Portugal está sob aviso laranja devido ao mau tempo. Veja as recomendações!

14 Comentários

Portugal está, até às 18h de hoje, sob aviso laranja devido ao mau tempo. A Proteção Civil já fez chegar o alerta e deixou precauções.

Mau tempo

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um alerta laranja, em vigor até às 18h de hoje, devido ao mau tempo.

As deslocações que possam ser evitadas, seria bom que fossem.

Avisou o comandante da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), Miguel Cruz.

Na sequência do alerta laranja, a ANEPC acionou um aviso por SMS destinado à população para todos os distritos de Portugal Continental, de modo a informar os cidadãos acerca da situação de risco causada por chuva e vento forte, assim como a possibilidade de cheias e inundações.

O IPMA deu a conhecer a previsão e aconselhou “o acompanhamento das previsões meteorológicas”, bem como “a precaução de situações de vulnerabilidade ao estado do tempo”.

Com a passagem da depressão Aline, prevê-se que o vento sopre de sudoeste, tornando-se gradualmente forte nas regiões Centro e Sul a partir do início da manhã, com rajadas que poderão atingir os 110 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e incluindo a costa sul do Algarve, e nas serras destas regiões. Faz-se notar que localmente poderão ocorrer rajadas pontualmente superiores ao valor mencionado, bem como fenómenos extremos de vento.

 

Aviso laranja exige medidas preventivas

A ANEPC sublinhou que o impacto do vento e da chuva fortes pode ser minimizado, pelo que é importante a adoção de medidas preventivas por parte da população:

  • Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
  • Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
  • Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte;
  • Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais;
  • Não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima;
  • Adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias;
  • Não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
  • Estar atento às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança.

No mesmo documento, a ANEPC incentiva a adoção de comportamentos adequados, em particular, nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de berlaitada
    berlaitada

    Ou seja, recomendações essas que já se deviam fazer mesmo sem aviso laranja. lol

    1. Avatar de Someone
      Someone

      então estás a dizer que não devemos NUNCA estacionar carros 90% dos lugares na baixa de Lisboa…

      estás a dizer que nunca devemos estacionar debaixo de uma arvores mesmo no verão…

      estás a dizer que nunca devemos andar na rua sob risco levar com uma ventania…

      Há cada um…
      Os alertas servem para isso mesmo…para avisar de mau tempo e antever o pior, de modo a evitar acidentes ou estragos nos nossos patrimónios…

      1. Avatar de berlaitada
        berlaitada

        Em dias de chuva forte não é preciso avisos laranja para as pessoas normais terem essas precauções. Quem é tótó nem com avisos laranja ou vermelhos.

        1. Avatar de Someone
          Someone

          Então olha… ao mínimo pingo de chuva toca a criar caos… -_-

          1. Avatar de berlaitada
            berlaitada

            Liga a CMTV! Alert CM: Começou a chover no Cu de Judas – População aterrorizada.

            RTP1 Telejornal das 20h abre com o orelhas a gritar. ESTÃ TODOS MO… MOLHADOS lol Pois podia ser MORTOS!!!

  2. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    eu tenho uma recomendação bem melhor: chocolate quente
    enjoy

    1. Avatar de DV
      DV

      …e a ver o documentário “O lado negro do chocolate”, disponivel do youtube.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        quando acabar a jornada de trabalho vou-me lembrar dessa

  3. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Nada de especial.
    Já vi e vivi bem pior durante 4 dias aos comandos de uma offroad. É só consultar 1 a 5 NOV 2005, 1500 kms e nunca fiquei barrado.
    É só show off.

    1. Avatar de Someone
      Someone

      queres um biscoito por isso?

      1. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Ainda não atingiste o que se pretende com este tipo de notícias/ alertas? Aproveita o biscoito e alimenta esses neurónios a ver se chegas lá.

  4. Avatar de Entusiasta
    Entusiasta

    Recomendo às Câmaras municipais e ao (des)Governo que façam o seu trabalho e limpem esgotos, boeiros e afins, no devido tempo! Que invistam no escoamento de águas residuais! Etc etc etc

    Há décadas que temos este problema em muitas cidades do país. Não me venham com alterações climáticas! Porque este é um problema com solução e nunca se fez nada para o resolver. Quando ouvi o Costa e o Moedas a dizer “habituem-se” até fiquei vermelho!

  5. Avatar de Ana Horta
    Ana Horta

    Logo a primeira recomendação é às Câmaras que compete:
    Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;