Programadores: OSX é cada vez mais o sistema preferido

125 Comentários

A cada 8 segundos um programador deixa uma questão no Stack Overflow, um site direccionado para programadores que ali procuram ajuda. Segundo um relatório recente, este ano participaram mais de 56,033 programadores de 173 países diferentes.

Um dado curioso agora revelado é que, pela primeira vez, há mais programadores a usar OSX do que o Linux e outros sistemas operativos.

macos


Segundo a Stack Overflow, cada vez mais os programadores estão a usar o OSX como sistema principal em detrimento do Linux (e de outros sistemas).

Como podemos ver pelo gráfico seguinte, 26,2% dos utilizadores do site usam Mac OS X e “apenas” 21.7% usam agora Linux como sistema principal. Com Windows 10 a percentagem é também interessante assim como a soma da percentagem de programadores  que usam Windows

Stack_00

Em termos de tecnologias, a mais usada é o Javascript, seguido do SQL e na terceira posição encontramos o Java.

tecnologias

A tecnologia mais “amada” é o Rriso seguida da popular Swift. A terceira posição é curiosamente ocupada pelo F#. Na última posição está o Node.js.

tecnologias2

Relativamente ao ambientes de desenvolvimento, o levezinho Notepad++ é o que reúne mais programadores em paralelo com o Visual Studio. A terceira posição é ocupada pelo Sublime Text.

programming_03

O relatório apresenta outros dados curiosos que podem ser consultados aqui. Não há dúvidas que o desenvolvimento para o segmento mobile é actualmente a aposta forte por parte dos programadores e aí o Android leva vantagem.

Comentários

125

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    Adoro quando agrupam na estatística todas as versões do SO do mac “MAC OS X” e ‘Linux’ também e depois no windows é :”Windows 8 x%, windows 7 y%, windows XP z%…”
    Juntem. E vejam.

    1. Avatar de Renato
      Renato

      E pensar antes de falar?

      Faz sentido, porque o Windows 10 corre aplicações que o Windows 7 não corre.

      1. Avatar de Pllz
        Pllz

        sim porque especialmente Mac OS tem uma longa historia de retrocompatibilidade com versoes anteriores..ah espera, não afinal é mesmo dos piores nesse aspecto. Secalhar convem seres tu a pensar antes de falar.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Estupidez absurda.

          Ignorância do mais puro que há, fica lá na tua zona do “o meu telemóvel faz chamadas melhor que o teu”, e deixa os Homens falar.

          1. Avatar de Pllz
            Pllz

            Tendo em conta que és um apple fanboy do mais puro que há, tinha ideia que ja tinhas usado um Mac e sabias que há muito software para Mac que precisa ser actualizado para correr na nova versão e quando é actualizado cortam compatiblidade para tras e as novas actualizações já não correm em versoes mais antigas. Mas também não se podia esperar outra coisa de ti , essas palas devem ser tramadas para se andar na rua.

          2. Avatar de Renato
            Renato

            Já te disse que não é assunto para o teu carrinho de mão.

            Tu és pior que um fanboy, tu és um hater.

            Vai lá buscar material credível que suplante a tua tese da estúpida. Enfim…

          3. Avatar de Machado
            Machado

            Conhecem MMA?
            Talvez seja o ringue o melhor sítio para ver quem tem razão!!!

          4. Avatar de Tomás
            Tomás

            Pllz, pode haver problemas de compatibilidade de aplicações com novas versões do sistema, mas uma actualização das aplicações não implica um corte com as versões anteriores do sistema.
            As ferramentas de programação permitem manter compatibilidade, os programadores é que podem não desejar ter o custo de fazer o debugging das aplicações em versões com poucos utilizadores.

      2. Avatar de Mark
        Mark

        O mesmo se aplica a todos os outros SO.

        1. Avatar de Renato
          Renato

          Que software é que corre no El Capitan, que não corre no Yosemite?

          1. Avatar de Pato
            Pato

            A última versão do iMovie. Testado e provado

          2. Avatar de Marco
            Marco

            muito software da apple.

          3. Avatar de Mark
            Mark

            Tens mais versões do OSX que essas 2 e muito software não corre nas versões mais antigas.
            E tens uma coisa chamada de requisitos mínimos de sistema.

          4. Avatar de RVM
            RVM

            iMovie (última versão da AppStore). Requer: OS X 10.10.5

          5. Avatar de ppfoasld.1
            ppfoasld.1

            ate o xcode da problemas… realmente não sabes bem do que falas 😀

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          Não é bem assim. A Microsoft tem criado nos últimos tempos novas frameworks e runtimes para desenvolvimento de aplicações que não são compatíveis com sistemas anteriores, criando dicotomias nas opções de desenvolvimento para os programadores.
          O OS X (imagino o Linux também) continua a usar a mesma framework para aplicações. No máximo os programadores só precisam de se preocupar em fazer “pequenos” updates no código para continuar a usar a tecnologia mais avançada do sistema.

      3. Avatar de KURT
        KURT

        Absurdo é este teu comentário Renato.
        Em primeiro lugar a maioria dos Softwares de programação corre em praticamente todas as versões de Windows listadas e podes ainda executar o modo de compatibilidade.
        Ainda conseguia aceitar se tivesse separado o Windows XP/Vista dos restantes, agora assim não faz o mínimo sentido.
        Já tive inúmeros problemas de compatibilidade dentro do Linux, em Windows zero até hoje.

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Mas um utilizador Windows 7 não pode fazer aplicações para Windows 10.

          Acho que era isso que ele queria dizer.

          1. Avatar de Ms Dude
            Ms Dude

            Pode Sim…

          2. Avatar de Marco
            Marco

            MS Dude: se quiseres desenvolver em uwp, podes desenvolver mas não podes correr, precisas de máquina com windows 10.

      4. Avatar de Jorge
        Jorge

        Tâo uma app windows form feita no windows 10 nao corre no windows 7? 😮

    2. Avatar de Vítor M.

      Se reparares a interpretação está correcta (não diz que são a maioria). Está a crescer a utilização de OS X e Linux, perto de 48% já não usa Windows, quer isso dizer que quase metade está fora o segmento Windows o que no passado correspondia apenas a menos de um terço.

      Agora faz as contas da evolução. Mas se reparares tem tudo a ver com as tecnologias.

      1. Avatar de Pedro Pinto
        Pedro Pinto

        Yups, mesmo isso. O pessoal que fez a estatística até sublinha isso

      2. Avatar de Renato
        Renato

        Não nego as evidências que o Windows é o SO mais usado.

        Mas Linux e Mac são UNIX e partilham quase todas as pequenas ferramentas sem modificação.

        O Windows também pode instalar sim tudo, inclusive a bash (ou a zsh, que é melhor)… Mas não é a mesma coisa…

        O Visual Studio e o .NET é muito bom, mas o resto do SO é um ninho de porcos, e parece impossível que ninguém faça um terminal como o do OS X ou pelo menos do gnome!

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          “Mas Linux e Mac são UNIX” Errado, o Mac é UNIX, o Linux não.

          “terminal como o do OS X” como o da especificação UNIX queres tu dizer.

        2. Avatar de Zaark
          Zaark

          Terminal do OS X ou pelo menos o do… gnome?! Oh Gosh…

          1. Avatar de RVM
            RVM

            Oh gosh, porquê? Milhões de vezes melhor que o do Windows (yuuuuuck), e tudo que há para Windows!

      3. Avatar de Linux Man
        Linux Man

        A sua analise é a unica correcta.

      4. Avatar de Jota
        Jota

        Obrigado por apagar o meu comentário, só confirma que não são isentos e que os vossos artigos são tendenciosos… não se preocupem não volto a comentar no vosso site….

    3. Avatar de Luís Ferreira
      Luís Ferreira

      Eu adoro mais ainda quando tento fazer a soma de todas as “percentagens” e dá mais que 100% em todas as estatísticas… enfim, só para dizer que sim…

  2. Avatar de TR
    TR

    Não sei como é que o pessoal ainda usa tanto javascript. Pior coisinha já criada… só porque está na moda!

    1. Avatar de Renato
      Renato

      Não, mas porque encaixa em todo o lado. Encaixa no node ns, encaixa no Windows, Android, Linux, iOS, etc…

      E porque quase todos os programadores sabem.

      E porque a maioria usa TypeScript.

      E o ES6 não é tão mau…

      1. Avatar de Zaark
        Zaark

        Quase todos os programadores sabem? “Muitos” != “quase todos”.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      De certeza que agruparam o jquery nessa estatística. Nesse caso acredito. Mas juntarem linguagens server side com client side é que não faz muito sentido.

      1. Avatar de Renato
        Renato

        Não?

        Então o Java não serve para servidor J2EE e para Android?

        O JavaScript não serve para Web e Node.js?

        O C# não serve para servidor ASP.NET e para Windows e Xamarin (iOS e Android e WP)?

        Até o Swift já tem vários projetos que estão a tentar fazer dele um servidor de aplicações funcional (como o Kitura da IBM ou o Perfect)!

        Não há linguagens com essa distinção!

        1. Avatar de Pllz
          Pllz

          Finalmente escreveste uma coisa que faz sentido.

    3. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Sinceramente, estou a pensar certificar me em JS que devido por causa das necessidades de mercado é uma das mais rentaveis.

  3. Avatar de João Machado
    João Machado

    É normal, são os que mais precisam de ajuda. 😀
    Brincadeira.

  4. Avatar de Pllz
    Pllz

    Depois o engraçado é que muitos desses Macs na realidade estão a correr linux ou windows em bootcamp. Sinceramente, a meu ver, um developer, engenheiro informatico, ou qualquer pessoa techie no geral que compre um Mac perde um pouco de consideração de parte da comunidade. Normalmente uma pessoa da area que conhece o hardware e sabe o que vai comprar, ou seja vai pelo hardware/preço, querem a maquina mais “potente” que podem ter para o preço que vão dar em vez de irem pelo #socialstatus. A não ser claro que sejam obrigados devido a terem de desenvolver para IOS etc. Mas é sempre engraçado ver individuos “formados” ou simplesmente que trabalham na area já há um tempo consideravel e dizem-se super entendidos, e ainda para mais trabalham numa vertente super hardware demanding e depois compram um Mac e andam-se a gabar aos colegas que o computador faz resume super rapido e isso e o indicador de boa performance. Mas quando esta a tentar compilar ou enconding o que quer que seja o computador bate nos 200%(ainda gostava de perceber o que eles querem dizer com 200% porque mesmo o turboboost activado é considerado apenas até 100% de cpu usage, secalhar o Mac OS tem a capacidade de ir buscar processing power a cloud /s) de cpu/gpu usage e demora sabe-se la quanto tempo e ai já é culpa do software (mesmo quando esta a correr o software em linux nativo tal como os colegas) não é por ter comprado um ultrabook de 1500+ euros com um intel U e uma intel hd que nem consegue ter animações 100% fluidas na resolução nativa do ecra, é porque segundo eles, o mac usa hardware custom made especificamente para a apple e o software não tem suporte, entre outras desculpas igualmente sem sentido mas a parte engraçada é que eles acreditam mesmo nisso e se tentar mostrar que há outros computadores no mercado a usar iris pro ou o mesmo cpu eles tentam arranjar outra desculpa ainda com menos sentido que a anterior.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      A estatística não é sobre o hardware mas sobre o sistema operativo usado

    2. Avatar de Marco
      Marco

      “Sinceramente, a meu ver, um developer, engenheiro informatico, ou qualquer pessoa techie no geral que compre um Mac perde um pouco de consideração de parte da comunidade. ”

      Ainda bem que tu não és a comunidade, deixa de ser hater, o pessoal compra OSX ou comprava, porque não queria as chatices do windows (virus e amigos), nem as chatices do linux (perder tempo a configurar tudo). Quem desenvolve para a web tem o melhor dos dois mundos, boas aplicações com o poder do UNIX’s, e sem as chatices de andar a configurar o linux para estar como queremos. E antes que fales outra vez pela comunidade, fala antes por ti, não metas a comunidade ao barulho.
      Estes haters estão cada vez piores.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        em boa verdade, quem não quer ter chatices do windows (virus e amigos) não pode ser considerado developer, engenheiro informatico, ou qualquer pessoa techie no geral …

      2. Avatar de Carlos
        Carlos

        em boa verdade, quem não quer ter chatices do windows (virus e amigos) não pode ser considerado developer, engenheiro informatico, ou qualquer pessoa techie no geral …

    3. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      E por conhecermos o hardware é que muitos de nós escolhemos mac.
      Não é por “social status”, embora admita que há para aí muitos que o fazem por essa razão. É principalmente por teres um dos melhores conjuntos possíveis e um sistema que simplesmente não falha.
      E entre 2 portáteis Toshiba e 1 HP que todos morreram sem chegar aos 3 anos que o meu macbook de 2013 cá anda e muito mais trabalhei nele. Farto de problemas de refrigeração que gastando 1800 e 1400, nos dois Toshibas respectivamente, não preciso de ter.

      E como trabalho com vídeo e fotografia, este ecrã calibrado de fábrica é do melhor que se pode comprar.

      E fora os cromos que ai andam a espalhar essas tretas do hardware custom made etc… também já ouvi essas e muitas outras palhaçadas. Basicamente isto faz o que os outros fazem por um pouco mais devido ao SO que é sempre pago a peso de ouro, mas cada um com as suas escolhas.

      Mas acrescento que na área da fotografia e vídeo se usa macs pela simples razão da qualidade dos ecrãs, boa performance e qualidade dos mesmos.
      Não significa que não existam outros portáteis ou pcs que façam o mesmo, apenas pelo preço⁄qualidade há poucos.

      Agora claro, nem todos nós queremos ou podemos dar € por um computador de topo. Sempre dei acima dos 1000€ pelos meus portáteis porque sempre os tentei fazer render e especialmente nesta área temos que fazer render o investimento.

      Quanto às gráficas integradas, ao inicio também estranhei mas ao fim de algum tempo entranha-se. Cumpre a que tenho, estou rendido e claramente também o mercado está.
      Embora considere que só valem a pena a partir da Intel HD4000.

      Mas cada um, sabe de si. Também ando com um carro velho de 2001 e o meu vizinho recebe supostamente o ordenado mínimo e anda no seu Opel Astra de 2015.

      Neste post a única coisa que lamento é o raio do meu Wiko… farto que esta porcaria me falhe.

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Mas já agora podes deixar aqui as specs de um portátil ou pc para podermos comparar com um mac. É sempre interessante ver as diferenças.

        Ah e nada de comparar com Mac Pro’s, já a notícia do rapaz da Oculus foi ridícula demais. É triste ler certos comentários e leva-me a pensar que as pessoas neste país são mais “atrasadas” do que já parecem – https://pplware.sitedev.pt/apple/oculus-vr-nao-vao-chegar-aos-mac-e-a-culpa-e-da-apple/

        1. Avatar de RVM
          RVM

          Mesmo, placa gráfica para quê?

          Para avariar?

          1. Avatar de Marcelo
            Marcelo

            Desculpa? Não percebi…

      2. Avatar de João Magalhaes
        João Magalhaes

        Tendo eu um Asus ROG, pelo preço de 1000€, Ecra IPS Full HD, uso Lightroom, Photoshop e jogos exigentes, desculpa que te diga mas mete o Mac no bolso, e sim, o ecrã do Mac é muito bom mas o do meu não se fica atrás. Se me durar 2 anos já fico satisfeito, pois daqui a 2 anos compro outro por 1000€ e continuo a ter hardware de topo e financeiramente continuo abaixo do valor do mac

        1. Avatar de FTeixeira
          FTeixeira

          Tb comprei um asus rog. realmente faz isso tudo. mas sinceramente n há dia que n me arrependa de ter trocado pelo MAC 🙁 Os pequenos detalhes fazem toda a diferença…. podem vir com specs, mas o conforto de programar no mac, para programar no rog… é totalmente diferente.

        2. Avatar de Marcelo
          Marcelo

          Se preferes ótimo. E realmente para jogar duvido que na apple consigas o mesmo… sinceramente não sei, não jogo.
          Sem me dizeres mais ao menos umas especificações é complicado comparar. Mas assim de repente esse ecrã não tem mesmo comparação. Aconselho-te a colocares lado a lado se possível com a mesma fotografia (de qualidade), para veres as diferenças especialmente a nível de cor.

          Mas pronto, são gostos e ainda bem que não gostamos todos do mesmo.

        3. Avatar de Pedro Silva
          Pedro Silva

          Atenção aos Rog’s de 1000 €, pois todos os “gaming” dessa faixa de preços têm ecrãs terríveis para a vista humana, (muito inferiores a todos os Mac) , com PWM abaixo dos 100% de luminosidade, ou ainda há por ai muita gente que acredita que as empresas vendem portáteis para perder €.
          Queres algo decente, no mínimo 1500€,o resto são balelas.

      3. Avatar de Carlos
        Carlos

        Acho uma graça do catano à desculpa da longevidade…

        Tenho um acer de 2006 ainda a funcionar perfeitamente com Win7 e o meu actual é um Asus de 2012 com i7 e SSD que em 7 segundos faz boot para o desktop e abre o photoshop em 2 segundos pronto a usar…

    4. Avatar de RVM
      RVM

      Comentário infeliz. Se responderam “OS X”, é porque estão a usar OS X.

      Bem se vê que é alguém que não percebe mesmo nada do assunto, mas invejoso, que é que te interessa a placa gráfica para programares?

      Enfim…

    5. Avatar de RVM
      RVM

      Mostra bem que não percebes nada do assunto.

      “Sinceramente, a meu ver, um developer, engenheiro informatico, ou qualquer pessoa techie no geral que compre um Mac perde um pouco de consideração de parte da comunidade.”

      Deve ser da tua comunidade de putos que têm a mania que lá por jogarem joguinhos, que são “prós”…

      Por outras palavras, posso ser engenheiro numa grande empresa (como a Google, que é conhecida por ter enorme frota de Macs) e como muitos, ter um Mac, vou perder a consideração de quem? Do troll de serviço?

      Triste!

    6. Avatar de Facepalm
      Facepalm

      Desde que vejo o Mac airbook de 12… Ao com uma porta USB type C… Que inclusive , é por lá que se carrega o animal 🙂 …. Por uns fantásticos 1500€… Um core M… Bem….. Que top…. Só é pena que por 500€ compre um ultra book da Lenovo, com SSD , i3 , ecrã IPS full HD… Portas USB (3.0 e 3 portas ), etc…

      Viva aos Mac… Principalmente aqueles Mac’s que vem de Marte 😉

      Os surfaces também são exageradamente caros , mas ao menos ainda são touch e suportam a caneta de pressão 😉

      1. Avatar de Marcelo
        Marcelo

        Mas esse ultrabook da Lenovo não vai ter as 900gramas do Macbook, o sistema operativo, o ssd só vai fazer uns 500Mbps, o ecrã nem se compara na qualidade…etc
        Estás a comparar máquinas com propósitos diferentes e com clientes que têm necessidades muito diferentes.

        Ah e foi no mac que percebi o que realmente é um portátil! Algo que não precisa de estar ligado à ficha constantemente, a maioria dos portáteis tem baterias só para fazer peso.

        Para perceberes o que estou a falar – tu podias gostar de ter um Bugatti Veyron que custa milhões, já eu preferia ter uma Kawasaki H2R que só custa 50.000€ e no quarto de milha deixa o Bugatti para trás.
        Isso significa que um é melhor que o outro? Não, depende do gosto e necessidades de cada um.

      2. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Mais um tuga que opina sobre algo que não percebe. Verdade seja dita que o Mac airbook tb não é nada de top, muito menos para passar horas a trabalhar à frente dele com aquele tamanho de ecrã, mas ao manos não te vai danificar a vista….

  5. Avatar de PeFerreira98
    PeFerreira98

    E normal… Especialmente nas faculdades. Uns querem sistemas com base unix para programar, vais a outra aula, os profs pedem software que não existe em distros debian e etc (somente Win ou OSX). Máquinas virtuais para aqui, máquinas virtuais para lá… Uma pessoa que quer tudo no mesmo sitio opta pelo mac mesmo. :/

  6. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Sinceramnete.. Nao sei que faculdade falam.. Mas onde eu ando.. E ver os meninos dos macs a passar para as vm Windows pk… Ah e tal o software não funciona.
    Em todo o meu curso só tive de usar vm uma vez e era para os profs terem o ambiente controlado de desenvolvimento e teste. O MAC tem uma coisa que o Windows ainda não tem… As baterias duram bastante mas com o preço de um Mac compro um PC a serio e com muito mais poder de. Processamento.
    Adoro Windows 10.. Quem não gosta não percebeu a ideia é sinceramente acho que estão a ser velhos do Restelo. O só funciona e rápido e bonito e estável.. Agora podemos todos ser amigos e chegar a conclusao que ambos os so são bons e parar com medições de pilinha…..

    1. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      Ok podes ir as aulas de arquitetura de computadores no ISEP, FEUP, UFP com um windows para ver o que eles te mandam instalar… E isto e so um exemplo. Bem queria eu que eles dessem C# em visual studio ou um pouco de html5 ou mesmo .Net… Posh! Pagar propinas para somente aprender Java C e SQL é que é bom !

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Pois lá está se estás a comprar um portátil é para ter bateria, se a Apple fugiu da IBM foi isso mesmo, porque o G5 consumia muita bateria e aquecia como um bicho. E como o SJ disse varia vezes um portátil não é para estar ligado à corrente, mas gosto de vos ver a dizer que com o dinheiro que custa um MAC que compram melhores specs, mas depois falham na bateria, no ecrã, no chassi que é de plástico, no teclado, no trackpad que em geral são uma valente merda, no SO que vem carregado de tralha… Mas qd vão comprar um lenovo ou um toshiba que se equipara em tudo a um mac, saem ao mesmo preço.

      1. Avatar de Facepalm
        Facepalm

        Lenovo u31-70 , com i3 a 2.1ghz e SSD 128gb, ecrã full HD ips 13.3… Bateria em média , a navegar na net ( com o edge )com o brilho do ecrã a 40%, aguenta me 7,30h a 8h…. Custou me à um mês atrás 519,99€… Não acreditas pois não ? Manda me o teu mail que eu mando te print do batery stats 😉

        1. Avatar de Marco
          Marco

          core i3, chassi de plastico, teclado sem retro iluminação. conheço esse menino. compra um lenovo com as mesmas specs dos macbook pro/air e depois falamos.

      2. Avatar de Pedro Silva
        Pedro Silva

        Ao mesmo preço aonde? São bem mais caros, e em specs e qualidade de construção ficam atrás.
        Os Mac’s, ao contrário do que se pensa, não são como os iPhone’s que são demasiado caros para o que oferecem. Os Mac’s de há uns anos desta parte, valem mesmo o dinheiro para o que oferecem, excepto o Mac air.

    3. Avatar de RVM
      RVM

      “Em todo o meu curso só tive de usar vm uma vez e era para os profs terem o ambiente controlado de desenvolvimento e teste.”

      Não sabes o que é desenvolvimento de aplicações moderno, certeza absoluta!

    4. Avatar de xico
      xico

      O tal software de que falas em 99% dos casos é bosta! E só é usado pk é o unico que é oferecido ás faculdades, ou entao é aquele que o professor melhor conhece.

  7. Avatar de Nuno Amaral
    Nuno Amaral

    Estou a achar muito estranho o Dreamweaver não aparecer na lista de software de desenvolvimento.

    1. Avatar de Marco
    2. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      isso já ta mais que morto 😀

    3. Avatar de Vaibuskar
      Vaibuskar

      LOL.
      Deve ser sarcasmo com certeza, e nesse caso: gostei da piada.

  8. Avatar de nt
    nt

    Programadores a correr Windows XP? REALLY? é menos de 1% mas… Mas não deixa de ser resultados interessantes.

  9. Avatar de nt
    nt

    Já agora da mesma fonte…
    http://stackoverflow.com/research/developer-survey-2016#purchasing-power-per-country

    Realmente os programadores não podem ir para o Paquistão porque lá se recebe pouco… Tirando isso estamos em 2º a contar do fim da lista. 🙁

    1. Avatar de Rosso
      Rosso

      Que tristeza… Não admira que se pirem daqui assim que possam.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      volta a ver bem a lista, a Russia está a cima mas no valor está 3000 atrás.

      1. Avatar de Vlad
        Vlad

        Acho que te escapou alguma coisa. Ganhar 10x mais que aqui não serve de nada se o custo de vida for 20x mais caro que cá. É por essa razão pela qual a Rússia está à nossa frente.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          a medição de nível de vida que fazem é pelo preço dum Big Mac. A real diferença no nível de vida é mais pequena

          1. Avatar de Vlad
            Vlad

            O indice de Big Mac é usado por muitas entidades para comparar o poder de compra de um povo. Como é óbvio têm muitas limitações, mas olha que também não foge como tu pensas da realidade. Eu já estive na Russia e o custo de vida ainda é consideravelmente inferior ao nosso.

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            se fores a pegar no índice de preços ao consumidor nos dois países dá-te uma diferença bem mais reduzida do que os Big Mac em termos de custo de vida, 78% vs 47%, respectivamente. E se fores a alargar a outras despesas, como casa e material informático, ainda mais próximos os dois países ficam.
            http://www.numbeo.com/cost-of-living/rankings_by_country.jsp?title=2016&region=150

          3. Avatar de Vlad
            Vlad

            Tal como o link que indicaste os preços em média é quase 1/4 inferior ano nosso. Ora o ordenado médio russo indicado no stackoverflow é menos que 1/4 inferior que o nosso, logo tem um poder de compra superior ao nosso.

  10. Avatar de Cláudio Esperança
    Cláudio Esperança

    Relativamente à comparação da utilização dos sistemas operativos, é verdade que o OSX ultrapassou o linux (na segunda posição), mas também é verdade que a utilização do linux (e do osx) relativamente a outros sistemas operativos aumentou, por isso a ideia que o linux perdeu alguma coisa parece-me errada, pois é cada vez um sistema mais relevante. Por outro lado, o aumento da utilização do osx para desenvolvimento também é interessante para o linux, pois é mais fácil portar um toolchain de desenvolvimento do osx para linux do que do windows para linux.

    Mas que o mercado está interessante, lá isso está…

  11. Avatar de Serato
    Serato

    Portanto… O Renato continua a pensar que é mais “inteligente” que os outros, só porque o papá e a mamã compram tudo à criancinha , e o Windows continua a dominar, como sempre….

  12. Avatar de eRRe
    eRRe

    Não deixam de ser preferências. Eu, pessoalmente, prefiro OSX ou GNU/linux (quanto ao OSX, tenho preferência por versões mais antigas, snow leopard/ML e tudo por causa das alterações ao finder que deixam as cenas mais confusas), mas aprendi desde sempre a programar para windows…

    Não acho bem chamarem meterem editores de texto juntamente com IDE’s… Mas pronto :p

    1. Avatar de eRRe
      eRRe

      *não acho bem misturar IDE’s com editores de texto. Fack.

    2. Avatar de nt
      nt

      Bem se vires o top das linguagens de programação utilizadas… A melhor IDE é o editor de texto…

  13. Avatar de Mylittlelife
    Mylittlelife

    Na vossa perspectiva dentro dum orcamento de 1300-2000€ qual o melhor e mais equilibrado portátil a comprar? Requisitos:
    – ecra 12 a 15.6″ Full HD ou superior (Retina)
    – suporte jogar os jogos actuais (GTA V, novo Tomb Raider, etc) em 720p em “High” @ 60fps
    – tenha SSD 256 GB e 8 GB RAM (ou mais)
    – relativamente leve (nao quero “monstros”)

    Eu estive a ver vários Macbook Pro e a construcao + ecra sao alucinantes. Além me pode dar o feedback de como é a gráfica Iris Pro? É que no campo dos portáteis “gamer” a maioria dos que vi ou sao pesadíssimos ou os ecras uma desilusao…

    1. Avatar de nt
      nt

      Realmente tens pouca escolha aí… Jogos “estragam” um pouco o PC, normalmente os portáteis têm que ser “monstros” para correr os jogos sem stress. Pelo que sei com iris pro vais conseguir jogar com definições gráficas ‘aceitáveis’.
      Quanto a ecrans é que é o problema. Quase todos os portáteis vêm com ecrans “ranhosos” HD, o que me custa mais é ver telemóveis com ecrans 4k e querer um portátil minimamente decente (para trabalho 500-600€) e nem um que tenha full hd… Mesmo os gammers (já estamos a falar das gamas de 1000€ para cima) é tudo 1080… Os macs aí ganham, porém se queres um mac tens que o ‘artilhar’ ao máximo na compra porque não dão para fazer upgrades (ou o custo dos mesmos não compensa visto vir quase tudo ‘onboard’).

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Mas conheces algum portátil “Windows” com uma qualidade (materiais e ecra) idêntica à da Apple, com gráfica superior e preco igual (ou inferior lol)

        1. Avatar de Vaibuskar
          Vaibuskar

          Tens uma bela opção: HP Envy touchsmart,
          Ecran full HD, grafica dedicada de 2Gb, chassis metalico, etc…
          As specs dependem da versao, o meu há um ano atras custou 600 euros porque vinha com 4Gb de RAM, com 25 euros dupliquei a memoria. O HDD é um híbrido de 1Tb, a bateria dá para pelo menos 3 horas, dpendendo de como o usas, e pode ir acima das 4 horas. O touchscreen é como o objecto sexual feminino, depois de exprimentar já não queres outra coisa.
          É muito silencioso, mal se ouve a ventoinha mesma num ambiente em total silencio, mesmo a jogar jogos pesados mal notas a diferença de temperatura, tem 4 colunas e 2 subwoofers o que torna o som bem agradável e envolvente. O leitor de impressão digital é muito rápido e preciso, O teclado tem retroiluminação que pode ser ligada e desligada a qualquer altura com uma tecla so. O processaodor é um “velhinho” i5 4200M a 2.5Ghz. A grafica onboard ]e uma Intel HD 4600, e a PCIe é uma Geforce 840M. O ecran é LED, com uma excelene imagem e uma retroiluminacao bem forte.
          Que Apple se pode arranjar por este preço? Com que specs?

          1. Avatar de Pedro Silva
            Pedro Silva

            Esse nem dado, tem PWM abaixo dos 99%com 200hertz de frequência , que por miudos leva-te a cegueira em menos de nada

      2. Avatar de Marco
        Marco

        o ter de artilhar é cada vez mais (infelizmente) norma, basta olhar para Lenovo e para Dell.

      3. Avatar de Facepalm
        Facepalm

        Mentira … Lenovo , série u31 -70 são todos full HD… Preços vão desde 500€…..

    2. Avatar de Marco
      Marco

      XPS 13 ou 15 da dell os novos deste ano, lenovo x1.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        thanks Marco, vou dar uma olhada

    3. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      ve a alienware….
      embora laptop e gaming sinceramente para mim não combinam 😀

    4. Avatar de Facepalm
      Facepalm

      Mac para jogar ?! Aonde tiveste até hoje ? Tiveste preso ?????

    5. Avatar de KURT
      KURT

      Se não tiveres muita pressa eu aconselho-te a esperares um pouco.
      Existe um conceito que por enquanto não está muito desenvolvido mas espero que no futuro próximo venha a surgir com mais força.
      O maior problema de qualquer computador é o aquecimento e ao contrário do que dizem por ai o problema não são os jogos, mas sim qualquer software pesado e seja em portátil ou não (ainda que em desktops seja mais fácil contrariar).
      A MSI introduziu um portátil que vem com uam Gaming Dock, basicamente é um desktop gráfico que é ligado ao PC e permite ter uma placa gráfica desktop em fez de uma mobile.
      Quando não precisares de jogar e precisares de portabilidade levar só o PC e deixas a base gráfica em casa.

      Eu acho que é muito melhor investimento porque alias a melhor performance à portabilidade e ainda tens a vantagem de ter um sistema que funciona de acordo com as tuas necessidades e com possibilidade de fazer upgrade em alguns dos componentes mais importantes.

      Dá uma vista de olhos no MSI GS30 Shadow e vê o conceito.

    6. Avatar de Ivan Vieira
      Ivan Vieira

      Recentemente mudei de empresa e consegui escolher o meu portátil de trabalho.
      Acabei por comprar este http://www.dell.com/uk/p/inspiron-15-7559-laptop/pd?oc=cn95704&model_id=inspiron-15-7559-laptop.
      Estou feliz com ele, o único problema é o peso mesmo e instalar ubuntu também não foi tão simples quanto deveria ser, mas tendo tudo em conta estou satisfeito (eu escolhi este portátil únicamente para trabalhar! A gráfica por acaso não é má, por isso deves conseguir correr jogos).

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Kurt & Ivan: obrigado pelas dicas, vou ver esses modelos 🙂

    7. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Compra algo com Um ecrã que seja PWM free, e que não seja um pedregulho, se gosta de Mac tenta um destes que anda “barato”PC APPLE MACPRO MF839PO versão 2015+
      APPLE MACAIR MJVE2
      Se não estes
      Toshiba Tecra 14″ Z40-B-150
      Asus Zenbook 13.3″ UX303UB
      Toshiba Portégé 13.3” Z30
      O unico com placa minimamente decente (Nvidia 940m) é o Zenbook, atenção que os não Apple tem pwm, a partir de – 60% de luminosidade, portanto convém ter cuidado e nunca baixar desse valor de luminosidade

  14. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    – Nos “Development Enviroments” o Notepad++ em primeiro, não me admira. (tb o uso. Muito bom)
    – Fiquei foi em “choque” por não ver o Code::Blocks nestsa lista, sendo opensource/multiplataforma e tão poderoso (já o uso à anos no Windows e no Linux, não lhe falta “quase” nada), e quando falo com devs, a maior parte deles utiliza ou o Code::Blocks ou o Eclipse… Sserá que houve algum esquecimento, ou de facto, algo me está a “passar ao lado”?……..

    1. Avatar de KURT
      KURT

      O Code::Blocks não permite compilar Java da mesma forma que Eclipse por exemplo, é muito bom para C e C++ mas para Java o Eclipse é bem mais eficiente, esse é provavelmente o motivo.
      Não sei é porque é que o Eclipse está tão longe do Notepad++, já que o Eclipse oferece muito mais recursos. Mesmo nas faculdades começasse a aprender com o Notepad++ mais a meio do semestre saltam todos para o Eclipse porque permite compilar e fazer debug muito mais facilmente e é muito mais rápido para escrever o código… Talvez seja por influencia de outras linguagens.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      A estatística é “americanizada”, não reflete a realidade de cada país.

  15. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    risota. mas aqui alguém programa? aquela dor que ter que carregar três teclas para fazer “{” e “}”

    1. Avatar de Marco
      Marco

      muda o layout para inglês e isso acaba.

    2. Avatar de Tomás
      Tomás

      Tanto quanto sei no Windows com o teclado português tens que fazer o mesmo. Mas nem percebo qual é a confusão, mesmo que fosse duas teclas para alguém com experiência não seria mais rápido

      1. Avatar de KURT
        KURT

        AltGR+7 ou AltGR+7 são duas no Windows
        No Mac meter o layout inglês e olhar para o teclado PT é no mínimo estranho e confuso, para mim não foi solução, no inicio passei super mal com isso, parecia um velhote da província com o primeiro PC à frente, entretanto como só preciso praticamente de abrir chavetas e com o tempo lá me habituei, mas ainda há vezes que me consome a alma.

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          sim tens razão, confusão minha.
          Contudo as duas teclas de combinação (option+shift) estão uma ao lado da outra e são usadas com imensos comandos de teclado no Mac, por isso para alguém com experiência não vejo qual é a confusão, não é mais lento do que se fosse só uma e cria melhor memória mecânica do que andar a saltar entre teclas ALT diferentes. Eu acho os atalhos de teclado no Mac bem mais lógicos e coerentes.

          1. Avatar de KURT
            KURT

            É como eu disse no inicio é complicado, com o tempo torna-se habito e é menos complicado.
            Isto é mesmo uma questão de opinião mas para mim que uso PC e Mac diariamente as vezes apetece-me espetar o Mac contra a parede, porque ao contrário do que dizes não é lógico nem coerente, muito menos o é em comparação com Windows, tens null, option e shift para 3 caracteres (N, “(” e “{” ), porque é que se utiliza uma combinação de 3 teclas quando bastam combinações de duas? Para quem estudou lógica sabe que teria chumbado se tivesse programado o teclado daquela forma, eu não comprava xD

            Outra grande questão é que para fazer o “Hello World” ainda passa, mas para quem passa horas a programar, quando a coisa não corre bem e te começas a enganar a meter as {} com o stress o teclado lá leva umas mocadas! haha

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            KURT, por acaso já olhaste para a quantidade de caracteres que se podem inserir com combinações de teclas no Mac? Precisavas de ter mais teclas modificadoras para fazer o mesmo, o que seria ainda mais confuso pois o mais provável era começar a ter que trocar de mãos para fazer combinações diferentes.
            O teu problema é teres que saltitar entre convenções diferentes em cada sistema operativo. Mas se te faz tanta confusão para um caracter podes alterar a mapeação de teclas.

          3. Avatar de Joao Carvalhinho
            Joao Carvalhinho

            Por acaso até acho mais lógica no teclado mac… tens todos os tipos de “parentisis” na mesma tecla. ({[… mais lógico do que isto é impossível.

          4. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            lógio pode ser, confortável é que não lol

          5. Avatar de Tomás
            Tomás

            daiquiri, já alguma vez sequer tentaste? Mão esquerda nas teclas modificadoras, mão direita na tecla de caracter, não tem nada de desconfortável. Bem melhor do que ter que andar a trocar de mãos só porque a tecla modificadora que se deveria usar afinal está no outro lado do teclado.

  16. Avatar de lmx
    lmx

    Hum…
    estas estatisticas valem o que valem, mas esta é estranha..no entanto da uma ideia de quem visita a o stack Overflow..

    Rust como primeira linguagem??
    Foi desenvolvida para ser uma substituição do c++, sendo que este tem tanto de puderoso como falta de organização, etc,..mas é uma linguagem cerca de 4x mais lenta, falha na maioria das coisas que tenta atingir..
    Any way..

    É estranho ver Rust, F#,swift como as linguagens mais desejadas, acima de Scala por exemplo.

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      O Swift faz todo o sentido, é uma linguagem nova e é o futuro para o desenvolvimento nos sistemas da Apple, esses SO têm um peso significativo no mercado de aplicações

      1. Avatar de lmx
        lmx

        Boas,
        concordo, no caso da Apple, mas neste caso foi analisada uma série de linguagens , e por exemplo Scala, define-se como a proxima evolução do java, utilizando os conceitos do java, mas adaptando a facilidade com que se cria código, faz aquilo que o python foi criado, mas não conseguiu ainda atingir.E é mais rapida , muito mais rápida que Java, utilizando até as mesmas classes, corre na mesma JVM, etc.

        Como linguagem multiplataforma, esta deveria estar em primeiro, tendo em conta a quantidade de sistemas operativos diferentes que aqui são mensionados..

        Swift faz sentido, mas para a Apple, no entanto aqui temos cerca de 70 e picos % de SO’s não apple, era nesse sentido..

        1. Avatar de Tomás
          Tomás

          Não me parece de todo que quem fez o estudo ande a procurar fazer uma análise subjectiva desse tipo a cada linguagem, estão a apresentar estatísticas. Se fores ler o que é medido aquilo representa a percentagem de pessoas que prevê continuar a desenvolver nessa linguagem nos próximos tempos.
          É indiferente qual a percentagem dos sistemas operativos, o que importa é o interesse de desenvolvimento dos programadores, que será muito diversificado.
          O estudo faz outra pergunta a saber que nova linguagem/tecnologia a pessoa pretende adoptar no futuro, o Swift continua no top 10 e não vês Scala. O Swift também já é Open Source e existe em Linux, convém recordar. Por exemplo, a IBM já tem um projecto para usar linguagem Swift no desenvolvimento de aplicações para Cloud.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            boas Tomás,
            Eu percebo, no entanto parece-me estranho que aparecam no topo linguagens que não são usadas na maioria dos SO’s presentes..

            Sim a apple está a puxar o swift, apesar do mesmo não concorrer na mesma linha que scala, de não esquecer que não vês muita coisa em swift fora da Apple, já em Scala, tens twiters, linkdinś e por ai fora..

            Era nesse sentido, é estranho..pode ser que a malta teve um desvaneio e clickou tudo no mesmo, mas isso parece-me improvavel..do meu ponto de vista é estranho ver linguagens apenas usadas ainda em alguns ambientes, aparecerem no topo das preferencias, mesmo em SO’s onde não são usadas..

            Nao quer dizer que não as possas correr, mas a performance/dificuldade de o fazeres, não compensa o esforço..dai normalmente na MS veres linguagens Ms. na Apple/Linux veres linguagens desse meio, não é normal em linux veres malta com preferencia por linguagens windows e vice-versa..

            Muita malta fala de Swift, mas o conceito não é novo e ja existem linguagens poderosissimas e rápidas no mesmo conceito, uma delas é vala.
            Logo ness emesmo conceito a malta linux escolhe vala, quase de certeza..a malta windows, muito sinceramente não escolherá vala, mas também não me parece que escolha swift..

            A não ser que a malta linux/Windows esteja a pensar comprar mac, mas serão todos?será uma pequena fatia..

            Agora será que o puder do markting da Apple, está a trazer estas pessoas para o seu mundo? 🙂

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            A estatística que se fala não é sobre as linguagens mais usadas, é sobre a apetência para continuar a usar uma linguagem que o programador já usa, é por isso irrelevante se é ou não usada na maioria dos SOs.
            Queres comparar twiters, linkdinś e por ai fora, com os milhões de programadores para aplicações de sistemas móveis? Olha para a percentagem que o Objective-C ainda tem em 2016 nas tecnologias mais populares e essa é que quase ninguém lhe quer pegar fora da Apple.
            O que é que interessa se já existe Vala (que nem será assim tão comparável)? Pode ser usado para criar aplicações no iPhone? Tem o apoio directo de 2 grandes companhias? É apoiado numa indústria que vale 20 mil milhões de dólares ao ano? Tudo isto cria escala e investimento e é um chamariz.

          3. Avatar de lmx
            lmx

            boas..
            No inicio do teu comentario, acho que definiste o meu … 🙂

            “O que é que interessa se já existe Vala (que nem será assim tão comparável)”

            não é vala que é comparável a Swift, é ao contrario swift que é comparavél a Vala..
            Mas antes de vala já existia GTK GTK+ e por ai fora, e também existiu objective-c..

            O conceito é o mesmo a apple não inventou nada aqui..acabas por ter alguma coisa que te traduz…o teu C de alto nivel para linguagem C, onde depois podes compilar e ter uma performance superior em teoria a C++, sem o fardo do C++, e com a boniteza do C(simplicidade).

            Mesmo aqui Vala não é o primeiro, já antes disto havia linguagens que utilizavam este passo intermédio..na passagem de C(objectos) para linguagem C.
            Tens gestão de memoria automática por reference counting e tudo mais, podes pesquisar..no entanto esta linguagem muito certamente nunca sairá dos ambientes abertos, pois baseia-se a nivel de objectos no GObject e Glib que é gpl, e como tal, muito provavelmente não poderás fechar o teu código.

            Mas são linguagens semelhantes, exitem no entanto outras, mas a minha questão tinha a ver com o facto de estas estarem no topo quando a maioria do mercado não me parece utiliza-las..

            Na parte dos telemóveis dou-te razão, mas será que este estudo acaba por se focar ai?ou seja todos os programadores iphone acedem ao stackoverflow?e os outros android, windows e por ai forara inclusivé desktop e servidores até…

            O que deste estudo por sair é que muita gente que tem iphone usa windows/linux então..

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          Não vejo onde é que defino o teu comentário se explico que é irrelevante o uso ou não na maioria dos SO, quando tu achas que o uso na maioria seria relevante.
          O GTK GTK+? Não sou programador, apenas tento conhecer um pouco de programação, mas é fácil de descobrir que isso não são linguagens de programação… O meu comentário não tem nada a ver com quem é primeiro, mas com o Swift ter sido “desenhado” para muitos mais paradigmas de programação. O Swift não traduz nada para C e as semelhanças com C são muito superficiais. Gestão de memória do Swift veio da implementação no Objective-C, mas com melhor integração com o LLVM e optimização.
          Não disse que o estudo se foca em telemóveis, apontei para o peso que esse ramo tem actualmente em programação quando queres comparar com uma linguagem como o Scala que é apenas usada em certos nichos; isto é fácil de constatar no resto das estatísticas do estudo.

          1. Avatar de lmx
            lmx

            “A estatística que se fala não é sobre as linguagens mais usadas, é sobre a apetência para continuar a usar uma linguagem que o programador já usa, é por isso irrelevante se é ou não usada na maioria dos SOs.”

            Portanto juntando as duas coisas, queres dizer que a malta não usa aquilo, gostava era de utilizar..

            Se for esse o aspecto, então defacto não são as mais usadas e como tal, já faz sentido que não passem de números…porque era impossível mais de 70% do mercado não usar uma coisa e aparecer no topo das preferências, incluindo de SO’s onde não corre!Mesmo assim acho dificil..

            O GTK, etc são frameworks para desenvolver em C..No entanto se começares a ser muito rigido ás tantas não vais conseguir chamar a objective c uma linguagem e passas a chamar-lhe framework…
            E se formos por aqui c++ e uma framework para C.

            As semelhanças entre swift e C são brutais, de tal forma que a linguagem é fortemente baseada em C, já o era o objective c..

            https://en.wikipedia.org/wiki/Swift_(programming_language)

            Em relação a compilação, não sei se é possivel e, swift compilar para c e depois para codigo maquina, no objective c fazia-se, mas a Apple tem avançado com o desenvolvimento do llvm para as suas linguagens e é natural que já nem seja necessário..

            Scala e outra coisa,… não encaixa neste tipo de linguagem, falei nela porque estava em quarto o que chamou a minha atenção, pois para mim não fazia sentido, ver linguagens muito menos usadas acima..se for por preferencia ainda …mas mesmo assim, é demasiado..

          2. Avatar de Tomás
            Tomás

            lmx, se queres inventar uma discussão sobre o sexo dos anjos estás à vontade para falar sozinho, mas só para que fiquemos esclarecidos, isto que o estudo apresenta está legendado e não tem nada a ver com o que teimas… Se ainda não percebeste olha para o site.
            Essa é boa, começar a confundir linguagens com frameworks, queres enganar quem? Uma linguagem é em grande medida sintaxe e semântica, e há grandes diferenças nos exemplos que dás.
            As semelhanças são brutais? Tantas diferenças que há… não é por acaso que a Apple a descreve como “Objective-C without the C”
            Agora porque alguém podia talvez inventar uma forma de traduzir para C, é um argumento? O Swift foi criado por um dos criadores do LLVM, e foi pensado para poder tirar todo o proveito do LLVM.

  17. Avatar de Paulo Andrade
    Paulo Andrade

    Por mero acaso sabiam que para compilar uma aplicação para osx/ios precisa-se de um mac enquanto que para windows, linux, bsd(excepto osx/ios) podes compilar em qualquer plataforma. qualquer programador que tenha que programar para osx/ios vai precisar de um mac portando se vendeu os rims para comprar o pc porque e que haveria de usar outra plataforma?