Oferta online de medicamentos para gripe A dispara

15 Comentários

A oferta ilegal na Internet de medicamentos indicados para o tratamento da gripe A aumentou exponencialmente nos últimos tempos, representando um “perigo para a saúde pública”, alertou a autoridade que regula o sector.

São centenas os sites que disponibilizam o Oseltamivir, a preços muito superiores aos vendidos legalmente, ou seja, mediante receita médica e nas farmácias portuguesas.

A agência Lusa consultou alguns destes espaços online e encontrou este medicamento à venda por preços que chegam a atingir os 300 euros por cada embalagem de dez comprimidos, quando o original, legalmente autorizado, custa pouco mais de vinte euros.

Confrontado com esta situação, o vice-presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Hélder Mota Filipe, disse à agência que o assunto merece a preocupação das autoridades de saúde, que já há algum tempo têm alertado para os riscos da venda ilegal de fármacos.

O assunto mereceu igualmente um aviso por parte da Direcção-Geral de Saúde, que alerta para o consumo indevido do Oseltamivir, nomeadamente devido ao risco de aumentar o desenvolvimento de resistências dos vírus.

“O Oseltamivir não deve ser utilizado livremente, uma vez que a sua prescrição é estritamente médica”, sendo que “o uso indevido tem como consequência aumentar a probabilidade de surgirem resistências dos vírus ao medicamento”, afirmou à Lusa Francisco George. Tek

Partilhar:
Tags:

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Primeiro outra vez.

    Admira-me como é possível pessoas comprarem medicamentos online.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      PS: O problema não é o facto de serem ou não mais caros. O problema é mesmo que muitos dos medicamentos online (de sites não fidedignos) são medicamentos falsos ou com quantias alteradas.

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        E mesmo que não sejam falsos medicamentos, as pessoas tomam a torto e a direito como se uma vitamina se tratasse.

  2. Avatar de Kekes

    E isto a somar a ignorancia das pessoas, pois esses medicamentos não previnem nada, não são vacinas, e só so eficientes quando tomados em devida altura, além de as pessoas não saberem o mal que estão a criar para todo mundo, a resistencia do virus aos medicamentos, que é o maior problema actual da medicina.

    1. Avatar de sabio
      sabio

      Eu farto-me de rir quando dizem isso.
      A resistencia do virus a um medicamento?
      Amigo, existem pessoas com resistencia a esses virus,e a outros..
      Utilizando principios de darwin, podemos chegar à teoria neodarwinista que rapidamente sabemos que a lei da sobrevivencia, utilizando a mutação para tal, determina a capacidade de X organismo sobreviver em Y meio.

      É a lei dos mais aptos, e´ e será sp assim..

      E pior para nos, melhor para outros, etc..

      O virus vai morrendo, e deixando de propagar devido a existir avanços na ciencia para o combater, até ao dia que numa reproduçao desse virus, ou multiplicaçao, este sofre uma mutaçao, que o torna mais forte a esses avanços na ciencia..

      Não foram as vacinas que o piorarao, e o fizeram ganhar força, foi a selecção natural.

      CUmps !

      1. Avatar de kekes

        Meu caro “Não foram as vacinas que o piorarao, e o fizeram ganhar força, foi a selecção natural”, tem palavras de quem percebe da materia, ou parece que percebe mas nao sabe do que está a falar.

        A selecçao natural é fectuada quando um organismo está num meio e as suas adaptaçoes sao mais favoraveis a si. Portanto se os organismos nao tiverem sujeitos a esses factores nao sao selecionados segundo Darwin. Os virus como material genetico que portam, nao sendo submetidos necessariamente a dita “selecçao natural”, nao mutam, nao sofrem resistencia aos medicamentos, portanto a culpa de tudo isto e da medicaçao ou nao é?

        Outra coisa a culpa nao sao das vacinas que estas nao curam ninguem, apenas tentam prevenir, a culpa e dos antibioticos, etc, que fazem um combate mais activo a esse tipo de intrusos, dai a alteraçao à politica dos medicos no ramos dos antibioticos e nao no das vacinas 😉

        Outra coisa um virus nunca mutam apenas para ser mais mortal, essa selecçao apenas presa pelo facto de maior numero de copias ser maior, tornando-se muitas das vezes menos mortais ou enalteraveis em termos de sintomas pois o que afecta a resistencia nada tem a haver com essa pequena ligeira modificaçao que por vezes causa a resistencia.

        Sabes a razao deste tipo de problemas aqui noticiado? As pessoas que pensam que sabem mais que os medicos e especialistas da materia, como tu por exemplo.

        1. Avatar de Bruno Capaco

          Quanto a este a essunto:”um virus nunca mutam apenas para ser mais mortal” tenho acrescentar que os virus agem como qualquer ser ” lutando pela sobrevivênçia de si e da sua especie.

      2. Avatar de Paulo39
        Paulo39

        Tu não sabes do que estás a falar…
        Aqui o Kekes já te deu uma resposta.

  3. Avatar de SATO
    SATO

    São uma praga os emails a oferecer medicamentos on line.
    Por dia na minha empresa chegam cerca de 15 mil emails deste género.

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Nada melhor do que evitar os contágios, seguindo as medidas de protecção contra a gripe (o vírus permanece activo 2 a 8h nas superfícies).

  5. Avatar de Bruno Coimbra
    Bruno Coimbra

    Alem de que tomar esses medicamentos sem estar infectado vai criar problemas caso algum dia fique infectado (pq como foi referido isso n e vacina) e vai impedir o tratamento se algum dia ficarem infectados.
    Toalhitas DODOT limpar todas as superficies que quiser tocar e para limpar as maos ehehe

    1. Avatar de mythic
      mythic

      5 pontos pra tua resposta .como e que ninguem se lembrou das…TOALHITAS DODOT????se limpam o rabinho do bebe queio de mer…microbios e deixa-o “suave e perfumado” tb da pra evitar comtacto em supreficies muito usadas!!!!

  6. Avatar de andré
    andré

    atchimmm….

  7. Avatar de Fernando
    Fernando

    Limpem o monitor que o André espirrou.

  8. Avatar de Cátia
    Cátia

    Daqui a uns meses várias dessas pessoas estarão a queixar-se de que foram burladas… É sempre assim, deixam-se enganar por sites online com a ideia de que estão a fazer um bom negócio e depois queixam-se às autoridades de que foram enganados…