O elétrico de 10.000 euros da China está a chegar à Europa…

48 Comentários

A empresa chinesa de veículos elétricos BYD planeia introduzir o seu elétrico económico Seagull na Europa em 2025. O modelo básico do automóvel é vendido por menos de 10 mil euros na China. Como reagirão os fabricantes europeus para “ombrear” com estas ofertas?

Imagem BYD Sealgull


O fabricante chinês de automóveis BYD, o maior rival da Tesla na China, anunciou no mês passado que vai trazer o seu hatchback elétrico acessível, o Seagull, para a Europa já em 2025, informou a Bloomberg. Contudo, os consumidores europeus não irão poder adquirir a este preço, devido aos impostos e normas europeias.

Segundo a Bloomberg, os executivos da BYD disseram que o carro deverá ser vendido abaixo dos 20.000 euros.

O Seagull da BYD já foi lançado no exterior quando foi introduzido em mercados de VE menores, como o México, onde o carro é vendido como o Dolphin Mini por cerca de 21.000 dólares. E os seus planos de expansão para o território europeu apenas aumentam a posição da BYD como uma força global dominante no setor dos veículos elétricos.

Guerra política está a isolar ou a proteger os americanos?

Entretanto, os condutores norte-americanos estão a ficar cada vez mais isolados no que diz respeito ao acesso a alternativas mais baratas da marca chinesa.

As hipóteses da BYD apostar nos Estados Unidos já foram reduzidas a zero devido a uma combinação de procura e tensões geopolíticas, segundo informou a Business Insider em março. Em fevereiro, a Administração Biden afirmou que iria investigar os fabricantes de automóveis chineses devido a preocupações com a segurança nacional, por estarem a recolher dados sensíveis dos consumidores.

Mas um estudo sobre a procura de automóveis elétricos nos EUA, realizado no início deste ano pela empresa de análise GBK Collective, mostrou que metade dos condutores norte-americanos consideraria a hipótese de optar por um veículo elétrico ou híbrido se houvesse alternativas mais baratas.

A Casa Branca anunciou na quinta-feira que vai aplicar um imposto de 100% aos veículos elétricos provenientes de marcas chinesas, invocando práticas comerciais desleais e ameaças às empresas americanas.

Isto significa que os consumidores americanos só têm de esperar que os fabricantes de automóveis livres de operar na América ofereçam uma opção acessível abaixo dos 30.000 dólares.

Tesla, promete, promete, mas…

Até à data, as grandes marcas como a Tesla ou a Ford têm sido lentas a apresentar resultados. Há anos que o CEO da Tesla, Elon Musk, insinua a ideia de um veículo elétrico de preço inferior a 30.000 dólares. Contudo, até ao momento, ainda não se viu nada.

Depois da “polémica” em abril, que anunciava o abandono do Tesla barato em favorecimento do foco para os robotáxis, os analistas disseram que um modelo mais barato é mais importante se a empresa estiver à procura de uma reviravolta no meio da queda das vendas. Depois de muito ter sido pressionado, Musk, no final de abril, anunciou que um Tesla mais barato está a caminho.

Dias depois da garantia de Musk, o CEO da Ford, Jim Farley, também confirmou, numa conferência de resultados, que a empresa está a trabalhar em veículos elétricos que custarão entre 25.000 e 30.000 dólares.

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de jota
    jota

    A Tesla promete, promete, promete e eu não os vejo a fazer nada, fico chateado, com certeza que fico chateado!

  2. Avatar de Zé

    “é vendido por menos de 10 mil euros na China”
    “os executivos da BYD disseram que o carro deverá ser vendido abaixo dos 20.000 euros.”
    Preço final: 24.000€. Mais buzz do mesmo.

    1. Avatar de José
      José

      Alguém de bom senso acredita que isto não tem nenhum impacto ambiental? Este mundo anda mesmo ao contrário. Imagine-se a quantidade de matéria-prima que tantos carros exigem? Os chineses chagam ao ponto de colocar na Europa veículos à espera que sejam vendidos de qualquer forma e querem despejar ainda mais num continente cehi9o de marcas de automóveis! Para que precisamos de tanto carro? Não se consegue estacionar em praticamente lado algum. Moro numa zona muito sossegada, mas ao longo dos anos, após a seis da tarde é impossível encontrar um lugar decente para estacionar, e os indecentes também!

      1. Avatar de joao
        joao

        Ninguém quer saber se o carro causa ou não impacto ambiental. A questão é que o eletrico é melhor, mais confortável, menos manutenção, nao faz barulho. Simples assim.
        Se os bilionarios que voam de jato particular para todo lado não estão e são responsáveis por grande parte do CO2, porque nós deveríamos sequer pensar nisso? Ninguem quer saber e o mundo vai ver as consequencias em breve. Alias, ja está

      2. Avatar de Eu
        Eu

        Aí o problema é o de viver muita gente no mesmo lugar!
        E, nesse caso, se não for por causa dos automóveis, será por causa das trotinetes e bicicletas e, em último caso, por causa de muitos sapatos!

      3. Avatar de AdN
        AdN

        É fácil, venda o(SL seu(s) carro(s), nunca mais terá problema em estacionar ao pé de casa!
        Caso não tenha reparado, o seu direito a ter um ou mais carros é exactamente igual ao de todos os seus vizinhos!!!

    2. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Basta venderem pelo preço do novo Dacia Spring (começa nos 17k e acaba nos 20K) para poderem ter boa penetração de mercado. A BYD só me convence quando virmos os carros a fabricar na Hungria à venda cá.

  3. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Aqui com a nova taxa para manter as mordomias dos políticos em Bruxelas deve custar a volta de 25.000€.

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Tem de haver reciprocidade com as taxas que os chineses aplicam aos carros que importam da Europa! Ou acha justo que um carro que vai da Europa para lá pague 15% de imposto e um que venha de China para cá pague apenas 10%!? Não seja intelectualmente desonesto por favor!

      Quanto ao valor que apontou já sabemos (o pplware já aqui publicou) que os OEM chineses estão-se a aproveitar dos mercados externos para vender os carros com margens maiores para compensar os esmagamento das margens a que estão sujeitos no mercado chinês devido a concorrência feroz que por lá grassa.

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Quem está a ser intelectualmente desonesto é você porque eu estou a falar de mais uma nova taxa que está para breve pode vir a ser mais 30% e quem paga a bucha é a classe baixa e classe média porque são os únicos que contam os tostões.

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          1º Não sabe de quanto vai ser a taxa;
          2º É mais que justo que a taxa de importação seja aumentada
          3º É cansativo mas eu repito novamente, pois a sua propaganda pró PPC é desonesta,
          “Esquece, convenientemente e de forma conivente, da diferença de custo entre um trabalhador chinês e um europeu e de que os apoios europeus a indústria automóvel europeia não são comparáveis aos apoios que a China dá aos seus OEM, logo não estão a competir em condições equiparáveis, logo a necessidade de tarifas.

          Se a China quer retaliar que retalie mas Xi sabe perfeitamente que não tem mercado interno suficiente para a sobreprodução das suas fábricas e daí os vários vídeos de terrenos enormes sobrelotados com o excesso da produção chinesa a apodrecer. Mas você sabe disso não sabe?”

          1. Avatar de Eu
            Eu

            PPC?!
            Não será antes PRC ou RPC?

          2. Avatar de Rodrigo
            Rodrigo

            Esquece lá PPC 🙂

            Quem vai pagar é a classe baixa e classe média que vai ter que dar mais 30% para Bruxelas se não for mais, o resto é paleio!

          3. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Na realidade até é PCC (partido comunista chinês). Mas ele percebeu…não responde, mas percebeu!

          4. Avatar de Contador
            Contador

            O partido dele é o PDP – partidos dos desonestos portugueses.

            Não se pode esperar grande coisa de uma pessoa que é a favor de guerras sangrentas tipo hitler.

  4. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    “Contudo, os consumidores europeus não irão poder adquirir a este preço, devido aos impostos e normas europeias.”
    Desculpas.
    Está mais q provado que as marcas chinesas tentam ganhar fora o que deixam de ganhar no seu país de origem, devido aà forte concorrência ekektra.
    No Brasil tbm anda nos 20000€. Se fura um pneu fica sem carro pq não há peças. Que anedota.

    1. Avatar de José
      José

      De facto, li imensas queixas de proprietários brasileiros, inclusive de familiares, sobre essa marca. Ficam literalmente sem a viatura, porque os chineses querem apenas vender e descartam tudo resto,

      1. Avatar de joao
        joao

        Assim como as demais marcas. Cá em Brasil, as outras marcas sequer querem cumprir um recall que no resto do mundo é feito.

    2. Avatar de Realista
      Realista

      Mas não existem pneus nas medidas 175/55 R16 ?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Não são aprovados nem apropriados. É dar uma volta pelo “reclama aqui”

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Países de terceiro mundo…

      2. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Claro que existe, é sempre os mesmos que gostam do petróleo pela manhã que andam aí a

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Mas se é contra o petróleo, explique-me lá porque compra pneus? Sabe que são feitos com base no petróleo, não sabe? Independentemente de serem eléctricos, híbridos ou a combustão?

          1. Avatar de Realista
            Realista

            O plástico é moldado e feito com recurso a eletricidade e maquinas eletricas…

            Onde é que quer chegar com os materiais?

      3. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        Muito pessoal gosta de ser enganado e só trocam pneus na “marca”. Pagam 3x mais por algo que se encontra em qualquer sitio.

    3. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Tudo treta, o que se passou é que a BYD não estava a contar com o sucesso que está a ter, tem o modelo mais vendido do Brasil mal chegou ao País e já é campeão de vendas já vai fazer lá fabricas para produzir lá.
      Normal que toda a cadeia de distribuição não estava a contar com o sucesso, o que faltam pneus no mercado com as medidas e muitos já começaram a usar outras marcas como Dunlop, Michelin etc… e a marca não vê problema nisso, mas isso foi no início do ano essa questão já está resolvida.

      1. Avatar de freakonaleash
        freakonaleash

        E eu aguardo pelos veículos a fabricar na Hungria para olhar para os veículos BYD 2 vezes!

        1. Avatar de Mapril
          Mapril

          O que o leva a crer que os trabalhadores húngaros são melhores que os chineses?

          1. Avatar de GM
            GM

            Pagam impostos na Europa. É o que basta. Na Hungria, não serão certamente os trabalhadores chineses, na China, a pagar impostos e reformas.

          2. Avatar de freakonaleash
            freakonaleash

            Nada…mas presumo que o carro fique mais barato vindo de camião da Hungria para o resto da Europa do que vindo da China de barco. Em termos de disponibilidade de peças de substituição também será melhor para o consumidor europeu.

  5. Avatar de Rui Gante
    Rui Gante

    10 mil e muito, facam a 5000 e ja vai vender bem em Portugal ou entao o governo que subsidi o carro para os mais pobres a 50%. Seria justo. Os ricos deveriam pagar para as classes mais baixas puderem ter uma qualidade de vida superior

    1. Avatar de Jesus Cristo
      Jesus Cristo

      Isso são ideias muito à frente e perigosas ainda acabas crucificado, o sistema capitalista é satanico não quer cá rebeldes com ideias humanistas.

    2. Avatar de Yamahia
      Yamahia

      A França faz isso.

      1. Avatar de PTO
        PTO

        Não, não faz.

  6. Avatar de Jesus Cristo
    Jesus Cristo

    Taxar quem tem dinheiro, subsidio para quem não tem dinheiro para comprar, simples.

  7. Avatar de Douglas Charles Cunha
    Douglas Charles Cunha

    Aqui no Brasil esse veículo está sendo vendido como Dolphin Mini. Achei que já estava no mercado europeu há mais tempo.

  8. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Concorrente do Dacia Spring de 19mil Eur. não?

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Sem ir ver as prestações, quase de certeza que as do dolphin serão melhores, já que o spring em termos de mecatrónica e bateria não foi atualizado. Portanto o Spring não deve dar luta, vamos a ver a que preço o Dolphin sairá por cá! Quanto muito o Dolphin será muito concorrente do eC3!

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A última vez que pedi orçamento de um Dacia, tinha de acrescentar ao preço: auto-rádio, faróis de nevoeiro……!!!!!!!!!!!

      1. Avatar de Realista
        Realista

        Isso era o Dacia Sandero. O Dacia Spring já tem auto-radio.

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Isso já deve ter sido há anos.
        Comprei o Sandero Bi-Fuel em 2023 e trazia isso tudo de série.

  9. Avatar de Aves
    Aves

    Calma aí, devagar.
    É preciso ter em atenção que um VE vendido na China a 10.000€ – é vendido na Europa a 20.000€.
    Todos, não é só da BYD.
    Por isso, o título “O elétrico de 10.000 euros da China está a chegar à Europa e só no texto se dizer que vai ficar perto dos 20.000€, enfim.
    Por isso é que a venda de VE chineses na UE é uma mina de ouro para os fabricantes chineses: o fabrico é altamente subsidiado na China e vendem-nos na UE pelo dobro do preço. Por isso é que se a Europa quiser mexer nas taxas alfandegárias – tem que ser uma forte subida.
    P.S. O que está em causa? A transição energética, de que a transição para os VE é uma importante componente. Então porque tanto investe a China em subsidiar os fabricantes de VE que exportam para a UE? Para ter “uma mão na roda” na transição energética na UE. Nos painéis solares nem se fala.
    “Pois, mas se é bom para os consumidores europeus …” Os efeitos destas coisas medem-se a médio e longo prazos (tal como nos EUA).

    1. Avatar de Vítor M.

      Enfim não, o carro lá custa isso, cá… vamos ver, depende. Ele, segundo a própria marca poderá chegar abaixo dos 20 mil, 11 mil ou 15 mil, depende. Enfim porquê? Lê é com atenção o que foi escrito.

  10. Avatar de Zé+Manuel
    Zé+Manuel

    Pelos vistos , depois dos sapatos , das roupas de ferramentas de péssima qualidade, vem isto. Já estou a imaginar sucatas cheias desta coisa.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Usas e tens imensas coisas feitas na China de ótima qualidade e nem notas, essa é que é a verdade.

  11. Avatar de PTO
    PTO

    Vai chegar vai, mas não vai ser 10.000 euros, disso podem ter a certezinha absoluta. Vai estar mais perto dos 20.000 euros do que dos 10.000 euros. Podem guardar este post.