O Pplware vai investir em criptomoedas. E vocês podem participar connosco!

104 Comentários

Depois da “febre” que se verificou nos últimos meses de 2017 e início de 2018, o mercado das criptomoedas está agora bem mais estável. As subidas nas cotações das divisas não são tão extraordinárias como no passado mas isso concede uma estabilização e sustentabilidade necessárias a este tipo de meios.

Tendo em conta esta realidade mais saudável, decidimos envergar no investimento de criptomoedas a título de aprendizagem dos métodos usados. Vamos demonstrar e justificar os nossos investimentos e contaremos consigo para colaborar nesta tarefa de perceber as ferramentas usadas.


As maneiras mais comuns de se adquirir criptomoedas são através da mineração e recorrendo a exchanges. Em algumas exchanges é possível adquirir criptomoedas através da moeda corrente, no nosso caso o EUR.

Aqui no Pplware já abordámos a rentabilidade da mineração e as melhores placas gráficas para o fazer.

Ao longo dos próximos artigos iremos focar o investimento em criptomoedas, do ponto de vista de compra e venda (métodos usados e técnicas em vigor). Serão adquiridas em exchanges, armazenadas durante algum tempo e posteriormente vendidas. O objetivo, logicamente, será a rentabilidade possível com o investimento, para perceber as tecnologias que suportam esta realidade ainda muito desconhecida. Equacionamos começar com um orçamento inicial de 30€, que será usado durante esta primeira semana de investimentos.

De modo a que consiga acompanhar e entender todos os passos e atualizações nesta nossa “aventura”, iremos dedicar um artigo semanal com uma síntese das ações realizadas durante essa semana.

Também poderão participar connosco, partilhando os vossos conhecimentos. Sendo o Pplware um projeto feito para os leitores, que são a nossa grande prioridade, daremos especial atenção e valor ao seu feedback, que poderá submeter na caixa de comentários abaixo. Poderá sugerir criptomoedas ou tokens que tenham uma superior tendência de valorização, exchanges mais amigáveis nas fees…

Para além disso, poderá partilhar as suas histórias no investimento em criptomoedas (sugestões e recomendações) e, caso esteja a investir, poderá ainda explicar as suas intenções, expôr os dilemas que lhe apareçam. Estaremos particularmente atentos aos seus comentários e certamente os restantes leitores farão o mesmo, criando assim uma comunidade focada no investimento nas divisas digitais.

O conceito de HODL relativamente às criptomoedas é bastante importante, já foi abordado aqui no Pplware e continuará a ser no futuro, mas nesta série de artigos estaremos mais focados interessados no investimento a curto-prazo.

Contamos consigo!

Comentários

104

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Podemos investir em conjunto?

    1. Avatar de Vítor
      Vítor

      Era exatamente isso que ía perguntar

    2. Avatar de Eduardo Mota

      Helder, nós partilharemos aqui no Pplware um artigo semanal com os nossos investimentos e movimentos dessa semana, que poderás seguir! Para além disso, nos comentários temos feedback e partilha de outros leitores.
      Será um investimento separado e independente, mas poderás seguir as dicas e investimentos que faremos por aqui!

      1. Avatar de DrFrankenDerpen
        DrFrankenDerpen

        Eduardo, algo mais virado para dar live feedback aos leitores? em vez de darem resultados semanais.. podeeriamos investir ao mesmo tempo de forma semelhante

  2. Avatar de Cortano
    Cortano

    Pensei que iam criar um “fundo de investimento comum” 😀

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Seria bom sinal se isso fosse exequível, Cortano! 😀
      Um fundo de investimento comum seria um projeto muito ambicioso e algo difícil de gerir. Contudo, caso esta fase inicial surpreenda pela positiva, poderá ser algo a considerar!

  3. Avatar de jorge santos
    jorge santos

    Boa sorte 🙂 …

  4. Avatar de DoContra
    DoContra

    Será que é desta que perco a cabeça? 😉
    Vamos nessa!

  5. Avatar de security
    security

    Deixa ver se entendi… querem ajuda dos leitores a ganharem criptomoedas é isso? Não vejo porque não, até porque o pplware não se mantém sozinho e não vive do ar, mas acho que vai haver aqui muita gente a atirar-vos (mais) pedras.
    Em todo caso, boa sorte e cá estarei para ler as vossas publicações.

    1. Avatar de Rrrrr
      Rrrrr

      pelo que percebi a pplware nao precisa da nossa ajuda. simplesmente vao ocmecar a investir nas crypto e vao partilhar as suas ideias/estrategias com a comunidade. Ou seja, eé mais uma opiniao / ponto de vista. Podemos gostar ou nao.

    2. Avatar de Eduardo Mota

      O nosso objetivo não é propriamente ganhar dinheiro com as criptomoedas! Se assim fosse, poderíamos fazer isso em silêncio e seguir as nossas próprias observações em conjugação com a partilha de informação que circula na web.

      O objetivo é criar aqui uma pequena comunidade vocacionada no investimento em criptomoedas e nós mesmos iremos entrar nesse terreno de modo a exemplificarmos aos leitores menos familiarizados com estas andanças toda a realidade e dinâmica do meio! O objetivo é sempre informar. 🙂

      1. Avatar de Guilherme Fernandes
        Guilherme Fernandes

        Se quiseres umas dicas manda pedido de amizade no fb com este mesmo nome. Faço daytrading no Bitmex, melhor plataforma de sempre 🙂

        1. Avatar de Hugo Rodrigues
          Hugo Rodrigues

          Interessante.. mas pq nao fazes dtrd com o Robinwood?

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Estou dentro!!!

  7. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    Vejam a OysterPearl e o seu conceito! Alojamento de ficheiros e rentabilização de páginas webs

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Obrigado, ervilhoid. Iremos ter em conta!

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        A oyster por agora usa um tangle privado, o objectivo é usar o tangle da IOTA..

        Lisk obviamente a ter em conta

        Wandx, futura exchange

        Autonio, IA para negociação

        Cappacity, blochain para aplicações em 3D

        SunContract, energia

        BlockTix, bilhetes para espetaculos

        Não cometam o mesmo erro que eu, de pensar que Verge p.ex nunca iria ter uma valor alto devido ao marketcap ultrupassar o marketcap da bitcoin e ethereum, estas duas subindo dá “espaço” para as demais crescerem em marketcap

        1. Avatar de bayatedaqui
          bayatedaqui

          comprei 100000 PRL a $0.03 usd devia ter comprado muito mais

          1. Avatar de ervilhoid
            ervilhoid

            O primeiro lote comprei a 0.01 usd, devia era ter vendido no pico e comprar depois mais

  8. Avatar de Bruno
    Bruno

    Bom dia. Parece-me uma ideia fantastica.
    Eu ja acompanho as cripto-moedas ha alguns meses e tenho que concordar com a estabilizaçao que agora se sente.
    Vi o Boom da Ripple e depois a sua queda… Contudo, decidi manter-me fiel e fazer HODL a mesma 😀
    E isso mostrou-me que posso ter ganho essa aposta.
    Venham de la mais ideias para eu poder rentabilizar investimentos 🙂

    1. Avatar de dajosova
      dajosova

      parabéns pela tua liberdade de escolha e por teres escolhido a maior shitcoin de sempre!
      se gostas que controlem o teu dinheiro, força… investe na XRP, investe….

  9. Avatar de Jorge Franco
    Jorge Franco

    https://espers.io/ –> projecto com grande potencial e ainda num preço muito atractivo para investir e HODL
    https://getmonero.org/ –> Rei das moedas privadas, embora já tenha um valor alto , ainda vai subir muito mais.
    https://www.zcore.cash/ –> projecto Brasileiro com enorme potencial , masternodes carteira mobile por telegram.
    https://www.binance.com/ –> Binance coin ( BNB ) -> moeda do “melhor” exchange actual , tem subido muito pelo grande trabalho do exchange

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Muito obrigado, Jorge Franco. Iremos ter em conta a tua partilha! Continua a acompanhar! 😀

      A carteira do ZCore no Telegram funciona bem? Já experimentei algumas por lá mas a experiência não foi muito boa…

  10. Avatar de Edgar
    Edgar

    Muito boa iniciativa! Estarei aqui para aprender mais sobre criptomoedas e, quem sabe, finalmente fazer o meu investimento!

    1. Avatar de Edgar
      Edgar

      Oops. Enganei-me no post…

  11. Avatar de Stivane Jesus
    Stivane Jesus

    Para quem não sabe, já existe um grupo no facebook chamado Crypto Commerce Portugal, em que podem comprar e vender material e pagar com cryptomoedas 🙂

  12. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    O melhor agora para começarem e apostarem em moedas de baixo valor assim como dogecoins.. a meu ver depois teem tendencia a crescer de valor… se quiserem podem comprar bunny tokens com eth…

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Obrigado pelo feedback, Luis. 🙂

  13. Avatar de jjferreirapt
    jjferreirapt

    Bora lá!!

  14. Avatar de Bernardo
    Bernardo

    Alguém já olhou para IOTA?

    1. Avatar de Rrrrr
      Rrrrr

      Quando realmente comecar a funcionar a rede da IOTA, e quando tiverem uma carteira(wallet), terá tudo para ser das mais poderosas. Neste momento é uma anedota… vale pelas parecerias.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Para minar neste momento até nem é mau, já vou com 2,5M hehe
        Ainda por cima a dificuldade diminuiu para metade à cerca de 1 mês, por isso é de aproveitar.

        1. Avatar de mario
          mario

          estas a minar IOTA !!!!! deves ser o unico

          1. Avatar de Bruno M.
            Bruno M.

            mina monero (ou outro serviço) e o site (https://mineiota.com – ou outro) paga em iota….

          2. Avatar de Não Interessa
            Não Interessa

            what Bruno M. said 😉

      2. Avatar de dajosova
        dajosova

        agora disseste tudo…

  15. Avatar de Azulnauta
    Azulnauta

    Pelo título pensei que estavam a criar um fundo de investimentos 🙂

  16. Avatar de Hugo Nobre
    Hugo Nobre

    Boa ideia.
    Com 30 o lucro vai ser muito reduzido.
    Com day trading cm ganhos de 1% em média (curto prazo) fariam apenas 3 cêntimos.
    Com swing trading a história é diferente mas já requer posições maiores e + tempo de espera.

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Boas, Hugo. O valor inicial de 30€ foi meramente sugestivo!
      Obviamente esse valor é ajustável mas não pretendemos também despender muito dinheiro porque o objetivo com esta série de artigos será o de informar acima de tudo, não é adquirir lucros no final.
      Depois o leitor poderá obviamente investir o que pretender, mas aconselhamos sempre a investir com cautela porque é dinheiro que poderá perder.

      1. Avatar de Hugo Nobre
        Hugo Nobre

        Hmm, compreendo.
        Mas a meu ver é uma pequena amostra msm para fins de demonstração pois com esse valor é dificil cobrir eventuais perdas.

      2. Avatar de Rui Ribeiro
        Rui Ribeiro

        Esse valor é muito pequeno pois existem dois fatores importantes. Uns são as taxas de operação em algumas plataformas que são fixas, tornando qualquer operação demasiado cara para um valor tão baixo de investimento. Outro é a granularidade da moeda que, apesar de poder ter muitas casa decimais na sua definição, nem sempre as platformas de trading suportam, no caso de moedas com maior valor como o BTC acabam por deixar pouca flexibilidade.

  17. Avatar de 0xRazor
    0xRazor

    Desde que nao seja IOTA, BCASH ou Ripple… tudo bem.

    Metam os olhos no Icon, Ada e 0x

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Obrigado pelo feedback, 0xRazor.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Porque não ripple? Certamente é dos projectos mais sólidos que existem nos dias de hoje.

      1. Avatar de dajosova
        dajosova

        Amigo…. o Ripple é privado. uma boa parte das moedas foi préminada e entregue aos accionistas/fundadores!
        Não é descentralizado !!!!!!!!
        A plataforma da Ripple está a ser usada para testes por bancos.

  18. Avatar de Gandalf
    Gandalf

    pois se fosse um fundo eu entrava também!

  19. Avatar de pia
    pia

    Vão a alimentar os hackers? Que óptima ideia!

  20. Avatar de Sr. Velho
    Sr. Velho

    Vai ser divertido de ver isto.
    Na minha opinião são investimentos muito voláteis.
    Usem dinheiro que não precisem dele. Porque podem ter azar.

    1. Avatar de Vítor M.

      Para aprender temos de estudar o nosso alvo, investir com cautela, até porque a ideia é perceber os mecanismos envolvidos neste novo mundo da criptomoeda. O teu conselho é sábio, usar dinheiro com cautela.

      1. Avatar de Sr. Velho
        Sr. Velho

        Como forma didáctica, é excelente para realmente se conhecer os mecanismos.
        Vou acompanhar com curiosidade. Os meus negócios é mais imobiliário( arrendamento) e acções na bolsa nas blue chips.
        Onde ao longo dos anos tenho ganhado muitos conhecimentos e experiência.

  21. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Eu estive um mês nesse mundo, meti 210€ (100+110), tirei ~207€. Tirei o dinheiro porque não é a melhor altura para mim, mas gostei da aventura. Usei o cartão revolut para enviar dinheiro para a coinbase e daí converti para o gdax.
    Entrei numa má altura, vi o bitcoin a desvalorizar dos 7200€ para os 5300€, mas mantive-me firme e esperei que a coisa melhorasse. Foi pena não ter ficado lá mais uns dias, mas foi bom para aprender a fazer trading e tentar entender o mecanismo.

  22. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Ok, então o pplware propõe uma espécie de shared master node?

  23. Avatar de Xico Fininho
    Xico Fininho

    Li no artigo que tencionam começar com 30€, acho que com esse montante não vão conseguir comprar bitcons, pois só podemos comprar no minimo 0,01 bitcoins, ou seja, ao cambio atual, é necessário pelo menos 73€. Caso contrário têm de investir noutras criptomoedas. Eu só negociei bitcoin

    1. Avatar de KitKat
      KitKat

      OI? Até com 10€ já comprei BTC.

      1. Avatar de Hugo Nobre
        Hugo Nobre

        Lol.
        O mínimo nem smpr foi o mesmo.
        Com 10€ não consegue comprar nd porque as exchanges não te deixam.

    2. Avatar de Helena
      Helena

      Que disparate, podes comprar a quantidade de BTC que quiseres, mas com uma quantia tão pequena mais vale estar quieto.
      Para investir 30€ é mais o trabalho que dá do que o ganho, e nem vou falar das comissões para negociar e para enviar a moeda de uma exchange para outra ou para uma carteira.

      Supondo que acertam em cheio e sobe 100%, passam para 60€, mas temos de contar com as fees e taxas e no final nem 50€ fazem provavelmente.

      1. Avatar de Elementarq
        Elementarq

        1. O pplware foi claro ao dizer que este projecto é didáctico e pedagógico.
        2. Se for usado o Coinbase/Gdax, as transferências SEPA de depósito são gratuitas, as transferências para retirar fundos têm uma taxa de 0.15€ (15 cêntimos)
        3. Pelo que o artigo refere, não será usada nenhuma carteira, as moedas serão mantidas na exchange e posteriormente vendidas, ou seja, não existem transferências entre carteiras.
        4. Se for market maker não paga taxas nenhumas.

        Resumindo, se o pplware usar a coinbase/gdax, desde o depósito em euros+comprar moeda+vender moeda+retirar fundos para o banco, à rentabilidade de 100% que referiu, vai ter no banco 59,85€.

        Mais dúvidas não hesite em perguntar.
        Cumprimentos

  24. Avatar de blabla
    blabla

    Se alguém estiver interessado em privacidade – https://coinsutra.com/anonymous-cryptocurrencies

  25. Avatar de joao sampaio
    joao sampaio

    vai ser divertido ver voçes as perder dinheiro
    se é que isto tem graça

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás enganado. Primeiro porque nunca perdemos dinheiro, até porque o valor investido fica aquém do valor da aprendizagem conseguida.

      Fazes-me lembrar um acontecimento, que presenciei, aqui há dois anos atrás, onde uns intervenientes diziam, num evento sobre segurança, que “a moda das criptomoedas” nunca vingaria porque os bancos nunca iriam permitir. Certo certo…

      Alguém respondeu que os bancos há anos que estudavam a base do bitcoin, o blockchain e que seria esse “ouro” que as instituições bancárias perseguiam e por isso esta moda continuava a fazer florescer tecnologias que um dia estariam nas mãos (ao serviço) desses instituições financeiras.

      Ganhar certo conhecimento… por 30 euros, é “de borla” 😉 pensa nisso.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        Exatamente Vítor, as pessoas por desconhecimento pensam que isto é uma moda, e mesmo o valor de cada uma ser volátil e até poder não valer o atual(ou poderá valer muito mais) a tecnologia (blockchain) por de trás desta “moda” tem um valor incalculável

      2. Avatar de Vitor
        Vitor

        Vitor M.,o grande problema de grande parte das pessoas é não darem o devido valor à aprendizagem…pensam que quando nascem já sabem tudo! Eu li a TOTALIDADE do artigo e percebi de imediato que não falavam num “fundo de investimento” para ganhar milhões…o que seria dificíl com um investimento de 30 Euros! Vou acompanhar com muita curiosidade a vossa experiência,porque gosto de aprender e,quem sabe,se com esse “curso” não possa aprender alguma técnica que com um investimento um pouco superior…até venha a ser compensador!! Continuem…

  26. Avatar de Joao Peixoto
    Joao Peixoto

    crypto moedas é “bonito” no papel. a longo prazo a manutencao das moedas é imcomportavel. quando aparecer alguma solucao que nao envolva milhoes de computadores a “minerar” para a moeda se manter viva, avisem que eu alinho.

    1. Avatar de binteseix
      binteseix

      porque as redes Visa e Mastercard têm dois pentium III a processar as transacções…

    2. Avatar de Jose
      Jose

      Presumo que esteja a falar do mais conhecido “Proof of Work”
      Esse, realmente envolve bastante poder computacional, principalmente quando o nível de dificuldade é já elevado, como é o caso das principais moedas conhecidas que o usam.

      Todavia, existem outras formas, como é o caso do “Proof of Stake” , em que basta ter algumas moedas (em alguns casos apenas 1) e aí qualquer PC pode ajudar a manter a rede sem grandes custos de electricidade.

      Deixo o exemplo de um projecto bastante interessante, que usa o POS, (inclusive tem Portugueses na equipa de desenvolvimento) e se propõe a resolver uma questão que afecta muita gente hoje em dia – Guardar dados online (Tipo como se faz com o Dropbox) mas de forma descentralizada , privada e segura.
      Irá também ter mensagens privadas encriptadas entre carteiras , entre outros serviços que aparecerão no futuro. É uma das primeiras a usar de “Multi-Chain” para que os serviços não pesem no Blockchain principal.

      Para não deixar este comentário demasiado longo , deixo aqui um breve video de apresentação do projecto (tem legendas em PT, caso queiram seleccionar) onde explica em mais detalhe o porquê do projecto e o que ele se propõe a resolver.
      https://www.youtube.com/watch?v=9yesyhkl6gI

      Podem também ver mais informação no website do projecto: https://ecc.network

      Parabéns pela iniciativa do pplware.

      Ponho-me á disposição para o que possa ser útil, partilhando do pouco conhecimento que fui adquirindo ao longo do tempo que me envolvo nessa área.

      Podem crer que há muito mais aqui que o “ficar milionário” e “comprar Lamborghinis ” 😀

      Queiram ou não, o Blockchain e seus derivados irão fazer parte do futuro, ajudando a solucionar dificuldades do presente.

      Um Abraço

  27. Avatar de Victor Manuel
    Victor Manuel

    Senhores do pplware !
    Estou convosco nessa aventura e disponível com poucochinho.
    abraço a todos e Obg

  28. Avatar de cdias
    cdias

    Estou interessado! Aguardo desenvolvimento!

  29. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    O melhor conselho que posso dar ao pplware é não investir. Mas se mesmo assim forem avante com a ideia, nunca se esqueçam de investir só dinheiro de que não precisam porque se o perderem todo não fará mal.

    1. Avatar de Joao Peixoto
      Joao Peixoto

      é a tentação do dinheiro “facil”. vai funcionar para alguns…para muitos vai ser uma desgraça.

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        está dito que é de forma didática

  30. Avatar de miguel
    miguel

    Por experiência próprio sugiro a exchange http://www.binance.com!
    Se quiserem posso disponibilizar o meu link referral, sempre me dão uma ajuda! 🙂
    Vão ver que será um bom investimento… para quem tiver cabeça!!!

  31. Avatar de Artur
    Artur

    Boa iniciativa. Mas já agora quem me pode ajudar? Por influência de um amigo comprei umas BTC em Blockchain e Coinbase. Como posso vendê-las de modo a recuperar alguns euros para a minha conta bancária dos valores investidos? Desde já os meus agradecimentos.

    1. Avatar de Vítor M.

      Existem muitas pessoas com muitas dúvidas e essas dúvidas levam a que invistam, percam dinheiro e tenham uma experiência má. A partilha de conhecimento que já se vê nos comentários é para evitar isso mesmo. As pessoas que têm dúvidas podem colocar e os que já dominam podem ajudar, partilhando o seu conhecimento e experiência.

    2. Avatar de FN
      FN

      Olá Artur, se fores ao Coinbase, ao lado do botão Dashboard tens Buy/Sell.
      Se carregares em Sell, vais poder definir quanto BTC queres vender.
      Quando carregares em vender, a tua conta em EUR dentro do Coinbase vai ficar com dinheiro.
      Carregas no botão Account e fazes scroll para baixo até veres o teu saldo em EUR.
      A partir daí carregas em Withdrawal.
      Mais, não te sei dizer porque nunca passei por esse processo 😛
      Espero que ajude

    3. Avatar de Eduardo Mota

      Boa noite, Artur. 🙂
      Se não te importares, consulta este artigo, penso que te irá ajudar! https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/comprar-bitcoin-como-fazer/

  32. Avatar de Joaquim Oliveira
    Joaquim Oliveira

    Poderiam fazer algo como no acompanhamento de apostas desportivas. Quer era ao inicio da semana passarem a informação aos leitores dos passos que iam dar e como o iriam fazer e em que plataformas, para que nós acompanhasse-mos tudo desde o início e não ao final da semana.

  33. Avatar de Jorge
    Jorge

    Parabéns, excelente iniciativa!
    Bora lá !!

  34. Avatar de Jonas
    Jonas

    Pensava que iam adicionar um web miner á pagina com opt in. Seria um experência interessante para vós tendo em conta o número de visitantes do site, penso que seria o suficiente para cobrir despesas de alojamento.

    1. Avatar de Vítor M.

      Não, não temos intenção disso. O caminho é perceber como funciona, quais os métodos, como se mexe este mercado, como podemos ajudar as pessoas a se proteger, como alertar e ensinar sobre esta nova realidade. Aprender e ensinar. Partilha de informação que já começou neste tópico e está bastante rica. Nunca será tirar um proveito monetário, mas sim conhecimento para falar com propriedade.

  35. Avatar de Jorge Rosa
    Jorge Rosa

    Interessante! 🙂

  36. Avatar de Luis Vieira Pinto
    Luis Vieira Pinto

    Ideia muito interessante.

  37. Avatar de FN
    FN

    Boas! Excelente iniciativa!
    Já levo uns meses valentes de trading em crypto e nunca estive muito atento a grupos de PT sobre o tema. Pode ser que seja desta!
    Em vez de deixar aqui recomendações de coins e tokens, deixo algumas ferramentas que uso diariamente. Vão com os meus referral codes e também têm vantagens para vocês! Se acharem que mereço pela contribuição, agradeço 😛

    _ Para comprar as primeiras Crypto de forma rápida e segura, não há nada como o Coinbase. Há outras maneiras com menos fees que podem usar quando já estiverem mais à vontade nas crypto!! link -> https://www.coinbase.com/join/5a1c9dc3025b1e00c5323599

    _ Depois é só transferirem para uma crypto exchange. Há milhares! Recomendo uma que se tornou lider mundial em menos de um ano. Binance. Todas as principais moedas estão lá. link -> https://www.binance.com/?ref=11590239

    _ Para fazer trading convém usarem sempre um Stop Loss e um Take Profit nas vossas trades (pesquisem Investopedia e procurem o termo). A plataforma 3Commas é perfeita para conseguirem ter um stop loss e um take profit em simultâneo (nas exchanges não conseguem fazer isso!). Pode ser um bocado intimidante ao princípio, mas é a ferramenta que eu não abdicaria se tivesse de escolher. Tem muitas opções, incluindo Bots e Copy Trading. Recomendo a quem já tem algumas trades no bucho e sabe o que é um stop loss. link -> https://3commas.io/?c=fn

    _ Quando começarem a coleccionar trades às dezenas e já não souberem a quantas andam, podem usar um gestor de portfolio que se liga directamente às exchanges, ou que podem ir actualizando fazendo um upload de um ficheiro excel normal. Muito importante para terem ideia da vossa rentabilidade. link -> https://cointracking.info?ref=F442959

    _ Onde ver as cotações? http://tradingview.com. Excelente plataforma onde se partilham analises também e podemos seguir outros traders (e ver as análises deles).

    _ Mas onde posso aprender mais?! Investopedia, Youtube, Telegram, Discord, Medium, Steemit, Coinmarketcap, Coindesk… Há tanta informação disponível. Desconfiem sempre de dinheiro fácil. Isso não existe, senão eramos todos ricos.
    Canais de youtube que sigo religiosamente: DataDash, Crypto Investor, Boxmining, The Modern Investor. Estes servem para ir ouvindo no trabalho… quer dizer, nos meus tempos livres!!! 😛

    Já me doem os dedos! Desculpem o testamento… Espero que isto sirva de alguma forma para ajudar e espalhar alguma informação de qualidade, que nem sempre abunda no que toca à Crypto.
    Bem hajam e boas trades!

    1. Avatar de Eduardo Mota

      Muito obrigado pela partilha, FN. Vou analisar todas essas ferramentas, parecem interessantes! 🙂

  38. Avatar de Luis Martins
    Luis Martins

    Vou seguir o tópico pois pretendo aprender e pode ser que seja até com o tempo um bom investimento.
    Cpts

  39. Avatar de Elementarq
    Elementarq

    Se me permitem, partilho alguns conselhos para os mais leigos, para vossa segurança:

    1 – Não se esqueçam nunca que o mercado das cryptomoedas é desregulado e tem pouca liquidez, ou seja, é altamente especulativo e manipulado por fundos de investimento e por fundos organizados por utilizadores com carteiras elevadas.

    2 – Utilizem SEMPRE dinheiro que estão dispostos a perder. A partir do momento que o coloquem numa exchange é dinheiro perdido (ajuda-vos psicologicamente).

    3 – Jamais peçam dinheiro emprestado para investir neste mercado, se perderem dinheiro e quiserem recuperar é muito provável que percam novamente, porque psicologicamente estão afectados.

    4 – Quando ouvirem falar em margin trade, mudem de conversa, de site, o que for, a sério, não se metam nisso. Apenas uma percentagem muito baixa de pessoas tem êxito, a maior parte perde completamente a carteira, e essa pequena parte, já perdeu muitas carteiras antes de ter êxito (e estamos a falar de traders profissionais).

    5 – Tal como foi recomendado, as melhores exchanges (em termos de segurança, taxas relativamente baixas, número de moedas e facilidade na compra de euros), na minha opinião, são binance e Gdax usadas em conjunto (ou não, caso só queiram comprar Ethereum, Bitcoin, Bitcoin cash e Litecoin, usem somente a Gdax).

    Com estes conselhos julgo que já compram moedas de forma segura e já se protegem de males maiores.
    Quanto à rentabilidade, eheh, esse é o desafio que o pplware terá que superar 🙂

  40. Avatar de Rosário Almeida
    Rosário Almeida

    Olá
    Gostei das informações que acabei de ler sobre as criptomoedas…..Eu estou ligada a AgrolifeCoin es una Criptomoneda con una enorme misión: Convertir la agricultura mundial en la inversión más rentable de la historia. …http://agrolifecoin.com/af/1328/aHR0cDovL2Fncm9saWZlY29pbi5jb20v

  41. Avatar de in_visto
    in_visto

    lanço um desafio ambicioso : criação de uma startup para desenvolvimento e suporte a uma app ou preferencialmente uma pwa (progressive web app) que agregasse o melhor de três mundos: programadores para desenvolvimento da pwa, experts em criptos e blockchain e por fim pequenos investidores que, como eu, gostava de uma experiência destas mas não me aventuro sozinho por muitas e variadas razões. Mas rodeado de rapaziada entendida e colaborativa, não me importaria de arriscar umas fichas. Bem melhor que nas raspadinhas, euromilhões e afins….

  42. Avatar de Diamantino Peixoto
    Diamantino Peixoto

    Acho interessante!
    Outra forma interessante é usando o Revolut.
    Fica a dica e já agora se quiserem entrar pela minha indicação:
    revolut.com/r/diamand4i!crypto

  43. Avatar de Mf3rRo
    Mf3rRo

    Deem uma vistas de olhos a este exchanger que aceita euros, muito bom para investir bitcoins… um dos responsáveis é de braga… É um exchanger simples e de confiança…
    https://uphold.com

  44. Avatar de Trader
    Trader

    “Pplware vai investir em criptomoedas.” Boa! está na hora de vender! LOL
    Era uma piada!

    1. Avatar de Vítor M.

      Aprender e compreender. Visa aprendizagem. Partilha de conhecimentos.

  45. Avatar de Costa
    Costa

    Tenho uma pergunta para o Eduardo Mota, ou para algum leitor que esteja dentro do assunto.
    Conhecem alguma exchange que “ligue” activos financeiros ditos “comuns” com moedas digitais?
    Por exemplo, algo que permita comprar/vender opções ou futuros de activos regulados em bolsas, mas com moedas digitais?
    Era o casamento perfeito, economia já existente, que tb não é mais do que bits no computador, com a economia das criptomoedas.
    Agradeço desde já a alguém com alguma informação neste sentido.

    1. Avatar de Rui Ribeiro
      Rui Ribeiro

      Eu estive algum tempo no 1broker.com que permite isso. Entrei com BTC, comprei algumas ações Apple depois deu para vender novamente para BTC e retirar o dinheiro. Mas é muito “manhoso”, as taxas são usurárias, a “granularidade” é ao centimo do valor nominal da moeda (o que em BTC é muito dinheiro) e quando investes o dinheiro fica parqueado a pagar portagem. Felizmente deu para sair sem perder…

      1. Avatar de Costa
        Costa

        Obrigado pela resposta. Vou ver de tal broker, a ver se vale a pena para mim. Com sorte usando esse broker como referência. Pesquisas, acabo por encontrar mais algum que me agrade. Obrigado

      2. Avatar de Costa
        Costa

        Já vi no Reddit que não é a melhor plataforma, mas de qualquer forma, já fiquei com uma ideia do assunto pela discussão aqui https://www.reddit.com/r/1Broker/comments/79f8ai/dirty_truth_about_1_broker/?utm_source=amp&utm_medium=comment_list
        Pelos vistos há mais, vou ou investigar melhor a coisa, porque o conceito é muito interessante. Acho que é mais fácil as moedas virtuais entrarem por aqui no mercado real, do que haver alguma loja de roupa, um restaurante, ou um shopping que aceita moeda virtual.

  46. Avatar de darkvoid
    darkvoid

    HODL?!
    “HODL is a slang term and Internet meme that is used in the Bitcoin community when referring to holding the cryptocurrency rather than selling it”

    Mas porquê, usar esta palavra inventada, quando se pode dizer HOLD?!
    Porque todos se atiram a um poço então também nos vamos atirar?!

  47. Avatar de CryptoWatch.pt
    CryptoWatch.pt

    Lux,xrp,tzc,ext

  48. Avatar de Nuno
    Nuno

    Para na compra e venda de criptomoeda, sugiro este serviço português, online ou por telefone

    https://mbcoin.pt/

  49. Avatar de dajosova
    dajosova

    DESCENTRALIZAÇÃO !!!!
    Toda e qualquer moeda que não siga esse princípio, para mim é uma shitcoin!

  50. Avatar de Fábio
    Fábio

    Excelente iniciativa, parabéns.
    Vamos a isto

  51. Avatar de Rita
    Rita

    Bom dia, seria possível fazerem um artigo sobre o contributo das criptomoedas para a evolução digital/tecnológica ?? Estou a fazer um relatório sobre as criptomoedas e a sua influência na economia e este é um dos tópicos … infelizmente, há muita pouca informação nesta parte específica. Obrigada.

  52. Avatar de F
    F

    Boas! Excelente iniciativa!
    Já levo uns meses valentes de trading em crypto e nunca estive muito atento a grupos de PT sobre o tema. Pode ser que seja desta!
    Em vez de deixar aqui recomendações de coins e tokens, deixo algumas ferramentas que uso diariamente. Vão com os meus referral codes e também têm vantagens para vocês! Se acharem que mereço pela contribuição, agradeço

    _ Para comprar as primeiras Crypto de forma rápida e segura, não há nada como o Coinbase. Há outras maneiras com menos fees que podem usar quando já estiverem mais à vontade nas crypto!! link -> https://www.coinbase.com/join/5a1c9dc3025b1e00c5323599

    _ Depois é só transferirem para uma crypto exchange. Há milhares! Recomendo uma que se tornou lider mundial em menos de um ano. Binance. Todas as principais moedas estão lá. link -> https://www.binance.com/?ref=11590239

    _ Para fazer trading convém usarem sempre um Stop Loss e um Take Profit nas vossas trades (pesquisem Investopedia e procurem o termo). A plataforma 3Commas é perfeita para conseguirem ter um stop loss e um take profit em simultâneo (nas exchanges não conseguem fazer isso!). Pode ser um bocado intimidante ao princípio, mas é a ferramenta que eu não abdicaria se tivesse de escolher. Tem muitas opções, incluindo Bots e Copy Trading. Recomendo a quem já tem algumas trades no bucho e sabe o que é um stop loss. link -> https://3commas.io/?c=fn

    _ Quando começarem a coleccionar trades às dezenas e já não souberem a quantas andam, podem usar um gestor de portfolio que se liga directamente às exchanges, ou que podem ir actualizando fazendo um upload de um ficheiro excel normal. Muito importante para terem ideia da vossa rentabilidade. link -> https://cointracking.info?ref=F442959

    _ Onde ver as cotações? http://tradingview.com. Excelente plataforma onde se partilham analises também e podemos seguir outros traders (e ver as análises deles).

    _ Mas onde posso aprender mais?! Investopedia, Youtube, Telegram, Discord, Medium, Steemit, Coinmarketcap, Coindesk… Há tanta informação disponível. Desconfiem sempre de dinheiro fácil. Isso não existe, senão eramos todos ricos.
    Canais de youtube que sigo religiosamente: DataDash, Crypto Investor, Boxmining, The Modern Investor. Estes servem para ir ouvindo no trabalho… quer dizer, nos meus tempos livres!!!

    Já me doem os dedos! Desculpem o testamento… Espero que isto sirva de alguma forma para ajudar e espalhar alguma informação de qualidade, que nem sempre abunda no que toca à Crypto.
    Bem hajam e boas trades

  53. Avatar de Manuel Oliveiro
    Manuel Oliveiro

    Obrigado, material muito interessante sobre criptomoedas. Você acha que posso ganhar algo com isso agora? Ou já é tarde demais?