Oficial: Morada desaparece da carta de condução

57 Comentários

Desde o passado  dia 1 de Junho que em Portugal a carta de condução passou a funcionar por pontos. A cada condutor foram inicialmente atribuídos 12 (doze) pontos e por cada contra-ordenação que este cometa serão subtraídos pontos.

Mas há outras novidades, que podem ser lidas no nosso artigo “A Carta de Condução por Pontos vai funcionar assim…”. Hoje foi oficialmente anunciado que a morada vai desaparecer da parte frontal da carta de condução.

carta-conducao-nova-720x480


Em Abril a secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, tinha revelado que havia intenções por parte do Governo, em fazer desaparecer a morada da carta de condução assim como alargar o prazo de validade para 15 anos. Tais medidas foram hoje confirmadas pela ministra da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e fazerem parte do programa Simplex+ 2016.

Segundo a ministra, “A morada que passa a valer é a do cartão do cidadão”. Já para o ministro do Planeamento, Pedro Marques, “A vida ficará muito mais fácil para os titulares da carta de condução”.

Segundo o Jornal de Negócios, as próximas cartas de condução (renovações) já não vão ter o espaço para a morada. A morada que continua a existir nas cartas em vigor deixa de ter relevância e deixa também de ser aplicadas coimas se não acontecer essa a alteração.

Pedro Marques anunciou ainda que passa dos “50 para os 60 anos a idade a partir da qual é preciso atestado médico” para continuar a ter licença para conduzir. “Não há razões de saúde que justifiquem” essa idade.

Em Resumo…

  • A morada deixa de fazer parte das novas cartas e deixa de ter relevância nas actuais.
  • A renovação passa a acontecer a cada 15 anos.
  • Condutores de pesados com autorização para conduzir até aos 67 anos
  • Atestado médico para renovação só a partir dos 60 anos

Comentários

57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Danny
    Danny

    Ainda bem assim mudo de morada mais facilmente.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tudo concentrado no cartão de cidadão.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        nem mais, vamos ver se o cartão começa a ter mais utilidade.

      2. Avatar de Pedro Miguel Santos
        Pedro Miguel Santos

        …cartão de cidadania…. lol

        1. Avatar de Joana Silva
          Joana Silva

          Cale-se.

  2. Avatar de Daniel Vilhena
    Daniel Vilhena

    Estes quatro pontos “extra” entram em vigor quando?

  3. Avatar de Carlos Gomes
    Carlos Gomes

    O que é mau é quando pedem um comprovativo de morada, a carta de condução deixa de servir para isso. Para quem não tem água, luz, telefone, etc em seu nome (ex: vive na casa dos pais), vai ser mais complicado dar um comprovativo de morada.

    1. Avatar de Daniel Vilhena
      Daniel Vilhena

      Através do site das Finanças é possível obter a declaração do domicílio fiscal que é válida para tudo 🙂

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Muito obrigado pela dica Daniel, é algo que não fazia ideia e dá sempre jeito. Fica aqui as instruções de como obter a declaração:
        Início> Os Seus Serviços> Obter Certidões >Efectuar Pedido> Domicilio Fiscal

    2. Avatar de 3x7=21
      3×7=21

      Tem que ir à junta de freguesia pagar para emitirem um comprovativo de morada

    3. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Para esses serviços, praticamente já não é preciso comprovativo de morada.
      Só lhes interessa se tens vencimento para pagar, e eles instalam onde quiseres (a mim para agua, gaz, e tv/net foi assim. para a luz não me lembro que foi o senhorio que tratou).

    4. Avatar de Sara
      Sara

      As cartas dos Bancos, por exemplo com o extrato bancário, também serve para comprovativo de morada.

  4. Avatar de 3x7=21
    3×7=21

    “a morada vai desaparecer da parte frontal da carta de condução”

    A não desapareceu, ainda está lá 😆

    1. Avatar de 3x7=21
      3×7=21

      *A minha não desapareceu, ainda está lá 😆

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não tem muita piada, estranho não perceberes.

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Por acaso acho que teve bastante piada!

        2. Avatar de Pedro
          Pedro

          Por acaso é uma piada tipo inglesa. Bem engraçada

          1. Avatar de Luis baptista
            Luis baptista

            Para mim também teve piada. Hehe

  5. Avatar de louco
    louco

    ja so tenho 8 pontos

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu que mudei de morada e ainda não atualizei na carta de condução, ainda o preciso de fazer?

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Também gostava de saber, pois estou na mesma situação há 5 meses e não me apetece ir para a fila enorme para mudar a morada da carta!

      1. Avatar de Danny
        Danny

        Se fica associada ao cartão do cidadão a morada que vale é a do cartão do cidadão

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        O problema nao é a fila. Vai-se a qq loja do cidadão e resolve-se isso. O pagamento é que é pior: Em 2014 paguei 15€ para alterar a morada. Como mudei o nome, via casamento paguei mais €15 (cada alteração tem um preço).

        E como sr nao bastasse tive de multiplicar por dois já que a esposa também alterou.

        1. Avatar de miguel
          miguel

          Eu tenho a carta de condução ha 6 anos a 972,63 km da minha residência CC, e olha para mim chateado com isso…

          Já me safou uma vez de ficar sem carta (prescreveu a multa, “nunca fui notificado”)… Os Sr. correctos pagam 15€ por alteração de morada, passam horas em filas, tem de se deslocar.
          isso todo para que????? NADA

          1. Avatar de miguel
            miguel

            com esses 15 euros ia mas é jantar fora.

          2. Avatar de carlos
            carlos

            já eu fui parado e tive que pagar 60€ de multa porque o municipio decidiu mudar o nome da minha rua.

        2. Avatar de Luis Braz
          Luis Braz

          Mas no cc já mudei! Na carta é que não!

        3. Avatar de darkvoid
          darkvoid

          Mudaste o nome!? Hoje em dia já é pouco usual haver mudança de nomes nos casamentos.
          Ainda por cima o homem é mudar o nome? Isso é estranhissimo.
          Era algum nome de “bem” para quereres acrescentar ao teu?

      3. Avatar de Claudia
        Claudia

        Vai pagar coima por não ter atualizado :/ Eu paguei. Quem sabe com a alteração eles não apliquem…..

  7. Avatar de Pedro Gonçalves
    Pedro Gonçalves

    Se não me engano, do que ouvi da notícia, a renovação também vai ser possível realizar via on-line…

  8. Avatar de viriato
    viriato

    Quero os meus 70 euros, que paguei de multa, de volta, quando um GNR me mandou parar e eu tinha a morada da carta desactualizada.

    1. Avatar de sómaisum
      sómaisum

      Eu sei que é contra a maior parte das pessoas, mas, no mundo em que vivemos em que necessitamos de trocar de emprego a cada X tempo (infelizmente isso acontece) eu optei por ter tanto a carta condução como cartão de cidadão com a morada de casa dos meus pais 🙂 já lá estão há uns 50 anos, e ao menos não preciso me chatear em trocar moradas e pagar coisas que não merecem ser pagas 🙂
      Se as multas são assim tão importantes, que as mandem em pessoa, já que só não sabem onde trabalhamos se não quiserem 😀

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      E enquanto o código da estrada não for alterado, para suportar este suposto desaparecimento da carta de condução, as multas vão continuar.
      Lei é lei e só deixa de ser quando for revogada/alterada.
      Esta notícia é futurologia 😉

  9. Avatar de Paulo
    Paulo

    Eu tenho que renovar a carta aos 50, pois a validade termina em 2019, e eu no momento tenho 46, será que esta também vai usufruir dos 15 anos e em vez de a renovar em 2019 a posso renovar apenas em 2024?
    Alguém sabe?

    1. Avatar de O
      O

      não. Renova aos 50 como todos os outros que tiraram a carta antes de 2013 supondo que esteja a falar de carta A e B .

      1. Avatar de Carlos C
        Carlos C

        O: Não estou certo de que assim seja. No passado já houve alterações de validade das cartas, e as que estavam emitidas continuaram a ser válidas embora a data impressa estivesse ultrapassada (poderia dar problemas se fosses viajar para o estrangeiro…), no fundo a mesma situação que vai ocorrer com a morada impressa – até pode estar desactualizada que não interessa, será válida a da AT.
        Paulo: Sugiro que tentes obter confirmação oficial.

        1. Avatar de Paulo
          Paulo

          Obrigado Carlos, um abraço 🙂

  10. Avatar de me and me
    me and me

    FINALMENTE!!!!

    a morada na carda de conduçao nao fazia sentido nenhum desde a criaçao do CC…..

    1. Avatar de darkvoid
      darkvoid

      Fazia sentido. Já tive a necessidade de identificar a morada de uma pessoa inconsciente e no CC não vem lá morada escrita. Foi a morada da carta de condução que ajudou!!

  11. Avatar de Renato Reis
    Renato Reis

    Acabei de pagar 15€ para mudar a morada na carta de condução o mês passado…
    Quero o meu dinheiro de volta! xD

  12. Avatar de Crist. N
    Crist. N

    E isto é válido a partir de quando?

  13. Avatar de Sara
    Sara

    Quem tem aquelas cartas do seculo passado, cor-de-rosa, desdobraveis em três, tem de renovar agora?

  14. Avatar de Sérgio Garcia
    Sérgio Garcia

    Boas medidas, apresentam todas elas uma lógica bastante aceitável

  15. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    “A renovação passa a acontecer a cada 15 anos.”
    Se alguém tirar a carta aos 18 anos tem que ir renovar aos 33 anos?!

  16. Avatar de Telmo santos
    Telmo santos

    Axo muito bem a morada ser sempre a do cartão d cidadão por k pra kem muda d casa várias vezes seria muito dispendioso assim fica tudo mais fácil já dão dá multa ,coisa k não tinha lojica ……

  17. Avatar de RuiP
    RuiP

    A aparencia da carta vai mudar?
    Já há alguma imagem?

    Queria actualizar a minha mas é chato pagar 30€.

  18. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    Ter em atenção que ainda não foi aprovado…por isso se se for apanhado com a morada errada, pagam multa…:P

  19. Avatar de APereira
    APereira

    Eu so gostava de saber como é que pretendem fazer com as pessoas que vivem fora de Portugal.
    Se a morada acompanha a do CC, deixaria de ter de trocar a minha carta por uma Britanica(no meu caso)?

    E depois, quer entao dizer que poderia conduzir por todo o UK sem me preocupar com o sistema de pontuacao?

    Quer tambem dizer que poderia cometer as infracoes que quiser, desde que pague nunca ficaria se carta?

    E quando for para renovar a carta?
    Isto porque no consul nao me é possivel renovar a carta, teria de ir a Portugal?

    Portugal a inventar é o que é.

  20. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Este é o pais onde estão constantemente a parir leis….

  21. Avatar de Rui Ribeiro
    Rui Ribeiro

    Aos 50 anos é mais que justificado um exame oftalmológico rigoroso para quem anda a conduzir

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Dizes isso, porque ainda te deve faltar muito para os 50 anos, se embirrarem contigo e inventarem que vês mal, mesmo usando óculos, simplesmente deixas de poder conduzir…
      E não adianta refilares, um vizinho meu que é formado e divertido, depois de uma análise geral, decidiram dizer que por ser meio ”louco” não podia conduzir, e ficou sem a carta para sempre, e garanto-te que é um excelente condutor…
      O que é preocupante é certos gajos tirarem a carta em Angola, basta oferecerem um bacalhau ao instrutor e outro a quem o passa, e depois chegam aqui, trocam a carta e são um perigo na estrada, devias preocupar-te com esses, e não com pessoas de 50 anos, ainda jovens….

  22. Avatar de João Rolhas
    João Rolhas

    O melhor simplex, era concentrar tudo num único cartão como em alguns países da europa, já agora, porque não fazer o mesmo com as matrículas dos automóveis? Na suíça por exemplo a matrícula é propriedade do cidadão, se vender a viatura tira a chapa de matrícula e coloca-a na nova viatura que adquiriu. É só uma ideia….

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Pois, eu concordo, mas se fosse assim, teriam adotado isso os Países da UE…

  23. Avatar de José Ventura
    José Ventura

    Prazo de implementação previsto: 1.º Trimestre 2017
    Até lá quem é apanhado com a morada errada… 60€ de multa!

  24. Avatar de JOSE jESUS
    JOSE jESUS

    Renovei em Dezembro de 2016 e ainda veio com a morada.

  25. Avatar de Vasco Nogueira
    Vasco Nogueira

    ja existe layout da nova carta de condução?