Menu Iniciar só regressa ao Windows em 2015 com o Threshold

37 Comentários

É grande a expectativa sobre o que a Microsoft está a preparar de novidades para a próxima actualização do Windows 8.1. Foram várias as novidades já apontadas, sendo a mais esperada o retorno do Menu Iniciar.

Mas a verdade é que muito provavelmente este esperado retorno não venha a acontecer na próxima actualização.

Os rumores agora apontam para este regresso apenas em 2015, com o lançamento do Windows 9, também conhecido como Threshold.

windows_8_1_up_2_1

Todos os rumores anteriores apontavam como certa a chegada, já no próximo mês de Agosto, da versão do Menu Iniciar ao Windows 8.1.

Seria um complemento a outras melhorias que a Microsoft está a preparar para o seu sistema operativo e que representaria mais um salto na optimização e uniformização deste SO.

Mas a verdade é que o Update 2 do Windows 8.1 poderá ser muito menos significativo do que se espera. Esta actualização poderá ser muito mais simples e com muito menor impacto do que se esperaria. Será tão discreta que, ao contrário da actualização anterior, esta nem será obrigatória.

Uma das razões para ser uma actualização de menor impacto é o facto de não incluir o novo Menu Iniciar ao Windows 8.1. Este regresse está agora programado para outra altura, também já falada várias vezes.

Todas as novidades para o Windows 8.1 que vêm a ser faladas, o Menu Iniciar e a possibilidade de serem usadas aplicações da Modern UI no Desktop, vão ser agora incluídas na próxima versão do Windows, a ser lançada na primavera de 2015.

Não é clara ou conhecida a decisão da Microsoft de adiar o novo Menu Iniciar, mas a verdade é que ao retirarem-no desta actualização acabam por torna-la menor e com uma importância reduzida.

A forma de ser lançada para os utilizadores será através das normais e periódicas actualizações, não sendo incluída na Loja do Windows.

windows_8_1_up_2_2

Fala-se ainda de uma possível terceira actualização, a ser lançada no outono de 2014, mas ainda sem qualquer certeza ou confirmação por parte da Microsoft.

A data de lançamento do Update 2 do Windows 8.1 será, com um grande grau de certeza, o dia 12 de Agosto. Essa data surge por ser a mais provável para o Patch Tuesday, as actualizações mensais da Microsoft, para o mês de Agosto.

A confirmar-se esta decisão de remover o Menu Iniciar do Update 2 do Windows 8.1 muitos utilizadores vão sentir-se defraudados. Era esperado para muito breve a sua chegada e agora demorará mais um ano até que seja incorporado no Windows.

A opção de dar à próxima versão do Windows estas novidades pode ser uma jogada interessante para o dotar de funcionalidades novas e assim destacar-se face às versões anteriores.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bob
    Bob

    E continuo a usar o “Classic shell”.

    É o suficiente para combater a estupidez brutal que a microsoft se lembrou…. não falando do windows server 2012….

    Por mim, não comprava nenhum. Mas prontos, lá falham umas coisas. Esperemos que o 9 venha direito.

    1. Avatar de JJ

      “Por mim, não comprava nenhum.” – Então onde os utiliza no trabalho ou em casa?

  2. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Não percebo o porque de ficarem tão agarrados ao menu Iniciar. Há alguns meses que mudei para Windows 8 e até hoje não senti a mínima falta dele, mas isso talvez seja só eu.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Acho que isso depende de pessoa para pessoa, nem todos utilizamos o pc da mesma forma. Eu, por exemplo, uso o W8 no trabalho e sinto falta do menu iniciar, é um acesso mais funcional.
      Assim como também senti a falta das barras de scroll no Chrome, e tive que colocar um plug-in, isto porque, para quem utiliza rato físico, não tem essa necessidade pois tem o scroll do próprio rato. Mas eu utilizo apenas o rato do pc, portanto, mais uma vez, tem a ver com o aspecto funcional.

      🙂

      1. Avatar de JJ

        Por isso mesmo existem programas para personalizar o SO e outros softwares. Para se fazer adaptações conforme as necessidades.

        Isso não quer dizer que os SOs/Softwares estão mal feitos ou foram mal pensados, simplesmente cada um tem as suas próprias necessidades de utilização do PC e adaptação ao que esta feito ou utiliza auxiliares para o efeito pretendido.

      2. Avatar de Hapéle
        Hapéle

        OK 60% tem essa “desculpa”, acredito que pontualmente se possa sentir falta de algumas funcionalidade, mas há sempre forma de resolver.

        Os restantes 40% são comodistas e acham que que o mundo gira em torno deles…

        1. Avatar de Marisa Pinto

          Não penso ser desculpa, não podes pensar que toda a gente tem a mesma forma de utilizar o pc, daí que usem rato físico, outros o teclado outros o rato do pc, eheh

          1. Avatar de Hapéle
            Hapéle

            Sei mas por isso está “desculpa”

    2. Avatar de Paulo Brinca

      Para além da resposta dada pela Marisa Pinto, acrescento ainda o facto de achar que é incomodativo o facto de quando pretendo aceder às “funções do menu iniciar” no windows 8/8.1 ter que o fazer no ecrã inteiro.

      Desta forma fico impossibilitado de consultar qualquer informação necessária que tivesse numa qualquer janela do meu desktop.

      Outro exemplo, para fazer ping a um IP para além de “abrir o menu iniciar”, tenho que abrir a aplicação de pesquisa e depois é que ela associa à linha de comandos para fazer o ping.

      Se tiver um ip numa imagem fico sem a possibilidade de ver qual o ip que pretendia utilizar na pesquisa, sendo que tenho que abrir a linha de comandos e depois fazer o ping, tendo perdido o “atalho” directo.

      1. Avatar de JJ

        Para fazer pesquisas, não é preciso ir ao menu inicial, ou estarei enganado!?

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Tem vossa excelência toda a razão, não é realmente.

          Falta é haver uma forma intuitiva e óbvia de abrir a caixinha da pesquisa. Nos teclados dos Surface há teclas para cada um dos charms, mas nos teclados normais não há…

      2. Avatar de Alibaba
        Alibaba

        [win+r]
        cmd
        [Enter]

        1. Avatar de Rafael Ramos
          Rafael Ramos

          +5 Pim!! hehe

        2. Avatar de Pedro almorim
          Pedro almorim

          a segunda melhor coisa do que o [WIN]+ R
          é o launchy

          é melhor escrever word do que msword
          ou é melhor escrever paint do que mspaint

          =)

      3. Avatar de Andrey Oliveira
        Andrey Oliveira

        Talvez seja por que você não saiba usar o Windows 8, por que ao clicar com o botão direito em cima do botão iniciar (aquele que tem o logo do Windows), você vai ter a opção para executar tarefa ou abrir o prompt de comando, como no Windows 7.

    3. Avatar de David Toffee
    4. Avatar de Imparcial
      Imparcial

      É (quase) infinitamente maior o número de utilizadores do Windows que usa o Menu Iniciar e considera-o obrigatório no Windows do que o contrário. Facto.

      A Microsoft habituou os utilizadores do Windows a ter um Menu Iniciar que, ao longo do tempo, foi evoluindo e, na minha opinião, após ter chegado na sua melhor versão, no Windows 7, foi simplesmente removido no Windows 8.

      O Windows 8 altera radicalmente a noção do Windows de tal forma que muitos, eu incluído, tiveram de reaprender a fazer coisas tão simples como “encerrar o Windows”. Facto.

      Um utilizador que apenas conhece o Windows 95, de forma intuitiva, sabe como chegar ao Menu Iniciar no Windows 7 mas não consegue descobrir o Start Screen no Windows 8 porque não é intuitivo. Facto.

      O Menu Iniciar é prático e intuitivo. O Start Screen não é prático e não é intuitivo. Facto.

      No que toca ao Windows, de todos os “patinhos feios” o Windows 8 consegue ser “o patinho mais feio”.

      O Modern UI, vendo bem, até é um conceito espectacular mas foi muito mal implementado. Combinado, de forma inteligante, com o Menu Iniciar e com o design decente com linhas e cores suaves, teriam conseguido converter os actuais W8 haters em W8 lovers. Teriam aprendido tivessem observado atentamente o Unity do Ubuntu.

      1. Avatar de JJ

        Eu passei do WinXP para o Win8… e em questão de minutos percebei o conceito do ecrã inicial e o básico do seu funcionamento.

        Após estes anos a utilizar, cheguei a conclusão que o menu inicial consegue ser mais desorganizado do que o ecrã inicial.

        O menu inicial só fica organizado nos primeiros meses do Windows ser instalado. Isto porque depois disso, com a instalação de vários programas, os campos que vão surgindo e a forma como vão ficando espalhados no menu, torna-se mais confuso.

        No caso do ecrã inicial, o menu fica sempre da mesma forma, o que para a utilização diária torna mais simples. É verdade que quando se vai para a vista de todos os programas, pode parecer mais confuso, mas visto estar organizado automaticamente por nome a localização fica facilitada. Apesar disso, utilizando bem o ecrã inicial, raramente se vai a vista de todos os programas.

    5. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Tenho-o desde a data de lancamento e apenas senti os efeitos da mudanca por umas semanas, como era de esperar, mas agora alem de nao sentir falta dele, acho que nem sequer faz falta, o Windows 8 como esta e muito mais pratico e rapido.

    6. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Nem mais..organizo o metro como quero…e basta clicar na tecla window para ir ao metro e começar a escrever o que procuro..simples!!!
      Menu iniciar porque ? Windows 7 tem, usem 🙂

      1. Avatar de TwoEyez
        TwoEyez

        Bem eu igual depois de personalizar o metro, é bem mais funcional que o menu iniciar…

  3. Avatar de Tavares
    Tavares

    Eu estranhei um pouco a falta do menu iniciar a quando do lançamento do Windows8…não se perdem “hábitos” de anos de um dia para o outro.Hoje em dia já só me lembro “disso” quando leio algum artigo ou alguém fala no assunto.Estou mesmo convencido que só voltarei a utilizar o “iniciar” se ele regressar como opção única num próximo SO…se acontecer terei de reaprender a utilizar.Sem qualquer drama ou “confusão” na cabeça…

  4. Avatar de Diogo Ribeiro
    Diogo Ribeiro

    Sinceramente acho que o problema não é o menu iniciar. O problema é a opção “Pesquisar” que funciona ridiculamente mal no w8.

    Nos SOs anteriores, esta opção aparecia no menu iniciar, aquilo encontrava tudo (pastas, programas, etc) e era muito mais rápido do que agora.

    1. Avatar de JJ

      Para pesquisar, não é preciso ir ao menu inicial, a barra lateral tem essa ferramenta.

      O facto de apresentar menos informação ou ser mais lento, talvez até seja verdade, não é uma ferramenta que utilize com frequência…

      1. Avatar de Diogo Ribeiro
        Diogo Ribeiro

        Sim, no W8 aparece na barra do lado direito. É muito mais demorado chegar lá e funciona de forma horrível :S

        Demora tanto chegar lá que eu já aprendi a usar o atalho xD (Windows + S)

  5. Avatar de Só um gajo
    Só um gajo

    Eu acho que no Windows 8 não existe a necessidade de um menu iniciar. O que acontece aqui é que os users dos Windows 8 não o sabem usar.
    De todos os utilizadores do Mac OS X, com quem já debati as virtudes e defeitos do windows, não houve um que não referisse os “fantásticos” atalhos de teclado do Mac OS. Eu acho que em termos de atalhos de teclado o Windows é o melhor que por aí se encontra, basta é sabe-los e ter vontade de os aprender. Algo que nem é complicado uma vez que é só carregar na tecla do Windows e na letra correspondente. Tipo Windows+D mostra o desktop ou Windows+P mostra as opções de apresentação para monuitores externos, entre outros.

    Alguém falou na cena do pesquisar, que faz imensa falta porque aparecia logo no menu iniciar, mas esse alguém esqueceu-se de dizer que para pesquisar o que quer que seja no Windows 8 é apenas necessário carregar na tecla do Windows e escrever o termo a pesquisar. Se isto não é simples, então não sei o que é.

    1. Avatar de André
      André

      Já ouviste falar de cantos activos?

      Pois…

      O OS X também tem esses atalhos, é preciso é configura-los a gosto

      1. Avatar de André
        André

        Edit: F11 = mostrar secretaria… Já está pré-definido até…

    2. Avatar de João Terra
      João Terra

      O WP é uma bosta digo-te já. O sistema metro foi copiada de uma aplicação de 1998, ele só teve o trabalho de fazer uns ajustes.
      Agora disseres que os user´s não o sabem usar!! está mas é caladinho.
      O windows 8.1 para fazer actualizações no windows update é uma vergonha, não o faz e fica a remoer e a gastar rede . bug

      O APP do mail da Microsoft é uma vergonha absoluta.
      O visual do windows é muito básico e grafismo ruim
      Muitas coisas são copia integral da google, como a google tem código aberto, talvez foi buscar o código e modificou umas linhas e agora quer incriminar a google pelas patentes?
      Acho que deves defender o senhor capitalismo!!
      O que a MS está a fazer é uma vergonha, por isso pirateio tudo à MS.
      E digo-te mais nem queria um PC surface, nem que fosse pintado de ouro

  6. Avatar de João Reis
    João Reis

    Testei esta semana um ATIV 500T da Samsung.

    Para espanto meu, não tem upgrade para Windows 8.1, apenas 8. Existe forma de faze-lo bem sei mas directamente para quem comprou e não é informático, não existe forma.

    O sistema com w8 é super limitado, e mesmo usado com a dock-station como PC normal, fica ridicula sem o Menu Iniciar. Pois se queremos usar como Windows portatil já não é funcional.

    1. Avatar de JJ

      O upgrade para o Win8.1 tem de ser feito pela Loja de Aplicações, não é preciso ser um informático…

  7. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    Apesar de haver iluminados que mal se mudaram para o Windows 8 ficaram logo “a perceber tudo”, o interface Metro é tudo menos intuitivo e prático. Com o update 8.1 melhorou algo, mas é simplesmente muito mal desenhado: quase tudo implica carregar no ícone e depois ainda ir a outro sítio dizer o que se quer (renomear, redimensionar, etc); DENTRO do metro para saber a velocidade a que estou conectado a uma rede, para ligar ou desligar o Bluetooth ou mudar a luminosidade do ecrã tenho que ir a 3 submenus (no Android e iOS é só baixar a pestana e tenho acesso rápido a ligar e desligar); depois como estão dispostas as app, a App Store, etc etc etc etc é do mais fatela que existe.

    Eu uso no meu Acer W4 (tablet) o Metro de bom agrado sempre que for só para meter uma app, mas como UI total….cruzes credo! Nunca vi algo tão mal conseguido… E com exemplos de UI como Android, iOS, XBMC, OSX etc, quando se da com um Metro…ai que susto!

  8. Avatar de Nunes
    Nunes

    O menu Iniciar é naquela… quem estava assim tão dependente sempre tinha o Classic Shell, se bem que este novo menu tem integração das aplicações. Agora correr apps em modo janela no ambiente de trabalho isso sim! Finalmente, se há coisa mais estapafúrdia no Windows 8 é forçar um ambiente multi-tarefas a ser ocupado na totalidade por uma janela só, sempre que se abre uma app, e muitas delas, por serem feitas para dispositivos móveis com ecrãs pequenos, só desperdiçam espaço e são ridículas num ecrã de desktop (basta olhar ao Skype para W8, a aplicação de correio idem, abrir aquilo é ficar a olhar para um fundo branco, basicamente).

  9. Avatar de Luis Silva
    Luis Silva

    Pena só vir no windows 9 o menu iniciar, mas também só o vou adquirir se realmente for como dizem ser gratuito para quem já tem a ultima actualização do windows 8.1, pois sem isso nao vou gastar dinheiro em mais um SO pois o windows 8 ainda é um pouco recente

  10. Avatar de João Terra
    João Terra

    Podem andar ás voltas com o 8.1. Eu instalei aquilo e o windows 8.1 alem dessas falhas todas, só é bugado todo o sistema.
    Eu estou no windows 7 e fico bem.
    Ao menos é estável e menos bug´s