Os MacBook Pro com Touch Bar estão a ser banidos dos exames

62 Comentários

Nos Estados Unidos, quem se submete a exames de Direito, pode ver o seu novo MacBook Pro com Touch Bar banido da sala de aula. Isto porque há Estados que não permitem que os utilizadores que se submetem a exame possam tirar proveito (cabular) recorrendo à nova barra dos Macs.

Noutros estados, como na Carolina do Norte, o examinador vai-se certificar que esta barra está “desactivada”. Mas porque razão há este incómodo com a Touch Bar?


Os alunos que se submetem a exame de direito estão a ser questionados, logo no início da prova, se usam o novo MacBook Pro e se a Touch Bar está desligada. A entidade que fiscaliza o exame, a Board of Law Examiners Offices, avisa mesmo que a Touch Bar já deve estar desligada antes de entrar no local do exame.

 

Qual a razão para este incómodo em relação à barra?

A entidade que rege este processo não disse abertamente qual é o problema da utilização da barra de toque dos novos Macs, contudo, tudo aponta para que haja uma preocupação no que toca às práticas de cabular. A Touch Bar foi desenhada para substituir as teclas físicas por comandos contextualizados numa barra sensível ao toque. Contudo, um programador pode desenvolver uma peça de software que responda às questões que estão a ser apresentadas no ecrã.

Esta barra ainda está pouco explorada e muitos ainda desconhecem o seu real valor. Por ser altamente configurável, há mesmo quem já tenha corrido jogos em cima da mesma, como é o caso do exemplo que deixamos do Doom.

A barra desligada fica apenas com os comandos tal como se encontram nas teclas físicas, perdendo a nova funcionalidade de auxílio. Podemos “desactivar” esta função alargada da barra e o que é mostrado não será mais que o Esc, as teclas de função (F1….), teclas de gestão da intensidade do som, luminosidade e brilho, etc… Mas se nuns Estados até permitem que esta barra seja “desactivada”, há outros em que as medidas foram mais duras.

Vários Estados estão já a proibir a entrada de MacBooks Pro com Touch Bar nas salas de exame. Na California, por exemplo, no próximo exame de Fevereiro, estas máquinas estão totalmente proibidas, isto porque já foram detectadas as tais respostas/sugestões exibidas na barra às questões apresentadas no ecrã.

Via: AI

Partilhar:

Comentários

62

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Brickage
    Brickage

    Não compreendo o problema.. Quem consegue cabular com a touchbar também consegue com o próprio ecrã do computador.

    1. Avatar de Brickage
      Brickage

      Ah fui procurar a noticia noutro site e esclareceu. Não é pelas cábulas mas sim pelo text prediction que compromete a integridade do teste. Se desativarem essa funcionalidade, podem utilizar o portátil à vontade.

      Pplware sempre em grande.

      1. Avatar de Vítor M.

        Não é só, são as pistas que são dadas. Vê lá se lês bem. Repara no que é dito:

        “The board didn’t explain its policy, but it’s presumably concerned about cheating.”

        E nalguns casos (pena não saberes ler) basta desactivar como diz no texto, a barra, mas há estados onde não deixam mesmo a máquina entrar:

        “Other states are also coming down hard on MacBook with Touch Bar as it pertains to bar examinations. California, for example, will not allow applicants to bring the laptop to the upcoming February 2017 exam because it “contains certain embedded features that makes it problematic for use” during test administration.”

        Lê bem sff antes de dizeres inverdades!

        1. Avatar de joão
          joão

          Aqui está a razão:
          “ExamSoft, a software company that provides testing software to the Board of Law Examiners will be ensuring that applicants have the Touch Bar disabled manually. Normally, the company uses its software dubbed SofTest to block access to internet, files and apps that might be used for cheating. But it appears the Touch Bar requires the extra precaution at least for now until software used for blocking potential sources of cheating is updated to disable possibilities with the Touch Bar. ” source: 9toMac

          Enquanto eles não conseguirem atualizar o software de controlo anti-cheating, não aceitam o uso desta barra.

          1. Avatar de Vítor M.

            Exatamente. A barra ainda não está controlada e poderá trazer elementos novos que eles não controlam.

            Obrigado pela partilha.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      nao porque o programa que é utilizado corre em modo “kioske”, ou seja, so tens acesso ao programa. Lê o ultimo parágrafo que está o porque é que estão a proibir os mbp, mas já estão a trabalhar numa nova versao do programa.

    1. Avatar de ta chateado?
      ta chateado?

      este artigo não crias pois n vitor m.?

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Alguém está chateadinho.

        1. Avatar de ta chateado?
          ta chateado?

          n é estar chateadinho, só colocam quando apple esta na frente

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            A sério…? Há um défice de atenção desse lado, tenho a dizer-te.

        2. Avatar de ta chateado?
          ta chateado?

          deve ser a culpa do benfica

      2. Avatar de Vítor M.

        É engraçado que não tinha ainda visto esse gráfico, mas se repararem é um tirito no pé de alguns, como o senhor “ta chateado?”. Isto porque com algumas máquinas que não eram actualizadas há anos, com preços de quase todas elas acima dos 2 mil euros e com um segmento muito específico, mesmo assim, ainda conseguiram arrecadar 7.1% da vendas no segmento. Isto contra marcas que além de terem vários equipamentos abaixo dos 500 euros, colocaram no mercado em 2016 dezenas de modelos 😉

        Senhor “ta chateado?”, não acha que a sua avaliação está profanada?

        1. Avatar de ta chateado?
          ta chateado?

          não tens visto, porque n te interessa…

          1. Avatar de LG
            LG

            pq não crias um blogue e escreves tudo que te interessa? tens medo do trabalho que vem a dar?

          2. Avatar de ta chateado?
            ta chateado?

            @LG e porque não vais chateear uma mosca? tens medo do trabalho que vem a dar?

          3. Avatar de Vítor M.

            Não me interessa? 😀 mas o que importa se tem 7%, 2% ou 30%? Qual é a tua avaliação a essa percentagem?

        1. Avatar de JS
          JS

          de um site macrumors e ler no titulo:” expected… ”

          Cresce…

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            os resultados já saíram e o facto é que cresceu.

      3. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Tu é que estás chateado, pois isso são BITAITES FALSOS, FAKE NEWS.

        A Apple teve um aumento de 10% nos Mac!

        http://images.apple.com/newsroom/pdfs/Q1FY17DataSummary.pdf

      4. Avatar de Nitroglycerine
        Nitroglycerine

        Não cria…. ou não queria?!
        Aí esse pretugues…!

      5. Avatar de Nitroglycerine
        Nitroglycerine

        Não cria…. ou não queria?!
        Aí esse pretugues…!

    2. Avatar de Vítor M.

      Porque? Não me deixas? Se deixares eu crio, permites?

      1. Avatar de ta chateado?
        ta chateado?

        se quisesses já tinhas feito. ou então se tivesses interessado mesmo já o tinhas criado…

        1. Avatar de Vítor M.

          Só não percebi ainda o que te incomoda, se são os 7.1% ou se são apenas os 7.1%…

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim sim, interessa-me pois e também interessa-me este: http://bit.ly/2keec8p mas há também estes que me interessam muito: http://bit.ly/2aqMhhA

            Já agora, estes são dos que mais gosto: http://bit.ly/2fl4Jtq

            A par disso, tenho uma preferência por estes: http://bit.ly/2dqAEZ9 mas estou convicto que são estes que te deixam mesmo arreliado: http://bit.ly/2kdXq9y já os que tu mais gostas são estes: http://bit.ly/2kdXxC0 não podemos gostar todos do mesmo, verdade?

        2. Avatar de Marco
          Marco

          podes sempre escrever o artigo e propor ao pplware, ja aconteceu anteriormente.

          1. Avatar de Vítor M.

            Achas? Muitos falam falam, falam falam… mas só fazem isso, falar. Como disseste e bem, fora os que falam falam, falam falam,…. há os que realmente fazem.

          2. Avatar de ta chateado?
            ta chateado?

            também @vitor m.

            n meteste a noticia que o iphone 7 explodiu num carro. se fosse note 7 era logo artigos com títulos como o correio da manhã

          3. Avatar de Vítor M.

            ta chateado?… ó santa paciência. Escreve tu que eu publico, anda lá.

            Despacha-te que ainda sai nos slots da madrugada!!!!

            Eu não sou leitor do correio da manha, tu, ao que falas neles, és um profundo admirador. Portanto, não posso opinar sobre eles que não sou leitor, mas tu és. segundo passas a vida a falar neles!

            #nemsodemissassevaiparaoceu

          4. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            ta chateado?, se bem me lembro foram dezenas de Note 7 a pegar fogo em poucas semanas e depois de poucos milhões vendidos, que levaram a que isso fosse uma notícia espalhada e revelasse existir um real problema de fabrico no Note 7.

          5. Avatar de 123asdasd123123123123
            123asdasd123123123123

            com tanto reply ao troll, começo a achar que ele tem razão 😀

  2. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    Estes exames requerem a instalação de software que tem como uma das funções impedir que outros programas corram no computador, de modo que enquanto o software não for actualizado para controlar as definições e funções do touchbar eles não confiam.

    1. Avatar de Vítor M.

      Exactamente. Mas mais, como está referido, há software já que permite correr somente na Touch Bar código e isso é “à parte” do que corre no sistema. Não havendo informações da tal entidade, especula-se que possa ser um meio de “cabular”.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Vitor M., isto não tem nada a ver com software que corre somente na Touch bar, pois mesmo nesses casos continua a ser preciso abrir um programa no computador em primeiro plano (o touch bar modifica com base no contexto do programa em primeiro plano), coisa que o software usado no exame impediria.
        O problema é com a funcionalidade do próprio sistema que permite sugestões automáticas enquanto se escreve num programa, o que requer que actualizem a aplicação para não ter esse comportamento.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não é verdade, alias, não há, como referi, nenhuma explicação oficial, contudo e com base no que se conhece das potencialidades da barra, poderá haver mais que uma simples sugestão, alias, como já foi referido, este tipo de exames têm um software que corre na máquina para permitir só determinadas acções no computador (dedicadas ao exame), com a introdução desta barra (que no fundo tem um sistema paralelo, até processador tem) as regras podem ser furadas e, por conta disso, apareceu esta resolução da entidade.

          Acho que já expliquei isso várias vezes, não entendo porque ateimas.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vitor M, volto a repetir, já que parece que não prestaste atenção. O que o touch bar corre depende da aplicação que está em primeiro plano, e o software do exame impede que se mude de aplicação, logo o que touch bar apresenta é apenas pelas funções do sistema, não pode ir buscar outras.
            As tuas ditas potencialidades (extra) da barra vêm da programação das aplicações no macOS…

          2. Avatar de Vítor M.

            Por ser mentira o que afirmas, é que foram tomadas estas medidas. Presta lá atenção.

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            vitor m., Explica lá como é que o que disse põe em causa as medidas que decidiram tomar!? O sistema tem a funcionalidade de dar sugestões automáticas na escrita pelo Touch bar, ou seja, não é preciso haver algum hack para poder dar vantagens ao utilizador que não terá noutros computadores.
            Se reparares bem, nalguns estados eles permitem o uso do computador desde que o Touch bar seja configurado de determinada maneira, mas requer que seja verificado no local de exame por outra pessoa. Eles não dizem para desligar o touch bar (algo que nem dá para fazer), apenas requerem que fique permanentemente só com as teclas de função, o que impede mudanças com base no contexto da aplicação, ou seja impede as sugestões automáticas.

          4. Avatar de Vítor M.

            Para este peditório… já contribuí e tu também.

            Abraço.

  3. Avatar de Manuel Sousa
    Manuel Sousa

    Que idiotice! Mas a barra permite cabular? Entao e o proprio computador? O que e que se ve na barra que nao se ve no computador?

    1. Avatar de Vítor M.

      Segundo consta, na barra, com o exame aberto no ecrã, podem ser dadas as respostas às questões. Há ali tecnologia que ultrapassa as medidas de “segurança” impostas para este tipo de exames.

      1. Avatar de Guiomar
        Guiomar

        Não dizem que é por dar respostas às questões, é por o Touch bar possibilitar a sugestão de palavras enquanto a pessoa escreve a resposta, o que facilita escrever correctamente termos (palavras) jurídicos.

        1. Avatar de Vítor M.

          Não são as respostas completas, são termos que poderão fazer parte da resposta claro.

          1. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            se concordas seria bom corrigir o texto no artigo

          2. Avatar de Vítor M.

            O texto está correcto e concordo que o texto está correcto, para quê corrigir o texto se ele está correcto?

          3. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vitor M, o texto dizia o seguinte:
            “isto porque já foram detectadas as tais respostas exibidas na barra às questões apresentadas no ecrã”
            por isso pelos vistos deste-te ao trabalho de fazer alguma correcção.

          4. Avatar de Vítor M.

            Errado de novo. Não fui corrigir, acrescentei a palavra “sugestões”, porque algumas além dos termos certos da resposta eram reveladas sugestões para possíveis respostas (podendo ou não estar correctas).

          5. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vitor M, desde quando é que modificar uma frase, mudando o seu sentido por acrescentar uma palavra, não é uma correcção da frase?
            Em lado nenhum é dito que eram revelados os termos certos da resposta, não é isso que a funcionalidade do sistema permite, o que permite é sugerir palavras escritas de forma correcta com base nas letras já escritas pela pessoa, ou seja depende da pessoa não ter a ideia errada. Mas dá uma vantagem à pessoa na escrita em rapidez e correcção ortográfica.

          6. Avatar de Vítor M.

            Não foi uma correcção, como referi. Acrescentei algo que não muda o sentido da frase, complementa.

          7. Avatar de Guiomar
            Guiomar

            Vítor M., modificar uma frase é sempre uma correcção, por mais voltas que dês, até acrescentar ou mudar a posição duma vírgula é uma correcção. Não muda o sentido da frase? lol

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas vocês não leram? O computador é usado para fazer o exame e apenas o questionário aparece no ecrã, o resto do computador fica inacessível. Não há é controlo da barra, daí a proibição.

  4. Avatar de Daniel
    Daniel

    Não estão a ser banidos. Há uma proibição de ter a touchbar ligada durante os exames. Ainda mostram como desligar.
    Cuidado com as palavras. Depois temos pessoas a confundir a política do obama de 2011 com a polica de ban do Trump

    1. Avatar de Vítor M.

      Calma, lê bem, há estados que estão a obrigar a desligar, outros estão mesmo a proibir.

  5. Avatar de NT
    NT

    Doom, cabulas e https://www.youtube.com/watch?v=R6HVyaZpTgM… afinal até é útil esta touchbar, não sei porquê reclamam tanto e a tecla ‘escape’ finalmente conseguiu!

  6. Avatar de Delta
    Delta

    E macros, da para configurar?

  7. Avatar de Guiomar
    Guiomar

    O que é que tu achas que a Apple fez?

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Eu respondo por ele. A Apple inventou a informação da treta e artigos mal copiados. Pagaram aos alunos para usarem macs nas aulas, pagaram aos profs para banir e aos media para reportarem.

      Basicamente são responsáveis pelas decisões de todas as pessoas que tocam num produto deles e pelo extermínio do livre arbítrio.

  8. Avatar de 123asdasd123123123123
    123asdasd123123123123

    macs… no exame….
    o meu mac… no exame? com as minhas coisas la guardadas?….
    mas…. eu posso liga-lo e td?
    fonix, tou mesmo velho, no meu tempo estudava-se 😀

    1. Avatar de Alberto José
      Alberto José

      No teu tempo usavam-se ferramentas precárias. O mundo evoluiu, o conhecimento vai muito para lá de saber os rios, as linhas do comboio ou o nome das montanhas portuguesas.

      Eu também estudo com recurso às novas tecnologias, não estudo menos que tu, no limite tanto ou mais.