Há cada vez mais relatos de processadores AMD Ryzen 7000 queimados

7 Comentários

Recentemente surgiu um caso de um processador da AMD que se queimou sem uma razão aparente. No entanto, agora há mais alguns relatos de CPUs da marca queimados repentinamente e parece que o problema afeta todos os modelos Ryzen 7000 no geral.



Vários processadores AMD Ryzen 7000 estão a queimar

O primeiro caso que surgiu foi o de um utilizador do Reddit que, ao analisar o seu CPU Ryzen 7800X3D da AMD, integrado numa motherboard ASUS, reparou nalguns danos sofridos devido à temperatura, o que fez com que a solda derretesse e o processador ficasse inutilizável. Mas há agora mais casos de outros utilizadores com relatos semelhantes com processadores da mesma linha da empresa de Lisa Su.

Um dos casos mais recentes aconteceu a um outro utilizador da plataforma com o nickname Skyline385 que mostrou neste fim-de-semana o seu CPU Ryzen 7700X queimado da mesma forma como o 7800X3D. E desta vez o chip estava integrado numa motherboard ASRock.

O problema poderá residir na BIOS, nomeadamente no estado S3. Há alguns relatos de que a ASUS já alterou a BIOS antiga de muitas motherboards e recentemente a MSI também lançou uma nova BIOS. Aparentemente foi detetado um problema com “Wake Up” do modo de suspensão e do estado S3 e há relatos de que tal poderia levar a problemas de controlo de temperatura e ao sobreaquecimento dos processadores.

No fundo, o CPU era levado a temperaturas extremas muito rapidamente e depois arrefecia também rápido, ou seja, um ciclo témico curto, mas suficiente para ir queimando os chips.

Contudo, ainda não é totalmente certo que este seja o real problema. Mas o certo é que as fabricantes começaram a tomar uma atitude assim que os problemas surgiram.

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de To Canelas
    To Canelas

    AMD e churrascos não é novidade…

    1. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Só uso AMD desde 2001. Nunca tive problemas de aquecimento. Em tecnologia tudo é relativo.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Só usa desde 2001 ?? Isso deve ser ironia,só pode.Já lá vão 22 anos. 🙂

        1. Avatar de Sabe-se lá
          Sabe-se lá

          O tempo é relativo… 🙂

  2. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Ainda por cima são os CPU da AMD mais recentes,acho eu.E os mais caros.Fogo. 😐

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      Eu,se puder,vou sempre para o CPU da Intel e placa gráfica da AMD.A Intel nos processadores penso que sempre esteve um passo em relação à AMD.Na placa gráfica a AMD tem placas gráficas espectaculares,até mesmo integradas,muito superiores às da Intel.A Intel só começou a melhorar nas suas placas gráficas integradas só há pouco tempo.Quanto às placas gráficas da NVIDIA nem pensar.São muito caras.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Um passo à frente,quis eu dizer.