OS X Yosemite Public Beta 2 chegou de forma muito discreta

15 Comentários

E trouxe com ele o iTunes 12.

A nova política da Apple de disponibilizar versões de testes dos seus novos sistemas operativos tem dado aos utilizadores a possibilidade de os testarem antes de serem lançados de forma final. São versões ainda incompletas, mas já perfeitamente capazes de serem usadas por todos no dia-a-dia.

Depois de terem lançado esta semana a Developer Preview 6 do OSX 10.10 Yosemite, chegou agora a segunda versão beta pública do Yosemite.

yosemite_0

A versão de testes públicos do OSX Yosemite tem estado a ser lançada a um ritmo muito inferior das restantes versões de testes deste sistema operativo.

A razão prende-se com o público-alvo que a recebe e com as expectativas que estes fazem destes novos sistemas operativos.

Depois de lançada há cerca de um mês, esta versão de testes recebeu agora a sua primeira actualização, apenas um dia depois da 6ª versão de testes para os programadores.

As novidades não são de todo visíveis, mas existe uma grande alteração em alguns elementos estéticos e gráficos, tal como se viu na última versão Developer Preview.

Do que é possível ver é muito provável que estas duas versões sejam similares, o que mostra a qualidade e a estabilidade destas duas versões do Yosemite.

yosemite_2

O trabalho maior que se pode ver entre estas duas versões beta estão no transpor para o look Yosemite da maioria das aplicações Apple, colocando-as assim prontas para a chegada da versão final.

Claro que se notam melhorias a nível do comportamento do próprio sistema e também a correcção de alguns bugs que o afectavam e que foram reportados por quem a tem estado a testar.

A acompanhar esta nova versão está também disponível a mais recente versão do iTunes, que agora atinge a versão 12. Também aqui as maiores novidades são estéticas, com o redesenhar da maioria dos ícones do iTunes.

yosemite_3

Todos os que estão no programa de testes beta da Apple vão encontrar esta actualização na App Store, pronta a ser instalada. São 1.5 GB repletos de novidades e de melhorias ao Yosemite.

Caso queiram testar a versão de testes podem fazer o registo na página do programa de testes da Apple. O limite imposto pela Apple seria um milhão de utilizadores, mas parece que esse número ainda não foi atingido, estando a Apple ainda a disponibilizar a versão de testes.

Lembrem-se no entanto que esta versão é de testes e que a Apple não garante o correcto funcionamento da mesma em todas as situações, não devendo por isso ser usada em instalações de dia-a-dia.

Homepage: OSX 10.10 Yosemite

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    O bug que impede o Adobe Premier de abrir ainda não foi resolvido… :/ Alguém tem solução para isso?

    1. Avatar de FJorge
      FJorge

      Tb não conseguia correr o Adobe Illustrator e tive que instalar o JavaForOSX2014-001.dmg. Mas não sei se é o mesmo prob…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      As aplicações da Adobe costumam “quebrar” com novas versões do OS X – ela faz muitas coisas à sua maneira, desviando-se de muitas das APIs do sistema. Por isso o melhor é esperar para depois da versão final do sistema… a Adobe e a Apple lá arranjarão maneira de “recompor” as aplicações

  2. Avatar de Xavier
    Xavier

    O iTunes 12 já estava presente no primeiro beta.

  3. Avatar de Rafael
    Rafael

    Mac OSX, na minha opinião, o SO com o melhor visual. E cada vez mais bonito.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Sem dúvida!

  4. Avatar de Jose
    Jose

    O pessoal que já experimentou a beta, como está em termos de performance?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      ta fixe, ainda alguns bugs visuais, e no meu caso MacBook Pro 2010 15” as vezes n tenho som no FaceTime as vezes tenho!.., mas de resto, tudo impecável!

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Está um bocado lenta em alguns aspectos, mas não está muito má…

      As versões beta geralmente não têm optimizações de performance, logo, são sempre mais lentas…

  5. Avatar de Gonçalo
    Gonçalo

    Jose

    Eu instalei e a performance não agrada muito. Aquece imenso, está lento e quanto ao iTunes, nem em protugues vem…

    Mas o sistema parece ser interessante….. espero é que relamente fique mais rápido.

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Aquecer mais, aquece, mas lento não o acho.

      o iTunes não dei por ela se vem em inglês, mas acho que não.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        Marco o meu está muito lento…. e só tenho instalado o sistema operativo nada mais.

        O iTunes vem todo em ingles. Pode ser apenas nesta faze….

        O que me assusta é o Mac ficar de tal forma quente, que chega a queimar, e temnho de o desligar.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      há que ter em conta que sendo uma versão beta tem mais debugging, para teste e diagnóstico. E sendo a primeira vez que a Apple tem uma versão beta pública é de esperar que até tenha mais debugging que anteriormente.

  6. Avatar de Jonathan Fitzgerald
    Jonathan Fitzgerald

    Instalei a Beta mas não posso servir de exemplo para falar sobre a performance, pois apesar de ter feito um clean install (que é o que recomendo para qualquer versão de qualquer OS – upgrades nunca ficam como deve ser), instalei foi numa pen USB, e ainda por cima uso através de uma porta USB 2.0.

    Quanto ao design em si, é sem dúvida refrescante e bem agradável de se usar, tirando umas coisitas aqui e ali, pelo menos na Beta 1. O Dark Theme ou Dark Mode é também interessante 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Pois, mas isso é no Windows, no OSX, podes fazer update á vontade, que as coisas têm sítio própria para elas…