Rage – Demo fantástica de 60 FPS no iPhone 4

34 Comentários

Os Smartphones de hoje, são os computadores de amanhã. É uma frase que vimos, muita vezes repetida numa multiplicidade opiniões espalhadas pela Web. É uma profecia há muito anunciada, que agora começa a ter forma, na componente de entretenimento móvel. A id Software, através do seu mais carismático rosto, o seu fundador e programador John Carmack, apresentou uma adaptação do título Rage para o iPhone4.

Esta demo corre a uma fantástica velocidade de 60 FPS. Claro que é possível conseguir melhor num PC devidamente equipado, mas estamos a falar de um Smartphone, mais concretamente o iPhone 4. Carmack afirma também na pequena apresentação no vido acima, que já conseguiu também colocar uma cópia do Rage a funciona no iPad e que a experiência neste último dispositivo é bastante interessante.

Mas o mais impressionante, não é o só facto de o jogo utiliza todo o potencial da renderização gráfica do smartphone da Apple. É impressionante utilizar uma tecnologia muito complexa e exigente ao nível do hardware, denominada de MegaTexture.

Como o próprio nome sugere, esta tecnologia utiliza uma técnica de textura que facilita o uso de padrões únicos de texturas de grandes dimensões, em vez de utilizar o processo mais comum de utilizar múltiplas texturas pequenas adjacentes. É uma tecnologia que foi desenvolvida pelo próprio John Carmack, estreada no título Enemy Territory: Quake Wars e atingiu o seu auge no Rage.

Como se pode depreender este é dos poucos exemplos de todo o potencial que se pode tirar de um Smartphone moderno (especialmente o iPhone 4). Já existiam jogos complexos ao nível 3D para o iPhone é verdade, mas arrisco a dizer que nunca vi nenhum jogo a correr com este detalhe visual em nenhum Smartphone.

Para já não há planos para comercializar este título para Android, com pena nossa na diversidade que é sempre importante. As boas notícias para os utilizadores do iPhone, é que o Rage para iPhone estará disponível no final deste ano, na App Store, a um preço referido como acessível.engadget

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de BMZD
    BMZD

    wow!

    Será que dá para o meu 3GS?! 😛

  2. Avatar de murder_rabbit
    murder_rabbit

    começo a desconfiar que a apple não só lançou um telemovel como tabem lançou uma consola de jogos se é que me fasso entender.
    p.s. @Friend vou buscar o meu iphone 4 honje pois moro nos Uk e decidi arranjar um iphone 4 e tenho muita curiusidade sobre ele

    1. Avatar de Gamer
      Gamer

      Agora só falta os botões… Coisa pouca e insignificante…

      1. Avatar de Vítor M.

        Com aquele ecrã e com o giroscópio, os botões são desnecessários.

        1. Avatar de Gamer
          Gamer

          Então não são…
          afff

    2. Avatar de a Friend®

      Isso sim é uma grande aquisição e segundo sei, o preço aí está bastante bom. Tenho amigos meus que compraram o deles aí, pois vivem aí também e estão bastante satisfeitos.

      Agora tens este mega jogo que tira proveito do Giroscópio, que é de facto impressionante como é que a id software conseguiu este feito. Que o iPhone tem um poder gráfico impressionante, isso não é novidade… mas de louvar é mesmo o excelente trabalho que a id fez… é obra conseguir portar aquele motor 3D para um dispositivo tão pequeno e manter os 60fps que é o ideal para todos os jogos, já que os jogos são feitos ou em 30fps ou em 60fps… e muita gente pensa que ter acima disso é sinal de “melhor gráfismo” mas não. Qualquer processador gráfico que consiga uns 60fps (vsync) estáveis, o jogo fica com fluidez perfeita, até porque a refresh rate dos monitores em geral são de 60hz, ou seja, consegue 60 fotogramas por segundo… acima disso o monitor não consegue distinguir mais FPS, por isso é que depois faz aquele efeito de passagem de imagem “desalinhada”. Há jogos, que eu por exemplo não consigo jogar se não tiver o Vsync ligado, para fixar os frames a 60fps. (estou a falar concretamente no PC) já que nas consolas elas vêm travadas a 60fps por pré-definição, que obviamente é o ideal.

      ps. Este jogo, segundo a id, irá correr perfeitamente no iPhone 3GS… segundo disse a mesma noticia no site da Kotaku.

      1. Avatar de murder_rabbit
        murder_rabbit

        bem já o tenho e digo uma coisa é simlesmente fenomenal o problema com a rede comigo parece nao existir apenas tenho uma critica a fazer parece ser um bocado fagil pelo que tem de se ter um certo cuidado com ele mas como coprei logo uma capa de selicone nao devo ter grandes problemas o terminal em si bem é brutal esperimentei fazer video-chamada com um colega meu e a imagem flui bem embora infelizmente só seja possivel de iphone 4 para iphone 4 e via wifi o que quando a mim podia ser algo a melhorar de resto 5* consigo enviar ficheiro do ipad para o iphone e tudo aconselho a todos

        1. Avatar de a Friend®

          Sabia que não te ias arrepender… 😉

          Como tenho dito… AntennaGate é um exagero, e todas as pessoa que o compram têm reparado isso. Mas obrigado por seres mais um testemunho. Eu já o tive nas mãos e não me deu algum problema mesmo.

          Quando ao frágil.. o brilho dele até dá medo “riscar” mas olha que ele até é bem resistente, mas é claro, para quem gosta e ter as coisas estimadas.. uma capa ajuda sempre. O meu 3GS não precisa de capa mas como sou cuidadoso com todos os meus telefones, opto sempre por uma boa protecção extra e o mais discreta possivel.

          O facetime é fantastico, a qualidade é impressionante (h.264) mas isso se fosse via 3G ou ficava lento ou então ia consumir mesmo muitos pacotes… e as redes iam-te agradecer 😀

    3. Avatar de darth_paul
      darth_paul

      isso… a 500-600€ 😛

  3. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    porra…mas que cromos, ate batem palmas! duuh!!

    1. Avatar de Rui Ribeiro
      Rui Ribeiro

      Este John Carmack é um génio, sempre foi.
      Ele não pega em coisas usadas e muda-as pra ficarem melhor.
      Ele Inventa-as.

    2. Avatar de Rui Oliveira

      Acho que merece palmas!

      1- É uma demo de um jogo com detalhe absolutamente impressionante e bastante exigente a nivel de recursos de hardware. E adaptar um jogo com estes requisitos e aspecto, para um smartphone, é simplesmente genial e além de ser uma demonstração do poder computacional de um smartphone moderno.

      2- É o John Carmack, uma mente bastante inovadora e uma referência no mundo dos videojogos, é só o autor desde o Doom original, e das sucessivas tecnologias por detrás das series Quake até este Rage. É provavelmente devido a ele que surgiram algumas das tecnologias mais revolucionárias do mundo dos videojogos. Pode-se dizer, que o homem é um génio, e todas as palmas são bem empregues 😉

  4. Avatar de ALL
    ALL

    Reparem no promenor de eu estar a ler uma noticia sobre iPjone no meu iPhone e n conseguir ver a noticia na integra, isto é, n consigo visualizar o vídeo… Pq será? iP power LoL (estas ironias)

    1. Avatar de a Friend®

      Clica aqui:
      http://www.youtube.com/watch?v=keu4GiTGQ6M

      A Game Video ainda anda atrasada a adicionar as tags HTML5 nos videos.

      1. Avatar de ALL
        ALL

        Podiam arranjar maneira de colocar um vídeo html5 p n penalizar aqueles q tem tlms como nos mais fraquinhos como o iPhone q n conseguem correr flash ^^ (ate pareço aqueles resabiados q vem ca só deixar comentarios a criticar o iP)

        Anyway, tks a Friend

  5. Avatar de ROFLE
    ROFLE

    Pois, 60fps e tudo mais. Este novo Iphone tem tudo o que possa pensar.

    Pena é mesmo para fazer o papel principal. O do telemóvel. O Steve Jobs merecia um boicote com este 4g, mas os fan boys é que salvam esta empresa.

    Há coisas incríveis.

    1. Avatar de Machadix
      Machadix

      literalmente “falar mal só por falar”…

    2. Avatar de Vítor M.

      Isso é uma barbaridade o que estás a dizer. E mesmo que não soubéssemos, facilmente verificávamos que é muito desconhecimento. Um dia, quando tiveres um e tiveres problemas de rede diz.me ok?

      Eu estou neste momento a utilizar um e olha que não estou com qualquer problema. 😀

  6. Avatar de mushi
    mushi

    iD Software e Carmack for Presidents!

    O hardware de nada vale se nao houver software que tire partido dele.
    este carmack é um génio da matemática e física!

    1. Avatar de Rui 'ALL' Sousa
      Rui ‘ALL’ Sousa

      In fact! Não só interessa ter bom hardware seja ele qual for o dispositivo, como e fundamentalmente interessa o software estar bem optimizado.

  7. Avatar de Rafaba
    Rafaba

    Escrevo o comentario num iphone 4 novinho em folha comprado na suica…problemas de recepccao de final?nem vê-los!antes de falar experimentem e informem-se…posso dizer que estou impressionado com a qualidade!
    Abraços

  8. Avatar de The STK
    The STK

    Muito bom, isto sim é qualidade 🙂

  9. Avatar de abc
    abc

    Tendo em conta a baixa resolução do iPhone ou kkl outro smartphone isto não é propriamente uma noticia por aí além……..

  10. Avatar de Miguel Pipe

    Grrr. iPhone 4 ou Nokia N8? :s

    1. Avatar de oi?
      oi?

      Nem um nem outro… Samsung Galaxy S!

    2. Avatar de a Friend®

      Conselho mais sensato.

      Testa os 3, e concluí por ti mesmo 😉

    3. Avatar de Relvas
      Relvas

      seguramente… iPhone 4! ja tive lado a lado durante uns tempos o galaxy s e o iphone 4…
      e embora o galaxy S tenha sido o unico android que alguma vez me poderia fazer largar o iphone… o iPhone 4 continua a ser muito superior… 😉 e não te preocupes com o antennagate.. por cá não sentimos isso!

      e nokia? isso ainda existe?

      1. Avatar de a Friend®

        Eu iria dizer o mesmo, já que também tive a mesma experiência.. mas como a minha opinião as vezes é suspeita prefiro optar que as pessoas vejam por si mesmo.

        É rara a pessoa que não se encanta com o iPhone. Galaxy S é mesmo bom, é um facto.. mas… iPhone 4… é outra história.. um capitulo bem mais à frente em todos os sentidos! 😉

      2. Avatar de Miguel Pipe

        O Nexus One fez.me deixar o iPhone 🙂 Não sou fã dos telemoveis Samsung mesmo tendo Android.. O mais provável é comprar o iPhone 4. Não estou muito preocupado com o problema de perda de rede (pelo menos por enquanto). Estou ansioso por ver o ecrã :p

  11. Avatar de kekes

    Exelente fluidez para dizer a verdade, isto é para onde caminhamos, ja se fala da Sony fazer a sua nova PSP com base num smartphone…
    A MS acabou de criar tambem um estudio para desenvolvimento de jogos para WM7 e afins… O uso do XNA vai ser interessante tambem. De qualquer das maneiras estaremos a entrar numa nova guerra os jogos nos SmartPhones, vamos ver quem ganha.

  12. Avatar de pl4za
    pl4za

    Brutal !
    Fiquei de boca aberta !

  13. Avatar de Misterious
    Misterious

    Ai ta mais uma prova da performance de um iPhone!
    Poder grafico… 😛