Projeto europeu de baterias inteligentes para uma nova era da mobilidade elétrica

51 Comentários

Há um projeto europeu que concebe baterias modulares com 60% de alumínio reciclado, reduzindo 777 kg de CO₂ por unidade e que permite um carregamento ultrarrápido. Conheça o projeto Marvel.


Baterias modulares e sustentáveis para automóveis elétricos

O projeto europeu Marbel aposta no ecodesign, na segunda vida e na inteligência artificial para reduzir emissões, prolongar a vida útil e promover uma mobilidade mais limpa.

Características do projeto:

  • Baterias modulares, mais fáceis de montar e desmontar.
  • Até 60% de alumínio reciclado: poupança de 777 kg de CO₂ por bateria.
  • Inteligência artificial prevê a vida útil e o estado de saúde da bateria.
  • Tecnologia de carregamento ultrarrápido e eficiente.
  • Possibilidade de operar entre 400V e 800V, conforme necessidade.
  • Segunda vida útil para aplicações energéticas além do automóvel.
  • Recuperação de metais valiosos como lítio, níquel e cobalto.
  • Redução drástica do cabeamento: de 20 metros para 80 cm.
  • Sistema com gémeo digital e gestão inteligente sem fios.
  • Participação de 16 parceiros em 8 países europeus.

Esta aposta foca-se num novo conceito de bateria para veículos elétricos com base na modularidade, no ecodesign e na reciclagem em larga escala.

O objetivo: reduzir o impacto ambiental da mobilidade elétrica e avançar para uma economia circular na indústria automóvel.

O design facilita a montagem e desmontagem dos componentes, o que melhora a reparação, reutilização e reciclagem — prolongando a vida útil da bateria e reduzindo o consumo de novos materiais e a geração de resíduos.

Materiais sustentáveis: menos CO₂, mais circularidade

As caixas das baterias contêm até 60% de alumínio reciclado pós-consumo, permitindo uma poupança de até 777 kg de CO₂ por unidade. Esta abordagem reduz significativamente a pegada de carbono da produção.

A bateria integra um sistema de arrefecimento uniforme em células e condutores (busbars), com algoritmos de otimização de carga.

A Junction Box permite a comutação entre 400V e 800V, adaptando-se a diferentes veículos e necessidades.

Inteligência artificial ao serviço da bateria

O Sistema de Gestão da Bateria (BMS) é inteligente e ligado por Bluetooth, reduzindo o peso e complexidade do sistema.

O Smart Cell Manager (iSCM) em cada célula comunica diretamente com o BMS, reduzindo o cabeamento para apenas 80 cm.

Todos os dados são reunidos num gémeo digital baseado em IA e machine learning, que prevê o estado da carga, a saúde e a vida útil da bateria, além de planear eficientemente a sua reutilização.

Quando deixam de ser viáveis para uso automóvel, as baterias podem ser reaproveitadas para aplicações energéticas como armazenamento em sistemas solares ou edifícios inteligentes, reduzindo resíduos perigosos e promovendo a sustentabilidade.

Recuperação avançada de materiais valiosos

O projeto inclui a recuperação de lítio, cobalto, níquel, manganês e grafite de elevada pureza, respeitando os critérios do Regulamento Europeu para baterias, reduzindo a dependência de matérias-primas virgens.

Potencial e lições deste avanço

Estas baterias inteligentes e sustentáveis:

  • Diminuem a extração de recursos naturais e o seu impacto.
  • Reduzem as emissões em toda a cadeia de valor.
  • Prolongam a vida de produtos tecnológicos, gerando menos resíduos.
  • Facilitam a transição energética, graças ao armazenamento acessível e escalável.
  • Podem integrar-se facilmente em comunidades energéticas e microrredes.

O que aprendemos?

  • O design com reutilização em mente é essencial à sustentabilidade.
  • Prolongar a vida útil poupa recursos e dinheiro.
  • A tecnologia pode ser aliada do ambiente se for pensada de forma ecológica.
  • Reciclar é importante, mas reparar e reacondicionar é igualmente crucial.
  • Cada escolha no design conta, desde os materiais à desmontagem.
  • A colaboração internacional é vital para enfrentar os desafios da transição energética e das alterações climáticas.

O projeto, que conta com um orçamento de 11 milhões de euros, foi financiado pelo programa H2020 da União Europeia.

O consórcio Marbel reuniu 16 empresas de vários países europeus, entre as quais universidades e centros de investigação, uma empresa de engenharia automóvel, duas empresas, um OEM e três fabricantes de componentes.

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TheD
    TheD

    Para simplificar. Qual foi a inovação? Substituição de barramentos cobre por alumínio, reciclado?
    “Redução drástica do cabeamento: de 20 metros para 80 cm.”? Qual é o tamanho de cada bateria?

  2. Avatar de Anung
    Anung

    -Baterias modulares, mais fáceis de montar e desmontar.
    Para quê? segundo o JL as baterias duram uns 57 anos e 2678900 km até perder 10-12% da capacidade

    -Até 60% de alumínio reciclado: poupança de 777 kg de CO₂ por bateria.
    Pouco interessa do quê e como são feitas as baterias. Quem paga 40000 euros por um charuto VE não quer saber disso.

    -Inteligência artificial prevê a vida útil e o estado de saúde da bateria.
    Boa, não vamos nós dar pela falta de capacidade da bateria.

    -Tecnologia de carregamento ultrarrápido e eficiente.
    E isso resume-se a quê?

    -Possibilidade de operar entre 400V e 800V, conforme necessidade.
    Boa

    -Segunda vida útil para aplicações energéticas além do automóvel.
    Interessante para alguns, mas nada de novo.

    -Recuperação de metais valiosos como lítio, níquel e cobalto.
    Mais uma vez, quem paga não quer saber disso. Quer uma coisa boa a preço bom apenas.

    -Redução drástica do cabeamento: de 20 metros para 80 cm.
    Se isso reduzir na prática o valor das mesmas, boa! Senão não tem qualquer interesse.

    -Sistema com gémeo digital e gestão inteligente sem fios.
    E isso resume-se a quê?

    -Participação de 16 parceiros em 8 países europeus.
    Novamente, sem qualquer interesse para o consumidor final.

    1. Avatar de JL
      JL

      A sério que o artigo incomoda-o assim tanto ?

      1. Avatar de Sr. António
        Sr. António

        JL o Anung até tem razão. Ao consumidor final só interessa o seguinte:
        – Qualidade;
        – Durabilidade;
        – Preço.

        1. Avatar de JL
          JL

          Tudo coisas que ele não falou, e ironizou os números, além de me ter mencionado sobre algo que não falo.

        2. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          É o conceito Fairphone a chegar às baterias.

  3. Avatar de GM
    GM

    Sobretudo, tem de ser desenvolvida e produzida dentro de fronteiras, sem recurso a “parceiros” externos. As parcerias levam ao desastre.

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Como se a Europa fosse auto-suficiente…

      1. Avatar de GM
        GM

        Tem recursos, mão-de-obra e conhecimento. Se perdeu, foi por culpa própria, nomeadamente da ganância de determinadas empresas.

        1. Avatar de Mr. Y
          Mr. Y

          Não, não tem os recursos todos. A matéria prima não nasce nas árvores.
          Já pareces o Trump a demonizar. Como se quem não for europeu é um inimigo.

          1. Avatar de GM
            GM

            O facto de nos termos desindustrializado pusemo-nos nas mãos , quer da China, quer dos EUA. É o mesmo que se passa com Portugal, que ao não produzir porque é mais barato vindo de outra origem, ficamos nas mãos de outros quando a conjuntura aquece.

          2. Avatar de Mr. Y
            Mr. Y

            @GM eu concordo contigo nas é uma utopia achar que não são necessários parceiros externos

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Ya, a NorthVolt que era a NorthVolt, mandava vir da China às escondidas.

  4. Avatar de Trolha
    Trolha

    Esperemos que não tenha o mesmo destino que a Northvolt.

  5. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    RIP China

  6. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Pois…reduzir o 777 kg de CO2 por bateria, sim, porque atualmente os carros electricos não poluem …

    1. Avatar de JL
      JL

      E não, eles têm algum escape ?

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A ser verdade, 777 kgs de CO2 representa menos de 4 kWh na capacidade de uma bateria.

      1. Avatar de JL
        JL

        Onde dizem que reduziram a capacidade ?

        Por acaso representa cerca de 9 kWh de TODAS as emissões associadas ao fabrico de uma bateria.

        1. Avatar de Yamahia
          Yamahia

          1kWh de capacidade na bateria =200kgs de CO2.
          Enquanto forem fabricadas com recurso a electricidade intensiva em carvão isso não vai mudar, por mais que esperneiem os EVangelistas.

          1. Avatar de JL
            JL

            Errado, na Europa é cerca de 87 KGS.

          2. Avatar de Realista
            Realista

            1kwh de capacidade na bateria produz 100kg de CO2 em média

            (Foste buscar 200kg porque são os valores extremos do estudo feito pelo IMT, mas omites que existe casos onde emite só 30kg!!!)

            E que 1 Litro de gasolina produz 2.3kg CO2…

            Mas se quiseres fazer comparações disparatadas como o pessoal que defende os carros a combustão faz onde compara Smarts com SUV’s de baterias de 100kWh:

            Para: 100.000km

            SUV = 10.000Kg CO2
            Smart (4L/100km): = 92.000kg CO2

            Agora se quiseres comparar veículos equivalentes para 100.000km:

            Smart EV 17.6kWh = 1760kg CO2
            Smart (4L/100km) = 92000kg CO2

            E este é que é o problema!!!

          3. Avatar de Realista
            Realista

            *errata:

            Smart (4L/100km): = 9200kg CO2

          4. Avatar de JL
            JL

            Não esquecer dos 0.6 kg de CO2 por litro emitidos na produção do combustível.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Olha estes descobriram agora o que desde há muito já foi mais q provado aqui no Pplware.
            https://www.stuff.co.nz/motoring/360647525/new-study-finds-global-ev-adoption-has-failed-cut-co2
            E não estamos a contar com o fabrico e descarte das baterias.
            Foi preciso um estudo e 2 universidades para concluir o óbvio, caramba lolololol

          6. Avatar de JL
            JL

            Estão a contar sim, ou então não leu tudo.

            Mais uns que não contaram com a extração e todo o processo de refino.

            Mas esperamos pelo relatório. De qualquer modo, é nos países onde existe mais renovaveis que mais se incentiva o uso e compra deles, portanto está tudo bem.

          7. Avatar de JL
            JL

            Ah e não esquecer do que é lá dito, a comparação é com carros a combustão modernos….

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Li tudo de fio a pavio e não apenas esta fonte sobre o mesmo assunto. O estudo focado neste artigo não entra com as emissões e impactos associados ao fabrico e descarte das baterias dos carros elektros. Está apenas virado para a fase de utilização (emissões geradas pela eletricidade ).

            E mais, o estudo desarma outra das grandes missas elektras que tentam confundir o povinho com a questão dos subsídios aos combustíveis fósseis que os padres elektros querem aplicar ao rodoviário quanto é exactamente o contrario, conforme já varias x’s foi explicado aqui, sendo que o rodoviário paga taxas absurdas na UE para haver dinheiro para entregar ao sector elektro. O estudo destaca que, sob o actual sistema de comércio de emissões da UE, as vendas de carros elektros podem levar a um aumento geral nas emissões de CO2 no consumo de petróleo, a menos que haja mudanças significativas na forma como a eletricidade é produzida e TRIBUTADA.
            Tenho dito. E mais não digo looolooolool

          9. Avatar de JL
            JL

            Onde está o relatório ?

            Tem a certeza que leu ? É que diz lá assim:

            “In that case, they may indirectly contribute to higher emissions than modern gasoline or diesel vehicles, especially considering the entire lifecycle from production to disposal”

            Portanto não leu.

          10. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Exacto, estamos a falar de carros modernos assim como sempre falámos aqui no Pplware.
            Carros modernos com 10 anos que os políticos alucinados elektros querem mandar para abate a troco de um suborno de milhares de € na troca por um elektro ainda mais poluidor.
            Não desisto:Audi A4 Avant 2.0 TDI 2015 105g CO2 por km. Lol

          11. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso foi um parêntesis. Não entrou nestas contas.
            Apenas reforça que nem é preciso entrar na conta com o fabrico e descarte das baterias, mas só esse parêntesis já explica que, se o fizermos, o carro elektro pode começar a poluir mais do que um moderno a combustão antes sequer de sair do stand, sobretudo se a produção for feita em países onde a eletricidade ainda depende fortemente do carvão. Facto tb já bastas x’s sublinhado aqui no Pplware (1kWh de capacidade =200 kgs de CO2)

          12. Avatar de JL
            JL

            Modernos não são com 10 anos, são os novos.

            Então mas onde está o relatório ?se diz que o leu.

          13. Avatar de JL
            JL

            105 gramas se andar à velhinha e se o combustível cair do céu.

          14. Avatar de JL
            JL

            Se o estudo o considera como não entram ? Onde está o relatório ?

            Onde diz que reforça ? Diga lá ?

            Então mas entram ou não, primeiro entra depois já não entra, agora já entra outra vez !!! Como ficamos ?

          15. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Meu amigo , por muito que lhe custe, a Avant 2.0TDI de 2015, B9 norma Euro 6, que querem mandar para abate, é um carro moderno.
            A sua sucessora e a A5 B10 q acaba de sair com sistema mHEV, paradoxalmente emite mais (140gkm), talvez devido ao peso acrescido do sistema mHEV. O que é que vai resolver em termos ambientais optando pela nova versão? Diga lá? É para a estatística bonitinha da ACEA e da ACAPpossibilitarem aos fãs elektros dizerem que se vendeu mais um hibrido a que muitas vezes chamam eléctrico para fazer discursos e notícias de parangona?
            É que abater um carro tb tem custos ambientais e fazer um novo idem.
            E é com estas loucuras que vamos vivendo.

            Qt ao estudo das universidades só conta as emissões dos BEV em circulação. Não tente baralhar.

          16. Avatar de JL
            JL

            Quem quer mandar para abate ? Você ? Porque não a vende ?

            Não emite mais por esse motivo, emite mais porque a sua não emite apenas aquilo que dizem, não sabe que vem da altura onde todos aldrabavam ?

            Se quer provar que emite 105 gramas por km mande para aqui provas que faz 4.0 litros aos 100 KMS.

            Mas onde disse que tinham de trocar ?

            Já agora para mil micro híbridos não são híbridos, são os fans da petrolhada que vêm sempre com essa conversa dos híbridos.

            Como sabe que eles contam com apenas os bev em circulação ? Eles não apresentam números, e os que apresentam não se sabe o que são.

          17. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Quais emissões aldrabadas quais carapuça. A carrinha era o modelo,ate fins de 2024 e se calhar ainda se vendem uns restos. Acha que as autoridades iam deixar passar isso até agora?
            A B10 (A5) que a substitui em 2025, emite mais pq pesa mais. Não tem muito que saber. O motor é o mesmo.
            E claro q o facto de ser mildhybrid vai levá-la para o separador dos elektros para aumentar o Hype elektro.
            Ainda há dias as noticias das 1ª paginas em vários meios de comunicação social era o seguinte:
            PORTUGUESES JÁ COMPRAM MAIS CARROS ELECTRICOS NOVOS DO QUE CARROS A COMBUSTÃO, PORTUGUESES PREFEREM CAROS ELÉCTRICOS” Etc…
            looolooolool

          18. Avatar de JL
            JL

            Aldrabadas tal como a marca admitiu, ou você está acima deles ?

            Emite mais porque deixaram de aldrabar anto, não é

            Errado, esse modelo já não existe desde 2018, nem isso sabe.

            A de 2019 vinha com o mesmo motor, mesmo peso e já emitia 139 gramas por kms, portanto já estavam a aldrabar menos.

            Em 2020 saiu outro modelo, aparentemente com o mesmo motor, mesmo peso e com adblue, com emissões de 132 gramas por kms. Este modelo durou até agora 2024, ao que parece não há este modelo novo, sendo que a A5 tem emissões de 136 gramas, não se sabendo quanto andam a adrabar, segundo o teste que a razão automovel fez a uma a6, andam a aldrabar e bem.

          19. Avatar de JL
            JL

            Errado, sendo mild-hybrid vai para o separador dos HEV que é mais uma aldrabice das grandes.

            Então culpe os jornalistas por informações tendenciosas e sensacionalistas, e não os veiculos em si que nada têm a ver com isso, será que é “crescido” o suficiente para distinguir isso ? é que as entidades que lançam os números separam e bem todos eles, não temos culpa que alguns tentem obter mais cliques, que como sabe é uma maneira de obter cliques aos petrolheads é falar de eléctricos, por mais estranho que isso pareça.

          20. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Sempre a aldrabar.
            Antes da B10 só houve uma. A B9 2015 a 2024.
            Entre 2018 e 2020 levou um facelift como é normal e já vieram com sistemas mHEV e quase todas com cxa auto. É natural que nestas condições gastem mais, não só por causa do peso da marreca como tb pela cxa auto que em regra consome mais 0.5lts.
            Conselho:
            Quando vir uma Avant B9 que só leva 40litros de gasóleo é porque traz marreca.
            Dessa forma evita fazer figuras tristes.

          21. Avatar de JL
            JL

            A aldrabar está você, o mild hydrib só surgiu agora na última versão.

            Mas eu não consultei nenhuma com caixa automática, pesquisei todas as de entrada a diesel.

            Se quiser posso colocar aqui com caixa automática.

            Elas têm quase o mesmo peso, diferença de 50 kilos, isso não é nada nem aumentava as emissões em 30 %.

            Figura triste está você a fazer porque não admite as aldrabices que tem na sua.

          22. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            20.03.2020, 17:56
            Por RA

            ‘A outra grande novidade na gama A4 passa pela introdução de um sistema mild-hybrid ”
            Tome lá.

            “parte do qual podemos ver levantando o piso da bagageira, onde se encontra a bateria.”
            Sao os custos da marreca. Um enorme bixo.
            A outra é a capacidade do depósito ao nível de um Panda.
            “1570 kg”
            Para além do peso extra. A minha pesa 1450 kgs.

            “No nosso mercado, todas as motorizações são mild-hybrid”
            Isto em 2020.

            Conclusão.
            Com esta mania dos electrticados só estragam os carros.

            https://www.razaoautomovel.com/noticias/euro-ncap-resultados-testes-abril-2025/

            Como vê não há aldrabice nenhuma da minha parte.

          23. Avatar de JL
            JL

            Pois passou, foi agora que saiu.

            Uma bateria mild hybrid pesa 170 kg ? Looooooool

            Errado, pesa 1550 kg.

            https://www.ultimatespecs.com/pt/car-specs/Audi/74072/Audi-A4-(B9)-Avant-20-TDI-150HP.html

            Como vê, há muita aldrabice da sua parte.

          24. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Link correcto da RA
            https://www.razaoautomovel.com/testes/audi-a4-avant-35-tdi-teste-ensaio/ onde se confirma que todos facelift trazem marrecas que fazem aumentar o consumo e estragar as estradas.

          25. Avatar de JL
            JL

            É porque esse está mal, mas convenhamos, que por causa de meia dúzia de kilos aumentava o consumo em quase 20%. Depois diz que são eficientes. Looool

            https://www.encycarpedia.com/pt/audi/15-a4-avant-2-0-tdi-150-station

            Faz aumentar não, faz baixar, senão ainda estavam piores.

            E repare que só tem 20 kilos a mais, já que leva apenas a mais uma pequena bateria de 48v, que é mais leve que uma de chumbo.

  7. Avatar de Joõa
    Joõa

    Andam a reduzir Peso??!?
    Como é financiado pelo Horizonte 2020 (que é abreviado para H2020) tem que se dar a notícia.

    O grafeno também foi financiado através do mesmo programa e provoca inflamação e cancro (algo mais comum nos tempos que correm), segundo a UE… e sabe-se lá onde andam a colocar isso.
    Fonte:
    https://pure.manchester.ac.uk/ws/portalfiles/portal/82264910/graphenes_health_effects_summarised_in_new_guide_48si8_en.pdf

  8. Avatar de MegaMan
    MegaMan

    O que a UE deveria fazer é normalizar o formato das baterias para poder usar de qualquer marca em qualquer carro.
    O combustível não é normalizado entre os diferentes fornecedores? Porque não as baterias?
    A política de normas funcionou bem para as seguranças, é aplicar conceitos similares às partes essenciais para fomentar competição e consequente redução de preços para o consumidor.

    1. Avatar de JL
      JL

      A energia eléctrica também é normalizada.

      Já os sistemas que usam a energia não.

      1. Avatar de MegaMan
        MegaMan

        Não têm todos de respeitar as normas de poluição? Não usam todos o mesmo adBlue?