Primeiro navio movido a hidrogénio dos EUA está oficialmente pronto

43 Comentários

O Sea Change, um catamarã movido a hidrogénio, acaba de obter autorização da Guarda Costeira para operar comercialmente na Bay Area.


 

O primeiro navio movido a hidrogénio

O promotor de embarcações marítimas SWITCH Maritime recebeu recentemente a aprovação da Guarda Costeira dos EUA para operar o seu principal ferry a hidrogénio, o Sea Change, como um serviço público de ferry.

Estamos imensamente gratos pelo apoio da Guarda Costeira dos EUA e de todos os nossos parceiros ao longo do caminho até à conclusão. Esta não é a linha de chegada, mas apenas um ponto de partida a partir do qual podemos construir muitos mais.

Afirmou Pace Ralli, Diretor Executivo da SWITCH.

O Sea Change está equipado com células de combustível de hidrogénio que alimentam os seus motores totalmente elétricos. Estas células permitem que a embarcação viaje até 300 milhas náuticas (555 km) a velocidades de até 27 km/h e não requerem infraestrutura de carregamento em terra.

 

Sea Change – capacidade para 75 passageiros

Construído e lançado no estaleiro da All American Marine em Bellingham, Washington, o Sea Change é um catamarã para 75 passageiros com um sistema integrado de energia a hidrogénio da Zero Emission Industries que possui 360 kW de células de combustível da Cummins e 600 kW de propulsão por motor elétrico da BAE Systems.

Após um evento de lançamento formal em junho, o Sea Change será operado num serviço piloto de seis meses pela Autoridade de Transporte de Emergência Aquática da Área da Baía de São Francisco. É financiado por um patrocínio público-privado que inclui os Golden State Warriors e um subsídio de 3 milhões de dólares do California Air Resources Board.

A SWITCH Maritime colocará o ferry a hidrogénio numa rota mais permanente quando o piloto terminar. A empresa está também a desenvolver novos projetos de ferries maiores e mais rápidos para a Baía de São Francisco e outros grandes mercados de ferries dos EUA e internacionais.

 

Leia também:

Alpine Alpenglow Hy4: não se intimide, que o motor de hidrogénio não estraga a festa

 

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Aves
      Aves

      Nice? O barco é minúsculo. Ao menos o barco chinês movido a baterias (para navegar no rio e que tem que ir trocando de baterias ao longo do percurso) que num post foi apresentado como o futuro da navegação, sempre era um barco grande, porta contentores.
      Para ti, pode ser a hidrogénio, a baterias elétricas é que não 🙂

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Target’s diferentes… este catamaram é para transporte de pessoas de uma margem para a outra… faz todo o sentido ser a hidrogénio e que produza o seu próprio hidrogénio para alimentar os motores. Será um sonho ter um catamaram com esta tecnologia aplicado ao uso privado por ex. Sou a favor dos BEV e completamente contra o hidrogénio nos carros, agora há que analisar para que utilização é…

        1. Avatar de Aves
          Aves

          “Estordinário”! Capacidade para 75 passageiros!
          Os catamarans elétricos da Transtejo transportam 540 passageiros sentados.

          1. Avatar de 2 dedos de testa
            2 dedos de testa

            Baby steps, iterações, é assim que se evolui

          2. Avatar de JL
            JL

            Calma, ele só é contra veículos eficientes que usem energia renovável e também proveniente do gás natural, no entanto é a favor se uma solução ineficiente que usa maioritariamente, 98% de energia do gás natural.

            Loool, realmente não se entende…..

          3. Avatar de Pedro António
            Pedro António

            Por algum lado se tem de começar! Onde está o problema do catamaran? Não há cidade pequenas’?

        2. Avatar de JL
          JL

          Produz o próprio hidrogênio como ? Com motores diesel ?

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Calma @Aves, tudo tem um princípio.

        1. Avatar de JL
          JL

          Desde os anos 60 que dizem isso.

        2. Avatar de Aves
          Aves

          O teu critério é – desde que não se tenha de parar para carregar a bateria (ou trocá-la por uma carregada, como o porta-contentores chinês de rio) está tudo bem 🙂
          Quem sabe se não se poderá ir com o carro a um posto de combustível meter hidrogénio. Carregar a bateria, no mesmo tempo, é que nunca 😉
          Mas já está demonstrado que produzir hidrogénio para o parque automóvel não é rentável. E o e-fuel também não.

          1. Avatar de JL
            JL

            Não é bem assim, só é sustentável aquilo que gasta muita energia e aproveita pouco, o contrário é que não é sustentável. Lol

          2. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não desesperem, há jazidas de H2 branco até 3000 dC

          3. Avatar de JL
            JL

            Pois há. Looool

    2. Avatar de JL
      JL

      Mas este tem também baterias , veja lá se não lhe dá um vomito enquanto passa de um margem para a outra. Loool

  1. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Parece-me ambicioso chamar de navio a um barco para 75 pessoas

    1. Avatar de Fred
      Fred

      Embarcação coberta destinada a navegar no mar (ou rios muito caudalosos)

      “navio”, in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/navio.

  2. Avatar de PJA
    PJA

    Veículos onde o hidrogénio pode ser útil como combustíveis limpo.

    1. Avatar de JL
      JL

      Depende de como ele é produzido e obtido, 98% dele é sujo.

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Tal qual a electricidade.

        1. Avatar de JL
          JL

          Exato, só que a electricidade é 4x mais eficiente.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Serias duvidas nessa falácia da bíblia elektra.

          2. Avatar de JL
            JL

            Tem sérias dúvidas ?

            Então se usa algo que vai produzir electricidade, que tem um rendimento de 50%, para carregar uma bateria e no fim usar motores eléctricos, qual é mais eficiente? É preciso fazer contas ? Loool

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Para ter H2 basta cavar. Vai ser cada cadela cada minhoca.
            Dê tempo ao tempo e não se enerve. Há-de sobrar um cantinho para os seus adorados elektros.

          4. Avatar de JL
            JL

            Basta ? Onde, mostre lá, se é tão fácil porque não o usam ?

            Eu dou tempo, mas parece que você não….

            Já agora, esta embarcação é eléctrica.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vão usar, esteja descansado. 1⁰ há q construir a infraestrutura necessária para ser destribuido.

          6. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            *Distribuido

          7. Avatar de JL
            JL

            E demoram tantas décadas porquê? Há mais de 100 anos já havia.

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Não compensava. Não havia infraestrutura.
            Agora é que vai ser criada a sério, pelo menos na UE.

          9. Avatar de JL
            JL

            E agora há ? Onde ?

          10. Avatar de JL
            JL

            Criada onde ?

            Será que é por causa dos dinheiros a fundo perdido que prometem tudo ? Como já é habitual….

        2. Avatar de JL
          JL

          98% da eletricidade é suja ? então porque querem produzir hidrogénio a partir de eletricidade ?

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            O H2 que vc invocou (cinzento) não precisa electricidade para coisíssima nenhuma. Bastam gás e oxigénio.
            Deixe de andar a inventar!

          2. Avatar de JL
            JL

            Mas ele existe onde ?

            Não ? Então os compressores e refrigeradores trabalham a quê ?

            Quem anda sempre a inventar já se sabe quem é.

          3. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Isso são “peaners”

          4. Avatar de JL
            JL

            São só quase 20% de todo o consumo.

          5. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Siga, o tempo é demasiado precioso para se perder a olhar para ontem à espera que as baterias carreguem:
            https://www.trucknews.com/sustainability/volvo-announces-plans-to-build-hydrogen-fueled-internal-combustion-engines/1003185333/

          6. Avatar de JL
            JL

            E vão perder com abastecimentos que ainda são mais lentos ?

            Ainda por cima com veículos que tem 4 vezes menos autonomia ?

            Isto vai ser só rir, queixam-se dos eléctricos e depois querem veículos que fazem 100 KMS por abastecimento, e pagam mais de 250 euros para fazer 100 KMS, e ainda demoram entre 15 a 30 minutos para abastecer.

            Pois, provavelmente deve ser por isso que só existem promessas. Loooooool

          7. Avatar de JL
            JL

            Já agora esses camiões não são para ser a hidrogénio, isso deve ser alguma manobra tipo dieselgate para dizerem que são mais verdinhos….

          8. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            Vc e os EVangelistas é que diz que demora. Estão com medo de quê? Há espaço para todos e está mais que provado que as baterias não são adequadas para longas distâncias.

          9. Avatar de JL
            JL

            Mas este é ev, não estou com medo de nada, porque se fosse bom já os havia há muito tempo.

            Estes até está provado que ainda são para menores distâncias, de Portugal vai de onde a onde ? Se nem sequer tem onde abastecer ?

            Além disso não têm nem maior autonomia nem maior velocidade de abastecimento, senão já cá andavam há muitos anos.

            Mas agora fiquei a pensar, está com medo dos eléctricos ?

        3. Avatar de PJA
          PJA

          Parecem os velhos de “Os Marretas”.

          1. Avatar de JL
            JL

            Sim, pelo menos quando se trata de falar de novas tecnologias e principalmente daquelas que não conhecem. Looool