Portugal: Acesso a sites de pirataria cai 70%

50 Comentários

Longe vão os tempos em que a pirataria de conteúdos em Portugal era um sério problema. Com o fecho de vários sites, e também com o aparecimento de vários outros sites de streaming, o acesso a conteúdos de pirataria é cada vez menor.

De acordo com um estudo recente, o acesso a sites piratas caiu 70% em Portugal, após acordo antipirataria.


Em 2015 foi introduzida em Portugal uma iniciativa para combater a pirataria, o famoso Memorando de Entendimento Antipirataria. Muitos sites foram bloqueados (num total de 65 endereços) e agora, dois anos depois, é hora de fazer um balanço.

O novo relatório foi encomendado pela Motion Picture Association (MPA) em conjunto com a Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais (FEVIP). As conclusões mostram que, após a implementação de ordens de bloqueio de websites, entre novembro de 2015 e junho de 2016, houve uma redução significativa de utilizadores a acederam aos websites infratores.

O estudo foi concluído com um grupo de controlo global, como termo de comparação do que poderia ter acontecido se os websites não tivessem sido bloqueados.

Dados importantes do estudo

    • Dos 250 principais websites não autorizados em Portugal, 65 foram bloqueados e a sua utilização diminuiu num total de 56,6% no período, mas aumentaram 3,9% globalmente.
    • A utilização dos 250 principais websites não autorizados em Portugal diminuiu globalmente em 9,3%. No entanto, o grupo de controlo global apresentou um aumento de 30,8%.
    • A utilização dos 30 websites bloqueados de língua portuguesa, que constam dos 250 principais websites não autorizados em Portugal, diminuiu 41,8%, embora tenha aumentado 39,2% no Brasil.

As conclusões deste estudo estão em consonância com relatórios semelhantes realizados no Reino Unido, demonstrando que o bloqueio de websites é eficaz e reduz a utilização de websites infratores.

Paulo Santos, diretor-geral da FEVIP, referiu à Lusa que considera que serviços de streaming têm contribuído para uma redução de acessos a sites que disponibilizam conteúdos ilegais. No entanto, destaca também a importância do bloqueio dos sites:

A maior dificuldade de acesso a plataformas ilegais torna mais fácil o negócio dessas novas plataformas.

Via INCOPRO

Comentários

50

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de khidreal
    khidreal

    DADOS IMPORTANTES DO ESTUDO

    – Não mudou nada.

  2. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Ainda bem. Continuem assim então. Não usarem esses sites usaram outros. Mas fizeram pirataria na mesma

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não é pirataria é downloads e são legais

  3. Avatar de nuno
    nuno

    quem fez esse estudo não percebe nada de pirataria

  4. Avatar de Spoky
    Spoky

    Esse Paulo Santos é uma pessoa inculta.
    Os sites vão resistir e resistir até não poderem mais.

    Que tristes estas associações pensam que ao bloquearem os sites que vão impedir de aceder…

    Dns sem logs dns.watch

  5. Avatar de Antonio
    Antonio

    Bloqueio de sites… deixem-me rir… 🙂
    Que grande estudo…

  6. Avatar de Piratatuga
    Piratatuga

    eu nao estou incluido nessa percentagem de certeza..os teras que eu ja saquei meu deus ja nem sei… SINCE 2008 o todo conhecido Piratatuga e TPB. : )

    1. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Eu nao tenho e tempo para sacar mais. Mas digamos que por mes tenho um consumo de mais de 200Gb na sua maioria televisao por IP.

  7. Avatar de Fabio martins
    Fabio martins

    Muito mau esse estudo .
    Eles estudaram e analisaram os downloads ilegais provavelmente .
    O que acontece é que mudou a forma de pirataria .
    Agora nao se vê os feirantes com DVDs piratas e cd de musica ,pôr que agora é tudo por streaming .
    Lol ..tudo se mantem , os piratas adaptaram se .pois sites de streaming florescem todos os dias

  8. Avatar de 1904_3526
    1904_3526

    Claro que sim… afinal 70% nem sequer mudou o DNS..

    1. Avatar de Vítor
      Vítor

      respondeste tudo 🙂

  9. Avatar de Miguel Nóbrega
    Miguel Nóbrega

    Ainda bem 🙂

  10. Avatar de Miguelito
    Miguelito

    lol a sério?

    Agora não é preciso descarregar nada, está tudo em tempo real no Kodi.

  11. Avatar de Luís M
    Luís M

    Portugal é sempre um bom exemplo em tudo o que o prejudica.
    Somos importadores de todos esses conteúdos(a maioria lixo), se pagarmos por tudo é mais dinheiro a sair a troco de uma misera % que fica para os revendedores nacionais e nem sempre.
    Só tínhamos a ganhar em fazer vista grossa a essas leis da treta, os chineses não são hoje uma potência económica por serem bons meninos.

  12. Avatar de J. Oliveira
    J. Oliveira

    Os tempos são outros. Existem outras formas de fazer as coisas. Será que o estudo acompanha?

    1. Avatar de Kekes
      Kekes

      Claro que não, o objectivo é provar algo falso, para poderem fazer pressão governamental. Apenas isso. Que continue UE o bloqueio por DNS.

  13. Avatar de Alex
    Alex

    Ficaram com medo e começaram a usar proxy para acessar.
    😀

  14. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    O tempo do streaming chegou para ficar.Além de quem tem juízo e vai crescendo na vida,vai passando a ser um homem e com responsabilidades,essa fase da pirataria fica completamente para trás.Quem não o faz é por manifesta imaturidade e por não ter mais nada que fazer na vida.É tipo um “nerd” da pirataria,do que é completamente ilegal.Mas,se calhar,um dia os ISP’s vão começar a tomar “medidas”… 🙂

    1. Avatar de Luís M
      Luís M

      Não sacas ebooks?

      1. Avatar de brf
        brf

        Pode comprá-los ….

    2. Avatar de Spoky
      Spoky

      “do que é completamente ilegal.” É completamente legal fazer downloads para consumo privado, baseias-te nisso em quê? Porque as associações dizem? As associações querem é dinheiro e lucro! Não entendes qual é a função de uma associação anti-pirataria? É lucro sem piratas e sem pirataria e downloads não há associações, logo é mais uma que morre.

      Ridiculo ao ponto de não perceberem como funciona a industria das organizações anti-pirataria.
      É completamente legal, alem disso os servidores estão la fora e são offshores não há crime nenhum por cá.

    3. Avatar de brf
      brf

      Mais um a confundir maturidade ou até “conforto monetário” com o facto de se beneficiar da pirataria. Não tem nada a ver.
      E como tu dizes “se calhar” até é melhor que os ISP’s nem tomem as ditas medidas pois os tais “imaturos” que procuram conteúdos audiovisuais de qualidade vão começar a analisar os conteúdos dos tais pacotes que lhes são vendidos e começam a cancelar serviços dada a quantidade de canais de qualidade 0 que deles chegam.

  15. Avatar de Kekes
    Kekes

    As pessoas também agora já não gostam de fazer os seu próprios websites. Como prova tenho um estudo feito com o extinto site “geocities”. So se reduziu 50% o volume em sites mortos? Parece me que é MAU, pois apenas tem em conta os 30 maiores sites em língua portuguesa, que são brazileiros (aumentou 40%) e o português desceu na mesma ordem.

    Um estudo cheio de buracos para demostrar que temos de bloquear sites, meus amigos, por DNS! Ridículo. Mostrem estudos globais, não propositadamente feitos assim para ter um resultado.

    É sim, agora há alternativas legais de ver conteúdo, que são óptimas, e são a real causa de diminuição de pirataria, mas ainda falta conteúdo e tempo para terem um efeito.

  16. Avatar de Crash171
    Crash171

    Sabem de nada inocentes…. Kkl

  17. Avatar de ricardo
    ricardo

    O título deste artigo deveria ser:
    70% dos utilizadores de sites de download sabe como sacar mas não sabe mudar o DNS”.

    Obrigado pelo artigo.
    Bom fim de semana.

  18. Avatar de TábemTá
    TábemTá

    Ahahahah … só me dá vontade de rir … como é que é possível que acreditem nestes estudos “encomendados”. Até pode ser verdade, mas fecham uns, abrem logo outros a seguir…. 70%…ahahahah. Tenho pena destes”velhos do restelo”…. actualizem-se… deixem o windows 3.1 em paz 🙂 Pela vossa ordem de pensamento só comiamos o que vcs nos queriam dar… pois é meus filhos, o vosso reinado ACABOU!

  19. Avatar de int3
    int3

    Que rir. nem sei onde vão buscar is dados.
    Se for pelos pedidos DNS nos ISPs então estão a contabilizar muito muito mal ahahah

  20. Avatar de Rui
    Rui

    Realmente muito pouca gente agora tira fotocópias…

  21. Avatar de F. F
    F. F

    A pouco e pouco, so a miudagem e alguns zés é que ainda usam esses sites. Já se nota numa grande parte da população formada o uso de netflix, o uso dos 150 a 200 canais que têm na box, o ir mais ao cinema, a compra de jogos online a preços reduzidos…
    Mas tal como haverá sempre criminosos na rua, haverá sempre aqueles zés que não se importam de ir para um bar gastar 10 euros em cerveja numa noite mas depois nao podem ir por 5 euros ao cinema ou por 8 euros ter serviços legais de streaming durante 1 mes… Felizmente com a educação a melhorar e o desemprego a descer, os parasitas que estão em casa tesos a pensar como ter acesso ao conteudo feito por pessoas, de forma ilegal ou sem preço, vai diminuindo.

    E não venham com moralismos dos catalogos de X ou Y serem fracos, aos que ainda usam pirataria, o vosso problema nem será dinheiro, é apenas valores e educação.

    1. Avatar de brf
      brf

      População formada ahahah. Que disparate, provavelmente muitos dos piratas que abominas tem mais formação, educação e valores que tu. Isso é mesmo à zé tuga preocupado com o vizinho que vê uns filmes e ouve umas musicas mas completamente despreocupado com os “assaltos” diários a que é sujeito. xD

    2. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      Até que concordo contigo. No entanto as plataformas legais têm conteúdos na maioria desactualizados comparativamente as plataformas ilegais e para muitos essa é a razão de não quererem gastar dinheiro em serviços legais e assim ainda sobra dinheiro para umas cervejinhas

    3. Avatar de David Ramos
      David Ramos

      E mais…sem falar nos conteudos as plataformas legais não me permitem por exemplo transmitir conteudo para o chromecast usando programas de terceiros (LocalCast) entre outras funcionalidades.

  22. Avatar de poiou
    poiou

    Porque será que a utilização internacional aumentou?
    Avé VPN e proxy

    1. Avatar de V@mpyro
      V@mpyro

      Claro 😉

  23. Avatar de Vlad
    Vlad

    Este estudo é apoiado numa falácia. É que ligações causais têm que ser provadas. Ou seja, lá por ter havido uma redução em pirataria não quer dizer que esta tenha sido causada pelos bloqueios. Pode como por exemplo ter sido causado pelo aparecimento do NetFlix em Portugal que por acaso, se a memória não me falha, foi em 2015.

  24. Avatar de José
    José

    No meu caso tenho Reduzido os downloads “ilegais”, mas nada tem a ver com os bloqueios, isso dei a volta na mesma hora. Tenho spotify incluído no meu tarifário e uma conta partilhada de Netflix, e a melhor forma de combater a pirataria é ser melhor que ela. Pago pela simplicidade, no dia que deixar de ser possível contas de Netflix partilhada regresso em força.

  25. Avatar de asdasd
    asdasd

    nao notei nada

  26. Avatar de Bruh
    Bruh

    Este estudo é tão ridículo, como a loja do Blockbuster perto da minha casa que está fechada há para aí 8 anos, e pelos vistos ninguém quer sequer comprar o espaço, que aquilo está tal e qual como quando fechou.

  27. Avatar de Janito
    Janito

    Este estudo…
    Eu cada vez tenho mais a sensação que o acesso a essa tal “pirataria” está de tal forma já misturada com todos os outros conteúdos que nem dá para distinguir
    De facto é verdade, menos download de conteúdo, mas há streaming… sites que oferecem (com publicidade) o que outros tentam vender
    Já para não falar que hoje em dia há tantos mas tantos serviços de armazenamento de conteúdo que não dá para contar pelos dedos
    E a censura por DNS é de facto bastante eficaz fiquei chocado até
    Para não falar que cada vez que deitam 1 website abaixo nascem logo 400
    A tal de pirataria evoluiu bastante também, pelos vistos até ao ponto que num “””estudo””” passa despercebida
    De certeza que quem fez o estudo percebe bastante, até porque os bits de um filme pirata são completamente diferentes dos bits de outro conteúdo qualquer
    Vpns, proxys, hollas, etc.. nem existe

  28. Avatar de joao
    joao

    Bom estudo, recomendo!

  29. Avatar de Agostinho
    Agostinho

    Deixei de sacar torrents á alguns anos,hoje em dia temos várias alternativas,com preços apelativos,desde Netflix,Steam,Origin e Spotify,depois há sites como o Kinguin e ebay,onde comprei uma licença para o windows 10 e office 2016 por menos de 10€!

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      Exactamente,Agostinho.Eu concordo com tudo o que disse.

  30. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Duvido muito que quem puxava filmes e que supostamente deixou de o fazer, ande a gastar agora 20/30 euros a comprá-los. Peço desculpa mas não acredito nem um pouco nesta noticia. Com o aumento da largura de banda da fibra a tendência é garantidamente de aumentar e não o contrário, por isso não acredito minimamente nos resultados desse pseudo estudo efetuado.

  31. Avatar de Jony do Mar
    Jony do Mar

    Levanto uma questão : o objetivo de acabar com a pirataria é levar as pessoas a consumirem produtos legais. Se o acesso aos sítios piratas diminuiu 70%, será que houve em contrapartida um significativo aumento das receitas das produtoras? Tenho sérias dúvidas.

  32. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Um estudo que parece um filme de comédia…

  33. Avatar de stealth
    stealth

    a unica reducao que houve foi em 70% da deteccao.. lol. noobs

  34. Avatar de Miguel Luis
    Miguel Luis

    Penso que esta estatística em certa parte e verdade, se formos a ver que a grande maioria são utilizadores com mais idade e que simplesmente conseguiram acesso aos sites porque foi o sobrinho ou o neto que deixou no computador já tudo instalado e configurado pra sacar as coisinhas… Conheço muita gente com mais de 50 anos com muitos poucos conhecimentos que só falavam no Wareztuga e no Popcorn e não sei que, e que deixou de funcionar, etc… Claro que a grande fatia sao utilizadores mais experientes e que sabem contornar as coisas pra continuarem a aceder a sites bloqueados, etc…

  35. Avatar de Filipe
    Filipe

    Se essas entidades pretendem que os conteúdos sejam legais e a pagar, tem que fazer com que o streaming compense muito mais que a pirataria. Por exemplo: Pagar 7€ pelo Spotify, mas nesse valor poder fazer download de pelo menos 100 músicas por mês e a mesma conta dar para 3 utilizadores. Por exemplo o Netflix custar 10€, por exemplo, ver em full HD, poder fazer 1download de um filme por mês. Mal o filme saía do cinema esteja logo disponível. Mal uma série passe na tv, estar logo disponível. Isto são apenas alguns exemplos que a meu ver teria muitos “adeptos a aderir” a streaming legais e a pagar.

  36. Avatar de Tavares
    Tavares

    “Todos” se quixam de pirataria mas quem não fez um download de uma musica ou pediu a outra pessoa para lhe passar? Ou uma imagem com direitos de autor?
    Para mim pirata é fazer download do que seja e ganhar dinheiro com o mesmo. Ai nao concordo como e óbvio.
    Mas Gracas a Pirataria grandes empresas tornam-se maiores Por exemplo na Microssoft o Windows domina os mercados… porquê? Quem vai dar o valor de um ordenado por um SO se tem outro (ex.Linux) Grátis? Assim como os Antivirus não haveria tantos gratuitos certamente. Jogos, programas… por ai fora…
    a pirataria adapta-se assim como as empresas é isto que faz mover este mundo.

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Tavares, para mim esta foi a melhor resposta… Disseste tudo, não tenho mais nada a acrescentar. 🙂