Portugal: Sinal de TDT quase sem falhas

51 Comentários

Foi em 2009 que se começaram a dar os primeiros passos ao nível da TDT em Portugal. As emissões iniciaram-se no dia 29 de Abril de 2009 e desde essa altura que o serviço tem vindo a sofrer algumas melhorias significativas.

Em 2014 o serviço passou a ser monitorizado de forma contínua “24 horas por dia, sete dias por semana”  e já recentemente foi aprovado a inclusão de 4 novos canais sendo que dois deles (RTP3 e RTP Memória) começaram a funcionar em Dezembro de 2016.

tdt_03


De acordo com um comunicado da Autoridade Reguladora em Portugal das Comunicações (ANACOM), o sinal de televisão digital terrestre (TDT) apresentou valores de disponibilidade de serviço próximos dos 100% e nível de estabilidade de serviço elevado em 2016.

O estudo foi feito com base na informação da rede de sondas que estão espalhadas pelo país. Globalmente, é possível afirmar que nas zonas do país onde o sinal digital de televisão chega por via terrestre, a recepção de televisão fez-se de forma quase permanente e sem interrupções.

Em termos globais agregados, durante o ano de 2016, Guarda, com o maior tempo de recepção de serviço, 99,96%, Faro, com 99,95%, e Viana do Castelo com 99,94%, são os distritos que apresentam níveis de disponibilidade do serviço mais elevados.

TDT_04

Aveiro com 97,06% de disponibilidade, Leiria com 98,56% e Porto com 99,22% foram os distritos com resultados mais baixos. Todos os outros distritos tiveram um desempenho acima da média nacional (99,37%).

Dos doze meses do ano de 2016, aquele em que a rede TDT apresentou melhor desempenho, com disponibilidade de serviço de 99,77 %, foi o mês de janeiro, enquanto o mês com uma disponibilidade de serviço mais baixa, com 98,83 %, foi julho.

Em termos de estabilidade, ao longo de todo o ano, a hora em que a rede se apresentou mais estável, com menos variações, para a recepção do sinal da TDT, foi a das 12 horas (das 12:00 às 13:00), enquanto a pior hora, ainda que com estabilidade de serviço elevada, foi a da 1 hora (da 1:00 às 2:00).

Comentários

51

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Falconet
    Falconet

    Em Odeceixe, de 16 de Julho a 23 ou assim, a TDT não dava, falhava etc, impossível de ver.
    Conforme os dias passavam, ia melhorando. Quando vim embora, estava quase excelente.
    Lá o vizinho gastou 500€ a meter cabos pelas paredes porque a TDT não funcionava. Acabou por ir parar às mãos da MEO.

    Recuso totalmente “Sinal de TDT quase sem falhas”.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      É como o velhote que casou com a jovem de 18 anos, quase todos os dias fazia amor…
      Era quase à segunda (feira), era quase à terça, era quase à quarta, … 🙂

    2. Avatar de Luís M
      Luís M

      Foi logo para a MEO que a maior interessada no fracasso da TDT.

      1. Avatar de Falconet
        Falconet

        lol

        Pois acho que o homem só queria televisão, estava-se nas tintas se era MEO ou NOS ou Vodafone.

    3. Avatar de Mauro
      Mauro

      Ou seja por teres tido uma falha já significa que os numeros tem de reduzir para 100%? Desses 99% tu és apenas uma minoria, ou seja não contas!

      Há com cada um! Se fosse assim coitados dos dados de análise e estatistica! Só porque uma pequena parte (fatia) tem problemas, não significa que os numeros não possam ser apresentados como positivos.

      Continua a ser positivos, obviamente que sempre existirá problemas e falhas!

      1. Avatar de Jpfaria
        Jpfaria

        Estranho que as sondas sejam próprias do distribuidor do sinal. Os dados seriam fidedignos se apresentassem informação recolhida em 2 ou 3 mil habitações espalhadas pelo país. Vivo a 15km do Porto e não consigo sintonizar em condições. Ninguém se queixa nestas zonas porque tem tudo serviços de TV e Net. Que se quer queixar, no interior do país, não tem como…

        1. Avatar de DC
          DC

          não não meu caro!!! As sondas pertencem á ANACOM e são colocadas por eles. Essa analise no caso de negativa pode levar a multas do regulador ao operador!!!! Não misturar a mafia dos reguladores com a mafia dos operadores…. os reguladores tem interesse em comer umas multitas de vez em quando. Aos operadores fica mais barato pagar essas multas que investir na realidade… “Welcome to Portugal, land of dreams “

      2. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Mauro, por acaso tens televisão por TDT? Posso te dizer que mesmo numa zona sem obstruções até ao emissor e bom sinal na maior parte do tempo, é frequente haver quebras e degradação de sinal por causa de condições atmosféricas. Nalgumas alturas o problema pode durar algumas horas. Muita gente acaba por mudar para cabo por perder paciência com essas situações, mesmo que tenham sinal 97% do tempo.
        E tal como Jpfaria menciona, os dados estão enviesados por serem recolhidos por sondas só nalguns locais. Não são uma representação da experiência de quem usa TDT.

  2. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    TDT o projecto que deu muito de comer a poucos…

    Fazendo contas rapidas… Se a TDT teve 97% de disponibilidade num ano, isso quer dizer que o servico teve em baixo cerca de 10 dias… Ora que agradavel que é nao ter televisao(que é paga na factura electrica todos os meses quer queiramos quer nao) durante um terco de um mes em 12 meses..

    1. Avatar de lmnfigueira
      lmnfigueira

      Fatura eletrónica já ouvi falar agora fatura eléctrica é melhor nem lhe tocar.

    2. Avatar de Rui Pedro
      Rui Pedro

      A taxa na factura “electrica” é para a RTP e não para a TDT.
      A TDT é sustentada com os nossos impostos.
      Confesso que já vi a TDT muito pior do que está, mas ainda tem muito que melhorar.

      1. Avatar de Aj
        Aj

        A rtp sic e tvi tambem tem alguns custos mensalment, a tdt nao é so sustentada por impostos.

        1. Avatar de Rui Pedro
          Rui Pedro

          Sim tambem. Esqueci essa parte.

  3. Avatar de Vasco Mendes
    Vasco Mendes

    Em vez de usarem as ditas sonda, convido os senhores responsáveis pelos estudos a sentarem-se comigo no sofá da minha casa, num domingo à tarde a ver o “Somos Portugal”. Depois podemos então falar de 100% de (falta) de disponibilidade.
    Continua interrupção do sinal. A antena da minha casa adivinha melhor o tempo que o IPMA. Se na próxima semana houve vento ou chuva a minha antena já sabe hoje, e não dá nada. A Maria lá de casa nem consegue ver a novela como deve ser.
    Vale-me o Raspberry Pi com Kodi a passar os canais nacionais por IPTV.

    Abraço a todos,

    1. Avatar de Ze
      Ze

      Em muitos sítios sem mexer na orientação da antena não vai dar, o que não quer dizer que não haja cobertura, só que não está a ser devidamente captada.

      Não que goste do Somos Portugal mas dependendo o que se beber em tua casa num domingo à tarde não me importo de ir ver o dito programa depois de rodar a antena 😀

    2. Avatar de Mauro
      Mauro

      Somos Portugal, ainda ves isso? Que triste essa emissões que passam na TVI, são horas e horas de fiasco só para entreter o publico mais velho diga-se “idosos” se pensassem de forma geral e não só para X ou Y população é que é raro jovens verem esses ditos programas, eu não os vejo! Só a musica que la passa enjoa.

  4. Avatar de tiago
    tiago

    na minha zona ta QUASE todos dias FALHA!!! lol

  5. Avatar de Fernando Mauricio
    Fernando Mauricio

    Morem na zona do castelo de S.Jorge em plena Lisboa e vão ver se tem ou não falhas, umas vezes de som outra de imagem e nem uma boa antena e o intensificador de sinal resolvem

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Existe um emissor a 300m do castelo. Falta de sinal não é de certeza.

  6. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    Como eu costumo dizer … “Aldrabice Maria Alice” 🙂

  7. Avatar de Pedro
    Pedro

    na casa dos meus avós tb costuma falhar com regularidade.
    no entanto o sinal Espanhol é super estável !

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Na casa dos teus avós existem quantas antenas exteriores para captar o sinal de televisão? É que cada antena é feita para captar um só emissor. Se calhar a (possível única) antena está virada para Espanha (e por conseguinte não está virada para o emissor de TDT português mais próximo). 😉

  8. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Eu gostava de saber como ficariam construindo os hipermercados continente, se quem os construísse fosse o grupo Auchan . Está aí a resposta do quase quase funciona

  9. Avatar de David
    David

    Não convém melhorar mais. A Meo e companhia agradecem….

  10. Avatar de Nimboos
    Nimboos

    Pelos comentários dá para perceber que há pessoas com problemas na recepção do sinal de TDT nas suas casas. A título informativo, existem emissores de TDT alternativos que foram instalados mais tarde para colmatar os problemas de recepção. Os problemas descritos nos comentários poderá estar no facto de poderem estar a usar os emissores iniciais. Podem sempre experimentar os alternativos para tentar colmatar o problema.
    Aqui fica mais alguma informação: https://www.deco.proteste.pt/tecnologia/televisores/noticias/tdt-8-emissores-tentam-minorar-problemas-de-rececao

  11. Avatar de Setnom
    Setnom

    Tudo mentira! A recepção na TV na casa dos meus pais, no campo (perto de S. Bartolomeu de Messines), está QUASE SEMPRE com aqueles artefactos que distorcem as imagens e as cores. De 30 em 30 segundos, lá aparecem. Coisas deste género: http://www.jornaldoalgarve.pt/wp-content/uploads/2013/02/TDT-FALHAS.jpg

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Isso também pode ser problema no receptor ou instalação deficiente. Existem dois emissores em Silves, um em Albufeira, dois em Loulé e mais dois em Monchique. Algum sinal há-de chegar a S. Bartolomeu de Messines.

      1. Avatar de Setnom
        Setnom

        Na casa dos vizinhos acontece o mesmo, logo não pode ser da instalação… é problema mesmo da transmissão da TDT.

        1. Avatar de Nimboos
          Nimboos

          Que recetor está a ser usado (televisão compatível com TDT ou box TDT)?

          1. Avatar de Setnom
            Setnom

            É uma box TDT, ligada via SCART a um CRT já antigo, mas não te sei dizer qual é o modelo porque só vou lá muito raramente – 2/3 vezes por ano.

            O meu pai é que usa a televisão com mais frequência (quando vai lá, 3 dias a cada 2 semanas) é uma 2.ª casa no campo, ele tem lá uma horta.

            Está sempre a queixar-se e diz que na zona é tudo igual, têm todos este problema.

          2. Avatar de Nimboos
            Nimboos

            Setnom, se tiveres oportunidade experimenta com uma box TDT diferente. Muitas box TDT, principalmente as mais baratas, são um autentico lixo. Já resolvi problemas desses com a troca da box.

    2. Avatar de Mauro
      Mauro

      “tudo mentira” isso é um caso a parte, mais uma vez…. por tu teres problemas significa que é tudo mentira? Se reparares eles dizem “quase” e tu és essa minoria com problemas.

      Problemas, falhas e erros sempre vão existir, quer tu queiras ou não! Ponham simplesmente isso na cabeça.

      1. Avatar de badsector
        badsector

        Realmente aqui está tudo em minoria, os únicos que não se queixam são os que não devem ter.

      2. Avatar de Setnom
        Setnom

        Não é um caso à parte porque os vizinhos também têm os mesmos problemas. E conseguimos discernir, aqui dos comentários que, igualmente, não é só daquela zona, parece difundido por todo o país.

        Certo: problemas, falhas e erros sempre vão existir. Mas achas que de 30 em 30 segundos, aquilo acontecer, é normal? Achas que é uma transmissão de qualidade, quase perfeita? Não conseguimos ver televisão descansados quando lá estamos, está sempre a ficar marada.

      3. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Quase sem falhas não quer dizer que é só uma minoria de pessoas que tem problemas. O que é analisado é a disponibilidade de sinal ao longo do tempo nas sondas instaladas pela Anacom, por isso a análise simplista é que todas as pessoas que moram à volta duma das sondas com falhas, terá problemas X% do tempo.

  12. Avatar de Insider
    Insider

    …está quase está quase…

    Há 10 anos que dizem está quase…e vão continuar a dizer o mesmo…

    No Algarve existe uma grande deficiência de sinal, principalmente no inverno em dias de mau tempo e no verão nos dias de mais calor. Por isso, não sei onde foram buscar aquela percentagem.

  13. Avatar de gomes
    gomes

    ainda que funcionasse a perfeição de que serviria? nao tem canais, vivo a 1200 metros da fronteira e apanho 25 canais de espanha, uma vez mais os portugueses estao mais bem servidos por espanha que por portugal, combustivel gas medicamentos mercado telefonia movel tdt…

  14. Avatar de badsector
    badsector

    LLLLLLOOOOOOOLLLLLLLLL

  15. Avatar de J.Fernando
    J.Fernando

    A 30 Km do Porto…numa zona perfeitamente “normal”…não é nenhum fundo …antena mudada e mais que mudada…frequência alternativa tentada…e desde que o TDT chegou falhas constantes…constantes…

    Eu não vejo quase TV nenhuma, mas sempre que visito a casa dos meus pais…são artefactos constantes…e dizem-me que é sempre assim…ainda hoje o comprovei ao ver o jornal da tarde da RTP…

    Por isso…a esses srs do estudo: vão dar banho ao cão.

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      A que distância está o emissor mais próximo? Que recetor está a ser usado (televisão compatível com TDT ou box TDT)?

  16. Avatar de João Lopes
    João Lopes

    Na Maia tambem falha o sinal

  17. Avatar de Nelsoin N
    Nelsoin N

    TDT e aberração ortográfica são as trafulhices do século XXI. O sinal analógico nunca deveria ser desactivado enquanto todas as casas desde V.R. de S. António até Caminha tivessem problemas.

  18. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    O TDT não deveria ter sido TDT mas sim TDVS ou seja Televisão Digital Via Satélite… que ao menos era garantido que funcionaria e era impossível dizerem que tinham 99,97% de disponibilidade sem ser verdade porque qualquer palerma minimamente equipado poderia logo chamá-los de mentirosos se não fosse verdade… assim pode sempre aparecer comentadores para aí a dizer que o TDT é maravilhoso e que quem diz o contrário é mentiroso ou tem uma má instalação.
    Por isso é como digo, o TDT deveria passar a ser TDVS e só terem essa opção. O estado gasta tanto dinheiro em porcaria, que poderia bem arranjar 3 ou 4 satélites só para esse fim (transmissão de imagem com redundância de satélites) e estava o problema resolvido e ainda se poderia a mete nojice de tantas antenas em cima dos telhados. Era só garantir que o sinal era enviado de tal forma que uma só antena parabólica pequena poderia captar o sinal e distribuir para o edifício inteiro independente de estar ligada uma televisão ou 2000 televisões.
    E sim, poderiam colocar canais extra a pagar como esteve previsto para o TDT além de eventuais canais extra gratuitos que não se importassem de não facturar extra via subscrição.

    Quanto à segurança… e se os satélites sofrerem avarias com alguma explosão solar e tal… bem, para isso existe então as redes de cabo e fibra que vão sendo colocadas pelo país, e é perfeitamente possível aceder pela Internet via 4G e por aí em diante seria apenas uma questão de garantir que os operadores não colocam limites de tráfego para tal (é só fazer uma lei, e eles tem mesmo de cumprir gostem ou não).

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      João 2348, a solução via satélite já existe. Se morares numa zona sem cobertura (ou cobertura parcial) de TDT tens direito a um kit de satélite para receber os canais da TDT. http://tdt.telecom.pt/como/Default.aspx?code=XzX6F8
      Se formos a ver, desta forma a cobertura dos canais de TDT é de 100% no território nacional.

  19. Avatar de Luis
    Luis

    Ja repararam que a qualidade de imagem baixou consideravelmente deste que adicionaram os novos canais da RTP? Pelo menos em minha casa! Emissor Montejunto.

  20. Avatar de Tinicom
    Tinicom

    Esta gente não sabe o que diz. Habito no Porto, na freguesia de Paranhos e quando faz mau tempo, só se vê pixels. Já agora. Ó nimboos tem lá calma, até parece que à força quer provar que a TDT é magnifica!!

    1. Avatar de Nimboos
      Nimboos

      Olá Tinicom. Se reparares, eu apenas estou a tentar ajudar algumas pessoas com problemas de TDT que comentaram por aqui. Já agora, se precisares de ajuda também te posso tentar ajudar.

  21. Avatar de Tiago Abrantes
    Tiago Abrantes

    Convido quem quiser a vir a uma localidade no distrito da Guarda, cidade referida como das que tem melhor sinal, a verificar que as falhas a acontecer todos os dias e a quase todas as horas. E não é só numa casa uma vez que os meus vizinhos se queixam do mesmo.

    1. Avatar de Crist. N
      Crist. N

      Guarda?! Mas o país não é só Lisboa?

      😉

  22. Avatar de leo
    leo

    tdt é demais…..
    eu posso ter cem por cento de sinal….e passado umas horas zero….
    e vivo perto lisboa”
    no Alentejo tou ’10km do emissor….e também vai a zeros…..
    ke raio de tdt esta…….