Office Sway – O que é esta nova ferramenta da Microsoft?

6 Comentários

Existem produtos da Microsoft que são difíceis de descrever. São experiencias que a gigante de Redmond faz e que nem sempre são bem entendidas ou que muitas vezes apenas surgem fora do seu tempo.

O Sway pode muito bem ser uma dessas experiências. Apresentado agora sem grandes detalhes, esta nova plataforma pretende ser um misto entre um sistema de criação de apresentações e de sites.

sway_1


O Sway ainda não existe como uma plataforma que pode ser usada por qualquer utilizador, mas a Microsoft tem já disponível o registo para todos os que num futuro próximo a queiram experimentar.

Esta é uma plataforma difícil de descrever, pois contém elementos diferentes e que por norma não se combinam.

Segundo a Microsoft o Sway será uma mistura de vários dos seus produtos, mas onde nenhum deles será verdadeiramente visível.

O Sway terá a capacidade de reunir informação de várias fontes e será apresentado em exclusivo na web. A Cloud será a sua casa e será ai que vai poder ser visto.

sway_2
Para usar o Sway os utilizadores apenas necessitam e o alimentar com os conteúdos e ele tratará de propor um layout para eles.

Depois é possível arrumá-los da forma pretendida, dando à apresentação a imagem pretendida. Vídeos, imagens, texto ou outras quaisquer fontes de informação podem ser usados.

O resultado final, depois de todas as correcções que o utilizador pretenda fazer, poderá ser simplesmente partilhado ou embebido numa página web.

Esta será uma ferramenta perfeita para todos os que queiram fazer os seus sites pessoais, com informação estática ou para empresas que queiram criar a sua presença web, sem terem de estar “presos” à obrigação de contratarem quem o faça.

É suposto ser uma forma simples de usar e de alterar consoante as necessidades de cada um.

O Sway foi apresentado hoje e no seu site podem ser já vistos vários exemplos de formas como poderá gerar conteúdos. Ainda não existem datas de lançamento ou preços para a sua compra.

Para além da versão para PC, o Sway terá também versões para iOS e para Android, o que garantem uma abrangência grande das plataformas onde poderá gerar conteúdos.

Esta é mais uma ferramenta que poderá mudar a forma como criamos informação, recorrendo às várias fontes que a Internet já fornece, mas num ambiente completamente diferente e com finalidades também diferentes.

Aguardemos a chegada do Sway para que se possa entender realmente o que com ele podemos criar.

Homepage: Sawy

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de JJ

    Isso não será uma variante do PowerPoint?
    Só quando der para testar é que vamos perceber o que realmente isso é capaz de fazer.

    1. Avatar de brunobola
      brunobola

      Parece-me um bocado como o prezi.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        O Prezi é porreiro mas é mesmo mais vocacionado para apresentações.

  2. Avatar de liquidz
    liquidz

    Pelo o que entendi isto será uma ferramenta de mockups de websites, é isso ? se for bem vindo!

  3. Avatar de Bruno Machado
    Bruno Machado

    Bem, acho que, mais uma vez, a MS está a tentar compensar noutras areas de mercado. Pelo que vi no video, isto parece ser uma app com uma interface tipo power-point, mas para a criação de websites. O que é vantajoso, porque eventualmente, todos nos acabamos por nos adaptar aos produtas da MS.

    Digo “tentar compensar noutras areas”, porque nos ultimos tempos teem surgido bastantes aplicaçoes do genero “Drag and drop” para a criação de websites.

    Por exemplo:
    http://www.adobe.com/pt/products/muse.html
    https://creative.adobe.com/pt/products/reflow

    Ou entao
    http://macaw.co/

  4. Avatar de MM
    MM

    Parece-me uma ferramenta de recolha de conteúdos e o output é o que quisermos, desde infographics, a sites, a apresentações, etc. Parece-me que vai além do Adobe Muse ou Prezi.
    Não é uma ideia nova, mas a inovação assenta no facto de com uma ferramenta podermos ter diversos outputs, ou seja, juntar diversos serviços num só – conceito que a MS está a implementar cada vez mais.
    AO mesmo tempo, continua a apostar em estar bem presente nas plataformas concorrentes e nem sequer se importa de usar ipads para promover o seu serviço (e isto já o faz na apresentação de outros serviços).