Picon – Configure facilmente o seu Raspberry Pi

18 Comentários

Overclockings no PI é simples e rápido

O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion apresentamos já uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar/configurar um conjunto de serviços (ler artigos no final).

Hoje vamos conhecer o projecto Picon, que permite configurar um Raspberry Pi de uma forma muito simples e intuitiva.

picon_00

Os utilizadores que têm menos conhecimentos em Linux e possuem um Raspberry PI, têm agora à disponibilização o Picon – Gestor Gréfico de Configurações que permite definir um conjunto de paramentos no ficheiro config.txt. Este ficheiro é usado para o sistema ler e guardar várias configurações do Raspberry Pi que normalmente são feitas ao nível da BIOS (apesar do Raspberry Pi não ter uma BIOS convencional).

picon_01

A aplicação, desenvolvida em Java, não é para correr dentro do PI (apesar de ser possível) mas sim a partir de qualquer PC com Windows, Linux e MacOS.

Principais configurações

O Picon permite um conjunto de configurações (que normalmente são de alguma complexidade sendo realizadas via CLI), das quais se destacam:

  • Overclocking ao nível do CPU, GPU e SDRam
  • Opções avançadas para overclocking, definição das voltagens da GPU e SDRAM, modo turbo, alteração da frequência do processador da GPU, etc
  • Opções para configurações relativas à saída de vídeo: Alternar entre NTSC e PAL, rotação do screen, personalizações ao nível do HDMI 3D, etc
Como usar o Picon?

A utilização do Picon consiste em criar o ficheiro config.txt com as configurações (no PC/Mac) e depois passar esse ficheiro para dentro do cartão SD do PI.  Para isso,basta descarregar o Picon (aqui), aceder ao cartão via PC/Mac e colocar o ficheiro config.txt, que é criado pelo Picon, dentro da partição de boot.

picon_02

Para os utilizadores do Linux, a execução do Picon é realizada através do seguinte comando

java -jar PiCon.jar

Depois de realizadas as configurações, não se esqueçam de as gravar para que estas fiquem no ficheiro referido.

Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows | Linux | MacOS
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage:RaspberryPI

Artigos sobre o Raspberry Pi

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Desculpem la mas este “Raspberry Pi” serve para quê mesmo???

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Ai ai ai ElectroescadaS, onde andas tu? 🙂
      Bem, o PI serve para quase tudo. Basta ter ideias. Basicament eé uma placa electrónica que podes programar as mais diversas funções. Além disso, tens muitos sistemas operativos para meter la dentro e transformar, por exemplo, o PI num media Center.

      1. Avatar de ElectroescadaS
        ElectroescadaS

        Valores mais altos se levantaram e a habitual cusquice aos vossos blog, fóruns e Facebook já não são tão habituais quanto gostaria. Daí ter que fazer alguns ajustamentos. O que vale é que conto sempre convosco para tentar estar em cima dos acontecimentos… :mrgreen:

  2. Avatar de Pedro A.
    Pedro A.

    Interessante!

  3. Avatar de Nelson
    Nelson

    O Ppplware esqueceu-se de referir o mais importante: fazer overclock no RPi corrompe os dados do cartão de memória.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Por experiência própria, e podes confirmar aqui:

        http://elinux.org/RPiconfig

        Na secção “SD Card Usage with Overclocking”

    2. Avatar de skysurf
      skysurf

      Concordo plenamente contigo, já fiz overclocking ao meu PI… Corrompe dados do cartão de memória e dados da pen drive . É que eu tinha o Berryboot, em que a função do cartão de memoria apenas servia para dizer qual a partição/dispositivo onde esta montado o S.O. e com o qual S.O. (distribuição) que queremos arrancar. Era na pen drive que lia, gravava, carregava e fazia todas as modificações ao S.O. E era uma pen da Kingston de 16 GB que pifou.

    3. Avatar de Rascas
      Rascas

      Pode corromper e pode não corremper. Depende de vários factores, por exemplo fonte de alimentação, cartão de memoria e do batch que saiu o raspberry. Tenho dois raspberry, um as vezes corrompe com overclock e portanto não uso nesse. Outro com o mesmo overclock nunca corrempeu dados.

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      Muitos dos problemas de corrupção de dados com overclock podem ser resolvidos com uma combinação decente de fonte de alimentação + cabo USB. Estabilidade e nível de tensão na extremidade do cabo USB (e não à saída do transformador) são muito importantes. Especial atenção a quem usa periféricos USB tais como discos externos, dongles wi-fi e afins.

    5. Avatar de asdu
      asdu

      Se calhar corrompe os dados porque não dispões de uma alimentação suficiente. É pelo menos necessário 1.5A para que o RPi se aguente decentemente sendo que 2.0A é o melhor. Caso sejam usados carregadores de telemóveis convencionais dificilmente se consegue tal potência.

  4. Avatar de JMCS
    JMCS

    Um Pi com dissipadores…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh, nao precisas. Não aquece assim tanto..e é controlado.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Se ligares o “force_turbo”, não.

  5. Avatar de Jonas
    Jonas

    A nova versão do Noobs 1.3 beta suporta a instalação de multiplos SOs bem como uma interface de multi boot no raspberry pi!
    http://www.raspberrypi.org/archives/4863

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Yups, ja tinha lido sobre isso. Vou analisar.
      PP

  6. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    Obrigado pelas dicas uma vez mais pplware!!

  7. Avatar de Vítor
    Vítor

    Boa noite
    Iniciei agora o raspberry Pi mas nao consigo que ele aceite comandos do terminal.
    Diz comand not foud
    e não faz mais nada.
    Se me poderm dar uma ajuda agradeço desde ja
    Obrigado