Guerra comercial: China contra-ataca com taxas sobre os produtos dos EUA e uma investigação

23 Comentários

Nesta terça-feira, a China contra-atacou as taxas impostas pelo Presidente Donald Trump sobre os produtos chineses com taxas sobre as importações dos Estados Unidos da América (EUA). A par delas, anunciou uma investigação antitrust sobre a Google.

Xi Jinping e Donald Trump

Com taxas confirmadas para os produtos do Canadá, México e China, esta última não esperou para contra-atacar os EUA.

Apesar de as medidas definidas contra o Canadá e o México, que deveriam entrar em vigor nesta terça-feira, terem sido proteladas em 30 dias, pois os dois países tentaram apaziguar as preocupações de segurança, as taxas contra a China não foram adiadas.

Nesse sentido, a China contra-atacou as taxas generalizadas do Presidente Donald Trump sobre os produtos chineses com taxas sobre importações selecionadas dos EUA.

Mais do que isso, o país asiático anunciou uma investigação antitrust sobre a Google, entre outras medidas comerciais.

 

Terá a China retaliado de forma ponderada?

Na perspetiva de John Gong, professor da Universidade de Negócios Internacionais e Economia, em Pequim, a reação chinesa foi “comedida”.

Não creio que queiram que a guerra comercial se agrave. Veem este exemplo do Canadá e do México e provavelmente estão à espera do mesmo.

A China comunicou a aplicação de uma taxa de 15% sobre o carvão e os produtos de gás natural liquefeito, bem como uma taxa de 10% sobre o petróleo bruto, as máquinas agrícolas e os automóveis de grande porte importados dos EUA.

Ilustração terras raras na China

Mais do que isso, anunciou o controlo das exportações de vários elementos essenciais para a produção de produtos modernos de alta tecnologia: tungsténio, telúrio, bismuto, molibdénio e índio, muitos dos quais são designados como minerais críticos pelo Serviço Geológico dos EUA.

Estes controlos das exportações juntam-se aos que a China aplicou, em dezembro, a materiais-chave como o gálio.

Por fim, a Administração Estatal para a Regulação do Mercado da China anunciou que está a investigar a Google por suspeita de violação das leis antitrust, não deixando claro em que medida esta poderá afetar as operações da empresa americana, atualmente limitada na China.

O anúncio não mencionou as taxas, mas foi feito poucos minutos depois da entrada em vigor das taxas de 10% impostas por Donald Trump à China.

Na opinião de Stephen Dover, estratega-chefe de mercado e diretor do Franklin Templeton Institute, a reação da China parece calculada e ponderada.

No entanto, “o risco é que este seja o início de uma guerra comercial, que poderá resultar num menor crescimento do PIB em todo o lado, numa inflação mais elevada nos EUA, num dólar mais forte e numa pressão ascendente sobre as taxas de juro dos EUA”.

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    O Trump é lixado mete por cima para depois eles correrem logo a telefonar para tentar chegar a um acordo, como o que aconteceu com o México a Mexicana dizia que não gastava nem mais um cêntimo na fronteira do México para controlar a mesma agora telefonou para o Trump a dizer que está disponível para gastar uns bons milhões a patrulhar a fronteira do lado Mexicano, Trump deu-lhe 30 dias para ver se é verdade…

    1. Avatar de John
      John

      O trampas é um estupido!

      1. Avatar de JL
        JL

        Bombom e o biden que fez a europa entrar em recessao com uma guerra escusada

        1. Avatar de Pedro E.
          Pedro E.

          Claro que a culpa é do Biden e não do Putin.

          1. Avatar de Eu
            Eu

            Pedro, com ironia dizes a verdade.
            Já pensaste a quem estás a comprar o gás muito mais caro?
            Já pensaste a quem a UE compra o armamento pesado para a Ucrânia?
            Já sabes que país está na frente para restaurar a Ucrânia? Sabes quantos biliões tudo isto envolve?
            Ok, tudo coincidências.

          2. Avatar de JL
            JL

            E o Putin atacou porque? Porque o biden andou a aliciar a Ucrania a aderir a nato. Se nao sabem do que falem estejam calados

          3. Avatar de Inculto
            Inculto

            Nem é só Zelenços que matou pessoal com o batalhão azov desde 2014.. n dos mais de 20 laboratórios ilegais nível 4 que lá tinha… Isso é publico, só não sabe quem não quer ver… E o tratado de Varsóvia?

    2. Avatar de Mapril
      Mapril

      O problema de um devoto fanático é ele não compreender que é controlado como uma marioneta. Ó Rodrigo, o Trump ficou com o rabo entre as pernas quando os governos do Canadá e do México o enfrentaram firmemente. Deram-lhe uma cenoura para que ele não perdesse totalmente a face. As tarifas com estes dois países não ficaram em pausa, tenho a certeza de que foram enterradas de vez.
      E já agora, recomendo-te que vejas os discurso da Presidente do México Claudia Sheinbaum, em resposta ao bully americano – vais ver o que é um verdadeiro um líder, e se não estiveres totalmente perdido vais ter vergonha do teu palhaço laranja.

  2. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É claro que os outros países vão retaliar e no fim das contas ninguém fica a ganhar.
    O Tramp parece um papagaio quando aprende uma palavra nova, repete a palavra vezes sem conta.
    Gerir um país como se fosse uma empresa é só estupido, o Tramp fala em desequilíbrio, mas caramba, metade do mundo utiliza Android a outra metade utiliza Apple, e nos pc é Windows e MacOs, sem falar na bebida mais conhecida do mundo a Coca-cola.
    Aja paciência para aturar e ouvir o Tramp, bem faz a Melania Tramp nem a mão lhe dá quanto mais um beijo, na próxima aparição publica ela deve de levar um guarda sol na cabeça para manter o velho ainda mais afastado. 🙂 🙂 🙂

    1. Avatar de Um gajo sério
      Um gajo sério

      Sou só eu a ser mauzinho ou a Melania (Mel pra os amigos), teve um êxtase quando apertou a mão ao Putin na 1ª presidência do Trump (Trampa para os amigos). As imagens passam vezes sem conta na CNN

      1. Avatar de Inculto
        Inculto

        CNN… Uma coisa mesmo credível 🙂

  3. Avatar de Ddt
    Ddt

    Porreiro….acho que nos próximos tempos vai acabar-se o turismo vindo da China e dos USA…..uma crise vinha mesmo a calhar para fechar hotéis e alojamentos ….ainda vou comprar um hotel inteiro por duas moedas

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      É bom os portugueses voltarem a ter casas e as cidades deixarem de ser parques temáticos para gringos se divertirem.

  4. Avatar de Filipe
    Filipe

    Daqui a nada, ninguém importa nada dos estados unidos. Continuem a aumentar as taxas, continuem…

    1. Avatar de Inculto
      Inculto

      Fast food….

  5. Avatar de Profeta
    Profeta

    Mas alguem ainda tem duvidas ? Todas estas crises inventadas tem um proposito. So nao ve quem nao quer ver. Se as coisas estao mas, a tendencia e ficar pior, porque os DDT ainda nao atingiram o objectivo deles. Tudo o resto e cortina de fumo para as pessoas.

  6. Avatar de X
    X

    Mas quem é que compra um chevrolet? ninguem com juizo!

    1. Avatar de Fusao (Grunho + X)
      Fusao (Grunho + X)

      É o carro do proletariado, feito para combater o caplitalismo fachista.
      Tudo o resto é tentativas dos oligardas capitalistas encherem a sua ganância á conta da classe trabalhadora que produz toda a riqueza.

      1. Avatar de X
        X

        Brincas com caricaturas mas o carro do povo é o VW carocha, leva o povo aos mesmo sitios que os ricos parasitas mas claro com menos segurança! https://www.youtube.com/watch?v=tAIxdwOFnQk&t=151s

    2. Avatar de Inculto
      Inculto

      O Volt, Bolt… Na Europa tem muitos… Triste é quem compra carros alemães feitos na China… É ser burro ao quadrado… Ao menos esses não vêem de lá…

  7. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    A única coisa de jeito que os EUA deram nestes últimos 50 anos foi o Jimi Hendrix e o Jim Morrison.
    O resto pode-se arranjar noutro lado.

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Antes disso já aquilo não valia a ponta dum corno. O último legado positivo deles foi o Ragtime do compositor Scott Joplin. Que até era afro, sósia do Obama.

  9. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Eu não sou nenhum especialista económico e muito menos tenho uma bola de cristal, mas acredito que a economia dos EUA vai fortalecer-se com o Trump como timoneiro e por isso estou a investir no SP500.
    Se correr bem, óptimo, se correr mal, paciência.
    Só invisto o que posso perder…