PJ deteve suspeito por distribuir ilegalmente sinal de TV

57 Comentários

Segundo dados de 2016, em Portugal existem mais de 220 mil casas com TV Pirata, ou seja, mais 20 mil que existiam em 2014. Apesar de normalmente este tipo de esquemas serem sempre desvendados pela PJ, há quem ainda arrisque neste “negócio”.

A Polícia Judiciária deteve na quarta-feira “em flagrante delito” um comerciante em Oliveira do Hospital suspeito de distribuir ilegalmente sinal de televisão.


A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve, em flagrante delito, um homem, casado, comerciante, suspeito da prática dos crimes de burla informática, acesso ilegítimo e detenção de dispositivos ilícitos, entre outros.

No âmbito de investigação em curso, a Polícia Judiciária procedeu à realização de buscas, no decurso das quais se constatou que o suspeito tinha diverso equipamento informático e eletrónico ligado, a aceder e a partilhar conteúdos de televisão, sem que para isso estivesse legitimado e autorizado, tendo esse equipamento sido apreendido e o suspeito detido.

O detido, de 39 anos de idade, vai ser presente às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação consideradas adequadas.

TV pirata em Portugal! Um “crime” punido com pena até 5 anos

Em Portugal, os utilizadores que distribuem ilegalmente sinal de TV cometem pelo menos quatro crimes puníveis com penas que podem chegar aos cinco anos de cadeia e avultadas multas. Os crimes em causa são os de

  • Usurpação – que pode chegar aos três anos de prisão
  • Proteção das medidas tecnológicas – Pena máxima de um ano de prisão
  • Acesso ilegítimo – Pena de prisão entre um e cinco anos
  • Detenção de dispositivos ilícitos – Pena pode ir até três anos de prisão

Estima-se que as perdas das operadoras rondem os 600 mil euros por mês. Em Portugal o preço mensal de uma subscrição para ter TV+Internet ronda os 31.4€.

Detidos por Serviços de TV ilegais

[2017]

No início de 2017 dois indivíduos foram condenados por piratear o sinal da ZON! Ao todo os arguidos já tinham mais de 450 clientes. Saber mais aqui.

[2016]

A Policia Espanhola revelou que deteve 30 pessoas suspeitas de colaborarem numa rede de distribuição ilegal de sinal de TV. A novidade deste caso é que ao contrário de pagamentos com dinheiro os clientes tinha de pagar em bitcoins. Saber mais aqui.

[2016]

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Setúbal, informou que concluiu uma investigação,em Março de 2016,  com carácter transacional, iniciada em 2012, por suspeita da prática do crime de burla informática. O principal suspeito usava também um servidor no estrangeiro, a partir do qual procedia à difusão de serviços televisivos para outros países, de onde provinham contrapartidas económicas, retirando da sua atividade delituosa um rendimento mensal superior a 5 mil euros. Saber mais aqui.

[2015]

Em colaboração direta com as autoridades brasileiras, a PJ desencadeou uma operação policial de caráter internacional com o objectivo de acabar com uma organização  que se dedicava à distribuição ilegítima de sinal de televisão por satélite, cujo modus operandi se designa por “cardsharing”. Saber mais aqui.

[2014]

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um homem pela prática do crime de burla informática, agravada, com utilização do método de “Card sharing”. Com este procedimento mais de centena e meia de clientes acedia ilegitimamente ao sinal de TV, sem que os operadores recebessem o preço devido, em prejuízo destes e da Fazenda Pública pela não liquidação das correspondentes receitas tributárias. Saber mais aqui.

[2013]

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, desenvolveu, durante esta semana, uma operação policial, com o objectivo de desmantelar a distribuição ilegítima de sinal de televisão por cabo.

Nesta ação, foi detido um homem, de 54 anos de idade, responsável pela gestão da rede de distribuição ilícita em causa, que servia mais de cem clientes – Saber mais aqui.

[2013]

Técnicos da PT, acompanhados de inspetores da ANACOM e de agentes da GNR,  desmantelaram uma rede ilegal de telecomunicações que operava no Norte. Casas, cafés e outros estabelecimentos públicos dos concelhos de Vila Nova de Paiva, Viseu e Moimenta da Beira adquiriam o serviço de comunicações mediante o qual pagavam 15 euros só pelo serviço de Internet acrescido de 10 euros para a televisão por cabo cujo serviço incluía os canais pagos – Saber mais aqui.

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    “Segundo dados de 2016, em Portugal existem mais de 220 mil casas com TV Pirata” – não sei como fazem esses cálculos, devem achar que quem não contrata um serviço pago é porque está a receber TV pirata … Portugal é um dos países que mais se paga pela tdt e menos canais se tem, “obrigando” a contratar servicios maus de TV

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Eu só tenho Net e telefone fixo, e não tenho TV pirata. Simplesmente uso a TDT, não tenho tempo para ver TV. A única TV que vejo são os noticiários durante as refeições e basta.

      1. Avatar de JorgeCosta
        JorgeCosta

        Conta como TV pirata.

        1. Avatar de MShaitan
          MShaitan

          Hahaha.. Mesmo..!

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        +1
        As vezes não é fácil explicar aos comerciais da MEO, ZON, Vodafone, etc que não tenho interesse pelos os “outros” canais.

    2. Avatar de K
      K

      Outra metrica engraçada é a estimativa das perdas pelas operadoras. Assumem automaticamente que quem tem TV pirata iria pagar legitimamente uma subscrição se não fosse a TV pirata. Ninguém considera que também podiam não ter nada resultando em perda nenhuma.

      Num cenário destes e igualmente possível, as operadoras até beneficiam com a TV pirata porque muitas ligações dependem sempre de ter um serviço mínimo de tv ou Internet. Se as pessoas optassem por não ter nada, nem o serviço mínimo tinham.

      Não estou a favor da TV pirata mas está também é uma realidade que nunca ninguém menciona nestes reports porque não interessa. Copo meio vazio, copo meio cheio…

      1. Avatar de NightDX
        NightDX

        As contas das perdas são feitas como se o cliente fosse pagar o serviço equivalente ao que tem ilegalmente a uma operadora.

    3. Avatar de barf
      barf

      E pode ser. Da mesma forma que quem não gasta água da rede é porque tem furo de água(poço) e é taxado de forma diferente.

  2. Avatar de Freitas
    Freitas

    TV, Internet ronda os 31€ essa foi para rir, nas grandes cidades, porque o resto como o que tiver.

  3. Avatar de Miguel Costa
    Miguel Costa

    Essa do rondar os 31,40 é arredondado muito para baixo certo?
    Mesmo com a Vodafone e o serviço mínimo, já pago 31,99. Quem entra agora já fica a pagar mais que isso.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Eu pago 26, se queres pagar mais, é contigo!

      1. Avatar de Roberto
        Roberto

        Qual é o serviço?

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Eu pago Vodafone com 2 descodificadores , 200Mb/s e Pack Tv Plus tudo por 26,90 mês tudo incluido.

      1. Avatar de Mr.T
        Mr.T

        E como conseguiste isso? Qual foi a promoção que apanhaste? Ou é um daqueles pacotes promocionais que se conseguem por se ser colaborador de alguma grande empresa?

        1. Avatar de RS
          RS

          Se não for nenhuma dessas hipóteses que lançaste, esse tipo de preços e condições consegue-se há custa de regatear com as operadores ameaçando que se vai optar pela concorrência, ao fim de algumas tentativas e com alguma sorte lá se consegue uns preços e condições melhores.

          Enfim, é uma palhaçada. Por isso viva a Pirataria!! 😀

          1. Avatar de WHTAT
            WHTAT

            é verdade sim senhora RS é sempre a mesma coisa com as operadoras os valores são mesmo muito flexíveis basta regatar e “ameaçar” que por magia aparece outros pacotes mais baratos e com a mesma me###.

      2. Avatar de Joao Pedro
        Joao Pedro

        Então tenta fazer agora o mesmo contrato… se me disseres onde posso adquirir esse serviço, por esse preço garantido, eu compro.

  4. Avatar de poiou
    poiou

    Como é que se pode ser acusado de posse de equipamentos ilicitos? Calculo que a unica coisa que o sr tinha em casa eram leitores de cartões, que em principio tambem podem ler cartões de tv, qual será o problema de os ter em casa?

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Card Sharing, conheces?

      1. Avatar de Chinoca
        Chinoca

        Partilha de cartões conheces?

  5. Avatar de mp
    mp

    não roubem o estado detesta concorrência

    1. Avatar de de Carvalho
      de Carvalho

      melhor comentário

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Que é que o Estado tem a ver com operadoras privadas? Leste a notícia ao menos?

  6. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    As várias operadoras de serviços são as principais culpadas. Se realmente existe assim as 220 mil casas com tv pirata, porque os valores que praticam é um exagero! Para a maior parte dos ordenados em Portugal não vai acima do ordenado mínimo. Era preferível praticarem valores muito mais baixos que já não havia as tais 220 mil casas com tv pirata, com se referem no ano 2016. Se têm tv pirata é mais por causa do futebol ou outros canais não incluídos no plano do contrato. É um absurdo o valor a pagar por alguns canais premium. Como foi referido o valor de 31,40 € tv + internet, se tivesse incluído mais os canais premium, não haveria, como assim dizem as tais 220 mil casas com tv pirata. (valor este para mim uma verdadeira mentira)
    Com recentemente a Anacom aplicou multas as operadoras por falsas publicidades, agora querem recuperar o perdido.

    1. Avatar de Mr.T
      Mr.T

      Nao podem baixar os preços, senão como é que engordavam os bolsos? E como têm a PJ do lado deles a deter os mega criminosos que desviam sinal de tv para meia dúzia ta tudo safo.
      Já caçarem os verdadeiros tubarões que roubam e desviam milhões, isso tá quieto que da muito trabalho… É mais ou menos como a caça à multa atualmente existente por parte das forças de transito. É fácil e dá milhões porque atacam os pequeninos isoladamente, e ninguém quer ter problemas com as autoridades, quer seja por medo de represálias, por desconhecimento ou por falta de recursos para tal. Já os tubarões é à la gardé… Normalmente nem sao eles que conduzem, por isso ta tudo na boa.
      Enfim, paísinho mediocre…

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Ok, então se eu te roubar porque tens um ordenado de 5000 euros mensais e eu tenho só o ordenado mínimo, a culpa é tua porque devias receber menos ou porque não partilhas o teu ordenado com os que recebem pouco

      És um génio.

  7. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    “Segundo dados de 2016,em Portugal existem mais de 220 mil casas com TV Pirata,ou seja,mais 20 mil que existiam em 2014”.—«Que vergonha !! Eu até tinha nojo de ser um desta lista vergonhosa !! A bem vermos,de ano para ano,mais de 10.000 mafiosos/as entram neste esquema podre !! Caramba,não houvesse um mecanismo para cada ISP cortar as bóias a estes usurpadores e acabava-se logo a mama !! Isto é fraude !! Para mim só dá para rebaixar e humilhar quem aceita viver nesta condição de fraude,mais nada !! Enquanto uns pagam sempre a horas,outros há que têm tudo mas vivem a vida nos calotes e ilegalmente !! Tem que se parar com este tipo de burla de uma vez por todas,já é demais !!

    1. Avatar de RS
      RS

      Só uma coisa a dizer deste comentario: lol

      Foi um bom discurso para seres a proxima miss universo ou para ganhares o premio nobel da seriedade e honestidade.

      Eu tinha vergonha era de pertencer á lista forbes e explorar os empregos da minha empresa pagando ordenados minimos.

      Estas tvs piratas pouca ou nenhuma moça faz as empresas de telecomunicações que continuam a ter lucros astronomicos e a injectar o dinheiro no mundo mafioso do futebol, isto sim é vergonhoso.

      1. Avatar de charles
        charles

        Muito bem dito!

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Isso quer dizer que é legal eu roubar o Belmiro de Azevedo só porque o que lhe tiro não lhe faz mossa?

        Que argumentação infantil e absurda.

  8. Avatar de Ze das caldas
    Ze das caldas

    Morte a pirataria, viva torrents.

  9. Avatar de Helder
    Helder

    Fazem bem em apanhar esses gajos, fazer pirataria é uma coisa, ganhar dinheiro à custa de pirataria (seja cobrar ou sites carregados de anúncios), isso já merecem ir para a choldra

  10. Avatar de Alvega
    Alvega

    “normalmente este tipo de esquemas serem sempre desvendados pela PJ”. Ui…ai…caiu-me a placa, de tanto rir.
    Eu conheço uma serie de Autoridades que tem Tv pirata, alguns fui eu mesmo que ajudou a montar.

    Podia escrever um compêndio, mas é estar a “chover no molhado”.
    Assim como um Homem, somente procura fora de casa (outras mulheres), aquilo que nao tem na própria casa, isto mesmo se aplica em grande medida há PIRATARIA do sinal de Tv. Maus serviços, caros, cheios de publicidade (em canais pagos a peso de ouro), conteúdos, fastidiosos e repetitivos,mudança de condições e de canais unilateral por parte dos operadores preços exorbitantes, etc, etc. Por algo deve ser que as operadoras de telecomunicações, sao as empresas com mais RECLAMAÇÕES em Portugal.

    Vejam o que se passou com o fenómeno MUSICAL \ VENDA de DISCOS, baixem os preços, diversifiquem a oferta, sejam SÉRIOS, e o “pessoal” vai aderir em força.

    ” 220 mil casas com TV Pirata”, o relator\articulista\contabilista, deve ser :
    Quem contabiliza os participantes das manifestações, ou das greves em Pt, nao ?
    Será ministro das finanças ou secretários do estado das mesmas, destes últimos 30 anos ?
    Porventura foi colega de LICENCIATURA do “socrates” ou do “relvas” ?

  11. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Está tudo muito bonito, é tudo muito caro, sim senhor… Já a minha avózinha dizia: Quem não tem dinheiro não tem vício. É caro!? Usem a TDT.
    Roubar sinal é crime sim, e sim, as operadores têm como saber que o sinal está a ser desviado. Podem não saber nem por quem nem para quem, mas sabem sim que em determinado lugar algo se passa. E não duvido nada dos numero apresentados, basta dar uma volta pelos cafés das terrinhas…

    1. Avatar de ribas
      ribas

      primeiro, está errado, é ilegal.. sim. Mas para quem está confortável é fácil e bonito falar. Agora para quem vive… ui, perdão, sobrevive com 550€ mensais pagar todas as contas inevitaveis e depois querer ter algum “conforto” de querer ver um canalzinho ou outro a mais, internet etc.. para tal tem que pagar no minimo 50/60€! é muito mesmo!
      é assim a realidade nas “terrinhas” como lhes chamas

      1. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        E então porque é que tem de ter TV a Cabo se não pode pagar?!

        1. Avatar de Joao Pedro
          Joao Pedro

          E porque não te calas? Queres ajudar, faz uma manifestação contra as práticas abusivas das operadoras, como o aumento de 2 euros nos contratos, sem avisar os interessados, confirme a lei? Então, não vão presos também?

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Lá está, “Quem não tem dinheiro não tem vícios”.

    2. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      o Sr. Pedro fala de barriga cheia.. gostava de o ver a viver nas “terrinhas” onde desde que acabaram com o sinal analógico de tv e passaram para o digital, vulgo TDT, deixaram de ter sinal. E sim, a única alternativa é subscrever um serviço de televisão e pagar cerca de 50€ pelo que antes tinham de borla.. ou quase de borla, tendo em conta que continuam a pagar a taxa de contribuição de audiovisual.
      Não quero com isto dizer que apoio este tipo de pirataria, aliás, não apoio quem “faz dinheiro” com pirataria, mas gostaria que em vez de haver esta preocupação com as “perdas” das operadoras, se focassem primeiro em garantir o serviço mínimo a TODO o país.
      Ao Sr. talvez lhe faça falta passar mais tempo nessas “terrinhas” para perceber que Portugal não é Lisboa.

      1. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Eu não vivo em Lisboa, alias estou a 300 quilómetros de distancia.

        1. Avatar de V3rm3
          V3rm3

          Mas não está numa dessas “terrinhas” como chamou, pois não ? percebeu a ideia não percebeu? espero que sim 🙂

      2. Avatar de José Rodrigues
        José Rodrigues

        Portugal discorda.

    3. Avatar de Tezouro
      Tezouro

      Gostava de saber se tem a mesma opinião em relação às conta da água, luz e gás?

  12. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Acabando com a pirataria as operadoras vao perder clientes, porque quem opta pela pirataria faz isso por nao conseguir pagar o servico “normal”, se assim nao for nao contratarao o servico, e nesse caso as operadoras vao perder os piratas como clientes. LOL.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Um pirata não é um cliente pois não paga mensalidades da utilização do serviço.

  13. Avatar de eu tenho
    eu tenho

    ip tv ?
    Streams ?

    1. Avatar de WHTAT
      WHTAT

      IP tv e legal 😉 eu tenho e é bem bua

  14. Avatar de jorge
    jorge

    é ilegal mas tambem se paga pouco mas paga se
    e legal paga se uma quantia astronomica por serviços que enfim……………
    é claro que as pessoas preferem um serviço mais barato

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Ora nem mais, alem disso, arranja se vindo de fora..a 22 € por ano, ainda mais barato…o google dá uma ajuda….

  15. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Conheço quem tem a nos fibra e comprou uma caixinha para a sportv pirata. Acabou por encostar a box da nos porque a caixinha pirata tem uma qualidade muito superior.
    Com isto não quero dizer que sou a favor da pirataria mas quando o serviço pirata e de qualidade superior não sei não.

  16. Avatar de magrande
    magrande

    No aliexpress vende aos montes CCCAM e receptores via IPTV tipo HTV5, funciona incrivelmente bem

    1. Avatar de WHTAT
      WHTAT

      No meu caso bastou a smart tv, so instalar a app e ta a andar de mota

  17. Avatar de CMatomic
    CMatomic

    O problema em Portugal se esquece o que é o FTA ” televisão em sinal aberto ” , e a opção via satélite parece um bicho papão quando na realidade é uma verdadeira alternativa aos serviços pagos , existe ate receptores “box” híbridos para TDT e satélite e alguns deles ate permite funcionalidades idênticas as dos operadores de serviços pagos .
    Mas o problema em Portugal são as estações nacionais ” RTP,SIC,TVI” que deveriam incentivar e inovar a televisão em FTA em Portugal, e não o fazem , simplesmente se submetem ao negocio dos operadores de telecomunicações .
    Acham normal um pais Europa não ter um único canal em HD em sinal aberto ?
    Na Europa o FTA cresce, varias estações Europeias criaram joint ventures “freesat UK , freeview TDT uk , tivusat it , para oferecer um serviço de televisão em sinal aberto de qualidade e com produtos que rivalizem os serviços dos operadores de telecomunicações .

  18. Avatar de Joaquim Soares
    Joaquim Soares

    Parece que as operadoras de transmissão de TV vão proibir os pobres de ver tv