25 de Abril: o que é a liberdade sob a ameaça de uma guerra nuclear?

29 Comentários

Comemora-se hoje os 49 anos do 25 de Abril. Uma data que para Portugal significou (e significa) liberdade, o fim da ditadura e a construção de uma nova sociedade. Contudo, hoje voltamos a estar debaixo de uma ditadura, sempre latente, ameaçadora e hasteada como uma bandeira do poder: o nuclear e uma guerra devastadora. Então, o que é uma liberdade quando, ao alcance de um botão, estamos prisioneiros no nosso próprio mundo?

Ilustração do 25 de abril no mundo


A liberdade e o 25 de Abril

Voltando um pouco ao nosso 25 de Abril. A história de Portugal está marcada pela coragem das forças militares que na madrugada de 25 abril de 1974, ocuparam pontos estratégicos em Lisboa e derrubaram a ditadura do Estado Novo, implantada também por militares em 1926. Hoje, lembramos também a Ucrânia que luta para se libertar do invasor.

Para nós, a liberdade, conseguida nesse dia, derrubou o regime de ditadura que durante 48 anos oprimiu o Povo Português.

Nestas palavras estavam contidas as principais aspirações de milhões de portuguesas e portugueses. Aspirações que lhes frustravam a vida e consumiam o dia a dia, mesmo que a maioria nem se desse conta, de tão “catequizada” que estava. A “catequese” política, religiosa e social, indicativa de uma cultura geral intencionalmente acanhada e, por aí, absolutamente submissa. Ora, a ação vem do pensamento e a reação vem do sentimento…

Então, o 25 de Abril surgiu de um desejo muito restrito de ação, a que se seguiu uma reação alargada da sociedade portuguesa de então. Diria até que nem foi um movimento há muito sentido e desejado pela maioria dos que viriam depois a alinhar e a participar nele! (Antes, sim, houve alguns golpes falhados que tinham a intenção de derrubar o regime).

Não há uma guerra nuclear e ninguém a quer, mas…

Portugal está numa Europa que atravessa problemas de identidade, de fragilidades estruturais, até ao nível da sua própria consistência. Uns, um dia fazem parte de um acordo maior, mas no outro dia são um “Brexit”. Já outros militam na economia da UE e partilham ideais mais soviéticos, com um regime de “um pé lá, e outro cá”, conforme der jeito. Precisamos dos aliados do costume, estamos nas mãos dos “amigos” de sempre. Mas onde está então a liberdade?

A guerra na Ucrânia mostrou (desde quase há 10 anos) que ainda ronda as fronteiras da tal liberdade o imperialismo, o estado ditatorial, mas com comunicação moderna, propagada com mentiras antigas. A guerra não liberta, mata e condena não só um povo, mas o mundo. De todos os lados surgem conflitos, tomadas de posição radicais, centelhas que podem facilmente incendiar um rastilho perigoso, aliás, o botão está sempre lá… uma guerra nuclear.

Não há liberdade, eventualmente uma pseudo-liberdade de consumismo ideológico. Se não for como os senhores da guerra querem, então “o mundo poderá acabar”. E o que não faltam são exemplos.

Contra os canhões… lutar… lutar!

 

A Portuguesa

Heróis do mar, nobre povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria, sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória!

Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar!

Hino Nacional: A Portuguesa.

Partilhar:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Repara
    Repara

    “Mister Krushchev said, “We will bury you”
    I don’t subscribe to this point of view
    It’d be such an ignorant thing to do
    If the Russians love their children too
    Mister Reagan says, “We will protect you”
    I don’t subscribe to this point of view
    Believe me when I say to you
    I hope the Russians love their children too.
    (Sting, “Russians”)
    Nunca acreditei numa guerra nuclear. As ameaças já existem à décadas, não é coisa nova.

    1. Avatar de Antonio Ferreira
      Antonio Ferreira

      Pois, mas basta um maluco carregar num botão e está feito. E malucos para isso não faltam pelo mundo fora. Russia e Coreia do Norte são os principais.

      1. Avatar de Ze
        Ze

        No entanto os mentalmente estaveis dos eua foram os 1os e unicos a usar 2 dessas.

  2. Avatar de Técnico Meo
    Técnico Meo

    Muito bem!!!

  3. Avatar de Kany west
    Kany west

    Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o Sol. «Quem tem telhados de vidro não atira pedras ao vizinho. Quem tem medo do novo tem medo da vida, pois cada dia que nasce é novo, para viver e aprender. Podes lamentar ter dito uma indelicadeza, mas nunca por pronunciares uma palavra bondosa. Ter problemas na vida é inevitável, ser derrotado por eles é opcional. Nunca está só quem possui um bom livro para ler e boas ideias sobre as quais meditar. Não importa o tamanho da montanha, ela não pode tapar o Sol. Quem quer colher rosas deve suportar também os espinhos. Tropeçamos sempre nas pedras pequenas, porque as grandes nós vemos logo

  4. Avatar de PJA
    PJA

    O que é que o 25 de Abril tem a haver com a guerra da Ucrania? Não entendo.

    1. Avatar de Vítor M.

      Liberdade. É sobre isso que se trata e não de vaidades.

    2. Avatar de Test User
      Test User

      Porque temos um partido antidemocracia, chamado PZP defender um invasor.
      Depois recebemos Lula com as posições que se conhece.
      Gostava de os ver falar do Tibete e das negociações.

      1. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
        SouHumanoNaoOcidental

        Desculpe lá quando fala de invasão concordo consigo mas sejamos sinceros houve muitas razões para a Federação Russa ter invadido comparativamente com as invasões do Ocidente em várias zonas do planeta começando com o médio Oriente. Eu concordo com a Federação quando dizer que o governo da Ucrânia é um governo fantoche. A razão é a mesma que se fala hoje do 25 de Abril associado a liberdade e democracia. A Ucrânia teve uma eleição justa onde foi eleito um presidente que era pro Rússia. E de repente parece que o seu povo não aceitou a eleição democrática e foi para a rua destruir tudo. O Ocidente achou essas manifestações como justas e que deviam ser apoiadas só porque não gostaram de saber que o presidente era pro Rússia. Quando as manifestações aconteceram e houve aquelas destruição toda nao se viu a União Europeia ou melhor o Ocidente a dizer que deviam respeitar as instituições eleitas e a democracia. O que o ocidente fez foi : sim destruam tudo. Sim mandem embora essa pessoa que foi eleita democraticamente. Eu concordo com o presidente Lula ao dizer que o Ocidente é responsável por esta guerra na Ucrânia porque na verdade foi o facto de o Ocidente não ter exigido que a eleição antes do Zelensky devia ter sido respeitada como um dos fundamentos da democracia. E o que fez a Rússia? Agiu não só para defender-se mas como também para mostrar que a verdadeira falta de democracia encontra-se no comportamento ocidental que tenta de todas as formas de vergar nações, culturas que não querem ser como os países ocidentais ou mesmo serem “criados” do Ocidente.

        1. Avatar de Test User
          Test User

          Nem 1000 Anos justificam invasão.

          1- Únicas coisa concordo com Lula é retirar direito veto no conselho de segurança da ONU
          2- Não falas na Rússia que não tem um governo democrata. Opositores políticos presos. Até um cartaz branco dá direito a prisão. Vamos invadir Rússia?
          3- Vamos invadir Brasil? Por considerar Bolsonaro ditador ou Lula um ladrão.
          4- Vamos falar comportamento da Prússia na Geórgia.
          Quando pensou aderir NATO. Quando aderiu OTSC não há problema, Quando pensou aderir NATO, Surpresa surgiram republicas separatistas.
          5- Lengalenga da ingerência ocidental. Policia religiosa no Irão mata uma mulher, depois são ocidentais.
          6- Vamos falar de tratados internacionais. Começa pelo Memorando de Budapeste.
          7- Vamos falar das provocações e escalada. Começa pela Rússia com ameaças constantes de armas nucleares . Colocar armas nucleares Bielorrússia.

          Haja paciência . Se considerem democratas, não defendam ditaduras.

        2. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Comparar a democracia ucraniana com todos os defeitos que tem e mais alguns que surgiram devido à guerra com a autocracia miserável que a moscóvia subjuga o seu povo!
          Caro isso não é atirar areia aos olhos das pessoas é arrancá-los!

          Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que na retrete!

    3. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Onde tem andado?

  5. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Nestes anos da liberdade, que se comemora, o que foi que nos resumiu a só poder sair de casa, se acompanhado de cão? E com a boca tapada, não a do cão!

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Ainda não recuperaste desse trauma? Tadinho!

    2. Avatar de Magistrada
      Magistrada

      Eu não saio de boca tapada. Mas tu lá sabes como queres sair.

      1. Avatar de Joaquim Sobreiro
        Joaquim Sobreiro

        Agradeço que lembres que hoje possamos celebrar o dia da liberdade de boca destapada, apesar do governo mundial da sanidade ainda não ter anunciado o fim dos motivos porque existiu esse impedimento

    3. Avatar de Maria
      Maria

      Sais agarrado ao telemovel e contente por isso.
      Não é uma teletela como diria George Orwell, mas é bastante pior.

    4. Avatar de Test User
      Test User

      Joaquim Sobreiro porque não saiste nu, ficava tudo a Liberdade

  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Parabéns pelo texto.

    A “ditadura” que hoje vivemos também até poderá ser chamada de ” ditamole ” 😉 a digital que também nos restringe e subverte e viola direitos, leis basilares e daquilo que a liberdade conquistou … essa será mais uma ameaça à democracia e à dita liberdade pela qual todos temos a obrigação de lutar pois essa liberdade esta em constante ameaça.

    Infelizmente existem muitas guerras actualmente …

    Todo o tipo de Imperialismo que hoje vivemos é a prova que nos mantemos tão primitivos como em outros tempos … e uns potencialmente maus fazem outros ainda piores … e a história que alguns tentam rescrever repetindo os mesmos erros e guerras desde que lucrem com isso é outra coisa que também ameaça a liberdade e a democracia como o pensamento do ” primeiro nós “, ou de ” regras para os outros e excepções para nós ” e toda a ganância e ância de controlo e poder … do modo hardcore que se envaidece de ter , do querer ” ser mais ” ser ” diferente ” que os outros seus semelhantes dos quais tanto dependem porque sós nada se consegue e de nada vale o que se poderá ter … e afinal somos todos Humanos…

    25 de Abril sempre !

    1. Avatar de jack
      jack

      Gostei do comentário, em poucas palavras foi escrito o essencial. Parabéns

  7. Avatar de Gil
    Gil

    Em tempos em que se busca a liberdade, o Brasil está votando uma lei que limita e regula as redes sociais e qualquer outra informação que circula pela internet. E Lula é o grande apoiador disso, tendo avisado desde as eleições que isso iria acontecer.
    Viva a liberdade da esquerda, que nos cala.

    1. Avatar de jack
      jack

      Toda a razão para fazerem essa lei pois nas redes sociais reina a bandalheira, e é preciso notar que por lá tal como por cá existem muitas cabecitas vazias, e devido a serem 20 vezes mais, imagine.

    2. Avatar de jack
      jack

      Esqueci de apontar um pequeníssimo pormenor, será que o salazar também era esquerdista?

  8. Avatar de Grunho
    Grunho

    Até hoje só houve 2 crimes nucleares, ambos cometidos pelos imperialistas. E bem queriam eles consumar o terceiro, não fosse o facto de Estaline ter também dotado a URSS da arma nuclear.

  9. Avatar de freakonaleash
    freakonaleash

    Eu cá comemoro mais o 25 de Novembro!

    1. Avatar de Joaquim Sobreiro
      Joaquim Sobreiro

      Também essa comemoração de boca tapada. Quem decide é a NOM com a legitimidade da OMS, mantida maioritariamente por entidades privadas.

  10. Avatar de Paulo Silva
    Paulo Silva

    Anda tudo formatado. Existem muitas formas de invadir. Existem muitas formas de fazer a guerra. Não alimento blocos geo-políticos-militares. E acima de tudo é um problema de economia. Óbvio que não apoio invasão alguma. Mas acham que conseguem vencer a Russia? Eu duvido…não vai haver vencedores…mesmo que forcem alguém a carregar num botão. Custa a entender isto? Há que saber estar na cabeça dos outros para perceber a realidade. A vida infelizmente é assim. A lei do mais forte, sempre foi assim e continua a ser.. Aguardem a cena dos próximos capítulos…

    1. Avatar de Test User
      Test User

      Paulo Silva formatado estas tu. Continuem suportar ditaduras e afins. Depois ainda falam 25 de Abril como fossem democratas.
      Se soubesses um pouco historia, sabias de alguns casos que o mais forte não ganhou :
      União Soviética no Afeganistão. e Estados Unidos no Vietname,etc
      Agora falam negociações quando existe invasão. No caso Tibete valeu muito negociar.
      Todas as guerras terminam, a realidade é que guerra termina.