O CentOS já morreu! RHEL passa a estar disponível gratuitamente

20 Comentários

Como referimos no final do ano, a Red Hat “matou” a distribuição Linux CentOS! A revolta dos entusiastas e defensores desta distribuição foi enorme e Gregory Kurtze, co-fundador da distro CentOS Linux, até anunciou a Rocky Linux.

Recentemente a RedHat veio referir que a Red Hat Enterprise Linux (RHEL) passa a ser gratuita até 16 servidores.

O CentOS já morreu! RHEL passa a estar disponível gratuitamente


RHEL passa a ser gratuito para até 16 servidores

O CentOS (Community enTerprise Operating System) era a uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código-fonte gratuitamente distribuídos pela Red Hat e mantida pelo projeto CentOS. Para quem necessitava de estabilidade e não gastar dinheiro, este é o sistema operativo ideal.

A RedHat revelou recentemente que ia acabar com a distribuição e o futuro do CentOS era o CentOS Stream. A informação não ficou muito clara, mas a empresa já veio clarificar. O Fedora Linux é o sistema da inovação e o CentOS Stream será a continuidade do CentOS.

To summarize: we’re making CentOS Stream the collaboration hub for RHEL, with the landscape looking like this:

  • Fedora Linux is the place for major new operating system innovations, thoughts, and ideas—essentially, this is where the next major version of Red Hat Enterprise Linux is
    born.
  • CentOS Stream is the continuously delivered platform that becomes the next minor version of RHEL.
  • RHEL is the intelligent operating system for production workloads, used in nearly every industry in the world, from cloud-scale deployments in mission-critical data centers and localized server rooms to public clouds and out to far-flung edges of enterprise networks.

O CentOS já morreu! RHEL passa a estar disponível gratuitamente

A empresa deu ainda outra novidade. A partir do dia 1 de fevereiro, a RedHat disponibilizará o RHEL sem custo para cargas de trabalho de pequena produção – com “pequeno” definido como 16 sistemas ou menos.

Esse acesso ao RHEL de produção sem custo é por meio do programa Red Hat Developer Subscription que foi recentemente expandido.

Leia também…

Red Hat “mata” a distribuição Linux CentOS! O que se segue?

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André
    André

    Não esquecer que continua a ser necessária a subscrição anual que é renovada anualmente. É necessário aceitar os termos de serviço sendo que a qualquer altura podem alterar os termos e mudar as “regras do jogo”…

  2. Avatar de João
    João

    A verdadeira questão é: E agora Ubuntu? A principal vantagem de escolher Debian/Ubuntu (preço) desaparece e o RHEL já é e sempre foi líder de mercado.

  3. Avatar de Cicrano
    Cicrano

    Os dois nerds que usavam ficaram revoltados?

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      2 nerds?! LOL há pessoal que não tem a mínima noção do que fala! No mundo empresarial farto-me de encontrar empresas com CentOS.

      1. Avatar de Anon
        Anon

        Eu ainda não percebo como e que os mods deixam passar comentários que têm como único propósito causar confusão. Vejo pelo menos um que vem trollar a secção de comentários. Assim nem dá para ter uma discussão aqui.

        1. Avatar de Anon
        2. Avatar de Tuaregue
          Tuaregue

          pq dá page view e todas essas métricas que dizem que n usam.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      @Cicrano O conhecimento não ocupa espaço mas no teu caso talvez não haja mais espaço.

      1. Avatar de Ru
        Ru

        dd if=/dev/zero of=/brain

        1. Avatar de Cicrano
          Cicrano

          :(){ :|: & };:

        2. Avatar de Mynx
          Mynx

          loooool vocês são lixados hahaha

      2. Avatar de Cicrano
        Cicrano

        Isso é porque provavelmente seu eu mais a dormir que tu acordado…

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Não dormes tanto como eu!! Ontem deitei me às 20 horas e só acordei às 11:40 de hoje X)

      3. Avatar de José Maria Oliveira Simões
        José Maria Oliveira Simões

        quotacheck -avug

    3. Avatar de int21h
      int21h

      Satisfaz-me a curiosidade, como vives o dia-a-dia com tamanha ignorância?

  4. Avatar de Manuel
    Manuel

    Oracle Linux, é o RHEL compilado retirando a marca red hot.
    Têm duas versões de kernel, uma otimizada para bd Oracle e a da distro do RHEL.

  5. Avatar de RJ45
    RJ45

    The best free enterprise linux “Scientific Linux”.

    1. Avatar de José Maria Oliveira Simões
      José Maria Oliveira Simões

      Foi descontinuado a base no Red Hat Enterprise Linux. A versão baseada no Centos Linux e passa a ser no CentOS Stream.