ID Buzz – Pão de Forma da Volkswagen está de volta e é eléctrico

30 Comentários

O clássico automóvel da Volkswagen está de volta, melhor que nunca e preparado para o futuro, chegou o ID Buzz. A marca lançou-se de forma séria no mundo dos veículos eléctricos onde já existem gigantes que vão controlando o mercado, como é o caso da Tesla.

Desta vez, a Volkswagen pegou num clássico e projectou-o para o futuro e lançou assim, na North American International Auto Show, que acontece anualmente em Detroit, o seu novo modelo eléctrico.

ID Buzz - Pão de Forma da Volkswagen está de volta e agora é eléctrico


ID Buzz quer marcar uma geração do passado no futuro

Depois do Volkswagen ID, um protótipo que se situa entre um Golf e um Polo surge a moderna versão da tradicional “Carrinha Pão de Forma”, concebida também ela sob a nova unidade modular eléctrica da marca (MEB), com dois motores eléctricos, tracção integral e condução autónoma.

Com uma autonomia de aproximadamente 434Km, e a possibilidade de carregar até 80% da sua bateria em 30 minutos, a ID Buzz promete ser mais do que só um carro. Com cerca de 369cv, combinados pelos dois motores, a Volkswagen promete que será possível atingir o 100Km/h em 5 segundos.

Outro novo projecto da Volkswagen, que já se encontra também em desenvolvimento, é o ID Pilot, que permitirá ao condutor, por exemplo, rodar o seu banco 180 graus e não se preocupar com a condução. Entre lazeres, sensores e câmaras em volta do veículo, será possível que o condutor se abstraia da condução e passe para um ambiente de mais descontracção ou até mesmo a realização de outro tipo de actividades, como algumas tarefas laborais (aceder ao email, documentos, etc…). Este sistema encontra-se em desenvolvimento e só deverá chegar ao mercado em 2025.













anterior próxima

O interior do ID Buzz, para além de estar equipado com alta tecnologia, é totalmente adaptável, como já referimos. O veículo pode levar até um máximo de 8 pessoas. A optimização do espaço parece ser uma preocupação da marca, uma vez que no interior do automóvel e na bagageira, não faltará espaço. O veículo tem também a novidade de aproveitar a mala da frente e a de trás, onde já não mora o motor de combustão.

pplware_vw_pao_de_forma11

Algo que não foi deixado ao acaso foi o design moderno. Capaz de comunicar com quem passa por este novo Pão de Forma, uma vez que tanto no primeiro modelo como no ID Buzz a face destes leva a pensar que se encontram a sorrir, assim como quando estacionados se poderá pensar que estão a dormir.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao 2348
    Joao 2348

    Volkswagen quando lá para 2025 lançarem esta forma, não se esqueçam de meter tinta que transforme a luz em electricidade, para aumentar a autonomia, e também não se esqueçam de meter baterias substituíveis, tipo pára numa estação energética sai as baterias, metem outras e segundos depois de ter parado pode seguir viagem (claro que a velocidade depende do tempo que demoram a pagar o aluguer da nova). Que esta coisa de estar sabe-se lá quanto tempo à espera que as baterias carreguem, e carregamentos rápidos dão cabo das baterias, não dá com nada.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      A Tesla abandonou a ideia de troca de baterias há muito. Simplesmente é uma solução comercial inviável. Irão apostar no aumento da potência dos seus Supercarregadores, que actualmente se cifra nos 150kW.
      Se fizer umas contas de 3 simples consegue chegar ao tempo necessário para carregar as baterias, se souber a potência do carregador usado.
      Dizer que as baterias se estragam com cargas rápidas é demonstração de total conhecimento do que fala.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        *desconhecimento

    2. Avatar de Traveller
      Traveller

      Sempre os mesmos comentários sempre as mesmas burrices as baterias carregam em 30 minutos nos carregadores rápidos.
      A bateria do meu carro com 70000km tem 3 anos e 780 carregamentos rápidos e está a 93% e ainda tem 5 anos de garantia.

      1. Avatar de PBS
        PBS

        Boa Fico feliz por saber isso. Um dia hei de ter um eléctrico!

      2. Avatar de Manuel S.
        Manuel S.

        Conheça quem use carro elétrico desde 2010 e nunca pagou nada de energia, só pneus, pastilhas e fluido de travão, filtros de habitáculo e escovas limpa vidros.
        Pessoalmente a minha experiência começou no ano passado e cá em casa já são 2 VEs. Se não fizermos um upgrade talvez passe a 3. Na cidade a experiência tem sido fantástica, no conforto de condução e principalmente na economia, onde deixou de haver preocupação com os depósitos de combustivel. Salvo raras excepções fora da cidade, os carregamentos são feitos à noite nos postos públicos ou durante o dia entre as deslocações. Fora da cidade usamos os carregadores rápidos em viagem, que fazemos coincidir com as pausas de refeições e outras actividades. Uma coisa é certa, cá em casa aprendemos a gerir e valorizar o tempo de forma diferente na interacção com o automóvel e estas rotinas já fazem pare das nossas vidas. As baterias variam entre 91% no de 2013 com 16000kms e 79% no de 2012 com 43000kms. As autonomias variam entre os 200 e 100kms com uma só carga e em função do estilo de condução, dos tragetos, da regeneração de energia com a antecipação de desaceleração e travagem. Sempre que possível, vamos conhecendo às ofertas de particulares usados, ou de serviço e demonstração de concessionários, experimentamos e vamos fazendo comparações em função das nossas necessidades. Foi assim que trocámos e compramos os nossos. Novos em Portugal nem pensar, porque os apoios são insuficientes face à enorme desvalorização dos primeiros anos. A minha sugestão para quem não conhece, é que experimente e vá experimentando, mesmo que não pense em comprar! Depois já pode opinar com um pouco mais de conhecimento de causa!!!

        1. Avatar de Manuel S.
          Manuel S.

          * Conheço (queria eu dizer)…

        2. Avatar de Manwell S.
          Manwell S.

          * trajetos!!! tragetos parece um nome de virus ,hehe

        3. Avatar de flavio
          flavio

          Manuel, quando fala em experimentar, existem marcas a deixar-nos andar com os carros durante um x de tempo?…

          Obrigado

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Sei que a Renault deixa experimentar o ZOE por um dia inteiro. Acho que não há mais marca nenhuma que permita algo do género.
            No entanto pode sempre marcar test-drives em todas as marcas e experimentar com o vendedor.
            Boa sorte!

      3. Avatar de Manwell S.
        Manwell S.

        * trajetos, queria eu dize !!! tragetos parece um nome de virus…

      4. Avatar de Marco
        Marco

        Qual é o carro a que se está a referir?

  2. Avatar de Paulo Jorge
    Paulo Jorge

    “será possível que o condutor se abstraia da condução e passe para um ambiente de mais descontracção ou até mesmo a realização de outro tipo de actividades, como algumas tarefas laborais (aceder ao email, documentos, etc…). ”

    Pensei em tudo menos tarefas laborais…

    1. Avatar de Vítor Moreira
      Vítor Moreira

      😀

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Se bem que a ~mais antiga profissão do mundo ia adorar um ambiente de mais descontração 🙂

      1. Avatar de Joao 2348
        Joao 2348

        Se fosse realmente a profissão mais antiga do mundo (a prostituição) isso sim, seria realmente um mau sinal por parte da humanidade. Claro que não é a profissão mais antiga do mundo, uma mentira repetida muitas vezes não a torna verdade.

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Afirmar que “A marca lançou-se de forma séria no mundo dos veículos eléctricos…” é um bocado forçado e vou encarar como uma piada, certo? Comparar a VW com a Tesla, em relação aos veículos eléctricos, equivale a comparar a mercearia do Tio Armindo com a Amazon.
    Este modelo é para 202x, que é como quem diz em linguagem VW, nunca.
    Este tipo de projectos da VW serve apenas para “esquecer” o Dieselgate e limpar a imagem poluidora associada à marca.

    1. Avatar de RF
      RF

      ehehehe +1 Nos EUA já foi um de cana… por cá.. tudo normal.. bora lá abafar a coisa para os tolos dos consumidores esquecerem e continuarem a comprar! Ahhh VW..

      1. Avatar de NunoP
        NunoP

        A VW até podia anunciar um carro sem rodas, que levitava e com uma fonte de energia interminável para 2175 … Teria o mesmo impacto que 202x …
        De reparar que basicamente a VW anuncia a IA perfeita para condução, pois anuncia que o condutor pode até ligar o sistema e “não se preocupar com a condução”.
        São noticias puramente para mostrar marca sem nada em concreto/real.

    2. Avatar de P
      P

      A VW já tem outros veículos elétricos. Se não estou em erro, é um golf elétrico.

      1. Avatar de Filipe
        Filipe

        Confirmo. Tem o e-Golf e o e-Up!, que até foram projectos pré-Dieselgate, no entanto, desde que a polémica rebentou, a VW é toda pró eletrificação, sendo que continua a colocar preços pornográficos nesses VEs e afirma que não vende mais porque as pessoas não os querem!
        Um bocado contrasenso então estar a apostar na eletrificação para 202x…

        1. Avatar de P
          P

          Da última vez que vi, o e-Golf andava na mesma gama de preços de um Leaf.
          Estes carros ainda não são para todas as carteiras, mas não é por as marcas não quererem. A tecnologia é que ainda não chegou lá.

          1. Avatar de Filipe
            Filipe

            Permita-me discordar.
            A tecnologia já lá chegou, simplesmente a economia de escala é que não. Por isso é que a GigaFábrica da Tesla é a direção certa a tomar, para descer o custo de produção de um VE e consequentemento o valor de venda ao público.
            Ou seja, pode não ser totalmente, mas claramente é por as marcas tradicionais de automóveis não quererem.

            Um e-Golf têm cerca de 60% da autonomia do LEAF 30kW e, enquanto que o Leaf custa cerca de 30 mil euros em média (tem 3 versões com diferentes equipamentos) o e-Golf custa perto de 40 mil. Para mim não são preços semelhantes quando o LEAF é praticamente 25% mais barato…

          2. Avatar de Traveller
            Traveller

            Não, o Golf é mais caro que o Leaf 30 menos autonomia.

            A tecnologia é que não chegou lá? A Nissan em PT está com uma lista de espera de 3 meses.
            A Tesla tem meio milhão de encomendas para uma carro que ainda nem começou a produzir

  4. Avatar de Ze
    Ze

    Acho giro as pessoas queixarem-se do preço dos carros eléctricos quando em 2015 o carro mais vendido foi o Mercedes Classe A, outros anos houve em plena crise que era o BMW Serie 1 ou o Golf, outros tempos era o Audi A3, além disso cerca de 30% das vendas de automóveis são BMW, Mercedes e Audi. Os valores pouco importam para quem compra carro, maioria dos portugueses compra carro a crédito, não tem importância o valor do carro, só a marca, deixemo-nos de criticar o preço dos eléctricos com as reduções que temos em manutenção e em consumo facilmente se paga o investimento. Vejo com muitos bons olhos estes carros e só espero que não demore muito até termos autonomia de 1000+ km e carregamentos de 80% em 5/10 min e legislação para carros autónomos e planos para tirar de circulação tudo o que não seja autónomo, 2025 é uma boa altura para a transição, mas ao ritmo que a tecnologia evolui prevejo isso a acontecer até fins de 2020.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Pode ter uma explicação lógica. Quem se queixa tipicamente é quem menos pode pagar os “elevados” valores de um VE. Quem é rico só se queixa de não ter mais dinheiro ainda 🙂

      E sim, os custos de manutenção e por km de um VE são uma migalha, quando comparados com os de um MCI.

  5. Avatar de José Carlos da Silva
    José Carlos da Silva

    Carro eléctrico é quase sempre sinónimo de carro estranho. Porquê este aspecto (neste e em quase todos os eléctricos que já existem)?

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Isto é um protótipo. Tal como em protótipos MCI as linhas e a tecnologia são sempre amplamente exageradas. É um look to com que nunca na verdade chega 🙂

      Quanto aos VEs, acho que o LEAF será o responsável pela sua visão. Mas olhe para o Renault ZOE, o Hyundai Ioniq ou até mesmo os VEs da VW (que são exactamente iguais aos MCIs) e a sua opinião vai mudar de certeza.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Sim, verdade. Talvez seja um bocado por culpa do Leaf ou do i3. Os protótipos deste género costumam ser um tanto quanto exagerados. Talvez aqui o contraste face ao modelo clássico da Pão de Forma tenha causado maior estranheza 🙂

  6. […] ID Buzz – Pão de Forma da Volkswagen está de volta e é eléctrico […]