario Junior

    Todo mundo sabe disso. Não é mais novidade.

  15. Avatar de Raúl Almeida
    Raúl Almeida

    Excelente artigo. Tem de haver transparência.

    Isso obriga as gigantes a terem mIs atenção.

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      Isso obriga o quê? LOL. Achas que alguma coisa vai mudar? Dificilmente. A maioria das pessoas ignora, ou tenta ignorar, porque é mais fácil não pensar nisto do que pensar e a consciência começar a trabalhar. E assim este degredo continua, não só na China, mas em vários países, inclusive ditos desenvolvidos.

  16. Avatar de Manuel
    Manuel

    Conhecem alguma grande marca que não tenha etiqueta made in algures na asia? Da eletrónica aos têxteis… Lembro – me de uma empresa que importava um determinado produto da China dezenas de vezes mais barato que o fabricado em Portugal com ordenados cá abaixo do mínimo. Tinham linhaz de fabrico com centenas de metros. Como achan que são fabricados os telemóveis masca chinesa com specs incríveis a pouco mais de 100euros? É uma triste realidade que optamos ignorar para podermos ter os luxos que temos.

    1. Avatar de Ruben Filipe
      Ruben Filipe

      A marca Gibson, fabrica as suas Gibson´s nos EUA em Nashville, (as Epiphone´s, sim são fabricadas na Ásia). É uma grande marca do seu sector e o facto de as montar nos EUA são o seu grande trunfo em relação à Fender que fabrica um pouco por todo o mundo. A que comprei, a Gibson 50´ Tribute, tem um nr de série que possibilita ver onde foi feita, em que ano e mês e quanto tempo demorou a sua fabricação.

    2. Avatar de Limbus
      Limbus

      Pelos vistos são fabricados como os telemoveis marca Americana a mais de 1000 euros.

  17. Avatar de CMLS
    CMLS

    Infelizmente não acho que seja só a Apple, até porque no passado já existiram outros exemplos envolvendo outras “grandes” marcas de diversos areas

  18. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Bem-vindos à realidade, não é muito diferente de comprar telemóveis de outras marcas à China. Comprar em Zaras, Primark, ou qualquer loja da China é contribuir para o mesmo, exploração humana de uns para enriquecimento rápido de outros. Se temos consciência disso, cabe a cada um perceber.

  19. Avatar de ÁRF
    ÁRF

    Desumano!

    Eu lembro-me de quando a electrónica de consumo era dominada por marcas Europeias e Norte Americanas. Por exemplo a grande maioria das televisões à venda em Portugal eram feitas na Europa. Marcas como Philips, Blaupunkt, Solara, Grundig, Siemens, Nokia, Siera, ITT (montadas em Portugal) entre outras representavam, grosso modo, 90% do mercado nacional.

    Acontece que hoje é possível comprar uma SmartTV 3D de 43″ por +/- 500€ o mesmo que custava uma televisão a cores na minha infância. Da mesma forma que um par de ténis de marca custa hoje metade do que custava no inicio dos anos 80. Em ambos os exemplos nem considero “fenómenos económicos” porque creio que pintariam um cenário ainda mais dramático.

    Os gadgets que nós adoramos só, ainda*, os podemos comprar porque são “feitos” em países onde as condições descritas no artigo são, provavelmente, acima da média. Que ninguém tenha ilusões ou seja hipócrita ao ponto de condenar esta ou aquela marca por causa das condições descritas. Ou alguém pensa que os trabalhadores que fabricam para a Wiko, Samsung, Sony, Huawei, etc moram em condomínios fechados com courts de ténis e piscinas???

    Só ainda* o podemos comprar Gadgets porque ainda não estamos nivelados à economia global, mas ninguém tem dúvida que o nivelamento será feito por baixo como temos sentido.

    1. Avatar de Luis Andrade
      Luis Andrade

      ÁRF a Samsung já cá estava em Portugal no tempo da ITT, e era assim desta maneira, em instalações ainda piores do que as acima referenciadas, que ele instalavam os engenheiros, sim os engenheiros sul coreanos, porque eles não confiavam nos Portugueses, ainda hoje não confiam!

    2. Avatar de Zé

      Certo, mas falando concretamente da Apple, se produzissem os produtos na Europa e os vendessem ao preço que vendem atualmente…. Mesmo assim ganhavam dinheiro. A questão e que o resultado (produção a preço baixo) desta exploração não chega ao consumidor final

  20. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Acho triste como ainda existe malta que depois de ver os factos tenta desvalorizar a situação ao dizer que as outras marcas fazem o mesmo… Estes tipos de pessoas são as mesmas que quando fazem me*** desculpam se com os males dos outros.

    Mr.Robot tem razao: https://youtu.be/GYo2wtL9fsY

    1. Avatar de André
      André

      2x

      O facto de os outros fazerem o mesmo não é desculpa para a Apple. Os da Apple deviam era ser homenzinhos e corrigirem isto, aí sim, até ponderava comprar-lhes um smartphone de 1000€…

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Nem dinheiro tens para um iPhone, agora vens com a treta que ponderavas comprar um smartphone de 1000eur LOL

  21. Avatar de António
    António

    Este é um mundo cão. Concordo que as condições são deploráveis…aos nossos olhos. Já se perguntaram onde estariam essas pessoas se não houvesse produtos da Apple para fabricar?

  22. Avatar de ol1v3r
    ol1v3r

    Com a ganância dos acionistas por mais lucro alguém (trabalhador) tem que ser explorado quase como escravo. VERGONHA!!!!!!

  23. Avatar de Manuel Moreira
    Manuel Moreira

    “…esta última ainda empresa cerca de 50 mil trabalhadores, migrantes, que também vivem..”

    Penso que seria “ainda emprega”

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Alterado, obrigada pelo reparo 🙂

      1. Avatar de Francisco C.
        Francisco C.

        Olha que a alteração não foi bem sucedida.

  24. Avatar de Hélder Pereira
    Hélder Pereira

    Isto é uma piada, certo? As pessoas todas ofendidas. E acham que o telemóvel de 100 euros que compraram foi feito em que condições? Ou as calças Levis de 150euros, ou…..
    Santa demagogia

  25. Avatar de Luis Sousa
    Luis Sousa

    As camaratas da PSP em Portugal sâo semelhantes ou piores…, também as condições de trabalho de muitos (milhares) portugueses são bastante precárias e são completamente ignoradas por aqueles que compram iphones…

    1. Avatar de Zé

      Isso é tudo verdade, mas tb é verdade que muitas dessas pessoas compram….. Iphones

    2. Avatar de Alvega
      Alvega

      Se existe aqui em Portugal….que esperas meu caro para denunciar a quem de direito ?
      Julgo que a autoridade para as condições do trabalho.
      Ou és conivente com tal coisa ?

      1. Avatar de Alvega
        Alvega

        Este meu comentario acima apareceu deslocado pois nao foi aqui que pretendi responder……que raio se passaou ?

  26. Avatar de maria jose machado
    maria jose machado

    Que vergonha. Estou indignada. E acabamos por todos ser coniventes ao comprar estes dispositivos ….devia ser feito um boicote e ninguém comprar….

  27. Avatar de LuisPinto
    LuisPinto

    Uma vergonha… A Apple tem por obrigação de saber quem contrata, e em que condições! Já não é a primeira vez que este assunto vem a público. A Samsung é exatamente igual… Isto faz-me lembrar a história dos diamantes negros…

  28. Avatar de Richard Lion Heart
    Richard Lion Heart

    Comprem mais iPhones, que já nem contractos de exclusividade têm na china.

  29. Avatar de James
    James

    Uma vergonha noticias como estas,infelizmente não é só a Apple outras marcas fazem o mesmo,as marcas deviam ser chamadas a prestar contas e devolver aos funcionários o dinheiro exigido num ordenado mínimo dependente do país ou as horas que fizeram e serem indemnizados pelas condições em que trabalharam,sei que as pessoas se sujeitao a isto por não terem outro sustento mas realmente é isto que está errado,é se aproveitarem das pessoas mais vulneráveis e tratarem-nas como animais

  30. Avatar de Jorge Sequeira
    Jorge Sequeira

    Conheço seres vivos que para terem iphone, vivem em condições parecidas, ou seja, são batatas com batimento cardíaco consumistas. Está-lhes no sangue que para irem ao facebook e tirar selfies, têm que ter um iphone e em casa um mac para “trabalharem” num documento de texto.

    1. Avatar de Vitolas
      Vitolas

      Muito bom.

  31. Avatar de Francisco C.
    Francisco C.

    Há aqui comentários que conseguem ser quase tão ridículos como a situação dessas pessoas!

    O que está aqui em questão não é ser a marca A, B ou C! Tenham vergonha na cara e bom senso! TIREM as palas, independentemente da marca que mais gostam!

    Infelizmente é uma realidade triste, e nem devemos saber 1/3. É desumano, cruel, injusto, tudo. Ao ponto que a Humanidade chegou….

  32. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Não acho que mais esta reportagem vá mudar grande coisa… já da outra vez houve aquela sucessão de suicídios na Foxconn e não se alterou nada, tal foi a rapidez com que deixaram isso cair no esquecimento… se isto vem à baila outra vez… é porque continua, sem dúvida… Não entendo é porque apenas a Apple é visada e não digo isto por ser cliente da marca (tenho um Macbook Pro…). Em comparação, com outras marcas, digo… seja com quem for, isto é demasiado grave para continuar a acontecer… A ideia com que fico é que as pessoas ao comprarem seja o que for, não têm noção do que pode estar por trás…

  33. Avatar de luislelis
    luislelis

    Seja que marca ou produto for isso existe ate em Portugal.
    Chama-se a isto capitalismo, Globalização, etc etc.
    Acho piada a surpresa de muita gente. Devem andar a assobiar para o lado.
    Todos nos, sem excepção, contribuirmos para este estado das coisas.
    O ser humana sempre foi e sera assim. Pode se minimizar os danos mas eles sempre estarao aqui neste planeta.
    http://slaveryfootprint.org/

  34. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Pelo que entendo do comentário não eram operários “directos” da Apple… Isto são empresas sub-contratadas, logo a Apple não tem qualquer responsabilidade… E não venham dizer que deveria ver quem contrata.

    1. Avatar de Francisco
      Francisco

      Já agora quem compra diamantes de sangue não tem responsabilidade nenhuma porque não foi ele que os extraiu…?

      1. Avatar de BTN
        BTN

        Essa mesma fabrica fabrica para a Dell, HP, Acer, Xiaomi, etc…

        1. Avatar de Francisco
          Francisco

          Não digo que não, digo é que os intermediários não eliminam a responsabilidade moral. E antes de colocar essa responsabilidade nos consumidores, colocava nas corporações, essas sim com lógicas sedentas de lucro a qualquer custo.

        2. Avatar de Portimão
          Portimão

          Lamento, a fábrica que produz os Xiaomi é a Foxconn.

  35. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Então não é a apple que fabrica os próprios produtos e todos nos states com a máxima qualidade?

    1. Avatar de Flavio
      Flavio

      Quem é que alguma vez te disse isso? Se leres nos produtos da apple la diz onde é fabricado…

  36. Avatar de Revoltado
    Revoltado

    É uma vergonha, de facto. Mas vergonha maior, é que por cá, o nosso vizinho do lado trabalha bem mais do que 12 horas por dia, vive em condições piores, passa fome e ainda tem de pagar impostos, e ninguém mas ninguém se incomoda. Já para não falar daqueles que foram despejados pelos bancos e agora vivem na rua. Eu não sei se não preferia ganhar esses 317 euros na China, em vez de ganhar 600 euros em Portugal.

  37. Avatar de James
    James

    Da nojo quando se vê marcas a apresentar supostos “robos” a montar e a desmontar um produto na sua apresentação

  38. Avatar de Tiago
    Tiago

    Vejo toda a ente a falar da Apple não percebo porque sinceramente. A empresa culpada é a Apple? Não é a Pegatron? Vamos culpar a Apple porque a Pegatron maltrata os funcionários? Era o mesmo que culpar o meu cliente porque eu tenho uma empresa onde os trabalhadores vivem a chuva. Faz sentido efetivamente. Claro que deve existir um controlo e tudo mais mas temos que ir à base e não ao cliente conhecido. Usam a Apple aqui como o veículo de informação e para terem maior visibilidade da notícia mas sejamos sinceros….quem tem que ser penalizado por isso é a Pegatron não o cliente da Pegatron. Lol.

  39. Avatar de Anonimo
    Anonimo

    Já vivi e trabalhei em condições similares em portugal. E é um dos maiores grupos a nivel nacional nas telecomunicações se não o maior.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Sim ?
      E a ACT diz-lhe algo ?
      E justificou o “guito” que recebeste para depois ires estoirar a comprar iphones e quejandos?

  40. Avatar de João Raposo
    João Raposo

    Quem fez este artigo tem noção de que a Foxconn faz equipamentos para a Microsoft, HP entre outros não?

    1. Avatar de Vítor M.

      Quem fez este comentário não tem noção que não se trata dos funcionários da Foxconn, se lesse veria que estas instalações albergavam os funcionários da Pegatron. 😉

  41. Avatar de Jorge
    Jorge

    Qual é a marca de topo que nao tem essas condiçoes?????
    Todos têm condiçoes dessas
    como é que voces acham que tem a fama que têm!!!

  42. Avatar de Pedro Águas
    Pedro Águas

    Cheguei a ver em tempos um documentário reportando esta situação. Os suicídios são frequentes e para os mitigar, em vez de darem condições dignas ao pobres coitados, decidiram por umas redes entre os blocos residenciais para impedir que se atirassem da janela…

  43. Avatar de Mário
    Mário

    Enquanto não existir uma investigação, a estás grandes empresas!!! E exigir condições para os trabalhadores
    Vai haver sempre este tipo de exploração
    Fiscalização era necessário

  44. Avatar de Daniel Isidro
    Daniel Isidro

    O facto é que a esmagadora maioria está pouco marimbando para isto, desde que os gadgets continuem a aparecer nas parteleiras todas as semanas o resto é conversa.
    Amanhã já toda gente se esqueceu desta noticia e está mais preocupada com bits ou bytes o seu novo modelito de teleomvél que vai chegar.
    Este exemplo pode-se aplicar a roupa, a toda tecnologia no geral, vem tudo praticamente daquela zona do mundo!
    Todos os que escrevem a procupar-se com esses desgraçados, secalhar estão a faze-lo a partir de um dispositivo produzido por mão de obra escrava, com materiais oriundos de zonas de conflito onde crianças são obrigadas a trabalhar em minas para os obter. Vestindo e calçando marcas produzidas na china, India, Bangladesh, etc…
    A ver televisão e usufruir de internet através de um proverdor de serviços que contrata empresas de trabalhos temporários queexplora os trabalhadores, para alguns serviços porque fica mais barato, etc, etc, etc…
    Podia estar aqui o dia todo, a dar exmplos, para chegar sempre a conclusão que somos todos moralistas de sofá!

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      “Podia estar aqui o dia todo, a dar exmplos, para chegar sempre a conclusão que somos todos moralistas de sofá!”

      Pois estás enganado pois eu sou mesmo MORALISTA, se isso quer dizer não pretender para os outros o que não quero para mim.
      Pois eu valendo o que vale, não sou usuário dessas tretas de Gadgets e por incrível que possa parecer até vivo…. e muito bem por sinal, não sinto a falta de ENGENHOCAS que me querem impingir como fundamentais para a minha felicidade e bem estar.

  45. Avatar de BTN
    BTN

    A Apple não tem nada haver com isso, a Foxconn é que tem a culpa, são fabricas deles e não da Apple.

    1. Avatar de Alvega
      Alvega

      Desculpa ?
      Que treta é essa ?
      Então a Apple não é uma empresa certificada ?
      Sabes o que isso significa?
      Pode ser que um dia te calhe a ti , aos teus filhos, aos teus sobrinhos etc. depois por certo te vais importar.
      A vida dá muitas voltas e o que hoje tens por adquirido amanha pode ser uma miragem, se olhares para o leste da Europa as ditaduras estão de volta, e as consequências não se farão esperar.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      A Foxconn??? LOL o artigo refere-se à Pegatron!

  46. Avatar de Eu
    Eu

    Embora maior parte do que aqui se escreveu seja verdade. Bem antes da linha de montagem existe muita gente a morrer para podermos usar tecnologia (como eu no meu smartphone agora) leiam por exemplo o que é o coltan.

  47. Avatar de lulu
    lulu

    E vocês acham que o Tim Cook se importa, eles querem é lucro, e mesmo toda a gente vendo esta notícia continuaram a comprar o iPhone

  48. Avatar de lulu
    lulu

    E vocês acham que o Tim Cook se importa, eles querem é lucro, e mesmo toda a gente vendo esta notícia continuaram a comprar o iPhone

  49. Avatar de billidkid
    billidkid

    Imaginem na fábrica da XING LING PHONES

  50. Avatar de Paulo S.
    Paulo S.

    Até parecia um quarto da “Casa dos Segredos” da TVI.
    Já vi casas piores com a renda mais alta que isso.

  51. Avatar de Manel
    Manel

    A Apple apenas contrata o serviço. E onde é mais barato…? Maximizar lucros?! Acham que a China consegue como fazer os preços baixos?! E acham mesmo que são apenas os produtos da Apple… Quem acha talvez não perca muito tempo a ver rótulos e etiquetas… Se querem ser sérios em vez de andar atrás de marcas, comecem a prestar mais atenção da proveniência de produtos e serviços que compram…

  52. Avatar de Josué
    Josué

    Já foram à China por acaso? Então vão e depois digam-me se essas condições não são “luxo”.