Problemas com eletricidade? Portugal com dificuldades no fornecimento

55 Comentários

Está com problemas de eletricidade? Tendo em conta toda a evolução dos últimos anos e implementação de sistemas de energia renováveis, parece estranho um país ter problemas ao nível de fornecimento de energia. No entanto, Portugal está a passar por um período desses.

Segundo a EDP, houve um aumento de consumo de eletricidade devido ao frio e ao teletrabalho que têm levado a falhas no fornecimento.

Problemas de eletricidade? Portugal com dificuldades no fornecimento


Falhas de eletricidade por causa do frio e teletrabalho…

A EDP Distribuição registou interrupções no fornecimento de eletricidade. A empresa atribuiu tais falhas ao aumento do consumo devido à descida da temperatura e incremento do teletrabalho, situação que levou ao reforço das equipas, estando previstos reforços adicionais se tal for necessário.

Fonte oficial da EDP Distribuição afirmou ter verificado “que têm ocorrido algumas interrupções no fornecimento regular de energia, nos últimos dias”, estando estas relacionadas “com a descida abrupta das temperaturas, em particular nas redes de Baixa Tensão, nas zonas urbanas”. A mesma fonte oficial admite que tais interrupções “também poderão estar a ser potenciadas por uma alteração do padrão de consumo da energia elétrica, resultante do incremento do teletrabalho”.

Problemas de eletricidade? Portugal com dificuldades no fornecimento

Questionada pela Lusa se esta situação de falha de eletricidade se poderá repetir durante os próximos dias, tendo em conta que se mantém a previsão de temperaturas baixas, a EDP Distribuição assinala que a previsão meteorológica para os próximos dias “não configura uma regime de exceção” pelo que não espera “um agravamento da situação atual”.

A EDP Distribuição mantêm-se atenta às ocorrências que possam surgir, procedendo a reforços adicionais de meios, se necessário, visando a célere resolução dos incidentes”. Em Portugal e pelo mundo as temperaturas baixaram drasticamente e, tendo em conta a pandemia, há também muita gente a trabalhar a partir de casa. A eletricidade é um bem essencial para o conforto, mas também para o trabalho, seja ele local ou à distância.

Leia também…

Portugal bate recorde na produção de energia sem carvão

 

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Já Foste
    Já Foste

    Temos de construir uma rede de fornecimento de energia elétrica resiliente e que não dependa de sistemas informáticos, sei que pode ser louco mas daqui a uns anos será necessário para não haver cortes de eletricidade.

    1. Avatar de ElConquistador
      ElConquistador

      Também estará relacionado com falta de energia produzida, sou a favor de apostar o máximo nas renováveis, mas farão bem fechar a Central termoelétrica de Sines ainda sem alternativa, e se nos falta energia onde vão buscar? Ficamos parados a espera?

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      O corte não é devido a sistemas informáticos, é devido à rede não ter capacidade devido aos picos de procura, e ao tempo que demora até existir compensação por centrais convencionais. Na Austrália existia muito esse problema, até a Tesla implementar grandes acumuladores para dar resposta a picos de procura e falhas na rede.

      1. Avatar de Nuno T.
        Nuno T.

        Não! Isto aconteceu por avarias na rede de distribuição em certos locais, onde a “procura” superou a capacidade dimensionada para os postos de transformação da rede nos locais, ao que tudo indica por ligações ilegais à rede.

      2. Avatar de André Silva
        André Silva

        A nível da produção de energia não há qualquer problema. A rede é muito resiliente. O problema é a rede em baixa que além das puxadas, pode em alguns casos não estar dimensionada para isso.

    3. Avatar de Pedro V
      Pedro V

      Ou que dependa mas que tenha alternativa em caso de ficar sem acesso aos sistemas.

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        A rede já está montada dessa forma. Nunca na vida é um sistema que seja acessível assim facilmente a partir do exterior.

    4. Avatar de carlos
      carlos

      Podíamos voltar ao tempo em que produzíamos por estimativa de consumo quer fosse ou não fosse necessário, com desperdícios enormes e custos ambientais desnecessários.
      Era por os reatores sempre em potência máxima.
      Um pouco de bom senso supera facilmente a ignorância que os habituais comentadores de bancada possam ter sobre este e outros assuntos.

    5. Avatar de Ci
      Ci

      Fez-me lembrar isto.
      https://www.youtube.com/watch?v=mQhjqCd7Eec

      Para quem já viu, atenção: isto é um documentário entertainment, mas que não deixa de tocar nalguns factos que podem de facto criar algum atrito no sistema. Se causarão colapso ou não, niguem sabe…

    6. Avatar de Cortano
      Cortano

      Muito pelo contrário, o futuro são Smart grids.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Porque não utilizar a APP da REN que tem uma visualização apelativa e com muita informação. Ou então http://www.centrodeinformacao.ren.pt

  2. Avatar de MalicX
    MalicX

    Pois. E os anormais do PS e restantes esquerdeopatas só pensam em acabar com as centrais de ciclo combinado ou fuel oil.
    Essa mania dos verdinhos só com um pau de marmeleiro no lombo é que resolve. Inúteis de merd@@@.
    Olhem lá para os painéis solares a debitar Zero e aqueçam-se com calor virtual. Mas verde claro.

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      Lê o artigo outra vez.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Podem optar pela solução implementada na Austrália pela Tesla, que acumula energia gerada em momentos de excesso de produção, para depois ser utilizada em picos de procura. A tempo de resposta da Tesla é imensamente inferior a uma central a combustíveis fósseis.

      1. Avatar de Samuel MG
        Samuel MG

        Em Portugal é uma coisa e na Austrália foi outra. Nunca tive falhas no fornecimento da eletricidade.

    3. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Isto não aparenta ter a ver com capacidade de produção de electricidade. São falhas na rede por “sobrecarga” que leva a avarias, em muitos casos devido a ligações ilegais.

      1. Avatar de PeterSnows
        PeterSnows

        No meu caso nada tem a ver com ligações ilegais.
        Simplesmente os PTs não têm capacidade.
        E um problema de dimensionamento da rede.

        Se nem para um inverno mais rigoroso são capazes, quanto mais para carros electricos, …

        Em 2 locais de consumo ando há 2 anos a ver se me resolvem o problema.
        Em minha casa a tensão vai aos 190v e até agora nada fizeram
        Em outro prédio o disjuntor da rua cai varias vezes no ano.
        ….
        A mim parece que a rede de distribuição não está em muito bom estado nem preparada para o maior consumo crescente.

        1. Avatar de Nuno T.
          Nuno T.

          é possível que isso aconteça, embora diria que não seja tanto por mau estado mas para controlo de custos. O meu comentário foi uma das explicações que encontrei para as avarias na região de Lisboa.
          Quanto a consumo crescente, acho que há uns anos atrás o consumo seria maior.

          1. Avatar de PeterSnows
            PeterSnows

            Para mim ,controlo de custos significa que não estão a fazer o que deviam fazer.
            Logo digo que está em mau estado.
            Se os PT não tem capacidade para fornecer o que os clientes tem contratado e quando fornecem é de má qualidade (tensão baixa) é porque a infraestrutura está mal.

    4. Avatar de André Silva
      André Silva

      Agora tudo é culpa do governo! Apre! Se fosse o chega não havia problrma.
      As centrais de ciclo combinado estão para ficar. E são essas que produzem. Vejam o site da REN , aprendam alguma coisa. E não há falhas na geração de energia. Nunca houve e é altamente improvável que aconteça. A menos que passemos de 8000Mwh de consumo para 25000.

      1. Avatar de Tozé
        Tozé

        Lógico que é culpa do (des)Governo, caso não saibas existe um contrato de concessão, que possivelmente tem clausulas.

  3. Avatar de MalicX
    MalicX

    Só para completar, fui agora olhar para a minha produção de hoje – 600 watts.
    Compras na EDP = 35kwh. Lindo

    Ainda bem que graças aos maravilhosos xuxas que nos goverman os painéis altamente subsidiados foram baratos. 6 painéis 300€. Mesmo assim esses 300€ vão demorar a amortizar.

    1. Avatar de André Silva
      André Silva

      Se fosse o chegofilo não havia problema. Esse é que é bom. Ah eu não compro nada á edp. Já não sou cliente á anos.

  4. Avatar de Gui
    Gui

    Problemas de eletricidade!!!!!
    Onde foram buscar essa?

    Ninguém que eu conheça está com esses problemas!?

    Tá tudo maluco ? Só inventam

  5. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Sei de pessoas que pagam quase 100 euros por mês só na conta da electricidade.Quando antes,por esta altura do Inverno,e noutros anos,não pagavam mais de 45/50 euros.É aquecimento central,é aquecedores em todas as divisões da casa/apartamento,é um pouco de tudo.Depois queixem-se… Olhem,aqui por casa é um fogão de lenha na cozinha e basta.Gasta-se bem na lenha mas não se abusa nos aquecedores.Tem que ser pois não somos ricos.Tomara eu.

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Então é se pago as facturas não tenho direito a ser fornecido? Façam dimensionamento em condições. Sim, sou dos tais que pago mais de 100€ por mês!

      1. Avatar de André Silva
        André Silva

        Tiago, uma sugestão. Ver eletrodomésticos grandes consumidores como frigoríficos, etc etc. Eu tinha uma arca que consumia 90kwh por mês. Baixei a minha conta dos 75€ para os 45€

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Não tenho. É tudo recente. Mais antigo tem menos de 10anos

    2. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      Ainda bem.
      As pessoas querem ter mais (ou por vezes um mínimo de) conforto e pagam por isso.
      .
      Ou será que só posso ter 3,45kva ?
      Por essa ordem de ideias também só devo consumir 1Mb de internet por mês correcto ?

  6. Avatar de carlos
    carlos

    Preparem a rede para o aumento do consumo para carregamentos de carros elétricos, porque o consumo vai aumentar.

    1. Avatar de PeterSnows
      PeterSnows

      +1
      VE, Ar Condicionados, … e tudo mais
      Será que andam a dormir e não andam a trabalhar para melhorar a rede ?

    2. Avatar de Tozé
      Tozé

      Lá vai o povo pagar mais uns milhares de milhões para reformular a rede eléctrica.
      Se a electricidade é cara, esperem pela pancada do carregamento dos veículos eléctricos, só de pensar até doí.

  7. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Se é assim com um pouco de frio, agora imaginam se toda a gente tivesse mque carregar os seus lindos popós a pilhas ao mesmo tempo! Ia ser lindo!

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Voltamos ao petromax e candelabros

  8. Avatar de Rui
    Rui

    Que chatice, afinal o aquecimento global foi-se embora!!!!!!!!

    Este inverno está a ser particularmente frio. Eu próprio registo de manhã, antes de chegar ao trabalho, temperaturas a rondar os -10 graus pelas 9h!!!!!! Temperatura máxima durante o dia e apenas com sol, de 1 a 4 graus!!!!!!! Aliás pela primeira vez em 18 ou 19 anos, tive as portas totalmente congeladas e sem abrir (é preciso muita paciência para abrir uma porta totalmente congelada!!!!!!

    Voltando à energia, o país está a apostar sem reflectir, apenas nas energias renováveis (principalmente solar e eólica) e esquece-se de que se estas falham, fornecem energia com o quê? Solar com temperaturas negativas…….. boa sorte! Eólica funcionam sobretudo à noite (mas o pico com o teletrabalho e a indústria a consumir é durante o dia…..). Entretanto a hídrica que também é considerada renovável e amiga do ambiente (apesar de matar totalmente os rios), está sem água para turbinar (as reservas em excesso já foram turbinadas logo no final da época dos incêndios).

    Como somos uns tipos inteligentes que querem acabar com as centrais a carvão e a gás e não temos energia nuclear…….. restam as velas dos candelabros!

    É admirável os estratego-patetas que temos, são um farol da nossa civilização!!!!!! E então quando desligarem a última central a carvão que resta e liquidarem as de gás, vamos comprar petromax!?!?!? Tudo a bem do progresso, claro!!!!!

    1. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      Isto não tem nada a ver com falta de produção de energia!

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Desculpa, mas se bem percebi a tua primeira frase: estás a dizer que por estar frio, não existe aquecimento global…?

  9. Avatar de Alfredo Simões
    Alfredo Simões

    Pois é… só existe infraestrutura nas grandes cidades.

  10. Avatar de Muitas nuvens
    Muitas nuvens

    Centrais a carvão e gás são para fechar.
    Energia Solar: eficiência de 35% nos melhores dias o que significa 65% de perdas
    Energia Eólica: quando há vento e o pico de produção é à noite, e eficiência também é curta
    Energia Hidrica: Matam-se rios e cada vez chove menos, logo o caudal é cada vez menor
    Energia Nuclear: reatores de fusão ainda em testes, de fissão diz a populaça “não obrigado”
    Com o abandono das energias fósseis e o consumo de electricidade a disparar, não acham que temos um problema bem grande para resolver, e que não há soluções optimas, nem a ideologia ou fanatismo “verde” vão resolver algo?

    1. Avatar de Keyboardcat
      Keyboardcat

      O que é que a eficiência tem a ver? Por o que vale os motores de combustão em qualquer automóvel tem menos de 20% de eficiência e não é por aí que a sociedade não os usa.

      Nenhum destes problemas é causado por renováveis. E o custo de renováveis é competitivo e até inferior a outros meios como o carvão. Por isso sim, renováveis é a escolha inteligente.

      Há sempre sol, vento ou chuva em algum lado. Isso nunca foi um problema. E os picos de consumo conseguem ser resolvidos com tecnologias de armazenamento que cada vez são mais rentáveis comparado com o custo de manter centrais de gás natural em standby.

      Mas já percebi que inteligência não é o teu forte, fica la com a tua ideia. Espero que tenhas sucesso na vida.

      1. Avatar de Muitas nuvens
        Muitas nuvens

        Claro que não tem nada a ver: perder 70% de energia, o que é isso comparado com o raio da terra. Oh pá, se não percebes o que te dizem ou não tens cérebro para analisar o que se escreveu, vai ver o Big Brother que é mais consentâneo com o (pouco) cérebro que tens!

    2. Avatar de Tozé
      Tozé

      O problema é sempre o mesmo, quando a realidade choca com a teoria, principalmente os fundamentalistas e consumistas Ecológicos que não entendem o que é o Mundo real.

  11. Avatar de Paulo
    Paulo

    A EDP distribuição só investe onde da lucro.
    Paga-se taxas e taxinhas, mas não é para investir na rede.

    1. Avatar de Tozé
      Tozé

      Quem investe na rede são os Portugueses, com os acordos que as eléctricas fazem com o Governo.
      Esperemos que o investimento no Hidrogeno em Sines não seja um buraco sem fundo, mas como a realidade nos demonstrou, resta-nos apenas ter FÉ.
      Que gerir e montar negócios que sejam rentáveis não está ao alcance de nenhum Governo em Portugal.

  12. Avatar de Antonio Santos
    Antonio Santos

    Hoje por acaso tive “problemas”com a energia, tenho uma UPS que quando a tensão da rede baixa ou sobe anormalmente, esta constantemente a apitar.:( Fui medir a tensão aqui de casa, rondava os 180, 190V!
    Isto à tarde, curiosamente agora a noite está nos “normais”210, 225.

    1. Avatar de Gui
      Gui

      Ouvir um apito é um problemA?
      Aconteceu mais alguma coisa além de um apito?

      1. Avatar de Antonio Santos
        Antonio Santos

        Não houve mais problema nenhum, além da UPS estar em constante alerta. Experimenta ter uma a fazer barulho durante a noite!… mais para o final da noite a situação piorou.Tive que a desligar.

      2. Avatar de Tozé
        Tozé

        Não deves saber o que é uma UPS.

        1. Avatar de Antonio Santos
          Antonio Santos

          A sério??… Explica lá então o que é uma UPS.

  13. Avatar de Fernando Rodrigues
    Fernando Rodrigues

    Zona Centro, Verão ou Inverno é raro o mês em que não falte a eletricidade .

    1. Avatar de Gui
      Gui

      Não tem nada a ver com esta notícia.

  14. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Com cada comentário…enfim…