Portugal: Equipamentos Apple são os mais usados…

69 Comentários

…no consumo de Internet Móvel

De acordo com os dados netScope/GemiusPrism, os equipamentos Apple são os mais utilizados pelos portugueses no consumo de internet móvel. Os utilizadores portugueses de internet móvel consomem mais páginas de sites nacionais através de equipamentos Apple do que de qualquer outra marca.

A Samsung obtém a segunda posição, destacada das 3 restantes marcas do top 5 – Nokia, LG e Sony – que também apresentam quotas interessantes de Pageviews mobile, no mês em análise (Julho de 2015).

internet_3


A infografia compara o top 5 português das marcas mais populares com outros quatro mercados europeus – Bélgica, Luxemburgo, Dinamarca e Polónia – e revela as principais diferenças entre eles. A Apple é líder isolada, com a excepção da Polónia, e atinge o seu máximo na Dinamarca, com 77%.

Apple_01

A situação em Portugal

Os dois fabricantes mais populares em Portugal consomem ¾ dos pageviews de sites nacionais servidos para mobile, deixando a grande distância o pelotão, encabeçado pela LG (6%).

A luta pela primeira posição

Embora em Portugal, como em vários outros países, a Apple lidere, tal não acontece na maioria dos mais de 20 mercados estudados pelo nosso parceiro Gemius. Na realidade, dois terços desses mercados são liderados pela Samsung, enquanto a marca da maçã lidera nos restantes 33%. Assim, as duas primeiras posições são sempre disputadas por estas duas marcas e em nenhum destes mercados outra marca consegue ocupar um lugar cimeiro.

 

Apple_02

Numa análise evolutiva, as tendências sugerem dois pontos importantes: que este dueto de líderes não está ameaçado por terceiros e também que a luta entre eles é intensa, indiciando possíveis trocas de pódio no futuro próximo.

No caso nacional, a vantagem da marca criada por Steve Jobs tem-se esbatido desde há dois anos, como se constata no gráfico abaixo, passando de uma vantagem de 38 pontos, para uns magros 9 p.p. no presente.

EmpresasHoje

Partilhar:
Tags:

Comentários

69

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de david.pt
    david.pt

    O google chrome poupa cerca de 40% no tráfego. Deve haver é algum problema com o trafego gerado pelo IOS

    1. Avatar de tacerto
      tacerto

      “”””””é isso mesmo tiraste as palavras da minha boca…. “””””
      Isto é medido mas nao é atraves de trafego de internet transferido… mas sim através do uso de Pageviews e da contagem dos mesmos, leva me a crer.

      1. Avatar de david.pt
        david.pt

        É claro que fui um pouco irónico….esta sondagem não está correcta como é lógico.

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não fales do que não sabes.

      Isso é para o móvel, e se tiver o “poupador” ligado.

      De qualquer forma, poupa para o utilizador, para o servidor, os gastos são iguais, têm de mandar os dados para a Google!

    3. Avatar de LG
      LG

      Pageview != Tráfego

    4. Avatar de Maestro Frederico
      Maestro Frederico

      Mas como assim, equipamentos apple vs equipamentos samsung, LG, HTC , whatever, Porque não se faz IOS vs Android ? Porque o estudo não serve para isso, serve para glorificar a Apple…como já é apanágio…

      1. Avatar de Felipe Teixeira
        Felipe Teixeira

        Isto são artigos à Vítor M. não se pode esperar muito.

  2. Avatar de luislellis
    luislellis

    O estudo apresentado induz me a acreditar que 50% da população tem iPhone em portugal.
    Tambem me diz que o pessoal do android nao usa internet (agora entendo pq os androids nao estao actualizados)
    Ha muita Volkswagen neste planeta.
    Sondagens cada vez mais crediveis.

    1. Avatar de tacerto
      tacerto

      Se for como o meu antigo android, realmente eu tinha um mas nem a net conseguia ir pois aquilo era tao lento que nem tinha vontade de aceder, mais valia usar o pc para consultar coisas

      1. Avatar de Cabecinha Pensadora
        Cabecinha Pensadora

        E se não te importares informa lá o preço que pagaste por esse antigo Android. E se for possível compara também com o preço de um iPhone…

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Não induz erro nenhum

      50% da população QUE USA O TELEMÓVEL COMO SMARTPHONE, USANDO A INTERNET, tem um iPhone, em Portugal.

      1. Avatar de luislellis
        luislellis

        Acha que essa empresa de estudos paga o salario aos seus empregados com q? Com o meu dinheiro ou com o da Apple?

        1. Avatar de JBM
          JBM

          e porque é que haveria de ser a Apple? Nem sequer é a Apple que aparece em primeiro lugar em mais países neste estudo.

    3. Avatar de JBM
      JBM

      o estudo é sobre uso, não número de utilizadores. Creio também que deve englobar tablets e smartphones. Os aparelhos da Apple podem ser os mais usados na internet sem que sejam em maior número.

    4. Avatar de Vitor
      Vitor

      nao. esta sondagem leva a crer que as operadoras fazem preços muito altos para usar dados moveis, e quem tem um iPhone (presumo que classe alta) pode usufruir de tarifarios de uns 100€ por mes so para ter internet num telemovel.

  3. Avatar de João Reis
    João Reis

    Como já digo a muito tempo, Apple deixou de ser moda à muito tempo.

    Quem acha que se continua a comprar por Modas, engana-se, os utilizadores não estão errados, o que está errado são os produtos que vendem menos, nisso podem ter a certeza.
    Outra nota de preocupação, há muita gente que anda a pagar rendas do telefone, familias, preocupa-me pois vejo demasiados iPhones para o dinheiro que existe nessas pessoas. Se rentabilizassem com o seu trabalho e produzirem mais e melhor com o telefone, mas acho que as pessoas não tiram proveito do potencial que podem ter.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Apple deixou de ser moda à muito tempo isso eu não sei mas eu estou contente com o meu Mac quanto ao iPhone não sei porque não tenho nenhum mas o artigo deve estar correto porque os portugueses quando compram é logo dois de uma vez.

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      O que me preocupa é saber que existem pessoas que se preocupam com o dinheiro dos outros e como o usam.
      Em relação à Apple , nunca foi uma moda. É sim uma empresa voltada para o utilizador e sempre com produtos de valor e qualidade acrescentada, com um belíssimo suporte ao cliente.
      Mas claro, só poderias saber disto se tivesses um, e o utilizasses.

      “Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré” 🙂

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Tenho mesmo, tive o 4s e o 6, acho curioso achares que não tenho pois o meu comentário abona em favor dos equipamentos Apple, só critico quem compra só porque sim.
        No metro vejo miudos de 10 anos com modelos iguais ao meu, penso assim, custou me tanto para ter uma coisa destas, o meu trabalho exige que use algo fiável ou seja, eu tiro rendimento do investimento que fiz, mas o que vejo ao meu redor é que muita gente compra pelos operadores paga forte e feio por mes para uso normal.

        Se achas isso normal, eu não acho, preocupa-me um País com pessoas que votam e que não pensam duas vezes em oferecer as crianças topos de gama, preocupa me adultos que o fazem so porque sim.
        Como ja disse o iPhone é barato, pois se é caro e tanta gente o tempo, o que fará se fosse mais barato.

        Le novamente a minha primeira frase, quem está certa é a Apple pois produz algo que toda a gente compra cada vez mais, ao preço que eles o vendem, os utilizadores devem achar barato para cada vez mais comprarem. Quer dizer também que não existe concorrência à Apple, são os melhores, mais pelo iOS do que pelo equipamento em si disso não tenhas duvidas. O ano passado quando comprei o 6, antes de sair em PT, considerei ainda por momentos outros equipamentos, perdi logo a vontade de trocar a Apple por causa do Android, o maior handicap da concorrencia, que nem sequer é bem concorrencia, é Android.
        Já os Androids esses sim concorrem entre si.

  4. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    Esses números deixam de ser válidos com o iOS 9, porque muita, muita gente instalou um ou mais content blockers.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Porque content blockers só existem para IOS. Deixa de ser míope.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      isso à partida não tem qualquer efeito nos pageviews que é o que é medido aqui.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        pensando melhor, até pode ter algum efeito nas ferramentas de medição de pageviews usadas por estas empresas. Mas depende da implementação, podendo aumentar ou diminuir a contagem.

  5. Avatar de Wistfultale
    Wistfultale

    Não me admira nada esta sondagem… Consigo contar pelos dedos quantas pessoas usam Android – alunos e professores. Agora contar quantos iPhones vejo, é quase impossível. São tantos que perco a conta.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      As pessoas têm Android…

      Agora, para quê? Não sei… para tirar e meter ROMs? Candy Crush? Só pode…

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        A lógica é engraçada, compram android e a seguir vão instalar roms, fazer root etc.
        Ou seja na realidade compram equipamentos que não estão NADA optimizados. E ainda perdem tempo com mudanças e alterações de configurações.

        E é só aqui que acham que o android é melhor que o iOs.
        Balelas o android é um autentico queijo suíço e todos sabem disso. 🙂

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Aqueles que dizem “o Android, o que tem de bom, é que qualquer empresa pode usar, e tudo podes personalizar tudo”, para quê? Para lhe tirarem a ROM, e meter o Android “base”, que não dá para mandar ficheiros por bluetooth, e não tem multi-window…

          1. Avatar de Vitor
            Vitor

            lol. iOS tem multi-tasking/multi-window sim

      2. Avatar de RenatoNismo
        RenatoNismo

        cansei de bater a mesma tecla, os iphone 4 4s e 5 depois de 2 anos deixaram de rodar fluentemente com novos iOS, já o android como o LG L5 que tive, ganhou completamente nova vida com o custom rom kitkat, isto para terem noção, hoje compras 1000€ um 6s e daqui a 2 anos não consegue aguentar novo iOS como foi os iphones antigos. hoje um flagship android de 2011 consegue rodar Lollipop até sem problemas.

        1. Avatar de Vitor
          Vitor

          aham com certeza so falta é achar roms para ele. Trabalho que nao deveria ser o utilizador a fazer. Onde é que está a experiencia pos-compra? Por isso que nao compro mais nenhum telemovel com android

  6. Avatar de Rui C
    Rui C

    Offtopic: Onde se pode alterar a imagem daqui dos comentários no perfil?

    Obg.

    1. Avatar de LG
      LG

      Teu Gravatar do e-mail que usas… Pq? não gostas da maça?

      1. Avatar de Rui C
        Rui C

        O maça é o novo.

  7. Avatar de Concept
    Concept

    Não duvido que estes dados sejam verdadeiros. O português (generalizando) tem um grande problema, quer sempre comprar o melhor só para poder mostrar ao vizinho, e é até essa uma das (várias) razões que a economia do país está no estado que está.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Ai é?

      Por isso é que usa o iPhone, enquanto os Android ficam no carregador…

      1. Avatar de Concept
        Concept

        Hmm, não percebi a boca que tentaste mandar mas o que eu disse é facto, muitos veem o vizinho com carro novo e mesmo ainda tendo um razoável poem-se em prestações, o televisor antigo “não é bom”, toca a comprar outro, os smartphones são so mais um exemplo e os iPhones são os melhores para mostrar ‘ao vizinho’ que também se tem algo bom.

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não percebeste?

          O “mostrar ao vizinho” está nos resultados.

          Os iPhones são usados.

          Os Androids, ficam parados.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Quanto ganhas de comissão da Apple?

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Quantos comentários precisas para achares que enganas alguém?

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      Eu compro para utilizar e usufruir das funcionalidades.
      Se existe quem compre para mostrar, ou menos sabe o que é bom. Pode mostrar á vontade.
      Agora o problema é que quem não tem , fica invejoso do que o outro tem. Preocupam-se mais com o dinheiro dos outros do que com o vosso.
      🙂

      1. Avatar de Concept
        Concept

        Não tou a dizer que iPhone é mau, têm certamente vantagens sobre o Android em uns pontos (e vice-versa) mas a maioria dos compradores não quer saber disso, só quer saber da maçã, nem que para isso tenha que passar fome.

    3. Avatar de João Reis
      João Reis

      Verdade, disso não há duvidas, é isso que defendo no meu comentário acima. Apple não tem concorrência infelizmente, o iOS dá 10 a 0 ao Android e enquanto a concorrência for Android, não é concorrência alguma.
      Também me preocupa essa falta de noção na hora da compra, compram só porque sim.

  8. Avatar de Prim
    Prim

    “Martin Cooper, desvalorizou o iPhone 6S como “aborrecido” e considerou que a Apple não fez nada de verdadeiramente novo.

    “[A Apple] está a lutar a cada geração para se sair com algo interessante. [O iPhone 6S] é um pouco maior, tem mais pixéis, mais megahertz e as pessoas não poderiam querer saber menos. Penso que o futuro é o software. Têm de encontrar formas de fazer o telefone essencial,” referiu Cooper.”

  9. Avatar de powerUrser
    powerUrser

    não acho nada estranho esta sondagem. 90% dos androids que andam por ai dão para telefonar e pouco mais. os 10% que dão sao mais do que isso, sao os de topo de gama. o povo que os tem ou so joga (que faz sentido ter um topo de gama para isso) ou esta concentradissimo a meter o SO a sua maneira que o android é o maximo, socio.

    1. Avatar de luislelis
      luislelis

      Publica la esse estudo que para a gentalha ficar esclarecida lol.

  10. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    É fácil de explicar: o pessoal dos iPhones tem muito dinheiro, logo pode pagar por tarifários de dados caríssimos. O pessoal de Android é mais pobrezinho, então tem que se conter nos consumos.

    1. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Pois é.

      O pessoal que tem Android, nem dinheiro tem para ter internet em casa!

      1. Avatar de Mark
        Mark

        E sentes-te mais homem por cenas dessas?

        1. Avatar de Baptista Batos
          Baptista Batos

          Não é para ti.

      2. Avatar de ricardo M.
        ricardo M.

        Tenho android e Windows phone e tenho mais que tu na conta e agora? Com um ordenado podia comprar 30 iphones 6s+, e nao tenho nenhum, nem faço intençoes de comprar. Se quiseres manda pm e vamos verificar isso. Pensas que és mais superior por isso, deves pensar que a marca do telemóvel define uma pessoa na sociedade. Enfim, ta perdido este mundo.

        1. Avatar de Rui C
          Rui C

          Nem para 1 tens dinheiro , quanto mais 30.
          Se andas perdido neste mundo usa um GPS, pelo menos deve chegar para chegares a casa não? 🙂

          1. Avatar de ricardo M.
            ricardo M.

            Ricardo Machado. Jogador de futebol. Neste momento na arabia saudita. São 300 mil ao ano neste momento. Não preciso de mentir. Diz la Rui o teu ordenado chega para um iphone, ou e preciso prestações?

          2. Avatar de ricardo M.
            ricardo M.

            Então Ruizinho, acabou te o plafond de dados, ou foi o gato?

        2. Avatar de Rafael Paredes
          Rafael Paredes

          Ricardo M. “Salgado”?!

        3. Avatar de JMMS
          JMMS

          Se és mesmo a pessoa que dizes ser vai a este grupo: https://www.facebook.com/groups/wp7portugal/?fref=nf

          E comenta algo sobre o Windows Phone, visto que tens um não é descabido pedir-te isto.

          1. Avatar de ricardo M.
            ricardo M.

            Vou passar la. Não conhecia esse grupo.

    2. Avatar de Vlad
      Vlad

      Será por isso que o gráfico mostra que o uso de Internet na Apple se encontra em declínio e a Samsung em crescimento?

  11. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    Acho normal hoje em dia qualquer miúdo 8 anos já tem um tlf, é claro que esse mesmo tlf é dos baratos e para jogarem tem de ser Android, e também é lógico que não há plano de dados móveis, não tem nada a haver que a marca A ou B é melhor que a outra

  12. Avatar de João
    João

    Eu acho que o pessoal ainda não percebeu que NÃO se está a falar de sistemas operativos, mas sim de MARCAS…

  13. Avatar de Rafael Paredes
    Rafael Paredes

    PAGEVIEWS, em DADOS MÓVEIS!
    O artigo não refere que A é melhor que B, nem que há mais As do que Bs, ou que os As acedem mais à Internet que os Bs, ou ainda, que As poupam mais dados que Bs…
    É apenas um relatório contendo dados informativos. Se alguém conseguir retirar INFORMAÇÃO não especulativa daqui, que me avise!

    Ps: Tablets e laptops também usam por vezes DADOS MÓVEIS…

  14. Avatar de Luis Rocha
    Luis Rocha

    Argh….. Como detesto Apple
    Feliz Microsoft’s Lumias.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Não sejas assim. 🙂

  15. Avatar de Mark
    Mark

    Notícias? Aqui?
    Só ca venho pelos comentários

  16. Avatar de ze
    ze

    Claro que sao, estao a compralos em segunda mao no Ebay, por isso e que sao os mais usados em segunda mao.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Óptimo só prova que até em 2ª mão se vendem, já os androids ninguém os quer. Quase que “pagam” para os venderem, se é que me entendes. 🙂

    2. Avatar de Baptista Batos
      Baptista Batos

      Olha aí está…

      Mesmo em segunda mão, há procura.

      Androids? Nem novos vendem… claro que em segunda mão… enfim…

  17. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para mim estes dados não são novidade.
    Eu faço a gestão de vários sites portugueses, uns com muito tráfego e outros com menos, mas independentemente do volume de tráfego quase todos têm 2 coisas em comum: a primeira é que perto de 50% do tráfego já é através de mobile, e a segunda é que os dispositivos no top é sempre iphone e ipad, os outros vêm a seguir.
    Eu nem sequer sou utilizador de IOS, prefiro o android de longe.. mas factos são factos.
    Claro que se somarmos todos os dispositicos, o android é muito mais usado que o IOS, nas não é disso que se trata a noticia.. a notícia é sobre dispositivos e não SOs.. já estou como o Mark lol, vale a pena passar por cá nem que seja pelos comentários…

  18. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    Ora mais isso é obvio… se eu tivesse um Apple nao iria ter dinheiro para comprar apps, portanto sinto-me obrigado a ver/ler qualquer tipo de artigo via browser… logico, exite mais pageviews em Apple do que qualquer outro dispositivo Android.
    Falando na minha experiencia, poucos sao os artigos que leio em versão browser. Maior parte dos casos utilizo apps. 😉