Produzir o iPhone 5 custa à Apple 167 dólares

144 Comentários

O iPhone 5 foi apresentado e, embora não tenha trazido nenhuma grande novidades face às muitas fugas de informação que foram aparecendo no mercado, trouxe sim um equipamento requintado, com uma construção de alta qualidade e, acima de tudo, um smartphone que se tornará líder de um segmento, segundo opinião de muitos analistas do mercado mobile.

Quando falamos em qualidade de construção, sabemos que a Apple neste assunto tem sido das poucas a inovar e a trazer materiais “nobres” ao segmento, isto tem um custo acrescido mas traz um retorno muito apetecido. Sabe quanto custa à Apple o fabrico do iPhone 5?

Vamos deixar alguns valores que o mercado apresentou nos últimos dias para lhe dar uma ideia.


Segundo dados avançados pelos analistas de mercado, estima-se que a Apple venderá algo como 20 milhões de iPhones 5 ainda este ano. Num cenário desta magnitude, quanto custará à Apple o fabrico do iPhone 5?

A versão base do iPhone 5, o de 16GB desbloqueado, deve rondar o preço dos 700 dólares nos Estados Unidos. Sabemos que o equipamento é construído em materiais de alta qualidade e com alto rigor técnico, ao ponto de haver medições microscópicas para não falhar qualquer pormenor de uma corpo da máquina para uma outra peça da mesma série. Depois este é sem dúvida o equipamento com o melhor ecrã do mercado e traz uma das melhores cãmaras fotográficas alguma vez colocadas num smartphone.

Surpreendentemente o custo de fabrico por cada peça é de 167.50 dólares, SÓ!!!

Se formos comparar com o modelo anterior, o iPhone 4S, o iPhone 5 custa mais 25 dólares, mas isso nós sabemos onde está a diferença. Existem dois componentes que justificam este aumento de preço: o novo processador A6 custa 28 dólares e o modem Qualcomm 4G LTE custa 25 dólares…

Em rigor o iPhone 5 16GB custa 649 dólares, com contrato com um operador, nos Estados Unidos, o preço baixa para 199 dólares mas “agarra” o cliente numa subscrição de dois anos, tal como cá em Portugal acontece. O contrato é, basicamente, uma forma do operador poder subsidiar o telefone em troca do consumo de chamadas e dados feito pelo cliente (existem vários tarifários e cada um pode até diminuir ao preço de aquisição do iPhone).

Assim, claramente, se comprar hoje um iPhone 5, a Apple em cada iPhone 5 ganha 481.50 dólares. Obviamente que este dinheiro por cada iPhone não é “líquido”, temos de acrescentar ao bolo tudo o que está por trás, desde custos de estudo e desenvolvimento, marketing e muitos outros custos que uma empresa como a Apple tem para estar no topo das vendas desde há tanto tempo, isso paga-se… e bem!

Desta forma a Apple irá arrecadar a custos que anteriormente foram apresentados, já no último quadrimestre de 2012, cerca de 8.8 mil milhões de dólares, algo perto dos 7 mil milhões de euros.

Mas calma, a Apple não se ficará por aqui, sabemos que juntamente ao iPhone tem um bolo de muitos milhões em acessórios, este número crescerá muito até ao final de 2012 em novos acessórios criados para o iPhone 5 disponíveis na App Store e em serviços associados.

Numa tabela peça a peça, deixo-vos em pormenor os valores para que possam tirar as vossas conclusões:


info:Techinsights

Em resumo, este equipamento, cada vez mais requintado e com materiais mais ricos, é uma fonte de lucro incrível para a empresa de Cupertino, a quantidade, como sabemos, baixa o preço de custo e este equipamento já está a trazer boas indicações.

Segundo a Apple, as pré-encomendas do iPhone 5 ultrapassaram dois milhões de unidades em apenas 24 horas, mais que duplicando o anterior record de um milhão que era detido pelo iPhone 4S. A procura pelo iPhone 5 excedeu o stock inicial e enquanto a maioria das pré-encomendas serão entregues aos clientes a 21 de Setembro, muitas estão agendadas para serem entregues em Outubro.

“As pré-encomendas do iPhone 5 esmagaram o anterior record detido pelo iPhone 4S e a resposta dos clientes ao equipamento tem sido fenomenal”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “O iPhone 5 é o melhor iPhone até ao momento, o dispositivo mais bonito que já criámos, e esperamos que os clientes o adorem tanto quanto nós.”

Press Release Apple

A Apple anunciou hoje que as pré-encomendas do iPhone 5 ultrapassaram as duas milhões de unidades em apenas 24 horas, mais que duplicando o anterior record de um milhão que era detido pelo iPhone 4S. A procura pelo iPhone 5 excedeu o stock inicial e enquanto a maioria das pré-encomendas serão entregues aos clientes a 21 de Setembro, muitas estão agendadas para serem entregues em Outubro. O iPhone 5 é o iPhone mais fino e mais leve de sempre, que foi totalmente redesenhado para integrar um fantástico ecrã Retina de 4 polegadas; o processador A6 desenhado pela Apple e que garante um desempenho impar; e tecnologia* wireless ultrarrápida. Tudo isto suportado por uma bateria com uma autonomia melhorada.**

“As pré-encomendas do iPhone 5 esmagaram o anterior record detido pelo iPhone 4S e a resposta dos clientes ao equipamento tem sido fenomenal”, disse Philip Schiller, senior vice president of Worldwide Marketing da Apple. “O iPhone 5 é o melhor iPhone até ao momento, o dispositivo mais bonito que já criámos, e esperamos que os clientes o adorem tanto quanto nós.”
iPhone 5 integra o iOS 6, o sistema operativo móvel mais avançado do mundo que oferece mais de 200 novas funcionalidades incluindo: a nova aplicação Maps com cartografia desenhada pela Apple, navegação detalhada curva-a-curva e o fantástico modo de visualização Flyover™; integração do Facebook com os Contactos e Calendário, com a possibilidade de serem efetuadas atualizações diretamente a partir do Centro de Notificação; o Passbook, a forma mais simples de conseguir manter todos os seus bilhetes e cupões no mesmo local; novas funcionalidade do Siri, incluindo o suporte para mais idiomas, acesso simplificado a resultados desportivos, recomendações de restaurantes e listagens de filmes;*** aplicações com suporte direto para o Siri e o Facebook, como a aplicação Fotos, o Safari e o Maps; e acesso ao Shared Photo Streams via iCloud.
Preço e Disponibilidade
O iPhone 5 vai estar disponível em Branco e Prateado ou em Preto e Ardósia, e estará à venda a partir de sexta-feira, 21 de Setembro, às 8:00 horas locais, nas Apple Online Store (www.apple.com), lojas de retalho da Apple e através de operadores e Revendedores Autorizados Apple seleccionados nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Singapura e Reino Unido.
O iPhone 5 vai estar disponível em mais 22 países no dia 28 de Setembro, incluindo Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Itália, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Nova Zelândia, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Suécia e Suíça.
* LTE está disponível através de operadores seleccionados. As velocidades de rede estão dependentes das redes dos operadores. Consulte o seu operador para mais informações.
** A autonomia da bateria depende das definições do dispositivo, da sua utilização e de outros fatores. Os resultados reais podem variar.
*** Nem todas as funcionalidades são suportadas em todos os países.

Partilhar:
Tags:

Comentários

144

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PãoCuManteiga
    PãoCuManteiga

    Alguém Sabe qual e que vai ser o preço de venda no dia 28 ?

    1. Avatar de Vítor M.

      Oficialmente não mas deve rondar os mesmos preços do iPhone 4S.

  2. Avatar de eduardo
    eduardo

    esta estimativa foi feita sem terem acesso ao novo iPhone 5. Apenas se basearam no que foi anunciado, como tal é uma estimativa muito crua, que pode fugir bastante do valor real.
    http://www.ubmtechinsights.com/apple-iphone-5/

    1. Avatar de Vítor M.

      Basicamente são valores crus mas dentro do valor real de mercado. Não deve fugir deste número.

  3. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    Esqueceram-se de juntar à tabela de preços o valor da maçã, que é de cerca de $500.

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      … e é uma maça já com dentada 🙂

      1. Avatar de Sérgio V. V.
        Sérgio V. V.

        E ainda bem que não tem lagarta, porque se tivesse custaria mais $500. 😀

      2. Avatar de samuel
        samuel

        imagina lá se fosse inteira 😀 …

  4. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Muitas vezes também se paga a marca,neste caso a “apple”, não se esqueçam disso.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não é muitas vezes… é sempre, paga-se sempre a marca 😉

      1. Avatar de furious
        furious

        dos ciganos na feira é mais barato

        na apple é um roubo, é como as coisas na hugo bossas, nike, etc

        1. Avatar de Vítor M.

          Há dias fui abordado por um tipo com uma replica e fiquei a ouvir a ladainha do tipo… queria 100 euros pela chenesisse… e até tinha uma Galaxy SIII like para vender…

          Eles agora fazem de tudo… não escapa nada… e muita gente cai que nem patos…

          1. Avatar de Carlos André
            Carlos André

            E ainda tem a lata de dizer que é igual, esse é que é o problema lol.

          2. Avatar de Vítor M.

            Podes crer 😀 claro que a malta actualmente não os está muito para aturar e lá lhe mostrei um verdadeiro Galaxy e um verdadeiro iPhone 4 S (também porque estava à porta do restaurante e com pessoas por perto, esta malta não é de fiar) mas na verdade é que eles até já mostram originais e vendem caixas fechadas com o mesmo peso mas é sabão “inside” 😉

          3. Avatar de zeca
            zeca

            n é igual, é semelhante, é feito na china tal como o “verdadeiro”, onde é k acham k eles fazem as cópias? se têm td ali à mão, moldes e receita, só o software é k é aldrabado, o hardware é kase td o mesmo, é como as marcas brancas! enfim, só totós é k dão 500 ou mais erios por estes penduricalhos! parecem putos com brinkedos novos…

    2. Avatar de Arcanjo
      Arcanjo

      Marca, com qualidade acima de muitas. E o sistema operativo de momento o melhor para telefones e tablets. Falta ver como vai-se sair o W8

  5. Avatar de Madiba
    Madiba

    Não há aí uns dollars a mais? O que a Apple deverá encaixar depois do normal abate em impostos, custos operacionais (distribuição, roylaties, etc)? Eu pergunto, andamos por aí em manifestações porque nos vão ao bolso não seria bom para quem compra estes produtos fazer uma manifestação também? (Boicote ou algo do género). E quando falo da Apple junto a Samsung, HTC, LG, Asus, Nokia e outros nesta lista.
    Obviamente que não digo que se vendam os produtos pelo valor de produção, obviamente. Porque é o governo fazemos barulho, porque são os telefones a história muda de figura. Onde está a nossa coerência?
    Para já até duvido que o preço de construção do iPhone seja o que está apresentado no artigo.Acho que o 100 US Dollars seria o preço mais indicado porque bem sabemos quem compra a quantidades gigantes tem descontos iguais. (Volto a dizer que juntem os vossos fabricantes favoritos à lista).
    O problema é que a Apple vende a um preço elevado e os outros não querem ficar atrás aplicam os mesmos preços.
    Já agora excusam-se comentários da guerra de surdos chamada iOS (Apple) vs Android (Samsung, HTC e o resto).
    Mais ainda acho gritante as figuras que se fazem à porta de uma loja para ser o primeiro a ter o produto da marca A, B ou C.

    1. Avatar de Vítor M.

      Todos ganham milhões, e usam cada utilizador como peão num tabuleiro de xadrez tecnológico.

      Ainda agora A Samsung lançou uma publicidade onde usa o iPhone nos seus anúncios para atacar o seu maior rival 😀 tentando com isso chamar a si atenções por parte dos utilizadores e serem esses os “patrocinadores” de uma “batalha” onde só a Samsung lucra.

      Marketing? Claro, puro e duro… mas quem não o faz?

    2. Avatar de ChumChum
      ChumChum

      A pouco tempo debatia esse assunto com um colega meu… essas porque que as pessoas não compram as peças e fazem o seu proprio smartphone? Já que fica assim tão mais barato? Claro que se olharmos só para o custo das peças o valor fica reduzido… é como as batatas fritas, já notaram que dão mais dinheiro pelas batatas fritas de qualquer restaurante do que comprar um saco de batatas na mercearia?

      Não sei se estão a perceber o meu ponto…
      (Não vejam isto como um acto em defesa a apple porque pra mim nenhuma companhia é santa e isto aplica-se a todas).

    3. Avatar de ChumChum
      ChumChum

      Só queria acrescentar mais uma coisa, o custo real de um iphone deve rondar os 250$ – 300$ pois tens de ter em conta borocracias, trasporte, mão de obra, enfim uma carada de gastos feitos nos bastidores que nós desconhecemos ou ignoramos.

      E sim a empresa deve encaixar ins 200$ ou 300$ por cada copia vendida, mas não adianta cair na ilusão de que é demais porque ninguem ia crer trabalhar para lucrar 50$. Vamos ser realistas estamos a falar de uma mega companhia que opera em quase todos os cantos do globo e não da mercearia da rua. Ha muita coisa em jogo e nem tu nem eu nem ninguem neste mundo “ia jogar a roleta russa por 50 centimos”.

      As companhias não metem a mão no teu bolso sem a tua autorização, só gastas com elas se quiseres, já com o governo a coisa é bem diferente. Não mistures as coisas. Isso é ireal porque estas a dizer que devemos manifestar contra a vontade das pessoas, quando o persoposto das manisfestações e fazer valer a “vontade” das pessoas.

      Quanto a parte da guerra iOS vs Android, concordo plenamente contigo. Hoje em dia é impossivel debater o que quer que seja sobre um telemovel, computador ou tablet sem trazerem essas picardias ao de cima. Alias só estou a responder isto porque es dos poucos que ainda vejo por ai a falar disto de forma aberta sem ir bater a mesma tecla e puchar aquela dica facil do “apple fanboy” e “hater” disto e daquilo.

      (desculpa a pessima escrita mas… alem de ter o computador em ingles o autocorrect esta a dar cabo da minha cabeça)

      1. Avatar de Paulo Ribeiro

        Sim convem lembrar que há contratos de produção e de exclusividade pelo meio, mão de obra, campanhas publicitárias, os famosos processos judiciais que não são baratos (embora a apple tenha ganho alguns). talvez as despezas totais estejam a dar á apple um lucro na ordem dos 40 a 50% por telemóvel, lucro liquido com ordenados pagos, etc. continuam a ser valores assustadores.

    4. Avatar de Arcanjo
      Arcanjo

      Nao te eskecas, que 23 por cento e impostos. o k da mais de 230 euros para o estado e nao para a apple, o k esta artigo Tambem peca por dizer

  6. Avatar de Pedro
    Pedro

    let the flame wars begin

  7. Avatar de Daniel Gomes
    Daniel Gomes

    Se eu arranja-se os materiais todos montava o eu, como não arranjo tive que comprar a alguém que os monta haha, neste caso a apple 🙂

  8. Avatar de Dimu
    Dimu

    “Depois este é sem dúvida o equipamento com o melhor ecrã do mercado e traz uma das melhores cãmaras fotográficas alguma vez colocadas num smartphone.”

    Vitor, deixa o marketing para a apple.
    Escusas de mentir por eles. 🙂

    1. Avatar de RM37
      RM37

      Reparamos no mesmo xD
      É que é uma afirmação totalmente descabida de razão…

      1. Avatar de Ryan
        Ryan

        Para se ser um bom conselheiro e escritor tem de saber criticar a si mesmo. Desde que acompanho este site há sempre exageros de parte a parte. Ok entendo que cada qual quer fazer valer os seus argumentos mas por favor há coisas que é melhor não repetir de outros lados sob pena não ser original quando se já tem alguma relevância na matéria.
        Ah… e ainda… este Verão os aparelhos lançados acho que novidades, novidades… nem no sítio do costume. Ora desafio-vos a porem as jóias da coroa da Nokia, Apple, Samsung, Sony, HTC e LG para um teste de comparação aqui no vosso site.

        1. Avatar de Vítor M.

          Ryan, cada máquina dessas marcas que falaste lançaram grandes equipamentos, é verdade e cada um desses modelos lançados colocou no mercado a melhor máquina fotográfica para smartphines, no caso da Nokia, o melhor processador, no caso da LG, mas o tempo passa, as tecnologia avançam, por isso é que até há pouco tempo o comparativo era sempre feito com o iPhone 4 S e hoje é com o iPhone 5 e com o Galaxy S III… e não com um HTC por exemplo, percebes?

          A Nokia está de volta com os Lumia, mas não chegará ao topo tão cedo, até porque a Samsung já está no meio da jogada com o Samsung ATIV… a HTC e a LG, além da Sony, estão muitos pontos abaixo no conjunto… falta muita coisa para ser líder meu caro, não é por um factor, é pelo conjunto.

      2. Avatar de Vítor M.

        RM37 então justifica lá se não é das melhores, porque razão não é das melhores.. vá… diz lá sff.

        É que há melhores, sem dúvida e isso está lá dito, eu refiro que é das melhores, eu não disse que era a melhor.

        1. Avatar de Jonas
          Jonas

          para mim nada bate o retina, aquilo é mágico. e o iOs então… 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Gostava era de saber os argumentos válidos do RM37, isso sim, já que ele fala com tanta convicção 😀

    2. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      Lol, o melhor ecrã? A samsung por exemplo tem a mesma qualidade também, já que é esta a fabricante.
      Lol, as melhores câmaras fotográficas? Deves estar esquecido do sony xperia v com 13 megapixel, e comparar fotos não é no ecrã do telemóvel, é transferir para o pc e por lado a lado e ai sim dizer qual é a melhor.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sabes ler? Lá exclui o xperia v com 13 megapixel?

        Porra que este povo fica mesmo ofuscado quando vê um iPhone…. nem ler sabem! 😀

      2. Avatar de eduardo
        eduardo

        na verdade a samsung não produz o ecrã do iPhone 5!!
        Os fornecedores do ecrã da Apple são na sua maioria japoneses mais a LG
        O novo ecrã é sem dúvida dos melhores dadas as novidades que incorpora e a qualidade que o iPhone tem sempre demonstrado.

    3. Avatar de Vítor M.

      E não é uma das melhores? Não será a melhor, mas é uma das melhores ou não? Ora digam lá se não é.

      Eu não digo nunca, até porque não é verdade, que é a melhor, mas sem duvida que é das melhores, não vejo onde está esse marketing que estão a falar,… é só para terem algo a dizer verdade? 😀

      1. Avatar de Re0
        Re0

        Eu acho que dizer que é a melhor é diferente de dizer que é das melhores… Poor excuse ó Vítor.

        1. Avatar de Re0
          Re0

          Li na diagonal e erradamente referi-me à câmara, quando o que está em causa é a afirmação de que o ecrã do iphone 5 é o melhor do mercado.

          1. Avatar de Re0
            Re0

            Penso que o HTC Rezound tem melhor ecrã (resolução e qualidade)…

          2. Avatar de Vítor M.

            Verás que é o melhor do mercado não é só a resolução mas a qualidade dos materiais. Isso está em vários artigos de vários analistas.

          3. Avatar de Re0
            Re0

            “Verás que é o melhor do mercado não é só a resolução mas a qualidade dos materiais. Isso está em vários artigos de vários analistas.”

            A questão é que não é…

        2. Avatar de NoBodyCares
          NoBodyCares

          Se dizes que o S3 tem melhor qualidade de construção do que um iPhone então é porque não sabes mesmo nada.

      2. Avatar de Dimu
        Dimu

        O ecrã não é o melhor.
        Cãmara é capaz de estar no top 10. Mas no fundo da tabela 😀

        1. Avatar de Vítor M.

          Então diz-me lá os 9 que estão em primeiro lugar… vá quero saber esse teu conhecimento….

          1. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            HTC One X por exemplo…

    4. Avatar de Serginho M

      Conheces o ecrã do Lumia 800 ou 900? 🙂 Conheces o Nokia 808 pureview? Suponho que não! 🙂

      1. Avatar de Vítor M.

        Tenho ambos os telefones, o 800 e 0 900 e testei o Nokia 808 pureview, posso sempre dar-te a minha opinião como utilizador dos Lumia 😉

        1. Avatar de Serginho M

          E então, achas o ecrã do iPhone melhor que os do Lumia? A câmara melhor que a do 808? Fiz este teste com um amigo: eu com o meu Lumia 800, e o meu amigo com o 4S dele. Viramos-nos para o sol com os respectivos telefones, e colocamos os óculos de sol. Sabes qual era o que se via melhor, mesmo de frente para o sol! Pois é, o meu Lumia. 🙂

          1. Avatar de Vítor M.

            Em relação aos Lumia 800 e 900 não tenho dúvida que o iPhone 4 S é melhor no seu conjunto. Um ponto ou outro pode, os Lumia, estar em vantagem, mas raramente isso acontece.

            Quanto à câmara do Nokia 808 pureview, sim é de facto muito boa, usa uma tecnologia inovadora, não é como diz na publicidade mas sim. é muito melhor que a do iPhone 4 S.

            Fora isso… e como tem Symbian lá dentro o Nokia 808 pureview é muito inferior ao iPhone 4 S assim como é inferior aos Lumia… ninguém compra um Smartphone só pela câmara, este será até o pormenor de menor importância.

  9. Avatar de RM37
    RM37

    “Depois este é sem dúvida o equipamento melhor ecrã do mercado”??!
    Oh god, que afirmação violenta… xD É que nem perto….
    Qual a fonte disso já agora?! Essa fonte está, no mínimo, totalmente errada….

    1. Avatar de Fabio Cantu
      Fabio Cantu

      o iphone 5 tem mais dots per inch DPI que o galaxy s3, é um pouco menor, mas tem maior definição

      1. Avatar de Dimu
        Dimu

        O lumia 920 tem mais que o iphone 5.

        1. Avatar de Carlos André
          Carlos André

          E melhor câmara o lumia também apesar da polémica que houve.

        2. Avatar de Vítor M.

          Sim mas o Lumia já está no mercado?

          É uma grande máquina, sem margem para dúvidas, trambolho, mas grande máquina.

          1. Avatar de Dimu
            Dimu

            E o iphone já está no mercado?

          2. Avatar de Vítor M.

            Já, já o podes encomendar e dia 21 já o podes comprar.

          3. Avatar de Dimu
            Dimu

            Ainda não está no mercado para poderes afirmar que é melhor, não tens por onde comparar. Estás a dizer isso pelas características disponibilizadas pelos fabricantes, e por esse mesmo raciocínio, o lumia é melhor.

          4. Avatar de Vítor M.

            Dimu estamos a falar num produto final pronto a entregar. Podes fazer encomendas do Lumia?

            Do iPhones podes que está embalado e pronto a entregar.

          5. Avatar de Dimu
            Dimu

            Sim, mas só falaste que o lumia não estava no mercado pois assim não é possível comparar e dizer que é o melhor. E o mesmo não podes do iphone.
            Podes encomenda-lo, até já pode estar em caixas na china, mas ainda não podes comparar pois não o tens na mão. E pelas características dadas pelos fornecedores…lumia está melhor.

        3. Avatar de NoBodyCares
          NoBodyCares

          Não não tem. Só se for 1080p, de resto não tem

          1. Avatar de NoBodyCares
            NoBodyCares

            O meu coméntário é em relação ao ecrã do lumia 920 e o do iP5

    2. Avatar de Vítor M.

      Vais ver as especificações dos outros ecrãs e depois diz-me se não é verdade. Não só em termos de resolução como me termos de qualidade.

      1. Avatar de Carlos André
        Carlos André

        Já se sabe que em ecrãs a samsung está à frente, e como produz para a apple é óbvio que também tem qualidade o ecrã do iphone, depois não é só a questão do ecrã, é que o próprio ios tem umas cores muito vivas e dá claramente a impressão que é melhor o ecrã.

        1. Avatar de Vítor M.

          Cuidado, produz segundo padrões e patentes 😉 por isso perdeu e vai perder mais, porque, como ficou provado, prevaricou, roubou e vai pagar.

          Quanto ao ecrã ser mais brilhante, nem tudo o que brilha é ouro meu caro, a qualidade de imagem dos Retina tem provas dadas e comprovadas, embora tenha de dizer, o meu Galaxy SIII tem uma imagem brutal.

          Logo que me chegue o iPhone 5 já fazemos a comparação.

        2. Avatar de eduardo
          eduardo

          primeiro, a samsung não produz este ecrã
          segundo, o ecrã do iPhone tem sido sempre elogiado por ser dos melhores (se não o melhor) na sua calibração de cores. Ao contrário da Samsung com o AMOLED no smartphones que usa e abusa na saturação para criar cores mais vivas e artificiais.
          E se tivesses usado o iOS saberias que cores vivas é coisa rara ou pelo menos não mais do que no Android. Cores vivas é no Windows.

      2. Avatar de Re0
        Re0

        Quem for ver as especificações dos ecrãs de smartphones chega à conclusão de que o ecrã do Iphone 5 não é o melhor do mercado (vê, por exemplo, o htc rezound). Cá esperamos a resposta.

        1. Avatar de eduardo
          eduardo

          o que é que consideras necessário para teres o melhor ecrã??

        2. Avatar de Vítor M.

          Re0, para ti quais são os pressupostos para ser o melhor ecrã?

          1. Avatar de Jonas
            Jonas

            deve ser o tamanho… lolol

  10. Avatar de Fabio Cantu
    Fabio Cantu

    Ok, e quem está comprando o galaxy s3, também esta a pagar a “grife”?
    vamos parar de mimimi ai gente

    1. Avatar de Vítor M.

      Claro que estão e não é pouco, principalmente porque em termos de materiais o Galaxy SIII é uma máquina bem mais pobre que o iPhone.

      1. Avatar de Re0
        Re0

        Que materiais? Só se for a capa traseira.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não, por acaso a capa traseira agora tem dois materiais, ao invés de ser só video agora tem também alumínio.

          Mas deixo-te informação que é interessante saber:

          http://www.imore.com/iphone-5-vs-samsung-galaxy-s3

          Além disso e como utilizador das 3 principais plataformas da actualidade e, acima de tudo,m utilizo os mais recentes smartphones diariamente (fora o iPhone 5 que ainda não me chegou às mãos e o Lumia 920 que ainda não o posso encomendar) tenho uma ideia clara da qualidade dos materiais assim como do conforto da sua utilização.

          1. Avatar de Jonas
            Jonas

            Qual é a dúvida que Galaxy’s são e serão o material mais pobre? iPhone é americano… galaxy’s são coreanos.. estavam à espera de quê? lol

  11. Avatar de Ryan
    Ryan

    … “embora não tenha trazido nenhuma grande novidades face às muitas fugas de informação que foram aparecendo no mercado”…

    Desculpem só para dizer que mesmo com a fuga de informação as novidades não eram assim nada de especial. Pessoal uma coisa é dizer “wow” quando sai um aparelho estilo iPhone4 outra é mais do mesmo. Design é igual (apesar de mais esticado). De resto é um produto mais do que batido. Com o “leak” do iPhone4 mesmo assim se disse “wow” e com este… vai vender… Os coleccionadores “gotta get them all”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Mas qual smartphone hoje traz novidades wow? Nenhum, ou viste algum?

      As mais wow que podias ter… foi a Apple que lançou com o primeiro iPhone, desde então são pequenos incrementos tecnológicos. O SIRI, foi um quase wow… pena que não foi mais além… mas fora isso… o resto são boas novidades.

      O Lumia trouxe alguns bons pontos de inovação… mas algum wow? Nenhum, assim como não vimos nada de wow num smartphone tão badalado como foi o Galaxy S III.

      Já para não falar nos dois flops da Googe, o Nexus e o Nexus S.

      1. Avatar de Dimu
        Dimu

        Quanto às outras pessoas não sei, mas na minha opinião o estabilizador da câmera do lumia é um woww assim como a qualidade da imagem.
        Se o que eles disseram e mostraram é verdade que com aqueles videos “fake” não sabemos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Achas? Olha que esse wow saiu mesmo um uuuuuu furado de todo!!!!

          1. Avatar de Dimu
            Dimu

            Foi? Porque?

          2. Avatar de Vítor M.

            Dimu, porque?

            Porque foi uma falhanço tão grande que, mesmo que seja uma tecnologia que possa fazer a diferença, em todos os que não vão usar, ficará sempre a ideia que foi… marketing e que foram enganados, simples.

          3. Avatar de Dimu
            Dimu

            Não acho que tenha sido assim tão mau. Se a tecnologia corresponder ao que mostraram claro.
            E se assim o for. para MIM é um wow. 😀

      2. Avatar de Re0
        Re0

        Flops? Queres explicar porquê?

        1. Avatar de Re0
          Re0

          O Siri não foi um quase wow, foi mesmo um flop.

          1. Avatar de Vítor M.

            Foi um flop? Por isso foram todos atrás dele… e lá apareceu no Android pela mão da Samsung, na Microsoft, na google… enfim… o costume!

  12. Avatar de Ze androide
    Ze androide

    Bem não entendo muito bem qual a novidade?! Não é suposto uma marca lucrar com um produto? Queriam que os vendesem por $170 ? Seja a apple, seja que marca for.

    1. Avatar de Carlos André
      Carlos André

      E faltam ali muita coisa, o software (ios) por exemplo que provavelmente é o que dá mais despesa à empresa.

      1. Avatar de Vítor M.

        Sim, está nos outros (referência a desenvolvimento do SO). Mas há claramente mais “custos de engenharia”, no entanto também a Apple os dissolve noutros projectos e noutros modelos.

    2. Avatar de Vítor M.

      A novidade é o factor estratégia: as pré-encomendas do iPhone 5 ultrapassaram dois milhões de unidades em apenas 24 horas.

      Receando nova escalada de popularidade (sem hipótese para deter esta escalada claro) a Samsung fez anunciar o novo Galaxy S 4… porque razão?

      São factores intrínsecos ao mercado actual, são jogadas fantásticas de gestão comercial.

      A Samsung por sua vez está a tentar aniquilar a HTC, LG e afins…

      1. Avatar de Re0
        Re0

        Nova escalada de popularidade?
        Mas alguma vez isso foi tido em conta pela Samsung? Que o Iphone é popular já nós sabemos. Certamente a Samsung terá muitos mais motivos para lançar o S4.

        1. Avatar de Vítor M.

          nesta altura lançar um rumor? Sim sim… e lançou uma campanha publicitária com um iPhone? Sim sim, é típico de quem joga limpo 😉

          😀 gosto de um bom marketing… lembro-me de alguns bons momentos da Microsoft e da Apple…. quando tinham admiração uns pelos outros e faziam excelentes campanhas… ou a Apple vs IBM… brutal… agora a Samsung… temos visto!!!!

          1. Avatar de Mário
            Mário

            Mas tu queres comparar por exemplo o Samsung note II com o iPhone? isso é comparar uma carroça com um mercedes.

            obs:
            * iPhone = carroça
            * notem II = mercedes
            caso ouve-se duvidas.

          2. Avatar de Vítor M.

            Mário, eu não tenho qualquer dúvida, para mim o note II é uma carroça que não vai a lado algum e em pouco mais de 3 meses já ninguém ouve falar dele.

            Enquanto o iPhone será sempre aquele smartphone de topo.

            Confesso que ainda não percebi o intuito da Samsung laçar o note… é mais tralha para um segmento já por si cheio dela.

  13. Avatar de Pedro Gomes
    Pedro Gomes

    A Apple dá-se ao luxo de vender cada vez mais iPhones, iPads a cada novo lançamento, mesmo quando não acrescentam nada de verdadeiramente estrondoso e espetacular a cada nova versão.

    Até podiam lançar um iPhone que não desse para fazer/receber chamadas, que vendiam na mesma. É o culto da marca, o culto da empresa. E isto meus amigos, não é qualquer empresa que consegue. Lógico que os produtos têm muita qualidade, aliada a um bom design e à qualidade do software. 90% dos anti-apple, vêm com a história de pagar mais, por menos, mas esquecem-se que, os utilizadores da Apple não ligam tanto as características de hardware que estão “escondias”, mas sim ao software. Só quem nunca mexeu num IOS pode dizer o contrário…

    1. Avatar de Vítor M.

      Cuidado, não é bem assim… se não tiverem em atenção, se não forem inovadores, cuidadosos com a qualidade… o Ping vai fechar, o Pippin foi um flop (sim de outrora)… o TAM (sim também de outrora) 😉

      Tem de ter qualidade… ou o cliente que é exigente não aceita, vimos o caso do Mobile Me também… não basta ser Apple, tem de ser bom.

      Como por exemplo vemos na Google. Eu não troco o Gmail, ou no Windows o Chrome, ou ainda outras ferramentas que a Google tem no seu leque de oferta, são as melhores e a Apple ainda não consegue ombrear.

      1. Avatar de Pedro Gomes
        Pedro Gomes

        O ciclo de vida do produto é cada vez mais curto, o que implica que exista mais inovação. O que se pode esperar de um telefone (que na sua essência serve para fazer e receber chamadas)? Não muito mais do que aquilo que actualmente o iPhone faz, ao nível do hardware. Pode vir a ter uma ou outra novidade (materiais diferentes, baterias melhores, etc), mas nada de muito por aí alem.

        Alem disso a Apple certamente tem muitos projectos em standby para ir amadurecendo e implementando nas versões seguintes. Tem que haver espaço para ir crescendo e justificar novos lançamentos.

        Tudo bem, pode ter melhores gráficos, mais memória, etc etc etc, mas vão ser tudo melhorias ao que já existe. Quanto ao software ainda há espaço para muito mais. Vejamos o Siri por exemplo que foi muito bem aceite pelo mercado.

        O iPhone 5 foi criticado por não trazer nada de novo, no entanto as acções estão a bater os 700$, e as encomendas superam as do 4s. Quem manda é o mercado…

        Só um pormenor interessante que pode ter passado ao lado de muitos: repararam quantas vezes as câmeras da ultima keynote focou Albert Gore Jr., que para quem não sabe, faz parte do Board of Directors: http://www.apple.com/pr/bios/.

        1. Avatar de Vítor M.

          concordo em absoluto e mais…. amanhã teremos um artigo com algumas coisas que não foram apresentadas e o porquê 😉

          Mas concordo em género e número com o teu comentário.

          1. Avatar de Pedro Gomes
            Pedro Gomes

            Em baixo falaste de uma coisa muito interessante de observar na Apple, o seu ecossistema. Esta bonita palavra explica o porque de todos os dias saírem 1001 smartphones e tablets com hardware de topo e no entanto…é o que se vê. Hardware não vende só por si. Falta tudo o resto, que não se esgota no software…imagem, prestigio, inovação, serviço pós-venda, percepção que o utilizador tem de estar na vanguarda da tecnologia, etc etc etc…Como costumo dizer…estas grandes empresas têm muitas cabecinhas a pensar… nos bastidores!!

        2. Avatar de Francisco Pinto
          Francisco Pinto

          Como nada nas Keynotes da Apple é deixado ao acaso eu diria que algo se está para passar.Será que o Al Gore via ser promovido para Chairman of the board

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    Não falta aí por exemplo o lucro do vendedor? Que não deve ser pouco.
    Custos de produção, custos com logistica, custos com publicidade, custos com desenvolvimento, custos com software, custos com royalities, margens para cobrir as garantias, etc.

    o custo de um produto não é a soma dos custos matérias primas. Então as roupa deveria ser dada ou a comida deveria custar um décimo.

    Provavelmente parte destes itens até estão contabilizados, mas acho estas contabilizações muito redutoras

    A frente é igual à dos anteriores, mas já não o era do 4 para o 3GS? E não os consideramos muito diferentes? Espero pelo final do mês para dar a minha opinião final acerca deste assunto. Obviamente que não sou parvo para dizer que o form factor é muito semelhante, só mudando as dimensões. Mas o design é o form factor + materiais + cores

    A camara do 4S é fabulosa, perdendo apenas à noite.Tenho uma DSLR e passeia-a a usar bem menos. Então a compacta quase que encostou (anda com a minha ex-sogra). Não quero dizer que seja a melhor. Quero apenas dizer que é muito boa. Obviamente queremos sempre mais

  15. Avatar de darth
    darth

    este video sobre o iphone 5 do do Jimmy Kimmel está muito bom. explora um pouco a burrice tipica do utilizador iphone

    http://youtu.be/rdIWKytq_q4

    1. Avatar de Pedro Gomes
      Pedro Gomes

      lol…qualquer patinho cai…Apple vende só pela maça…

      1. Avatar de Vítor M.

        Olha que não, os milhões de utilizadores, até os mais conceituados donos da Google, são exigentes, serão até dos mais exigentes. Cuidado com essa ideia que é exactamente o contrario, os clientes Apple são os mais exigentes.

        Se reparares em qualquer meio cientifico, artístico, industrial, estudantil… tens Apple como ferramenta escolhida. Repara bem se não é assim 😉

        1. Avatar de Dimu
          Dimu

          gostava de saber onde vais buscar essas estatísticas… sério.. 😀

          1. Avatar de Dimu
            Dimu

            Prefiro olhar para os shares, e ver que a apple apenas tem 7% do share de sistemas operativos. Por aí já podes ver qual a ferramente de eleição 🙂

          2. Avatar de Vítor M.

            Mas já viste bem o que cresceu nos últimos anos? E já viste que em termos de sistemas operativos móveis, é quem lidera o mercado? Já viste que lançou um segmento novo há 3 anos e desde então ainda não tem concorrente? Já viste que tem ganho segmentos que havia perdido para os seus concorrentes, como é o caso dos portáteis?

            Tudo isso é fruto da qualidade, os outros também t~em qualidade, mas falta-lhes ecossistema e prestigio, que nesta altura fala mais alto… mesmo em alturas de crise financeira… Apple é cara mas vende… nem tudo é o melhor do mercado mas… dentro de um bom MacBook PRO corre o melhor dos sistemas operativo 😉 o Windows e é lá onde corre melhor o Windows 😉

          3. Avatar de Dimu
            Dimu

            Quando disse 7% era já a contar com tudo. Mercado móvel incluído. E o mercado móvel foi a unica razão para o crescimento da apple nos SO’s. senão continuava com os seus 3%.
            Se tem concorrentes? SIII, já vendeu mais que iphone, por isso nesse aspecto a apple já está em segundo.
            Nem sei como podes dizer que o MACos é o melhor dos sistemas operativos quando claramente 86% da população mundial (que usa SO’s) discorda de ti.

          4. Avatar de eduardo
            eduardo

            @ Dimu
            7% já a contar com tudo! deves estar pedrado.
            Se se contasse o iPad como computador, a Apple seria neste momento o maior fabricante a nível mundial, com pelo menos 20% do mercado! E a venda de PCs tem vindo a cair muito por culpa do iPad – que por sinal até tem aumentado cota de mercado nos tablets face ao Android.
            Nos smartphones tem um valor perto dos 20%.
            Faz lá as contas!!

            PS: o Mac deve ter neste momento mais que 5% de cota no mercado mundial de computadores

          5. Avatar de Vítor M.

            Dimu onde disse eu que o Mac OS X é o melhor dos sistema operativos?

            De facto não queria ser desagradável, mas, em tom de brincadeira e boa disposição… vê se juntas mais tabaco ao que andas a fumar e lê o que escrevi. Não estão a ler devidamente o que escrevo, depois dizem asneirada 😉

          6. Avatar de lopes
            lopes

            amigo Vitor M.
            tenho lido atentamente o que se tem escrito e lamento ver, que infelizmente não consegues ser imparcial nos teus comentários.
            quanto á escolha de qualquer objecto eletrónico para ti ,a apple é a deusa…
            tudo o que sai de lá ,mesmo que seja “trampa” é sagrado…
            eu não tenho duvidas ,que os produtos apple ,são de qualidade,mas será que valem o preço que cobram,será que merecem esse teu apego a essa marca,ou recebes alguma cota pela prestação desse serviço…..??
            quando se falam em camaras fotográficas de telemoveis ou smartphones .eu só aconselho,se
            querem boas fotos ,comprem boas máquinas fotográficas cannon,casio ,sony,olympus,só para citar algumas..
            mp3..?já ouviram o som numa porcaria dum mp3 ,da marca sansa clip +??depois digam -me alguma coisa..
            internet 2,3x mais rápida..??
            eu possuo um htc one s e não vou perder tempo a cronometrar aberturas de páginas…haja paciencia…
            quanto a telefone,não sei se sabem, mas em africa existem muitos “nokias” fabricados no dubai e na china,outro dia um caiu dentro de um bidon de gasoleo,lá dentro ouvia-se o toque..quando se tirou enxugou-se e está trabalhar..
            espantado..???
            tb eu fiquei…
            viva a imparcialidade ,não podemos andar sem olhar para os produtos que estão ao lado,pois todos eles tem coisas mt boas e coisas más.
            qualquer smartphone é utilizado como telefone ,”desenrasca” de fotografias,mp3 e de internet…
            esta é a minha humilde opinião…
            lopes

          7. Avatar de Vítor M.

            lopes… brutal o teu comment… tirando uma ou outra “asneira”, gostei largo 😀

            Mas deixa que te diga… eu não gosto de tudo o que a Apple faz, não, até porque gosto muito de boas ferramentas de trabalho que a Microsoft produz (entre outras), uso-as no meu dia a dia, como o Windows por exemplo 😉

            Além de outras ferramentas de outras empresas que não Apple.

            Máquinas fotográficas para mim não há melhor que a Canon… o meu amigo Chagas diz já que Nikon é que é… são opiniões e eu respeito, mas para mim é Canon 😉

            Smartphones?

            Perdi a conta do número de máquinas que tenho… a sério, mas o iPhone é top para mim.

            iPad…. tenho-os todos e não troco por nenhum com Android… isso não há nada que lhes chegue e no meu dia a dia de trabalho já não sei andar sem ele.

            Mas gostei do teu comentário e só te posso dizer que sou imparcial, quando sou fidedigno em termos de utilizador.

            Se a Apple paga algo? Bem pelo contrario, é onde gasto mais dinheiro, as outras marcas ainda nos mandam algo, a Apple “mãos de fome” não mandam nada.

            O resto… é treta de quem não conhece a Apple, os que conhecem, concordam comigo 😉

          8. Avatar de Miguel

            @Dimu
            Preferes quotas de mercado?
            Então pega lá as medições da statcounter para veres a fraqueza do OS X
            http://j.mp/Pxvrf9

        2. Avatar de Pedro Gomes
          Pedro Gomes

          Quando disse que vendia só pela maça, quis dizer isso. A marca Apple (que é algo intangível) é uma das mais valiosas no mercado, já para não falar na empresa em si. Logicamente que está associada a qualidade, e a uma série de adjectivos que não interessa agora enumerar. Tudo que são livros de gestão referem a Apple como exemplo, e logicamente não é por acaso. Fanatismos à parte, é uma empresa que quer crescer devagar, não chegar a todos os consumidores de uma só vez, e guardar espaço para ir crescendo de forma sustentada por mais uns bons anos.

          1. Avatar de Vítor M.

            Olha… tocaste num ponto importante.

            A ciencia da gestão. Li há uns tempos um artigo que falava no tipo de gestão, que esse tipo de gestão já fazia “escola”.

            É importante notar que o crescimento desta empresa é algo sustentado nos seus produtos… não é numa bolha publicitaria…

        3. Avatar de Mário
          Mário

          qual a percentagem? sabes?

  16. Avatar de The Man
    The Man

    Reparem no custo do Nexus 7…

    A Google vende um Nexus 7 por 199$ e ja inclui custos de (Materiais, Assemblagem, Logistica) e até Impostos.

    E ainda oferecem um voucher para a Play Store.

    Epa não é a Apple são todos… Os custos de fabrico dos equipamentos electrónicos são todos absurdos para o que pagamos.

    Mas é simples vejam um custo de um carro, qualquer 1 para uma empresa e vejam o preço que pagamos e pensem se acham que é so o iphone 🙂

  17. Avatar de Mário
    Mário

    Queria saber a vossa opinião.
    O que dizem em comprar um mac pro e usar o SO windows 7?
    É uma boa escolha e ou opcção?

    1. Avatar de Jonas
      Jonas

      Tendo mac e OSX, para que raios vais precisar de windows? lolol

      1. Avatar de Mário
        Mário

        o OSX é uma porcaria. Não encontro nenhum ERP nacional para poder usar nele. O portátil é para usar numa empresa.

        1. Avatar de The man
          The man

          Deves andar enganadinho da vida.

          Quantos ERP’s queres para usares em OSX?

          1. Avatar de Mário
            Mário

            portugueses? diz lá o que aranjas que necessito

    2. Avatar de QuintaS
      QuintaS

      será o mesmo que comprar um carro a gasolina e por gasóleo, mas isto é a minha opinião

      1. Avatar de Mário
        Mário

        que comparação mais estúpida. se puseres gasóleo o carro anda?

  18. Avatar de Serginho M

    Queria partilhar esta curiosidade, com todos os amantes da tecnologia. (http://www.wired.com/gadgetlab/2012/09/iphone5-spec-showdown/). O iPhone 5 leva meio por meio do Lumia 920 nas opções de compra, enquanto o Galaxy SIII, é mesmo esmagado pelo Lumia.

  19. Avatar de Gadget de luxo..
    Gadget de luxo..

    A TVE24H mostrou, desde Pequim, o lançamento duma cópia perfeita do iphone 5, 24 h antes do seu lançamento oficial, e por só 89Euros. O fabricante é famoso por se antecipar aos produtos patenteados. O iphone funciona na perfeição e cumpre, segundo os restes efectuados por vários especialistas.À Apple resta estagnar como a Sony,a Philips e dezenas de outros ex potentados

  20. Avatar de Paulo Correia
    Paulo Correia

    Falta é o custo de R&D…..

    1. Avatar de Moedinha
      Moedinha

      Bom ponto esse.

  21. Avatar de RaCcOn

    Mais uma vez a história se repete…

    O pessoal consegue comparar coisas que nunca teve nas mãos…
    O pessoal quer é Ghz, MegaPixel e Gb, pena que não se vendem a bulso…
    O pessoal critica apenas por criticar, mas no final de tudo só não compram se não tiverem dinheiro para tal.

    Aguardo pacientemente para ter um iPhone 5 nas mãos para poder opinar em relação ao mesmo.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Just follow the leader… nem que o processador tivesse 1GHZ, basta ter um 5 que toda a gente compra lol

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Não percebi o teu ponto de vista

          1. Avatar de Eduardo
            Eduardo

            muito simples! não falta qualidade ao iPhone.
            O iPhone tem um processador de 1GHz e deixa a concorrência para trás, bem para trás.
            Nem o processador de 4 núcleos a 1,4GHz do S3 consegue acompanhar

            http://www.anandtech.com/show/6309/iphone-5a6-sunspider-performance
            http://www.anandtech.com/show/6298/analyzing-iphone5-geekbench-results

        2. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Estás a dizer que processador de 1Ghz de um iPhone é melhor que um Quad do S3?

  22. Avatar de miguel figueiredo
    miguel figueiredo

    Não caiam no erro de pensar que o lucro é exagerado, já trabalhei em varios fabricantes do segmento electronico e trabalhei na vertente da viabilidade económica de diferentes projectos. A media de custos do fabrico de um produto para ser viavél rondava os 20%. Não esquecer que só a àrea comercial e administrativa consome cerca de outros 20% (varia consoante o fabricante, variável dos 16% aos 24%), mais os custos logisticos (de 2% a 4%), mais os custos de estrutura do concelho de administração (cerca de 10% incluindo as despesas que as funções geram), e já vamos em 60%…os resultados liquidos antes de impostos normalmente rondam entre os 15% e os 25%. Por isso se o custo de fabrico for mais de 20%, por exemplo se passar os 40%, tornamos facilmente um bom negocio num inviável. Pelo que estes custos apresentados neste post não deviam chocar!

    1. Avatar de eduardo
      eduardo

      alguns dos custos que indicas são basicamente fixos – independentes das vendas! A Apple tem margens à volta dos 40%

  23. Avatar de miguel figueiredo
    miguel figueiredo

    …e não inclui os custos de desenvolvimento que podem facilmente absorver 1 a 2 anos de produção.

  24. Avatar de Chulos
    Chulos

    Cambada de chulos!!!

  25. Avatar de Arcanjo
    Arcanjo

    Os Impostos nao Contam??? 23 por cento Vai para o estado, o que da mais de 230 euros… Tao entendidos e eskecem-se disso?????

    1. Avatar de Vítor M.

      IVA nos Estados Unidos? Será que sabes do que falas? Hehehe já vi que não.

      Caro, nos states não tens ‘VAT’ 😉

      Ainda levamos com “Tao entendidos e eskecem-se disso????”

      GOD!

  26. Avatar de César Oliveira

    167 Dolares é quanto custa a escravatura e a desumanidade

    Para depois vender isso por uns 1000 dolares ou mais

    Está tudo dito

    Cumprimentos
    César Oliveira

  27. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Ó Vítor M. e que tal um comparativo mande in PPLWare com todos os top de gama de cada marca? Comparativo nu e cru, assim tirava-se muitas duvidas sobre o almighty iPhone 5

    Fica a dica 😉

  28. Avatar de Castigador da Parvoíce
    Castigador da Parvoíce

    Substituir a bateria noutro telemóvel: pagar o preço da bateria nova na ordem dos 20 ou 25 € no máximo, abrir o telemóvel e substituir.

    Substituir a bateria num iPhone: não dá. A Apple inventa novos parafusos para impedir os clientes de abrirem os seus produtos. Vende o iPhone com uma bateria que não pode ser substituída. A única opção é pagar num iStore um valor de 80 € ou comprar um iPhone novo. “Felizmente” para os clientes que sofrem com esta OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA, há um novo modelo de 6 em 6 meses…

    Cloncluíndo, a Apple não tem os melhores produtos e muito menos o melhor suporte, mas sim o melhor departamento de marketing de todos os tempos! Só assim se explica que uma empresa sem um pingo de ética nem honestidade e com preços super inflacionados (de produtos com componentes fabricados no mesmo local (China) que os da concorrência) tenha tantos fans, que até fazem altares aos iPhones em casa e penduram nas paredes fotografias do Steve Jobs.

    1. Avatar de Serginho M

      E não esquecer que, essa marca fantástica só dá um ano de garantia aos seus produtos, fugindo às regras comunitárias. Para teres os dois anos, tens de arrotar com mais dinheiro. Não é à toa que a Deco esta com um processo contra a Maçã. Defendem essa marca com unhas e dentes, mas esta é a realidade.