Webroot bloqueou milhões de PCs ao marcar Windows como vírus

23 Comentários

Os antivírus são ferramentas que se pretende que protejam os sistemas operativos e a informação. Não se querem a atacar os sistemas que devem proteger.

Mas, em situações pontuais, acontecem casos que mostram que os antivírus podem acabar por ser malignos. Aconteceu isso com o antivírus Webroot, que no início desta semana começou a marcar ficheiros do Windows como malignos.

Webroot

Ninguém esperaria que os problemas do Windows viessem da ferramenta que o deve proteger. Essa situação aconteceu no início desta semana com o Webroot, que após uma normal atualização das assinaturas dos vírus começou a marcar ficheiros do Windows como sendo malignos e afetados pelo W32.Trojan.Gen.

De imediato estes ficheiros começaram a ser movidos para quarentena, ficando inacessíveis para o Windows, que de imediato começou a ter comportamentos anormais e a funcionar de forma errática e com problemas. Como o acesso aos ficheiros era controlado, poucos utilizadores conseguiram recuperar de imediato as suas máquinas.

Segundo a Webroot, esta assinatura de vírus esteve apenas disponível durante 13 minutos, mas foi o suficiente para criar o caos entre os seus mais de 30 milhões de utilizadores, conforme se pode verificar na página de suporte da empresa.

Webroot

A Webroot já lançou uma solução para resolver o problema dos utilizadores afetados, devendo estes manter os seus sistemas a funcionar e usar a ferramenta de recuperação dos ficheiros que estão em quarentena.

Os problemas da Webroot parecem não se ter limitado ao Windows, pois, segundo relatos, dias antes já tinha começado a marcar a página do Facebook e da Bloomberg como sites de phishing.

Toda esta situação está agora a normalizar, mas fica provado que até as ferramentas que nos protegem conseguem ser maliciosas e deixar as nossas máquinas inacessíveis e inutilizadas.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Francisco Reis
    Francisco Reis

    Terá sido caso único?

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Já testemunhei o Kaspersky a fazer o mesmo com 4 PC’s com Wndows 10.

  2. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Nem conhecia esse webroot, fez-me pensar que era algum rootkit quando li o título.

  3. Avatar de Ota
    Ota

    Finalmente um antivírus que funciona!

    1. Avatar de NT
      NT

      +1 era mesmo isso que estava a pensar… 🙂

    2. Avatar de Paulo Jorge
      Paulo Jorge

      +1 , nem mais.
      Facebook site de Pishing , this one make my day .

    3. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      -1
      Se tivesses o PC bloqueado por esta situação não dizias que o antivírus tinha funcionado!

      1. Avatar de Balmer
        Balmer

        -1
        Encontramos um azeado!
        Como foi? A vida passou-te à frente dos olhos?

    4. Avatar de cat
      cat

      Admirem-se se o código de alguns ficheiros do windows, nomeadamente os famosos de “telemetria”, não é mais do que aproveitar ou comprar código dito mailicioso a terceiros …

  4. Avatar de hotel
    hotel

    Ás vezes é pior que um virus 😀

  5. Avatar de Felippe
    Felippe

    uma vez la pra epoca de 2008 e 2009 o AVG fez uma atualização que estava corrompendo registro do Windows XP, esse caso nao é nenhuma novidade

    1. Avatar de Pedro Simões

      “Mas, em situações pontuais, acontecem casos que mostram que os antivírus podem acabar por ser malignos.”

  6. Avatar de Helder
    Helder

    Marcar os ficheiros do Windows como vírus?

    Bloomberg site de phishing?

    Phishing é só pedir dados privados ao utilizador e esperar que ele confie em nós!

    Isso é precisamente a descrição do Facebook!

    Finalmente um antivírus que funciona, há para Mac?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim, há. Mas tens que instalar primeiro o Windows 😉

  7. Avatar de Dope
    Dope

    Esse “AV” é das piores coisas que se pode ter instaladas num computador….. E o AVG é outro….

  8. Avatar de JATF
    JATF

    esta publicação bem mesmo a calhar, não se espantem com esse AV, Comigo aconteceu a mesma coisa esta semana, com o Eset Smart Securiy este camelo agora deu-lhe para andar a bloquear tudo, para além do wind 32 diz que é um Trojan, Cavalo de Troia, e também pôs em quarentena e removeu do computador o Iobit Advancede SystemCare, e o CDBurner XP, entre estes Problemas á muitos mais,

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Iobit Advancede SystemCare é mesmo um PUP, nem o devias ter no PC é lixo autÊntico a consumir memória RAM, e não me venhas com aquela de que ele otimiza, e limpa isso faz o CCleaner é mais básico e consume menos RAM e tem versão Portable sem requerer instalação.

      Faz o que promete, ao contrário do advanced systemcare que diz que otimiza, mas usa é as opções do Windows para o fazer, basicamente tudo o que fazes no Advanced já tens no Windows

      Dai CCleaner não usar essas porcarias desnecessárias e inúteis!
      https://malwaretips.com/threads/advanced-system-care-by-iobit-detected-by-malwarebytes-as-pup-is-it-really-a-pup.69720/

      Quem usa o Iobit sem duvida que não está bem informado lol, continuem a usar esse lixo.

  9. Avatar de MLopes
    MLopes

    essa de marcar páginas do “Facebook e da Bloomberg como sites de phishing” não sei se até será acertado 😉 😛

  10. Avatar de Alvega
    Alvega

    Para mim a noticia, é “30 milhões de utilizadores”…..
    Tudo o mais acontece, já aconteceu, e vai voltar a acontecer com outros AV.
    Pois eu segui o concelho do Egnº da Mozila e deixei de lado o Anti virus, fiquei-me pelo “embutido” defender.
    Até a data nao me tenho dado mal, e deixei de ter “chatices” com o AV.

    1. Avatar de Diogo
      Diogo

      Exatamente, eu so uso o defender e nunca tive problemas…

  11. Avatar de Gekko
    Gekko

    Ou seja o antivirus funcionou