Reciclar baterias de elétricos? Renault em “conversações avançadas” para estreia europeia

19 Comentários

A Renault está focada na mobilidade elétrica e tem concretizado várias ações para remar no seu sentido. Agora, sabe-se que a fabricante estará em “conversações avançadas” com parceiros para reciclar baterias de carros elétricos.

Baterias

A produção do carro elétrico per si não dá forma à transição energética. De facto, há uma série de outros elementos que é preciso considerar e desconstruir, de modo a tornar a alternativa verdadeiramente sustentável. As baterias são, ainda, um dos maiores desafios.

Para reduzir a dependência da Europa face à China em matéria de baterias, importa mobilizar investimentos para produzi-las por cá, mas também explorar a possibilidade de reutilizar/ reciclar os seus componentes.

Para isso, a Renault estará em “conversações avançadas” com potenciais parceiros para extrair e reciclar lítio e outros metais das baterias usadas de veículos elétricos. A informação foi avançada por um executivo da empresa, citado pela Automotive News Europe.

Renault

Apesar de a reciclagem de peças de automóveis ser cada vez mais comum, a Renault pretende ser a primeira fabricante automóvel europeia a reciclar baterias à escala industrial.

Na Europa, não há atualmente… ninguém que possa afirmar que recicla baterias usadas num circuito fechado para reproduzir níquel, cobalto e lítio para fabricar novas baterias.

Afirmou Jean-Philippe Bahuaud, CEO da unidade ambiental da Renault, “The Future Is Neutral” (TFIN).

Numa entrevista dada antes da conferência ChangeNOW, em Paris, esta semana, o executivo da Renault revelou que as conversações com empresas especializadas que podem ser parceiras na reciclagem estão numa fase “avançada”.

Jean-Philippe Bahuaud, CEO da unidade ambiental da Renault, "The Future Is Neutral"
Jean-Philippe Bahuaud, CEO da unidade ambiental da Renault, “The Future Is Neutral”

Em abril, a Renault deixará de produzir carros novos na sua fábrica de Flins, a oeste de Paris, em França, e passará a produzir componentes automóveis parcialmente reciclados e veículos recondicionados. O CEO da unidade ambiental da Renault espera que a fábrica repare 9000 baterias este ano.

Atualmente, a empresa já vende baterias e outras peças recondicionadas, tais como motores elétricos e carregadores, com um desconto de 30% relativamente aos novos produtos.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    A reciclagem é crucial neste processo de transição, no futuro podemos chegar ao ponto que só reciclamos baterias e já não precisamos fabricar novas

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Alguns já afirmam que por volta do ano 2040 a 2050 já não será necessário escavar mais recursos porque o que já foi retirado do solo e é reciclado já é o suficiente…

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Quem disse isso não bate vem da bola.

        1. Avatar de Gonçalo
          Gonçalo

          É mais do que possivel já há dezenas de empresas a trabalhar nisso chama-se evolução

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Quantas vezes se pode reciclar um metal?

        3. Avatar de JL
          JL

          Diga antes assim “isso não me convém porque quero continuar a usar um recurso finito que é preciso escavar e ao dura uma vez” Loooool

        4. Avatar de Realista
          Realista

          A própria UE afirma que em 2040, 50% da procura de Cobalto e Nickel serão provenientes da reciclagem que ao contrário do Cobalto utilizado da produção de combustíveis fosseis, o Cobalto das baterias pode ser recuperado e reciclado…

        5. Avatar de JL
          JL

          Olha, afinal o model 3 SR sempre faz 400 kms em AE a 125 kmh.

          https: //www.youtube.com/watch?v=sepuA-Wz7DI

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Nem faz 400 à velocidade que andou, nem andou a 125.
            A 125 nem 250 KMS fazia.
            Mais um caso de estudo como estes gajos dos referrals da Tesla se tornam automaticamente vendedores cegos da marca. looololll

            Outra piada foi querer manter o anonimato do dono do carro por vontade do próprio. No entanto a identificação do mesmo aparece nas imagens do vídeo (Mário Maia, ávido comentador do canal)
            É só dukes looolool

          2. Avatar de JL
            JL

            Andou a 125 sim, não admitir que está errado é outro assunto.

            Então onde está o referral do Mário ? E o meu e dos outros que andam aqui?

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Amigo ele fez Lis-Fat a uma média de 102 kms/h e gastou mais de 17 aos 100. Uma vergonha.
            O Mário não deu o referral mas o referral do autor do vídeo aparece em parangonas logo de inicio. E na verdade um vendedor profissional não faria melhor. Até o tablier forrado com pano de cozinha foi elogiado. Fdx. Já não há pachorra loolool

          4. Avatar de JL
            JL

            Ele faz a ae toda a 125, que dá uns 120 reais.

            E para baixo gastou pouco mais de 15, para quem diz que não fazem menos de 20kwh, até o meu faz menos de 20.

            Não é isso que está em questão e você não quer responder: onde estão os referrals da malta que anda por aqui ?

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não fez nada a AE toda a 125.
            Se o tivesse feito não teria demorado 1h10m para fazer 118 kms.
            Se realmente tivesse feito média de 125, teria chegado a Fátima em 56 minutos.

          6. Avatar de JL
            JL

            E por acaso sabe quanto tempo teve o carro ligado a contar tempo ? Esteve uns largos minutos com o carro parado a fazer videos, já viu algum direto onde abrange a velocidade.

            Mas como sempre, você não sabe o que é a velocidade média.

          7. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            De certeza que gastou menos tempo do que eu no vídeo que lhe mostrei que ainda tive que ligar o tablet e procurar a camara.
            Ele já trazia tudo a postos.

            Esse rapaz apenas foi sincero no início, onde é exemplo o V40 Recharge que gastou 33kWh/h aos 100 e onde fez os 119 kms/h de média. Ultimamente é só “grups”

          8. Avatar de JL
            JL

            Como sabe que levou menos tempo ?

            Claro, as pessoas só são sinceras quando lhe mostram o que você quer, isso sim é que é sinceridade. Loooooool

  2. Avatar de Xixas
    Xixas

    No universo, toda a energia não é perdida mas sim transformada… Isso da reciclagem está muito mal explicado… Pode ser fundido e “reciclado” mas teem que juntar o que lá falta e se perdeu com os anos para gerar energia … Isso inclui tudo que existe no universo… Até nós…

    1. Avatar de JL
      JL

      O que se perdeu ao longo dos anos ?

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Claramente não entendes muito bem como funcionam as baterias