Projecto Tango da Google lançado já este ano

8 Comentários

O Projecto Tango é um dos mais criativos cenários que a Google pretende transpor da realidade para o mundo virtual. Mas a ambição da empresa das pesquisas é entrar nos mercados da realidade aumentada e da realidade virtual.

Para dar este passo, a Google não está sozinha. Com a ajuda da chinesa Lenovo, este projecto chegará ao mercado já durante este ano de 2016.

pplware_project-tango00


Qual o objectivo do Projecto Tango?

Basicamente, o que a Google pretende com a ajuda da Lenovo é apresentar um dispositivo que tenha a capacidade de navegar pelo mundo físico, à semelhança do que já acontece com os seres humanos. E para que isto seja possível foi necessário adicionar aos já tradicionais dispositivos móveis capacidades muito interessantes, como o caso da visão avançada de computação, processamento de imagem e ainda sensores de visão especiais.

pplware_project-tango01

Segundo o que a Lenovo anunciou na CES 2016, este será primeiro consórcio a trazer esta tecnologia para o mercado. A Lenovo está a encabeçar o fabrico do hardware e já terá neste momento cerca de 5000 especialistas a trabalhar no projecto, de forma a apresentar já este verão um dispositivo que ao que tudo indica terá um ecrã de 6,5 polegadas.

 

Qual será o target para este novo dispositivo?

É com este dispositivo que a Google e a Lenovo irão contribuir para um mercado que está em franco crescimento, sendo mesmo expectável que o mercado da realidade aumentada atinja os 120 mil milhões de dólares já em 2020.

http://videos.sapo.pt/419yq56AYpjQz23YAshj

 


Será que a Google vai conseguir fazer desta tecnologia um sucesso comercial?

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de _root
    _root

    Penso que os próximos 2 ou 3 anos serão para este género de tecnologia, uma porta de entrada. Já existem várias aplicações, recorrendo a GPS e Câmara de tablet ou telemóvel. O que irá trazer este hardware de inovador?

  2. Avatar de miguel
    miguel

    não diria um sucesso comercial.
    Os google galss também tem um imenso potencial e não foram muito longe.
    A tecnologia em si, é muito interessante, agora vai depender se o resto do mundo vai ou não pegar nisto e dar a sua devia utilidade(jogos, mapeamentos,robôs autónomos,etc).

    Acho que a google tem muito projectos interessantes, só que muitos deles não tem pernas para andar pois é preciso que alguem pegue no que foi feito e desenvolva aplicações para o utilizador comum

  3. Avatar de PSN
    PSN

    Vai falhar, o RealSense da Intel vai ter mais apoio.

    O Microsoft já tem o kinect a funcionar, também.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    P0rno: Agora com mais sensação de profundidade…

  5. Avatar de Boss
    Boss

    A Google não para de inovar, agora sucesso comercial é outra coisa. Ela desenvolve a tecnologia mas não a sabe comercializar, alguém pegará na tecnologia desenvolvida, amadurece-a, comercializa-a e ganha dinheiro, se forem certas marcas ainda passam por terem sido elas a desenvolver a tecnologia.

  6. Avatar de Manuel Azul
    Manuel Azul

    Verdadeira inovação… e depois ha pessoal a reinventar sims.

  7. Avatar de Pedro H.
    Pedro H.

    A forma final desta tecnologia pode passar pela massificação de Google Glass e a sua respectiva adopção em massa. Poderemos ter um futuro tal como demonstrado na série de animação japonesa Dennou Coil, onde a realidade aumentada é utilizada diariamente recorrendo a óculos. E-mail, telefonemas até mesmo jogos poderão ganhar uma nova forma e os smartphones acabarão por cair em desuso.

  8. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    A google desenvolve excelente tecnologia, e sabe a comercializar, o problema e que isto são coisas muito á frente do nosso tempo, o comum dos mortais ainda não precisa disto para nada, como o caso dos glass, e como muita outra tecnologia, as pessoas querem pequenos incrementos daquilo que já têm.
    Isto é bom para as marcas irem trabalhando para quando o mercado estiver preparado, já terem um produto estável.
    Não duvidem que um dia todos vamos usar glass, ou uma tecnologia parecida, que se calhar ate nem vai ser da google, e muitas outras que agora vemos em protótipos. Tudo tem um tempo certo, e as vezes a dificuldade está em perceber a altura certa.
    Por exemplo, na década de 90 desenvolveu se realidade virtual, e os geeks ficaram todos contentes, mas morreu completamente, ainda hoje quase duas décadas depois, não há o interesse esperado nessa tecnologia que se previa, talvez daqui a duas décadas, isso seja largamente usado, mas é preciso que a sociedade se vá preparando. A malta da tecnologia gosta de andar a um ritmo que a sociedade não consegue acompanhar.