As 8 novas perturbações provocadas pelo uso da tecnologia

39 Comentários

A Internet é um Mundo onde podemos encontrar de tudo. Por ser um meio de tão fácil utilização, é natural que aqui passemos inúmeras horas e que por aqui tenhamos começado a realizar diversas tarefas do nosso quotidiano, bem como utilizando dispositivos móveis, que antes realizávamos pela via tradicional.

Assim, esta tendência de utilização da tecnologia, pode provocar alterações no nosso comportamento e na nossa intuição, tendo agora surgido novas perturbações ligadas ao mundo digital.

image



A 5º edição do DSM (Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais), veio incluir algumas perturbações relacionadas com as tecnologias, que os antecedentes não abrangeram. Esta, e outras inclusões, têm sido alvo de alguma polémica entre os profissionais de saúde mental como psicólogos.

Vamos conhecer as 8 novas perturbações provocadas pelo uso da tecnologia.

 

Síndrome do toque fantasma

O sintoma característico desta perturbação é termos a sensação de que o nosso telemóvel está a tocar e, assim, vamos buscá-lo de forma a saber quem está a ligar. É já um comportamento automatizado e condicionado (teoria de Pavlov) em que basta um pequeno estímulo, para reagirmos, e realizarmos um determinado comportamento.

Segundo o Dr. Larry Rosen, autor do livro iDisorder, 70% dos utilizadores intensivos de smartphones/tablets, afirmaram ter passado por esta experiência. Para Rosen, se antigamente quando sentíamos um ‘formigueiro’ no bolso, pensávamos que seria alguma comichão, actualmente, assumimos que seja o nosso telemóvel, uma vez que esse estímulo envia informação ao nosso cérebro, através dos neurotransmissores, que causam ansiedade ou prazer e nos fazem reagir, tendo determinado comportamento.

Esta perturbação poderá evoluir para outras aquando da existência em massa das tecnologias ‘vestíveis’.

 

Depressão devida ao Facebook

É claro que para se considerar uma depressão, deve haver já alguma predisposição na personalidade da pessoa para ter esta perturbação.

Agora o que podemos ver e induzir em muitos casos, são estados depressivos que, facilmente, são expostos no Facebook.

02-08-2014 11-39-31
Esta depressão é causada pela excessiva interação social online, o que pode provocar sentimentos de isolamento, inutilidade, comparação da nossa vida com a dos outros, falta de energia, falta de sono, etc.

Um estudo da Universidade de Michigan demonstra que o grau de depressão entre os jovens, está correlacionado com o tempo que gastam no Facebook.

Isto pode dever-se a que, por norma, as pessoas tendem a colocar coisas boas, férias, vida descansada, carros, casas, promoções no trabalho, festas, etc. Assim, facilmente nos comparamos com os outros e temos tendência a desvalorizarmos a nossa vida.

O conselho é não acreditar em tudo o que se lê nesta e noutras redes sociais. Vejam aqui os tipos de pessoas que encontramos no Facebook.

 

 Dependência em Jogos Online

Já aqui escrevemos sobre a Dependência na Internet e nos Jogos Electrónicos, e existem um conjunto de sintomas que até podem ser familiares a muitos dos nossos leitores.

Sabemos que os jogos têm a característica de ser aditivos, e por isso passamos muito tempo a jogá-los.

Mas o problema é quando não conseguimos controlar e temos a necessidade de estar sempre a jogar e, consequentemente, negligenciarmos as tarefas básicas do ser humano como dormir, comer, tomar banho, etc.

Um estudo realizado em 2010, na Coreia do Norte, demonstra que cerca de 18% dos jovens entre os 9 – 39 anos sofrem de dependência de jogos online. Existe mesmo uma lei, Lei Cinderela que limita o acesso aos jogos entre a meia noite e as 6h da manhã para os utilizadores menores de 16 anos.

ipad_2595949b

No DSM-V ainda não foi incluído como perturbação única, no entanto existe uma secção na American Psychiatric Association, o que leva a entender que este comportamento será alvo de mais investigação para que possa vir a ser colocado junto de outras perturbações aditivas como de psicotrópicos, estupefacientes e gambling.

Segundo o Dr. Rosen, quando somos dependentes de alguma coisa, o cérebro está constantemente a indicar-nos que necessitamos de alguns neurotransmissores, como dopamina e seretonina, de forma a saciar o nosso desejo.

 

Nomophobia

Esta perturbação demonstra-se a partir de ansiedade que surge devido a não termos acesso ao dispositivo móvel ou Internet. Imaginem-se num local onde não possam levar o vosso telemóvel/tablet/pc, ou até que ficam sem bateria. Uma vez que estamos habituados a ter acesso a estes equipamentos, é difícil conseguirmos lidar com o facto de não os termos por um período significativo de tempo.

1386353562_w670_h377

Temos necessidade de ir ver o e-mail, se temos chamadas, o que se passa no Facebook, tirar as tão famosas selfies e até ver as horas. Nomophobia surge da apreviatura de Mobile Phobia que significa ficar medo de ficar sem telemóvel. E essa ausência causa-nos ansiedade, sendo mais significativa nos utilizadores mais intensivos.

O DSM-V incluiu esta perturbação, e existe forma de tratamento no Centro de Recuperação Morningside em Newport Beach, Califórnia.

 

 Cybersickness – Náusea Digital

Esta perturbação caracteriza-se pela desorientação e vertigem sentida quando somos expostos a determinados ambientes gráficos.

Demasiada cor e estímulos visuais podem mesmo desencadear conflitos nos circuitos cerebrais e levar a convulsões.

Por exemplo, apesar do aspecto do iOS 7 da Apple ser bonito e limpo, a verdade é que originou várias reclamações de utilizadores que se sentiram desorientados e com náuseas depois de utilizarem a nova interface.

ios-7-iphone
Um dos motivos está relacionado com os efeitos que o aspecto faz, o que leva a que os utilizadores tenham a falaciosa percepção de que os icons estão a mover-se num mundo tridimensional.

O termo, designado cybersickness, surgiu em 1990 para descrever a sensação de desorientação sentida por utilizadores iniciantes dos sistemas de realidade virtual.

 

Dependência da Internet

Semelhante aos jogos electrónicos, a dependência da Internet caracteriza-se pela vontade constante de acedermos à Internet.

No nosso post de 2010, a Dr. Kimberly Young – responsável pelo Centro de dependência da Internet- , indicava como sendo sintomas da Dependência da Internet:

  • Preocupação excessiva com a Internet;
  • Necessidade de aumentar o tempo online para ter satisfação;
  • Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da Internet;
  • Presença de irritabilidade e/ou depressão;
  • Quando o uso da Internet é restringido, apresenta labilidade emocional (Internet serve como forma de regulação emocional);
  • Permanecer mais online que o programado;
  • Trabalho e relações sociais em risco pelo uso excessivo;
  • Mentir aos outros a respeito da quantidade de horas online.

Assim, trata-se de um uso excessivo e irracional da Internet, negligenciando as consequências que possa ter no nosso quotidiano.

A Dra. Young, correlaciona ainda esta dependência a uma baixa auto-estima, baixa-auto-suficiência e más habilidades.

 

Cybercondria – Hipocondria Digital

Decerto que já vos aconteceu ter alguma dor ou sintoma qualquer e, quando pesquisam na Internet sobre isso, descobrem que têm alguma coisa má. Por norma surgem logo resultados para doenças como Cancro, Tumores, Sida, etc.

Assim, há a tendência para se acreditar nesse ‘diagnóstico’ e assumir que se tem mesmo aquela doença sem primeiro consultar um médico/especialista.

02-08-2014 13-02-19
Um estudo da Microsoft de 2008 revelou que os auto diagnósticos feitos a partir de pesquisas online, por norma, levam a que concluamos o pior.

Segundo o Dr. Rosen, a Internet pode acentuar os sentimentos existentes de hipocondria e, consequentemente, causar ansiedade. Existem muitas informações online, umas verdadeiras e outras nem por isso. Portanto, na dúvida, consulte o seu médico.

 

O Efeito Google

O Google é, sem dúvida, uma ajuda preciosa para pesquisar diversos assuntos, tirar dúvidas, encontrar imagens, procurar algo, etc. Mas, isso também traz algumas consequências. Uma vez que podemos ter acesso fácil e simples a esta funcionalidade, temos tendência a não reter tanta informação de forma a recuperá-la posteriormente, uma vez que sabemos que o Google nos dá a informação que necessitamos em poucos segundos, substituindo, por assim dizer, a nossa memória.

Este cenário promove a preguiça e, segundo o Dr. Rosen, o efeito Google até pode não ser uma coisa má, podendo ser visto como um novo paradigma social em que o ser-humano tem acesso a muita mais informação, tornando-nos mais informados.

02-08-2014 16-16-50
Por outro lado isso vai também promover que não tenhamos tantos conhecimentos de forma intrínseca, ou seja, sempre que não estejamos junto de um equipamento onde possamos aceder ao Google, temos que recorrer aos conhecimentos que temos na nossa memória a longo prazo e que são menores a nível quantitativo.

Revêem-se nalguma destas perturbações?

Comentários

39

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DC
    DC

    Toque fantasma – guilty!

    Outra coisa que faço com muita frequência (e que é um comportamento irritante), e que acaba por estar relacionado com o “Efeito Google”, é aquela mania de quando há qualquer dúvida ou discussão à mesa do café sobre um assunto qualquer sacar logo do smartphone para ver quem tem razão.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      ehehe same here! São comportamentos de evolução ou será que estamos mesmo a tornar-nos dependentes da tecnologia que, supostamente foi feita para nos servir?

      Comparando por exemplo os telemóveis. Na era dos Nokia clássicos, usávamos o tlm apenas para o essencial/útil, telefonemas, mensagens, e alguns jogos. Actualmente temos quase a nossa vida toda no tlm.. é um objecto essencial, mas também faz com que andemos sempre agarrados a ele…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim a maioria é assim…
        Deve ser por causa disso que eu sou divergente.
        Ou é por ter 47 anos, e pensar sempre… se eu precisar disto e não tiver o Google, então preciso de saber sem google. O meu cérebro não é o telemóvel.

      2. Avatar de X
        X

        Tal como disseste na era dos nokias usávamos o telemóvel apenas para o essencial.
        Porque é que hoje em dia não podemos fazer o mesmo?
        Porque razão consideras o telemóvel um objecto essencial na nossa vida se ainda há meia dúzia de anos não o era? (ok as coisas evoluíram, mas e o bom senso?)

        Uma pessoa ir a um café com amigos e a maioria do grupo estar agarrada ao telémovel em vez de socializar é das coisas que mais me irrita.

        na minha opinião a resposta para este “vício” todo é o facebook e outras redes sociais. É dos facebooks que as pessoas estão dependestes e não tanto dos telemóveis.

        A maioria das pessoas a primeira coisa que faz quando vai à net seja no pc ou no telemóvel é ir ver os likes e as fofocas.

        Acabem com o facebook durante um mês e aí é que vão ver perturbações a sério nas pessoas.

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      mas antigamente teimava-mos, teimava-mos. Agora 5 segundos depois já estamos a teimar sobre outra coisa qq, pq a dúvida foi desfeita. Ou os mais teimosos arranjam outro argumento qq 😀

      1. Avatar de Ferny Vizinho
        Ferny Vizinho

        Concordo absolutamente com a ideia. Agora as discussões terminam mais rapidamente.
        Mas aparte isso, posso dizer-lhe que teimavamos não leva (-)? Daqui a 5 segundos estaremos a “teimar” sobre outra coisa?

    3. Avatar de Paulo
      Paulo

      E seria preferível se engalfinhar numa discussão tola que não leva a lugar nenhum? Pelo menos nesse ponto acredito que foi melhor.

    4. Avatar de jose
      jose

      A mesma coisa aqui. Toque fantasma, as vezes penso que o tlm ta a vibrar e quando pego nele nao tem nada, nem notificação nem chamada (e fico a pensar que tou a ficar paranoico)

      efeito google é como disseste, tamos a discutir alguma coisa entre amigos ou familiares, saca do tlm e ver quem tem razão.

    5. Avatar de DC
      DC

      Ainda a propósito dos Nokia clássicos, ainda havia outra coisa que se fazia: era pegar no telemóvel e comparar resultados no snake =D

      Quanto a esta questão das “discussões” no café, teoricamente sim, é bom acabar com as teimas, mas muitas vezes tem o efeito contrário e a outra pessoa amua porque “lá está ele a teimar”, “desconfiado” e “tem sempre que ir confirmar!” xD arranja-se sempre com o que teimar.

  2. Avatar de FOAD
    FOAD

    Não tenho nenhuma dessas perturbações, até porque não estou nas redes sociais, mas confesso que preciso de ajuda. Tenho Pplwarefilia.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Essa é saudável e recomenda-se 😉

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Fonix, eu também.. Têm que acrescentar essa à lista.

  3. Avatar de dedro seca
    dedro seca

    Só um reparo.

    No paragrafo do “Dependência em Jogos Online”, mesmo antes da foto da criança a jogar.
    “…Lei Cinderela que limita o acesso aos jogos entre a meia noute e as 6h da manhã…”

    Está escrito, meia noute. Não deveria ser meia-noite?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh, claro que sim, onde já se viu meia noute eheh 😀

      1. Avatar de Carlos Viegas
        Carlos Viegas

        Talvez nos Açores… 😛

  4. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    ha ha eu padeço de um par delas, mas nada de extremo.

    Eu por exemplo sou daqueles que estando só adoro ter internet por perto, para manter me activo. Mas estando com amigos detesto estar com o telemóvel e detesto estar no café com pessoas dependentes do telemóvel. nos adolescentes ainda se perdoa, mas # adultos…

  5. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    eu viciei-me a ler via telemóvel.

    1. Avatar de jose
      jose

      eu ainda gosto de pegar no livro e folhear as paginas. Os pulsos ainda doem de ler calhamaços de game of thrones mas foi worth xD

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        li os 10 livros no iphone/ipad e às vezes no PC. Comprei metade deles, todos em ebook.

  6. Avatar de K
    K

    “Um estudo realizado em 2010, na Coreia do Norte, demonstra que cerca de 18% dos jovens entre os 9 – 39 anos sofrem de dependência de jogos online.”

    Não queriam dizer antes Coreia do Sul? Não me parece que na Coreia do Norte nem sequer 18% dos jovens entre essas idades tenham acesso a um computador/consola.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Exacto, my bad.

      Na Coreia do Norte apenas o Kim Il-sung joga 😉

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Uau,fixe porreiro, espectáculo muito bom, “…jovens entre os 9 – 39 anos…”, AINDA SOU JOVEM TENHO 38 (conta é o espirito 🙂 )

        1. Avatar de Marisa Pinto

          ehehe O espírito é que conta e se jogam é porque se sentem mesmo aventureiros 🙂

        2. Avatar de Blasterjack
          Blasterjack

          0-9 bebes
          9-39 jovens
          39-70 adultos
          70-100 veteranos
          100-110 tartarugas?

      2. Avatar de Daniel Carrondo Vilhena
        Daniel Carrondo Vilhena

        Não devia ser Sul? É que ainda lá anda a Coreia do Norte ehehe

        Alguns meses depois e ainda assim anda 😉

    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      só faço 40 as 22h55. Tenho de aproveitar a juventude que ainda me resta.

  7. Avatar de roberto
    roberto

    Ultima, tenho GOOGZAIMER

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Também era um excelente nome 🙂

  8. Avatar de tiago
    tiago

    Uma pessoa depender da básica tecnologia tipo… telemovel, porque antes só fixos… maquina de lavar roupa, pk antes era no tanque e no rio… e por aí adiante… não percebo como as pessoas passam horas e horas nas redes sociais tipo face… passarem horas e horas nisso quando o melhor ainda é uma mesa redonda cheia de amigos… 😉

    Jogos não falo porque quem jogou spectrum… jogos são jogos! lol

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Acho que a questão das redes sociais também se deve um pouco ao facto de, actualmente, muita gente necessitar delas para trabalho como as páginas, informação, divulgação, etc, e sabemos que redes como o Facebook são excelentes canais de divulgação que podem promover empresas e fomentar os negócios.

  9. Avatar de Dc
    Dc

    Síndrome do toque fantasma – ✔
    Não tenho facebook
    Dependencia de jogos online – já tive
    Nomophobia – tnh um pouco
    Dependência da Internet – ✔
    Cybercondria – as vezes vou pesquisar
    O Efeito Google – ✔

  10. Avatar de Blasterjack
    Blasterjack

    Síndrome do toque fantasma – Já me aconteceu quando anda com o telemovel com vibraçao
    Depressão devida ao Facebook – Motivo: Falta de SEXO SOLUÇÂO: Continuem no face muahahahah
    Dependência em Jogos Online – O meu irmao mais novo tem isto, acaba um tem de arranjar outro.
    Cybercondria – Hipocondria Digital – Descobri que podia ter hipotiroidismo e os testes estavam mesmo no limiar, portanto é só saberem o que estam a pesquisar que sabem o que têm.
    O Efeito Google – True Story, posso ler artigos sientificos, perceber como funciona o LUX (por ex.) passados 30min quero explicar alguem e ja nao me lembro

    1. Avatar de Blasterjack
      Blasterjack

      Aquele \sientificos\ está um bocado estranho, so reparei depois de postar.

  11. Avatar de Zé

    Blasterjack leva a pontuação máxima. É o primeiro que vejo escrever um erro ortográfico e reconhcê-lo.
    Parabéns…

  12. Avatar de Jel
    Jel

    Faltam duas: Cervicalgias e lombalgias

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Falta a dependência a tomada eletrica