Em silêncio, a Apple matou o iPod nano e o iPod shuffle

26 Comentários

Muito antes do iPhone, o foco da Apple era a música e o seu iPod. Este equipamento desbravou caminho numa área que estava a dar os primeiros passos e mostrou qual seria o futuro.

O iPod evoluiu ao longo dos anos, mas agora a Apple, sem qualquer informação, resolveu terminar com 2 dos seus modelos, o iPod nano e o iPod shuffle.

iPod shuffle

Não é anormal a Apple terminar os seus produtos de forma abrupta e sem o comunicar ao mercado. São simplesmente removidos da sua loja online e, muitas vezes, deixam de existir nas páginas web da empresa.

As mais recentes vítimas desta limpeza da Apple foram dois dos mais antigos modelos do iPod. O iPod nano e o iPod shuffle que foram removidos do site da Apple e assim terminam a sua vida.

Por agora, e provavelmente para o futuro, a Apple vai ter apenas uma oferta nesta área. O iPod Touch será o equipamento de áudio que a Apple vende e que está disponível para os consumidores.

iPod nano

Não é de todo estranho este fim de venda para estes dois iPods. Há já vários anos que a marca tinha abandonado os seus desenvolvimentos e as últimas alterações foram apenas das cores disponíveis e, mesmo esta mudança, tinha acontecido em 2010 e 2012.

Confrontada com esta descoberta, a Apple limitou-se a responder de forma lacónica, revelando o seu alinhamento para o futuro.

Today, we are simplifying our iPod lineup with two models of iPod touch now with double the capacity starting at just $199 and we are discontinuing the iPod shuffle and iPod nano.

Chegam assim ao fim dois dos mais interessantes modelos do iPod, devido à sua portabilidade e à simplicidade de utilização. Também a oferta do iPod fica mais simples e focada no que é o interesse dos consumidores.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Ipod e Windows XP. As melhores coisas já feitas.

    1. Avatar de NC
      NC

      Windows Xp era so o OS que mais problemas de privacidade tinha…. anda me lembro dos inicios da tvcabo que eu passava os meus dias de criança a fazer network scans e a entrar em maquinas XP…….

    2. Avatar de João Carvalho
      João Carvalho

      Passados 15 anos ainda uso ao meu ipod classic…

    3. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      LOL, fdx a serio?

  2. Avatar de piri_vm
    piri_vm

    No que interessa aos consumidores? Eu uso iPod para ouvir música e nada mais, o iPod Touch é igual a um telemóvel, mas com a desvantagem de não dar para telefonar. O Nano para desporto é impecável, tenho um a prova de água que uso quando faço as minhas piscinas… Mataram dos melhores produtos.

    1. Avatar de piri_vm
      piri_vm

      *Shuffle enganei-me no nome.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      O iPod Touch é igual a um iPhone da Lycamobile

  3. Avatar de Helder
    Helder

    Em 5 leitores MP3 dos chineses, 5 são a copiar o design desses iPods nano e shuffle.

  4. Avatar de RUI
    RUI

    A apple devia de terminar com o itunes. Aquilo é uma desgraça!

    1. Avatar de NC
      NC

      é verdade…. só o uso para comprar musica pq preciso das facturas…. e mm assim até o formato disponibilizado pelo itunes tem uma falta de qualidade de outro mundo.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        LOL, se AAC 256Kbps “Made for iTunes” não te chega, então a culpa não é do CODEC…

    2. Avatar de Goncalo Pinto
      Goncalo Pinto

      Concordo. E com a limitacao de tranferencia de ficheiros de e para os seus dispositivos, com a evolucao tecnologica dos ultimos anos ja nao faz qualquer sentido manter esta limitacao retrograda.

    3. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Lá porque não gostas, não é preciso matar…
      Eu se não gostar de ti, não te vou matar… vou-te ignorar.

      1. Avatar de Mario
        Mario

        Explica la entao porque e o que Itunes e bom.

    4. Avatar de Go hatters
      Go hatters

      Porque?

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Porque é mais um hater, porque é que há-de ser?

  5. Avatar de rodrigojds
    rodrigojds

    RIP ipod nano. Ainda me lembro quando os ipods era o ganha pao da Apple.

  6. Avatar de Julio
    Julio

    Leitores música já morreram há algum tempo…qualquer smartphone lê música com grande qualidade, quem compra são endinheirados que não sabem onde gastar o dinheiro…

    1. Avatar de yates
      yates

      Pois, mas correr com um trambolho de 5 polegadas nao dá jeito nenhum, agora tenho de cuidar muito bem do meu ipod porque ja sei que nao vou poder substituir

      1. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        Recorrer a um trambolho ? Ligo uns phones por bluetooth e tenho musica a bombar sem ter que levar outro aparelho comigo, o telemovel está sempre comigo.

        1. Avatar de Yates
          Yates

          O trambolho para mim é o telemóvel. Para mim é mais leve e cómodo ir só com Ipod nano e earphones Bluetooth, do que andar com um telemóvel de 5 polegadas

  7. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Não me parece lacónico. A resposta é clara: “we are discontinuing the iPod shuffle and iPod nano.”

  8. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    já vão tarde velharias vão ver a museus

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Ainda deve vender melhor que Windows Phone

  9. Avatar de Jimbrii
    Jimbrii

    O Shuffle é o meu melhor amigo nas minhas corridas, nao ha igual..

  10. Avatar de Joel Reis
    Joel Reis

    Parece que para o desperto ainda havia vários interessados, o que faz sentido, mas as portas jack estragavam aquilo, não ajuda a vender os airpods e se não forem obrigados, os clientes não lhes pegam.