Pare de abastecer o depósito de combustível depois do primeiro clique

38 Comentários

Por norma as “pistolas” da mangueira das gasolineiras têm um mecanismo que permite fixar o “gatilho”. Quando o depósito está cheio, o mecanismo de fixação é desativado e surge um primeiro clique. É neste momento que deve parar o abastecimento do depósito. Saiba porquê.

Não continue a abastecer o deposito de combustível depois do primeiro clique


Sabia que o depósito de combustível tem um limite? E não é o que está a pensar…

De acordo com Graham Conway, diretor-geral da empresa britânica Select Car Leasing, quando se ouve o primeiro clique é sinal que o combustível atingiu o seu limite máximo no depósito. Esse clique surge por questões de segurança.

Se ignorar o primeiro clique, vai estar a encher o depósito para além do limite, e esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão, por baixo do seu veículo

Não continue a abastecer o deposito de combustível depois do primeiro clique

Além disso, a reserva que existe de ar por cima do depósito tem uma razão de ser, que está relacionada com a circulação de vapores do combustível. Ao não permitir a circulação desses vapores, podem ser originados problemas no veículo.

Se estiver a forçar o excesso de gasolina ou gasóleo a entrar no depósito, isto pode levar combustível para os tubos e danificar o sistema de recuperação de vapores. Depois disso, é normal que em pouco tempo comece a ver luzes de aviso no seu painel, que provavelmente o levarão à oficina, onde vai gastar dinheiro

Em resumo…

  • Evita desperdício
    • O depósito já está cheio, e forçar mais combustível pode causar derramamento ou evaporação.
  • Protege o sistema EVAP
    • Sistemas modernos de combustível têm um sistema de ventilação (EVAP) que pode ser danificado se o tanque for sobrecarregado, o que pode levar à danificação do sistema
  • Segurança ambiental
    • O excesso de combustível pode derramar, prejudicando o meio ambiente e representando um risco de incêndio.

 

Comentários

38

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de TogasPacho
    TogasPacho

    mas quem resiste a encher até completar o litro para ter aquele desconto louco no supermercado?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Resistem de bom grado aqueles que só metem combustível em Espanha.

  2. Avatar de Luis
    Luis

    “esse combustível extra acabará por entrar no pequeno dreno por baixo da entrada e sairá para o chão”
    LOL
    Só se sair para fora da entrada!
    Sempre enchi até ver o gasóleo cá em cima… mais um mito urbano!

  3. Avatar de Max
    Max

    E vá à caixa para ser reembolsado do combustível que não chegou a abastecer.

  4. Avatar de Joe
    Joe

    Tento fazer isso, o único problema é aquela pistola que aos 10% já dispara, muito irritante.

  5. Avatar de MArkovski
    MArkovski

    Isto se as pistolas todas funcionassem na perfeição , há algumas que assim que colocamos o gatilho elas fazem logo clique . Por isso é sempre uma incógnita

    1. Avatar de PM
      PM

      Isso acontece devido aos vapores presentes no depósito. É deixar uma pequena folga entre a pistola e o bocal do depósito.

  6. Avatar de Anung
    Anung

    Não sei que que carros usam, mas os meus sempre foram cheios até não dar mais e nunca houve derrame ou coisa do género.
    Mas mais interessante foi a resposta que me deram sobre o click, que apenas servia como segurança para não deitar para fora em caso de distração até porque o o combustivel mais muita espuma.

  7. Avatar de luisa
    luisa

    Já lá vai 7 anos a abastecer um carro novo até meter fora em que muitas vezes está sempre a disparar a pistola e até hoje não vi nem problemas nem derrames no chão! É melhor falar com esse Sr que diz isso e ver bem em que tipo de veiculo teve problemas e porque!

    1. Avatar de J.Pierre
      J.Pierre

      Deixem-nos palrar á vontade eu tenho carros há 40 anos e sempre atestei os meus carros até o gargalo não levar mais e nunca vi cair uma gota no chão. Parabéns estimada Sr@ felicito-a pela sua destreza

  8. Avatar de F Simões
    F Simões

    A notícia não está totalmente correta.
    Não existe derrame por nenhum orifício por abastecer até á tampa de combustível seja veículo antigo ou moderno a gasóleo ou gasolina desde que claro o mesmo não ultrapasse o limite do bocal onde a tampa encaixa.
    O dreno que pode permitir derrame de combustível, quando existente em veículos em que o bocal e tampa não é exposto, está instalado fora do bocal e serve para evitar escorrimento do excesso de combustível na superfície do veículo ou pintura.
    Caso contrário mesmo com o enchimento “recomendado” durante a condução em curvas ou lombas o depósito verteria combustível por qualquer respiro.
    Apenas existem tubos de aspiração e retorno de combustível e gases. A única forma de o combustível e gases saírem do depósito é pela válvula de descarga por excesso de pressão instalada na tampa de combustível.

  9. Avatar de Carlos Correia
    Carlos Correia

    O estado arranja formas de evitar ouvir o click para a maioria do portugueses… por isso os problemas por cá é mais resíduos do fundo do deposito..

    1. Avatar de Adélia janota
      Adélia janota

      Acho q é a mensagem mais verdadeira …!

  10. Avatar de Bruno
    Bruno

    Mas quem é que consegue atestar a viatura com estes precos….

    1. Avatar de nuno a
      nuno a

      se pensares bem sai-te mais barato atestar a meter 10 ou 20 euros de cada vez. pode parecer que custa mais dar tudo de uma vez sim, mas na realidade estas a poupar km’s e tempo nas deslocaçoes ao posto de combustvel, ir á bomba uma vez vs ir á bomba 3 ou 4 vezes sao 3 ou 4 vezes a distancia e 3 ou 4 vezes o tempo que perdes

      1. Avatar de Andreas Noack
        Andreas Noack

        Bombas há ao virar da esquina. Quanto mais pesado o veículo, maior o consumo. Por regra abasteço meio depósito de cada vez.

    2. Avatar de Zé

      Eu atesto sempre o carro. Em primeiro lugar, só perco tempo e kms uma vez a ir abastecer, além de só ficar a cheirar a “gásoil” uma vez também.
      Além disso, abasteço (quase) sempre na mesma bomba e máquina, o que me permite saber que encho sempre o depósito +/- igual. E com faço reset aos kms, sei sempre quando houverem consumos anormais. Já detetei avarias pelo menos 2 vezes ao notar que os kms por depósito estavam fora do normal.
      Por outro lado quem ando no picanço é só 5 paus de cada vez para o carro andar levezinho.. 😀

      1. Avatar de Zé da Quinta
        Zé da Quinta

        Com 5 paus também não dá para grandes picanços. Carrega 2 ou 3 vezes e lá se foi a “gota” 🙂

  11. Avatar de rui
    rui

    Maioria dos fabricantes recomenda o maximo de 3 clicks e não apenas 1…

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      E 9 em cada 10 dentistas recomendam colgate…

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    O disparo da pistola não tem nada a ver com a segurança do depósito, mas sim com o evitar o derrame de combustível…

  13. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Por norma páro ao 1⁰ click. E tudo o que está descrito no artigo tem a sua lógica, principalmente no q concerne à impossibilidade de recuperação dos vapores se esgotarmos o lugar q devia pertencer ao ar no vaso de expansão.
    Tb é vulgar observar rastos de combustível na estrada, isso sucede exactamente pq alguém quis ganhar uns kms extra de autonomia à custa do vaso de expansão. E vai chegar ao destino sem perderceber q andou a derramar.
    A não ser que haja uma guerra ou um incêndio grande, tipo Califórnia, e seja preciso arregaçar para longe sem parar. Aí sim, era até à última gota.

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      “impossibilidade de recuperação dos vapores se esgotarmos o lugar q devia pertencer ao ar no vaso de expansão.”
      Alguém não sabe do que fala e tenta dar uma de inteligente…

      1. Avatar de Anung
        Anung

        Lol, estava a pensar no mesmo. Alguém que nunca mexeu num carro a tentar ser entendido via internet.

      2. Avatar de Yamahia
        Yamahia

        Há uma folga preenchida com ar logo a seguir ao depósito de combustível e e cujo limite óptimo é perceptível após o 1⁰ click

        O termo ideal tlz seja câmara de expansão (para nao se confundir com o vaso de expansão do liquido derefrigeração e é um espaço reservado dentro do depósito para permitir a dilatação do combustível devido às variações de temperatura e consequente transbordos e evitar a criação de pressão excessiva no sistema. Quando se insiste em encher o tanque para além do primeiro click, esse espaço fica ocupado por combustível, podendo causar problemas no sistema de ventilação e no canister. O canister é o sistema cuja presença é essencial para a recuperação dos vapores próprios do combustível e devolvê-los ao sistema de alimentação do motor para serem queimados em vez de serem perdidos na atmosfera causando poluição desnecessária.

        1. Avatar de Anung
          Anung

          Qual pressão, qual canister, qual carapuça….isso não faz falta nenhuma, pode avariar á vontade.

          1. Avatar de Yamahia
            Yamahia

            É lá contigo.

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        Totalmente de acordo!

  14. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Mas não sao so 20eur de cada vez que todos metem? Da sempre o mesmo! ahah

  15. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tenho ideia que no meu anterior carro dizia máximo de 2 cliques sendo que eu por vezes até punha mais e nunca tive problemas até porque basta andar, por exemplo, 10 kms e baixa logo 0,5l para um consumo médio de 5l/100km

    1. Avatar de Anung
      Anung

      Podes encher á vontade.
      Não há ninguém que tenha tido problemas por encher o depósito ao máximo.

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para fugir aos aumentos da gasolina, meto sempre 20e. A mim não me lixam!

  17. Avatar de anon
    anon

    se está quase a chegar ao próximo número completo quando dispara, digamos 44.85L, espero que a espuma abata e depois continuo até aos 45L direitos, caso contrário paro ali pois não vai caber muito mais de qualquer forma.

  18. Avatar de Max
    Max

    É certo que nem sempre as mangueiras estão boas e os clicks não estão bem.
    Mas são duas situações diferentes:
    – Atestar e depois ir à caixa pagar – é recomendado parar no 1º click
    – Em pré-pagamento pagar mais do que leva o depósito … e depois começa a derramar. Há quem não saiba que pode ir à caixa pedir o reembolso do combustível que não usou.

  19. Avatar de luisa
    luisa

    Mais uma treta!!! Ando há anos literalmente a abastecer dois carros e cada vez que abasteço vai até não dar mais, não paro no primeiro clique nem no segundo nem no terceiro, é até meter 50litros num tanque de 45… e curiosamente já lá vao 10 anos, desta maluquice…