Sabia que o seu Raspberry PI pode ser uma central telefónica?

12 Comentários

O Raspberry PI é um dos mini PCs mais fantásticos que estão disponíveis no mercado e que serve de base a diversos projectos. No Pplware temos dado algumas dicas para usarem da melhor forma este pequeno mas poderoso equipamento e até temos um Kit Promocional.

Mas sabia que pode transformar o seu Raspberry PI numa autêntica central telefónica?

rpi3


Quando se fala em VoIP (Voz sobre IP) e soluções gratuitas, é quase inevitável não falar do popular Asterisk. Para quem não conhece, o Asterisk é um software de código aberto que permite “transformar” um simples computador num servidor de comunicações como se de uma central telefónica  multi protocolo se tratasse.

O fantástico deste projecto é que também existe uma versão para Raspberry PI denominada de “Asterisk for Raspberry PI“. A última versão desta central telefónica tem como base o Raspbian (Debian 8 / Jessie) e vem com o Asterisk 13.13.1 e o FreePBX 13.0.190.11.

asterisk_2

Principais características do Asterisk

  • Sistema de telefonia IP-PBX;
  • Distribuidor Automático de Chamadas (DAC);
  • Unidade de Resposta Audível (URA);
  • Correio de Voz com integração com o correio electrónico;
  • Relatório e estatísticas das chamadas;
  • Facilidade de administração e gestão através da Web;
  • Compatível com os PBX’s analógicos;
  • Compatível com os telefones digitais IP;
  • Conectividade com troncos analógicos e digitais;

Num próximo artigo iremos ensinar como transformar o seu Raspberry PI numa central telefónica. Esteja atento e não se esqueça que deve ter um cartão de 4GB (no mínimo).

Via Asterisk for Raspberry PI

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Tânia Pacheco
    Tânia Pacheco

    Poxa esse site é d+, estou aprendendo conhecer melhor e saber mais sobre meu raspbarry, valeu

  2. Avatar de transcendez
    transcendez

    como comprar o vosso pack promocional? por favor deixem link ou instruções. obrigado.

      1. Avatar de transcendez
        transcendez

        Agradeço a sua resposta. não conseguia encontrar o link porque estava a aceder ao Pplware através do telemóvel-android. se eu aceder no PC já vejo o dito formulário. obrigado

  3. Avatar de JoseNeves
    JoseNeves

    Onde posso encontrar à venda esse equipamento da linksys?

    1. Avatar de Fabio
      Fabio

      O linksys é um ATA
      Você pôde procurar por isso

  4. Avatar de Viriato
    Viriato

    Fiz um ERASMOS de uma semana em Barcelona, onde aprendi um pouco mais de raspberry e fiz uma central telefônica, muito fixe

  5. Avatar de CapãoAzul
    CapãoAzul

    Adorei a Iniciativa, no meu projeto de final de licenciatura tive que desenvolver uma interface web para o asterisk, optimizada para o raspberry, Adorei a experiência. Cheguei até a configurar o meu cartão SIM no raspberry e quando foi viajar para fora, liguei via vpn à rede de casa e realizei chamadas a partir do estrangeiro com o meu numero sem pagar mais por isso 😉

    1. Avatar de Mazza
      Mazza

      Como assim configurou o cartão SIM no Raspberry? Cheguei até ver a opção do install dongle (GSM/3G), mas não entendi muito.

      1. Avatar de Mike
        Mike

        Sim é possível. Eu tenho um sistema desses funcional, mas para isso tens que encontrar um dongle 3G que suporte voz, caso contrário não funciona… Pode-se poupar muito dinheiro em chamadas com sistemas destes… Apenas ainda não consegui voz HD via dongle 3G mesmo tendo o codec activo… Mas creio que isso depende muito da operadora…

  6. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    É muito giro e uma ideia muito boa, mas, quem configurar o Asterisk ou outro similar tem de saber o que está a fazer, pois, caso contrário podem entrar na central e começarem a fazer chamadas de valor acrescentado a torto e direito e depois chega a factura no fim do mês e podem ser uns bons milhares de euros. Reforço que é uma excelente ideia se o rasp for configurado e mantido seguro por pros…

  7. Avatar de Gustavo
    Gustavo

    Alguma atualização no artigo a dizer sobre a instalação?