Chegou o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) – Conheçam as novidades

84 Comentários

Hoje, tal como estava previsto, foi disponibilizada a versão final do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver).

A distribuição Linux da Canonical continua a ser uma das mais populares do mundo. Nos últimos anos têm acontecido algumas alterações de peso nesta distribuição, como por exemplo o abandono da interface Unity, mas há também novos recursos adicionados.

Venham conhecer as novidades desta nova versão.

Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)


O Ubuntu 18.04 é uma versão LTS, o que significa que a Canonical irá suportar esta distribuição durante os próximos 5 anos, ou seja, até 2023. A nova versão do Ubuntu está já disponível nas versões Desktop, Server, Cloud e outras variantes.

 

Quais as novidades do Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver)?

  • Deixou de existir uma versão de 32 bits para a versão Desktop
  • Ubuntu Desktop passa a usar o ambiente gráfico Gnome em vez da interface Unity
  • Kernel foi atualizado para a versão 4.15
  • Possibilidade de proceder a uma “instalação mínima”
  • Gnome foi atualizado para a versão 3.28. O Gnome Shell passa a suportar Thunderbolt 3
  • GDM substitui o LightDM como gestor de logins
  • Python 2 deixa de vir instalado por omissão
  • OpenSSH apenas funciona com chaves superior a 1024 bits
  • gconf deixa de vir instalado por omissão
  • LibreOffice 6.0
  • Incluida app To-Do
  • App Characters foi substituída pela app Character Map
  • App calendário passa a suportar previsão do tempo

Para obter o novo Ubuntu 18.04 LTS, (Bionic Beaver) acedam aqui. Nos próximos artigos iremos ensinar a instalar esta nova versão e conhecer melhor as novas funcionalidades.

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge Gabriel Azevedo
    Jorge Gabriel Azevedo

    À hora deste comentário (26/04/2018 10:00) a Canonical ainda não lançou oficialmente o Ubuntu 18.04
    Creio que não é muito correto a apresentação do link da página Daily Build por muito estável que esta versão já possa estar.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      A versão que foi disponibilizada já é a final

      1. Avatar de William Neis
        William Neis

        Por que a Canonical não coloca no site e faz toda a propaganda em cima?

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Nunca foram de fazer grande propaganda 😀

          1. Avatar de William Neis
            William Neis

            Deve ser por isso que estão como estão… Parece que ele não está mais preocupada com o desktop, logo logo larga de mão pra ficar com IoT e Cloud system.

          2. Avatar de Charles
            Charles

            Foram sim, faziam até contagem regressiva no site uma semana antes. Realmente o Ubuntu esta jogado as traças.

      2. Avatar de Jorge Gabriel Azevedo
        Jorge Gabriel Azevedo

        Ainda não foi disponibilizado em https://www.ubuntu.com/download/desktop

        1. Avatar de Gustavo Costa
          Gustavo Costa

          Ubuntu não liberou porque hoje faz mais de 10 horas que eles encontraram o último bug que impediu os utilizadores de instalarem a versão final de Ubuntu. A referência: https://fossbytes.com/ubuntu-18-04-not-released-yet/

      3. Avatar de João Lopes
        João Lopes

        É a Daily Build, não é a final… ainda nem foi criada a pasta da versão final em http://cdimage.ubuntu.com/

          1. Avatar de Pedro Pinto

            Houve um recuo. A Canonical até Press Release nos fez chegar 🙂
            Ubuntu 18.04 LTS optimised for security, multi-cloud, containers and AI
            26th April 2018, London, UK: Ubuntu 18.04 LTS – the newest version of the most widely used Linux for workstations, cloud and IoT, is now available.
            “Multi-cloud operations are the new normal” said Mark Shuttleworth, CEO of Canonical and founder of Ubuntu. “Boot-time and performance-optimised images of Ubuntu 18.04 LTS on every major public cloud make it the fastest and most efficient OS for cloud computing, especially for storage and compute intensive tasks like machine learning.”…

      4. Avatar de UBERÊ RIBEIRO
        UBERÊ RIBEIRO

        SOU NOVO NESSE MUNDO E ESTOU MUITO INSATISFEITO COM O WINDOWS. PARA SISTEMA 64 BITS O UBUNTU RODA, MAS E SE EU TIVER UM PC ANTIGO 32 BITS QUAL VERSÃO VOCÊ RECOMENDARIA? GRATO PELA ATENÇÃO.

  2. Avatar de Ricardo Gaio
    Ricardo Gaio

    Estou a usar o Kubuntu, desde a semana passada e parece-me bastante estável e polido.

    1. Avatar de Victor
      Victor

      Estou a usar a versão 10 do Windows e desde sempre parece-me estável e fácil de usar!

      1. Avatar de Fernando Neto
        Fernando Neto

        Desde 10 de Abril a nova versão foi suspensa por ter vários bugs, parece que ficou para 09 de Maio. Não esperem estabilidade do Windows.

        1. Avatar de Danilo
          Danilo

          Ainda mais agora, que o Windows é rolling release. Os bugs se tornarão cada vez mais perceptíveis

  3. Avatar de Cortano
    Cortano

    Eu tenho umas quantas distros instaladas no Hyper-V (VM), e tenho andado a tentar aceder via Remote Desktop (windows) mas sem sucesso.
    A ideia seria usar o Surface RT para aceder às distros Linux – faço isto para aceder ao W10 Insider.

    Alguém sabe se é possível e como?
    Ja andei a pesquisar mas esbarro sempre no mesmo problema – erro no login

    1. Avatar de jaugusto
      jaugusto

      Tenta Samba(r)…

  4. Avatar de jedi
    jedi

    Fui ao site do ubuntu (https://www.ubuntu.com/) mas eles ainda não atualizaram o respetivo conteúdo com Ubuntu 18.04 e com links.
    Obrigado pelo link 😉

    1. Avatar de pia
      pia

      Também percebi isso, são lerdos pra porr***

      1. Avatar de jubileu
        jubileu

        ata, lerdos não! os caras te dão um SO open source e vc ainda critica, se quer algo rápido desenvolva vc msm.

        1. Avatar de pia
          pia

          Xiiu aí pq eu paguei o ingresso vip.

    2. Avatar de Gustavo Costa
      Gustavo Costa

      Por favor lê o meu comentário acima, entenderás o porquê de eles não terem liberado.

      1. Avatar de pia
        pia

        Mac OS superior

        1. Avatar de Gustavo Costa
          Gustavo Costa

          Sou utilizador de 5 sistemas operativos – Kali Linux, Manjaro, macOS, Ubuntu e Windows, mas não saio fazendo fanboyismo no mural de comentários. É-me imaturo.

          1. Avatar de pia
            pia

            MacOS continua sendo superior, goste você ou não.

  5. Avatar de pia
    pia

    Por que no site oficial do Ubuntu está tão escondido a versão 18.04? Eles não querem que o povo baixe? hahahahha

    1. Avatar de Amós Chagas
      Amós Chagas

      Eles não querem que o povo façam downloads ao ponto do servidor deles cair kkk

    2. Avatar de Ricardo Veloso
      Ricardo Veloso

      Vc achou em algum lugar o link lá no site?

    3. Avatar de pia
      pia

      Só tem os links das versões betas, as oficiais nada. Por isso que o Ruindows detona o Linux

  6. Avatar de William Neis
    William Neis

    Testei o Ubuntu Budgie 18.04 e o mesmo está muito lerdo. Demora aprox. 1 minuto para abrir o navegador Chromium (que nem no Gnome leva tanto tempo). Alguns applets são instalados e não aparecem na para serem adicionados, aquela opção de instalar temas adiciona os malditos PPAs e ainda por cima demora muito pra instalar e não vem o tema completo, como por exemplo o Ant Theme, que só vem o Ant instalado e não suas variações oficiais que são: Ant Dracula, Ant Nebula e Ant Bloody.
    Percebi também que o uso de CPU está bem alto em idle. Tudo muito lerdo. Na minha máquina até mesmo o Gnome funciona rápido que é uma beleza. Por que o Budgie que é uma versão mais “leve” do Gnome está tão lenta? Sei não… Acho que não tiveram tempo pra dar uma polida nessa versão. Muito bugada!

    1. Avatar de Leone Alvarega Machado
      Leone Alvarega Machado

      Creio que foi na tua experiência, pois usei por um bom tempo e não tive esses problemas… reveja outras possibilidades.

      1. Avatar de William Neis
        William Neis

        Foi na beta2, vamos ver se na versão oficial os problemas foram resolvidos.
        PS: Testei via virtualbox.

        1. Avatar de Leone
          Leone

          testei direto na maquina, alguns amigos tiveram uma perda de desempenho também no virtual-box, principalmente com o plank.

  7. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Descobri o Linux em 2007 e desde então, que experimentei quase todas as distros, o Debian, fiquei durante muito tempo, depois o Slackware, rolling release, agora tenho estado pelo Arch, prefiro as distros rolling release, se bem que em termos de publicidade e visibilidade “saiu a nova versão do Ubuntu” é um excelente golpe de marketing.

    Seja como for, não se tira o mérito, o Ubuntu é uma excelente opção, assim como o mint, Fedora ou mesmo o open suse.

    Pessoalmente, prefiro rolling release e com as últimas versões de software, sem ter que esperar um mês para estar disponível!

    1. Avatar de William Neis
      William Neis

      Também tenho preferência por rolling release, estou a usar o Manjaro e sinceramente não tenho o que reclamar. Apaxonei-me pelas distros baseadas em Arch (inclusive o próprio Arch Linux) graças à ele.
      Ainda não sinto-me confiante de usar um Arch puro devido as facilidades que o Manjaro dá-me. Como por exemplo, o fácil manuseio de drivers (proprietários ou não) através de uma GUI, a fácil instalação de pacote de idiomas para apps como Firefox, LibreOffice que muitas vezes vem em inglês. A facilidade de instalar kerneis e removê-los, tudo com uma GUI, sem necessidade do terminal! Sem contar no Pamac que tem de tudo, sem contar no AUR que é um mundo. Não há a necessidade de utilizar-se de PPA’s.

      1. Avatar de João Pereira
        1. Avatar de Gekko
          Gekko

          +1 Eu tou com o Antergos, e super contente o beneficio do Arch, Rolling Distro e do AUR 🙂

          Queria instalar o signal pa desktop, mas o ppl do signal só tinha .deb’s e como tem uma lógica de “there are no power users” não gostam que o ppl se meta a compilar, não há instruções para o fazer no site.

          Fui ao AUR e tava lá 🙂 Sim AUR é um mundo.

          1. Avatar de William Neis
            William Neis

            É por isso que eu gosto do Arch e suas derivadas. Só de não ter que ficar caçando PPA e tendo um mudo de aplicativos a sua volta, er, não tenho do que reclamar, só elogios!

  8. Avatar de Caso Isolado
    Caso Isolado

    Já abandonaram o Unity? Aleluia, mais vale tarde do que nunca!

    1. Avatar de pia
      pia

      Agora tem os leaks de RAM do Gnome pra vocês namorarem!

      1. Avatar de Caso Isolado
        Caso Isolado

        Com leak de memória deves estar tu.

        1. Avatar de pia
          pia

          Que rude tu és, mouro rústico. Se fosses informado saberia que o problema dos leaks de RAM ainda não foram 100% resolvidos.

  9. Avatar de Victor
    Victor

    Estou a usar a versão 10 do Windows e desde sempre me parece estável e fácil de usar!

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Por mim até podes estar a levar na p€id@!

    2. Avatar de João Lopes
      João Lopes

      O que me interessa que use Windows? Isto não é o facebook ou algo parecido.

      1. Avatar de Victor
        Victor

        Bem melhor do que o Linux.

  10. Avatar de arc
    arc

    Vá…acabem também com o –no-install-recommends e fechem o tasco (se forem capazes)!

    1. Avatar de pia
      pia

      MacOS na veia!

        1. Avatar de pia
          pia

          Amo Mac apesar de tudo,
          O único Unix que deu certo.
          Amo o fato de custar horrores, assim dificultando a classe C de tocá-lo.
          Amo muito o Mac s2

          1. Avatar de Tiago
            Tiago

            O unico que deu certo?? É melhor prestares atenção ao que existe fora da tua casa.

          2. Avatar de pia
            pia

            Como ousas ir contra mim???

  11. Avatar de Danilo
    Danilo

    Alguém pode dizer-me se é seguro actualizar directamente da versão 16.04 para a 18.04, ou ocorrerá bugs? Vejo muitas pessoas a dizer que é melhor evitar fazer isso, talvez seja um dos problemas que o Ubuntu não conseguiu resolver, a cada 5 anos aprox, temos que reinstalar todo o SO do zero porque se actualizarmos directamente da LTS anterior poderá haver bugs? Nesses casos aplaudo de pé as rolling-releases.

    1. Avatar de pia
      pia

      Claro q vai ocorrer bugs, nao é a toa que chamam o Ubuntu de Bugbuntu hahahahhaha

  12. Avatar de Anderson Marques
    Anderson Marques

    Na verdade essa é a ultima daily build antes da final, ainda usa o canal beta de atualização e por isso não é a versão final, assim que a versão final for lançada, será disponibilizada também a imagem net-install

  13. Avatar de maria vieira a atriz
    maria vieira a atriz

    o meu windows 10 esta melhor que nunca

    1. Avatar de pia
      pia

      Meu Mac então tá excelente, sem vírus…

      1. Avatar de maria vieira a atriz
        maria vieira a atriz

        já passamos o dia 1 de abril estamos quase no dia 1 de maio

        1. Avatar de pia
          pia

          Continue usando seu ruindows achando q tá segura, kkk

  14. Avatar de Joe Fagundes
    Joe Fagundes

    Fake news. O Ubuntu 18.04 ainda não foi lançado várias horas depois desta artigo ter sido publicado: https://fossbytes.com/ubuntu-18-04-not-released-yet/

    1. Avatar de Gustavo Costa
      Gustavo Costa

      Exactamente! Eu postei o alerta aqui, mas nem percebi que já os tinhas alertado antes. [risos]

    2. Avatar de pia
      pia

      *risos* estão a usar a versão beta como se a mesma fosse a oficial, vamos rir? xDDD

  15. Avatar de Valdeci Rodrigues
    Valdeci Rodrigues

    Uso o Ubuntu em dual boot há 11 anos, desde a versão 7.04. Até a versão 16.04 sempre instalei a cada 6 meses nova versão; a partir de 2016 apenas versões LTS de 2 em 2 anos. Nunca vi tanta demora em disponibilizar no site oficial. Normalmente era postado no site o download às 12 horas. Hoje simplesmente esqueceram que tem usuários à espera, ansiosos pelo lançamento. Respeito muito o sistema operacional, mas a Canonical não respeita o usuário.

    1. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Olha que em 2006, deveria ter sido o 6.04 e acabou por ser o 6.06…
      É preferível “limar” algumas arestas do que lançar algo com bug’s só para cumprir o calendário.

  16. Avatar de Danilo
    Danilo

    Pra que usar Ubuntu se temos o Arch? Evoluam

  17. Avatar de Dirlei
    Dirlei

    Vai ser lançado as 24:59 do dia 26 de abril de 2018, kkkkkkkk, acho deu bug gente , eles estão concertando se conseguir eles lançam este ano ainda, kkkkk

    1. Avatar de pia
      pia

      Nem devem lançar mais por causa do bug

  18. Avatar de Dirlei
    Dirlei

    Melhor é ir pro Manjaro , está em primeiro lugar no ranking do site distrowhach.com

    1. Avatar de pia
      pia

      Usa manjaro até uma hora quebrar e vc voltar pras garras do ubuntu
      Afinal, tem que usar linux, né? Já que não pode pagar por algo superior como o Mac

      1. Avatar de SoulReaver
        SoulReaver

        @pia, épa, faz-te á estrada my friend…pega nos teus milhões e nos teus Macs, escolhe um artigo sobre produtos Apple e vai para lá chatear a malta da tua laia…não reparaste já que ninguém aqui está interessado nos teus comentários porque o artigo não diz respeito a produtos Apple…aprende a ler e baza daqui meu…entra num dos teus ferraris ou porches ou o que é que tiveres na garagem e baza daqui para fora…ou melhor, vai no teu jacto privado, que assim vais mais rapido….granda cromo *risos* e Xiiu aí pq eu paguei o ingresso vip…*risos*…Million Dollar Joke….

        1. Avatar de pia
          pia

          Não sou rica meu queridinho, eu sou esperta e sei investir naquilo que é melhor pra mim. Suporte é algo que eu gosto e que poucas distros oferecem para o user comum. E quanto aos meus comentários, pelo visto tá a incomodar-te, certo? Todos aqui amam meus comentários, afinal estão sempre a respondem eles. Não é engraçado? Da mesma forma que vocês defendem com unhas e dentes o Linux eu faço o mesmo com o Mac. Qual o problema? Afinal toda matéria de Windows tem um fanboy de Linux pra criticar o Windows, então porque não vou está aqui também? Sou livre baby… aceite. Nem todos nasceram pra serem soldadinhos e pensar igual. A diferença que faz a vida ter mais graça.

          1. Avatar de SoulReaver
            SoulReaver

            @pia*risos*Não baby, os teus comentários não me incomodam…com este já disseste tudo *risos*…eu aceito-te como tu és *risos*…mas olha, se quiseres bazar daqui…be my guest…*risos*

    2. Avatar de pia
      pia

      Grande coisa está em primeiro no ranking, aquilo é apenas ranking de cliques na página, não quer dizer nada de extraordinário.

  19. Avatar de Linuxo Lord
    Linuxo Lord

    Ubuntu 18.04 LTS HAS NOT BEEN RELEASED YET and is not recommended for use on production systems or on your primary computers yet.

    https://wiki.ubuntu.com/BionicBeaver/ReleaseNotes

  20. Avatar de Sep
    Sep

    Ok, uma questão, para além do Package Manager e o sistema de init, qual é a diferença entre este e outros distros que agora estão disponiveis?

    Pergunto pois estou a utilizar a distribuição Arch, com maior parte das coisas configuradas à minha maneira, obviamente que normalmente tenho problemas, mas eu arranjo e acabo por ter controlo total para estragar mais. Não posso pegar no software presente no ubuntu 18.04, instalar no debian e ter quase a mesma coisa?

  21. Avatar de Matiofsky
    Matiofsky

    Unbuntu 18.04 LTS is out now > https://www.ubuntu.com/, vamos lá a ver como se porta esta distro, obrigado pela nota de release.

  22. Avatar de Mathias
    Mathias

    Bom trabalho. Obrigado pela informação.

  23. Avatar de Clodoaldo
    Clodoaldo

    Instalando 1804 na partição de testes. Espero que esteja menos problemática que versões anteriores.

  24. Avatar de Matiofskly
    Matiofskly

    Esta versão devora RAM, ligei o System Monitor e carreguem 20-40 vezes na tecla windows, é ver o consumo de RAM a crescer… esta versão Ubuntu até não está má, mas para reavivar PCs antigos… back to good and old Linux Mint.

    1. Avatar de William Neis
      William Neis

      Pra computadores antigos, prefira Lubuntu ou Xubuntu. Gnome nunca será bom pra PCs antigos.

  25. Avatar de Matiofsky
    Matiofsky

    Linux Mint 18 Cinamon é light e clean, aconselho vivamente. Ubuntu 18.04 finalmente está a resolver o Gnome memory leak com o Gnome 3.28.1, ainda há trabalho a fazer para melhorar o uso da RAM mas já se nota melhorias!