Portugal: Governo poupa 100 mil euros com cédula militar digital

28 Comentários

Foi há cerca de um ano que o Governo Português colocou em vigor uma medida que permite aos jovens obter a sua cédula militar digital através do Portal do Balcão Único da Defesa.

Segundo o Ministério da Defesa, com esta medida o Governo conseguiu poupar cerca de 100 mil euros.

 


A cédula militar é o documento oficial que visa atestar, à data da sua emissão, a situação militar dos cidadãos, relativa ao cumprimento dos deveres militares e onde são averbados todos os elementos relativos às obrigações militares do cidadão nacional, como o cumprimento do DDN (Dia da Defesa Nacional), a data de passagem à reserva de recrutamento ou, no caso dos ex-militares, à reserva de disponibilidade.

Hoje, o Ministério da Defesa deu a saber que a Cédula Militar Desmaterializada, que  constituiu uma das medidas de simplificação administrativa aprovadas em 2016 no âmbito do Simplex+ para facilitar a proximidade dos jovens ao setor da Defesa e às Forças Armadas, permitiu poupar 100 mil euros ao estado.

A Cédula Militar Desmaterializada pode ser obtida através do Portal do Balcão Único da Defesa (bud.defesa.pt).  A Cédula Militar só estará disponível 2 a 3 dias após a sua presença no Dia da Defesa Nacional.

Todos os cidadãos até aos 35 anos de idade, devem comunicar ao Ministério da Defesa Nacional alteração dos seus dados pessoais, nomeadamente no que respeita às habilitações literárias e morada. A Cédula Militar é enviada por e-mail

Comentários

28

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Na minha época não havia Dia da Defesa, e nem fui à inspeção, passei à reserva de recrutamento. Ou seja, o Ministério da Defesa nem ficou a saber da minha aptidão para serviço militar.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Isso porque na sua altura em que chegou a maior de idade, já não havia serviço militar obrigatório, caso contrário tinha ido à inspecção e passava à reserva, como foi o meu caso (eles não queriam ninguém com o 11º ano ou superior, sem ser através da Academia!

  2. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Sem ser chato o exército e do Brasil na foto principal

    1. Avatar de Miguel Ferreira
      Miguel Ferreira

      Diz Portugal.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Brasil? Primeiro este tipo de camuflado não é usado pelo exército brasileiro. Segundo a boina castanha é pertença do exército regular português tal como o crachá. Terceiro, para quem sabe ler está bem escrito no ombro do militar em destaque Portugal.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        O Paulo tem razão, a imagem inicial estava errada e era do exército brasileiro 🙂

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Brasil? Primeiro este tipo de camuflado não é usado pelo exército brasileiro. Segundo a boina castanha é pertença do exército regular português tal como o crachá. Terceiro, para quem sabe ler está bem escrito no ombro do militar em destaque Portugal. Finalmente, parece que você conhece pouco da bandeira do seu país.

    4. Avatar de Daniel
      Daniel

      Em ambas as fotos os fardamentos ostentam a bandeira de Portugal ou algo identificativo de Portugal:

      Na primeira foto lê-se bem “Portugal” no patch de ombro, bem como tem a bandeira de Portugal logo abaixo.

      Na segunda foto (dúvidas houvesse que são comandos, está escrito no patch) na boina vermelha de comandos tem um crachá que o brasão de armas de Portugal não engana (e dá para ler no patch de ombro, abaixo de “comandos”, “[…]tugal” de “Portugal”).

    5. Avatar de André
      André

      Não consigo entender onde sequer vês o Brasil. No entanto as imagens são relacionadas a condecorações a militares portugueses que se encontravam no Kosovo

    6. Avatar de Marco
      Marco

      A foto foi alterada… É possível que a anterior fosse do Brasil.

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        Tenho sérias dúvidas que tenha sido alterada (pelo menos que tenha sido alterada depois dele comentar). A notícia foi partilhada no facebook à hora que ele comentou e no facebook via-se bem a foto presente agora (e que é a que ele diz ser a “foto principal”).

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Retiro o que escrevi, o Pedro Pinto confirmou que esteve mesmo uma imagem do exército brasileiro. Por essas e por outras é que é boa prática editar os textos com adendas às alterações efectuadas, em ordem cronológica, para quem leia – nem que seja minutos depois – perceber que houve alterações e porquê.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Não digam asneiras, Exército Português nas duas fotos com os Comandos na segunda….como é possível opinar-se sobre algo de que não sabem, pelos vistos nada..

  3. Avatar de Marco
    Marco

    Muito bem, já dá para o Costa comprar um Mercedes novo!

  4. Avatar de Rui
    Rui

    Muito bem, pouparam 100.000€…. já deve dar para começarem a substituír a arma principal (G3) que se vê na 1ª foto, que é do tempo da Guerra Colonial!!!!!!
    E já agora também gostava de saber onde andam os Helicópteros novos para combater incêndios (Portugal encomendou no ano passado 5 míseros helicopteros ligeiros para o país inteiro!!!!! Para substituír o Halouette da guerra colonial e que chegaram a 150 helis nos anos 60!!!!!!), acorrer a emergências (sem terem de usar os autocarros voadores dos Merlin), onde estão os Canadair para combater os incêndios (o avião que encomendamos ao Brasil não serve para combater incêndios!!!!!)…… e nunca mais parava…… é preferível fazer ajustes directos a alugar meios aéreos para ajudar os amigos do partido!!!!!!!

    1. Avatar de Marco
      Marco

      os canadair ficaram na gaveta, pq isto de aproveitar fundos comunitarios é para meninos. Passar os meios areos para a FA, tb é para meninos, pq eles n coitados n tem formação, ma tem formação para fazerem horas nos privados. ver sexta as nove.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      n fales mal da nossa g3, que ainda é uma grande arma e a nossa versão usa(va) um calibre que passou a ser proibido pq faz doi doi mt grande e já ninguém usa armas com aquele calibre, pq doi doi e tal.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Não estou a dizer mal, foi uma excelente arma, mas completamente ultrapassada. Compara as nossas participações lá fora e repara no tamanho e peso excessivo da arma utilizada pelo nosso exército em relação aos outros exércitos.
        Quanto ao calibre, é um calibre NATO, utilizado por todos os exércitos ocidentais.
        A G3 equipou durante décadas os exércitos português e alemão…… os alemães já não usam a G3 à 21 anos!!!!!!!!!!

        1. Avatar de PAULO SILVA
          PAULO SILVA

          é um calibre NATO sim .308(7.62×51), mas existe outro o novo 223(5.56×45). por ser antiga não deixa de ser eficiente, quanto ao peso concordo quando comparada aos fuzis de calibre 223. a M-16 americana é do tempo da guerra do vietnam e continua a ser usada (em versões atualizadas…) os alemães começaram a trocar as suas G3 em 1997 é correcto mas não foi tudo de uma vez só, demora anos. e quanto ao sucesso do calibre 223 é muito duvidoso, pois não existe harmonia, enquanto no calibre 7.62 existiu uma harmonia mundial (ak-47 russa e FN FAL e G3 no ocidente).
          São realmente pesadas, mas na hora do tiro são eficientes e confiáveis. isso importa mais que tudo.

        2. Avatar de Marco
          Marco

          Sim é/era um calibre NATO, só que a NATO quer acabar com o calibre da G3 pq faz muitos estragos leia-se mortes. Sim a arma é pesada comparada com os novos modelos, mas é uma arama super fiável.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        Já agora, qual é o calibre?

        1. Avatar de Tiago S.
          Tiago S.

          .308 (7,62mm)
          Havia “planos” para substituir pela G36, mas com cortes e etc esse plano foi para a gaveta.

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            Foram os submarinos do tão amado Portas……..

          2. Avatar de Gvc
            Gvc

            Se há arma que precisa ser trocada e ninguém faz nada é a Walther… Faz buraco e tal, mas dispara lá aquela porcaria a 30 metros… Apontas para a cabeça do gajo acertas no pé no vizinho ao lado…

  5. Avatar de Gvc
    Gvc

    E eu aqui ainda a espera de um cartão de identificação militar/ bilhete de identidade militar que me caiba na carteira…

  6. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Ja esta na hora de mudar a velha arma militar portuguesa… A que evoluir ja que poupam aqui pelo menos gastem nas tao prometidas G36 ou para isso já nao vao dizer que ouve poupanças ?

    1. Avatar de Gvc
      Gvc

      A g3 não está tão mal assim, okay, há armas melhores, mas a G3 está bastante boa. Realidade posta a frente, a gente não precisa de armas sofisticadas, Portugal no máximo faz apoio nas guerras, nunca está na frente da batalha…
      mas falando da g3, munições 7.62 que viajam a sensivelmente 800m por segundo e até tem uma boa mira se estiver afinadinha não há nada melhor. Esta treta atravessa uma parede e ainda mata o gajo por trás dela… É perfeita se o objetivo for matar. Tem um bom coice, nada de especial mas dá para partir o queixo se estiver mal apoiada no ombro… Eu não tenho queixas da G3, é uma arma óptima e por isso o governo também não se preocupa muito, é uma arma boa para infantaria, só quem a disparou sabe a sua potência, versatilidade e o quão boa ela é.