COVID-19: Variante pode chegar a 60% dos testes positivos em 2 semanas

31 Comentários

Portugal está a passar o pior momento da pandemia por COVID-19! A cada dia que passa os números são assustadores e estamos em cenário de tragédia.

De acordo com um estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Unilabs Portugal, a nova variante da COVID-19 pode chegar a 60% dos testes positivos em apenas 2 semanas.

CCOVID-19: Variante pode chegar a 60% dos portugueses em 2 semanas


COVID-19: Variante aumentou 13,3% na última semana…

A nova variante do SARS-CoV-2, identificada no Reino Unido, poderá afetar 60% dos testes positivos em Portugal na primeira semana de fevereiro, segundo o estudo do Instituto Ricardo Jorge e da Unilabs Portugal, a que a TVI teve acesso.

De acordo com o documento, a prevalência desta variante no país aumentou de 5,8% (na semana que começou a 30 de novembro) até 13,3% (na semana que terminou a 17 de janeiro).

Se o ritmo do aumento da frequência desta variante for o previsto no estudo, na primeira semana de fevereiro, a variante do Reino Unido pode representar cerca de 60% de todos os testes positivos no país

CCCOVID-19: Variante pode chegar a 60% dos portugueses em 2 semanas

O estudo confirma ainda que a variante do Reino Unido “aumenta a probabilidade de as pessoas que foram infetadas com a variante desenvolverem maiores cargas virais”.

No documento é ainda referido que a maioria das amostras detetadas da nova variante encontram-se na região Norte. Os autores deste estudo sublinham que “os testes que serviram de base ao relatório representam apenas uma fração dos testes realizados em todo o país”. Nas sete semanas em análise, entre 30 de novembro e 17 de janeiro, a Unilabs realizou 134 mil testes PCR.

O novo coronavírus, designado SARS-CoV-2, foi identificado pela primeira vez em dezembro de 2019 na China, na cidade de Wuhan. Este novo agente nunca tinha sido identificado anteriormente em seres humanos. A fonte da infeção é ainda desconhecida e existe ainda muitas investigações sobre esta ameaça ao ser humano.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Spoky
    Spoky

    Sabem porque pode chegar? Porque no Natal e Fim de Ano, o Estado foi muito bonzinho!

    No Fim de Ano e no Natal, todos sabemos que praticamente ninguem cumpre as regras (nem mesmo eu!), vão todos com familiares ou amigos próximos, julgando que não têm COVID! Só porque são da familia julgam-se que são IMUNES.

    O que é mentira, o dever do Primeiro Ministro era ter proibido a circulação entre Concelhos, para quem trabalha pediam uma justificação, excepto para Urgencias médicas etc.

    No Natal e no Fim de Ano, deviam ter feito uma quarentena logo após Janeiro de pelo menos 10 a 15 dias.
    Não fizeram, abriram escolas normalmente e toda a gente foi trabalhar do nada.

    As consequências pagam-se caras/os. Deviam ter feito a chamada PREVENÇÃO.
    Não quiseram, ignoraram e deu isto que esta a dar.

    Obviamente que iria ter casos, sem duvida. Mas não teriamos números tão altos como estamos agora.

    Portugal no seu melhor, e sim isto para mim é uma GRIPE. Só que mais infeciosa e ligeiramente mais letal.

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Ligeiramente mais letal? Em 2019 morreram mais de 3000 pessoas devido a gripe. Por covid já passam das 9000.

      Ainda assim, o problema não reside apenas no quão infecciosa ou letal é a doença, mas sim a capacidade de resposta à crescente necessidade de internamentos, sem esquecer que continuam a existir outras doenças que requerem cuidados.

      “O Zé lançou-se a 190km/h, com a sua Maria; despistou-se e a Maria morreu. A culpa é do fabricante do carro, que o deixou andar àquela velocidade, e do Estado que ainda não acabou com aquela curva.”

      A culpa é das pessoas. Não é do Estado. Não é do PM. Não é de absolutamente mais ninguém, a não ser de cada um que se julga mais esperto que os outros e que se rege pelo seu egoísmo e falta de respeito e que continua a achar que isto é tudo uma brincadeira e uma gripe.

      1. Avatar de nmcs
        nmcs

        3000 de gripe em 2019…quantos meses de gripe??? há quantos temos de viver com a covid???.
        Os dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística publicados recentemente mostram um aumento de mortalidade de cerca de 8%, mais oito mil óbitos do que a média dos anos anteriores. A mortalidade atribuída à covid explica 27% dessas mortes, ou seja, quase 5.740 óbitos não têm explicação.
        Em Portugal, o INE demonstra que a mortalidade hospitalar aumentou 6% este ano comparativamente com os últimos cinco anos a quase toda esta mortalidade é explicada pelos óbitos Covid, mas a mortalidade fora do hospital, no domicílio, aumentou 23%.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      vais pagar e muitos portugueses,… isto e so o comeco,… a economia de rastes e o dinheiro a crescer em arbores sem duvidas!

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Vou pagar? Cuidado com as palavras, vê-la se não atrais isso para a tua vida. «Lei da Atração»

        Vai ler um livro Jorge, talvez de Cultura, Saúde e bem estar, psicologia fazia-te bem.

        Se for para pagar, pago eu, pagas tu, pagam todos.

    3. Avatar de Pegulho
      Pegulho

      “Portugal no seu melhor, e sim isto para mim é uma GRIPE. Só que mais infeciosa e ligeiramente mais letal.”

      Boa Ventura…

    4. Avatar de Mastermind
      Mastermind

      Qualquer cidadão bem informado e com dois dedos de testa já devia ter percebido o que deve fazer para evitar o contágio, sem precisar que os políticos lhe digam ou imponham o que deve fazer. Infelizmente, neste país, a ignorância e o chico-espertismo sempre prevaleceram sobre o bom senso e o auto-dominio. Só tenho pena das famílias que ficaram infectadas através dos filhos que frequentam as escolas que nunca deviam ter reaberto após o Natal. Tudo o resto é pura e simplesmente falta de cuidado e facilitismo individual.

  2. Avatar de Hopelandic
    Hopelandic

    Tu próprio afirmas que não cumpres as regras. Se não as cumpres que raio tem o governo que ver com isso? O Costa até podia ter metido um polícia à porta de cada casa que os tugas iam arranjar maneira de se pirar para festas.
    Está visto que a culpa é dos portugueses, mas como é preferível fazer de uma questão sanitária algo político continua-se a bater no Costa. Se ele tivesse imposto confinamento geral no natal e ano novo ninguém teria gostado e agora estariamos ainda assim com muitos casos e tu e outros estariam aqui a dizer que ele não te deixou sair de casa e é um mau pm. As opções políticas não são tomadas aleatoriamente. Estes tipos reunem com médicos e cientistas que os aconselham. E basta ver a quantidade de opções menos corretas (a jusante é fácil avaliar) que foram tomadas por esse mundo fora. E de governos de esquerda e de direita.
    Portanto, sejam homens e admitam que os portugueses é que não cumprem regras e estão-se nas tintas para quem morre ou fica infetado ou para a malta da saúde.
    “ai que o Costa é muito mau e deixou-me sair à vontade no natal e ano novo e dps infetei este e aquele.”
    Cresçam.

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Eu disse que não cumpro as regras? O que eu disse é que “NO FIM DE ANO E NO NATAL…. praticamente ninguem cumpre as regras” percebes a diferença?

      Tu estas a falar numa generalidade, quem disse que não cumpro as regras? Eu não fui a festas, não fui com a familia, nem com amigos. Fui com a minha namorada jantar e ver o fim de ano EM CASA.

      Não sei se sabes, mas era permitido ires ter com a Familia(ia quem quisesse) com restrições.
      Como é obvio, no entanto os portugueses estão se a marimbar para as restrições (já expliquei a cima, não vale a pena tocar no mesmo assunto.)

      «Se ele tivesse imposto confinamento geral no natal e ano novo ninguém teria gostado e agora estariamos ainda assim com muitos casos e tu e outros estariam aqui a dizer que ele não te deixou sair de casa e é um mau pm»

      Era o que ele deveria ter feito, não fez. Culpa de quem? Minha? Era permitido circular, as pessoas vão POR ESCOLHA e DECISÃO própria.

      Vais culpar o quê a quem? Se não estavam a desobedecer e se permitiram? É obvio que o Costa devia ter imposto logo depois do Fim do Ano, uma quarentena de 10 a 15 dias!

      E talvez, TALVEZ os números não tenham estado como estão. O Costa foi ingénuo, permitir com que as Escolas abrissem, sabendo que a maioria dos jovens estão se a borrifar para o COVID.

      Sabendo que os Jovens (e não só) mas grande parte dos Jovens, não cumprem as regras e mesmo assim decidiram abrir (as escolas são seguras) sim sim.. depois é sem mascaras fora da Escola, todos contagiados. Booooooooommmm!

      Eu não sou contra o Costa, eu apenas disse que a PREVENÇÃO. Foi muito mas muito MAL FEITA.
      É a realidade, e os números estão como estão por causa disso.

      Se tivessem:

      Impedido a circulação entre Concelhos (com exceções, não as irei repetir, e não não precisas da policia a porta a porta) vias rápidas todas controladas, saídas de concelhos também.

      Confinamento Geral logo no primeiro dia de Janeiro de 10 a 15 dias. Trabalho permitido, escolas fechadas (todas), take-away permitido por Uber, Glovo e outras empresas de entrega.

      Pratica de desporto permitidas durante a noite (apenas e só em Concelho)

      Proibição de andar na Rua a partir das 23:00 (Com exceções, não há caminhadas, nem cães a passear)

      Policiamento nos Concelhos, utilizando caso fosse preciso Militares (estes até agora nem ver-los).

      «Estes tipos reunem com médicos e cientistas que os aconselham.»

      Sim sim, dai medicamentos como Paracetamol que é o mais utilizado em Portugal, patétice meu caro. Paracetamol resolve tudo! Tudo, é incrível.

      O mais incrível é a falta de esclarecimento por parte da Ordem dos Médicos em relação a não utilização dos seguintes medicamentos:

      Cloroquina
      hidroxicloroquina
      Ivermectin
      amlodipine
      losartan
      famotidine

      (Que já comprovaram ter uma eficácia maior na recuperação), vai-se a muitos sites de Clinicas Privadas e o tratamento que se fala é, PARACETAMOL.

      Fico a aguardar a resposta, de porque esses fármacos não são utilizados em Portugal ou dificilmente os aprovam! (agora faz o teu trabalho de casa, e pesquisa por Estudos, não te vou fazer a papinha toda, apesar de saber).

      Antes que venhas com a conversa dos efeitos colaterais, pensa primeiro nos do Paracetamol.

      Ah e a prevenção? Vitamina C, Zinco, Vitamina D? Ninguem fala nem recomenda a população a tomar em doses baixas ou pelo menos comer alimentos que contenham Vitamina C.

      Disso ninguem fala, alias são poucos os médicos que recomendam uma prevenção, com suplementos.

      E antes que digas e efeitos colaterais? São menores que as dos farmacos. E (não não te vou fazer a papinha toda, mas tens aqui um bom exemplo)

      “The use of high dose of intravenous vitamin C for management of COVID-19 in China and the United Stated has shown promising results.”

      Fonte: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33113146/

      Pesquisa por Estudos, não te vou fazer a papinha toda, apesar de saber (+ uma vez)
      E estamos nisto.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        htthttps:// exame.com/ciencia/medico-frances-que-defendeu-hidroxicloroquina-contra-covid-19-admite-estar-errado/

        https:// observador.pt/factchecks/fact-check-azitromicina-e-ivermectina-matam-o-sars-cov2/

        O losartan é um medicamento para a hipertensão, vai fazer maravilhas de facto. Aliás se misturar-mos isso tudo, bem o problema dos hospitais fica resolvido, não sei é onde é que vamos enterrar tanta gente…

        Retirado do mesmo “artigo”, se sequer podemos chamar isso a um parágrafo a atirar hipóteses para o ar: “it is sensible to add it to COVID-19 management protocol particularly if the current ongoing clinical trials testing the effect of vitamin C in management of COVID-19 show positive results.”

        Incrível como para os especialistas de bancada e seguidores do Bolsonaro pelos vistos, esses medicamentos são fantásticos e fazem maravilhas para o pessoal que realmente andou meia duzia de anos a estudar e que tens mais uns de experiência, pode sair “pior o arranjo que o soneto”, mas de certeza que são vocês que têm razão.
        Ah e claro que não te esqueças de acrescentar que as vacinas é que são perigosas, com medicamentos alternativos está tudo bem..

      2. Avatar de Toma lá
        Toma lá

        A tua frase:
        “No Fim de Ano e no Natal, todos sabemos que praticamente ninguem cumpre as regras (nem mesmo eu!)…”
        N é preciso dizer mais nada….
        Ah e toma a cloroquina que fazes um favor à humanidade

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          “No Fim de Ano e no Natal, todos sabemos que praticamente ninguem cumpre as regras (nem mesmo eu!)…”

          Exactamente só vieste confirmar o que eu disse, eu disse NO NATAL e no FIM DE ANO, quem disse que não cumpro as regras fora do Natal e do Fim de ano? E estou a falar dos dias especiais, não de todo o Natal.

          O que tu deves ter percebido é “Eu não cumpro as regras durante todos os meses do ano”. É completamente diferente, aprende a interpretar.

          «Ah e toma a cloroquina que fazes um favor à humanidade»

          Alguem disse que eu tomava? Alguem disse para tomarem?

          Deves pensar que essas ofensas atingem-me lol, estamos na Internet, só um atrasado é que se sente ofendido por tais palavras.

          Boa sorte.

    2. Avatar de Pegulho
      Pegulho

      Basicamente, é isso mesmo! Mas o Costa é que é mau por ser monhé!

  3. Avatar de Duarte Antonio
    Duarte Antonio

    Estamos a entrar em imunidade de grupo, como devia ter sido em Março de 2020. Não é nenhuma tragédia.
    Em 25 de Janeiro atingimos o picos dos casos e podemos respirar de alivio

    1. Avatar de ...

      Só tens essa ladainha porque ou não tens ninguém próximo que tenha falecido ou no hospital a lutar pela vida ou então tens problemas psicológicos graves.
      Tenho pena de pessoas como tu.

      1. Avatar de José Carlos da Silva
        José Carlos da Silva

        Isto.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Esse apelo emocional e escárnio do comentário do Duarte é uma falácia e irrelevante.

        Devias ter pena é de não compreenderes sequer o que ele disse.

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          ” Não é nenhuma tragédia.”

          Pega nesta citação e explica-a a quem perdeu entes queridos e próximos. A quem está para lá do ponto de ruptura física e mental. A quem está no hospital a lutar pela vida, e que, se por infelicidade vier a falecer, não terá sequer a oportunidade de uma despedida.

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Uma morte seja por COVID ou não, é sempre uma tragédia. Qual é a diferença? Todas as mortes QUE EU SAIBA, é uma tragédia.

            Por tanto, não sei qual é a diferença com o COVID…

      3. Avatar de ...

        Tantas cópias do nick que uso…
        -chamar ladainha ao que o @duarte escreveu,no entanto,apresentou outra ladainha,coerente!Será do seus “problemas psicológicos graves”?

    2. Avatar de Nightingale
      Nightingale

      Quem é que disse que é sequer possível atingir a imunidade de grupo para esta doença em específico? Sabe que existem diferentes estirpes e que ainda mais aparecerão… Em que estudo se baseou mesmo? (obviamente um estudo válido, porque o que não falta aí são estudos que são uma porcaria no que toca ao rigor científico e aquilo mais parece ter sido escrito por um estagiário da CMTV) Vamos deixar que morram um número absurdo de pessoas direta ou indiretamente todos os dias? – Quando existem soluções que diminuem substancialmente estes números… Agora dizer que isto não é nenhuma tragédia, no mínimo é ser mimado e querer atenção, ou só lê porcaria que de ciência não tem nada, ou simplesmente, é um quadro clássico de sociopatia. Agora imagine que é um dos seus familiares próximos, se continuar inabalável no mesmo raciocínio, já sabemos qual de qual das opções se trata.

      E nem venha com aquela de que todos os anos nesta altura morreram muitos idosos com gripe, porque esse argumento ainda é mais falho e parvo. A gripe é conhecida há muito tempo e bem estudada, já o coronavírus mal o conhecemos. Não vamos abusar a ver quais são os limites. Vamos evitar que isto se torne pior do que a gripe espanhola.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Os suecos tentaram e falharam mas nós somos especiais de corrida…
        Pena é que sempre que aparecer uma variante nova deite toda essa “ambientação” fora mas pronto

  4. Avatar de Ups!
    Ups!

    Nunca discutas com um idiota… Deixa o próprio provar do seu veneno.

  5. Avatar de C.S.
    C.S.

    Não consigo perceber porque é que continuam a insistir neste alarme social.
    https:// arquivos.rtp.pt/conteudos/urgencias-hospitalares-lotadas

    https:// arquivos.rtp.pt/conteudos/caos-nas-urgencias-hospitalares

    https:// jn.pt/local/noticias/setubal/setubal/caos-na-urgencia-de-setubal-esgotou-oxigenio-para-idosos-10394727.html

    1. Avatar de SSD
      SSD

      Ai Carlos só tu para me fazeres rir com esta situação. Ou seja a tua teoria é que como já tivemos casos graves antes, isto não é preocupante, faz sentido…

      1. Avatar de C.S.
        C.S.

        Ainda bem que te faço rir, já que não percebes nada do que escrevi.

    2. Avatar de Sardinha Enlatada
      Sardinha Enlatada

      Porque descobriram a formula de como arrastar com eles este alarme social e usam a velha maxima: juntos somos mais fortes nesta mentira, ate os medicos que queiram dizer o contrario sao facilmente desacreditados. A comunicacao social e que esta certa sempre estara e ninguem a pode contrariar. Ninguem consegue olhar para os numeros e ver o que esta la escondido ? A histeria pura e simples. Para alem de se esquecerem tambem das outras doencas. O covid veio dizer as pessoas que ninguem pode morrer em Portugal, a taxa de natalidade e mortalidade que existiam nos anos anteriores e que era normal de acontecer agora nao e tao normal porque o covid transformou a taxa de mortalidade num demonio de 9 cabecas.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        O problema é que se calhar em 10 médicos, tens 1 que diz que discorda que seja preciso tanto alarme mas para vocês os outros 9 é que estão errados…
        Não se trata de comunicação social trata-se de pessoal médico especialista (não é como os médicos pela verdade que mais rápido encontras um dermatologista do que epidemiologista ou um virulogista, ou melhor não encontras nenhum desses, só por acaso) a dizer o quão preocupante é a situação, diretores de urgências, enfermeiros, pessoal que está a lidar diretamente com isto. Mas pronto tal como também já li por aqui, só estão a fazer isto para ter tempo de antena, os especialistas de sofá é que têm razão

  6. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Isso que falaste por acaso explica o facto desta taxa de mortalidade existir e ser criada panico em geral ? Que eu saiba nao. Voces gostam muito de confundir as coisas, quando nao ha argumentos toca de inventar o que quer que seja menos focar-se no teor do comentario. Tambem nao esperava outra coisa de ti e de muitos que andam por aqui.

    1. Avatar de SSD
      SSD

      O quê?? Onde é que é a taxa de mortalidade foi aqui referida até agora? E essa taxa de mortalidade muda o facto de teres os hospitais cheios? Muda o facto de haver pessoas que nem chegam a entrar no hospital tal é o tempo de espera em alguns sitios?
      Lá porque tu tens uma obsessão mórbida com os números de mortos não quer dizer que o resto não saiba olhar para os outros números e os outros factores em discussão.
      Ah e a taxa de mortalidade atual é só mais de 20 superior á da gripe por exemplo e bastante mais contagiosa.
      Mas tem piada dizeres isso, vindo de alguém que enquanto os números andavam “baixos” andava aqui a publica-los diariamente e agora já mudou a conversa para a taxa de mortalidade, está bem melga…