NSA consegue aceder a computadores sem acesso à Internet?

87 Comentários

O dia de ontem ficou marcado por uma mais uma noticia bombástica que rapidamente se espalhou pela Internet e foi mesmo apresentada em muitos canais televisivos… “A NSA consegue aceder a 100.000 computadores mesmo que estes não tenham acesso à Internet !!!”.

A noticia foi inicialmente avançada pelo jornal norte-americano The New York Times , antecipando o anúncio do Presidente dos EUA, Barack Obama que comunicará esta sexta-feira novas políticas relativamente a actuação da Agência de Segurança Nacional.

Mas “supostamente”, como se consegue aceder a um computador sem acesso à Internet? O que vimos nos filmes poderá ser realidade?

nsa_03


O mundo atravessa um momento de desconfiança no que se refere à segurança informática e muito por culpa da já famosa Agência de Segurança Nacional (NSA). Verdades ou não, as notícias fazem-nos reflectir sobre as questão da nossa privacidade mas também têm-nos feito perder a confiança nos fabricantes de software e hardware.

Como referido, a notícia avançada pelo The New York Times dá conta que a NSA consegue aceder a computadores mesmo que estes não tenham acesso à Internet. Mas como tal é possível? Não havendo um canal de comunicação (se estas estão offline)… como pode haver comunicação entre as máquinas “atacadas” e os sistema da NSA?

Como consegue a NSA aceder a computadores sem acesso à Internet?

Explorando as questões anteriores é importante perceber como se processa uma comunicação quando não há canal de comunicação. Segundo informações do próprio jornal, a agência de espionagem recorre a uma tecnologia baseada em radiofrequência.

Na prática existem pequenos dispositivos (por exemplo cabos USB, ou placas de circuito alteradas) que terão a capacidade de receber dados e malware e transmitir informações para a NSA, através de um canal de radiofrequência. Esses dispositivos poderão ser ligados ao PC por espiões, utilizadores inconsistentes ou simplesmente integrados pelos próprios fabricantes de periféricos. De salientar que a comunicação é possível mesmo quando os sistemas estão offline.

Como curiosidade, o sinal poderá ser captado a uma distância de 12,8 Kms, através de uma antena de alto ganho, que pode ser “disfarçada”de várias formas (no imagem seguinte, podemos ver que a antena está “disfarçada” de mala)

NSA_000

Há informações que esta tecnologia secreta está implementada em muitos dispositivos desde 2008 e a NSA refere que não foi aplicada nos Estados Unidos. Há quem associe já esta “tecnologia antiga” ao caso Stuxnet (worm criado especificamente para atacar o sistema operativo SCADA que foi desenvolvido pela empresa Siemens).

Falta agora confirmar se esta “tecnologia antiga” não estará presente na casa, escritório de cada um de nós. A ser verdade, este será sem duvida um dos maiores ataques a privacidade dos cidadãos. O que mais virá por aí….?

Tudo sobre a  NSA:

Comentários

87

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nelson
    Nelson

    Um acrónimo: LOL

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      O Steve Jobs sempre estava certo em não incluir uma porta USB no iPad/iPhone

      Estão a ver porquê?

      1. Avatar de arkan
        arkan

        acredito que o booobs nao quiz incluir um usb no ipadiot, porque ele queria lucrar com os adaptadores para usb.

        nada tem a ver com isso de hoje em dia, booobs so visava lucrar, e isso de ‘apple faz produto de qualidade que varios produtos’ é balela.

        nao colocou usb pq queria ter lucro, e tb pq ele era fresco e deve ter achado q usb ali iria ser feio demais.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Não, só podes estar errado.

          O iPod, iPhone e iPad vêm com um adaptador USB-Lightning ou USB-30 pinos.

          Qual é a dúvida então?

      2. Avatar de Deus
        Deus

        Eu não sei quanto te pagam para dizer essas coisas sobre a maça, mas se pagarem bem eu também posso concorrer à vaga?
        A minha namorada também diz que eu as vezes não digo nada de jeito por isso devo ter as qualificações necessárias 😀

        1. Avatar de Jesus
          Jesus

          Melhor que ler a noticia é ler os comentarios. Este é 5 estrelas.

  2. Avatar de Telmo M
    Telmo M

    Desde que os ferros de engomar passam as rede Wifi até aos colarinhos, já não me espanta esta notícia.

    Desconfio muito é também dos antivírus, mais propriamente os gratuitos…

    1. Avatar de Marquinhos
      Marquinhos

      Concordo, antivirus são empresas e percebem lucro, portanto vendem qualquer coisa que estiver nos seus domínios.

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Pois, essa é uma das razões por que não uso antivirus algum.

  3. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Epá… tipo… coiso e tal!

    Espero que não tenham nada para ler a nossa mente. Afinal estamos a falar de suposta ficção.

    1. Avatar de Bruno Lopes
      Bruno Lopes

      Espero realmente que nao tenham mesmo como ler a nossa mente…
      Pois iria preso… Já pensaste bem o que seria eles saberem que eu ando a pensar “Que estes cabr**s da NSA deviam ser enrabados a sangue frio”?!
      Davam-me logo 10 anos de prisão…
      Acho ridiculo a NSA ser alvo de tudo isto, era escusado tal “trabalho” deles

      1. Avatar de Ricardo Gaio
        Ricardo Gaio

        Se calhar até te estão a ler a mente e tu nem sabes. Só que se calhar o da NSA que te está a fazê-lo é masoquista!! 😀

  4. Avatar de Agnaldo Lucindo
    Agnaldo Lucindo

    Pra mim nao e problema meu computador nao tem ma peça nova sequer!Sei la acho que ele tem uns 15 anos ou quase 🙂

  5. Avatar de Fornost
    Fornost

    temos que revestir nossas casas com chumbo/cobre agora… já pensava em fazer algo assim por motivos outros, agora é só um incentivo a mais 🙂

    1. Avatar de Chrono
      Chrono

      Não percebi se estavas a brincar ou não, mas o chumbo é venenoso (radiações… provoca cancro… por isso é que a gasolina agora é sem chumbo), e o cobre, só lhes estavas a facilitar a vida. Transformavas a tua casa numa antena gigante!!!

      1. Avatar de FDA
        FDA

        chumbo é apenas toxico, nao emite radiacões nenhumas.

        o cobre pode ser utilizado sim para impedir a entrada ou saida de radiofrequencias numa divisao. utiliza se uma rede de cobre ou latao aonde toda a divisao fica parecendo um galinheiro. existem muitas empresas que utilizam este metodo.

        1. Avatar de xbyt
          xbyt

          “fica parecendo um galinheiro. existem muitas empresas que utilizam este metodo.”
          Nomeadamente… os aviários! 🙂
          Noticia de ultima hora:
          “PT com datacenter seguro instalado na empresa Ribeiraves”

          1. Avatar de FDA
            FDA

            haha,gostei 🙂

        2. Avatar de Alfie
          Alfie

          O ferro também dá. E aquilo de que falas é uma gaiola em rede, feita de um metal condutor, e tem o nome de gaiola de Faraday. É parte da solução de blindagem electrica de uma qualquer estrutura.

          1. Avatar de Daniel
            Daniel

            Exacto.
            Muitas empresas utilizam divisões com essa gaiola de Faraday para impedir acesso remoto aos dados e PC dessas salas, assim como impedir que saia informação.
            (Espionagem industrial etc).

    2. Avatar de Dr. Maral
      Dr. Maral

      depois vais telefonar para a varanda

  6. Avatar de jack madruga
    jack madruga

    Penso que o Mundo está a entrar em paranóia, isto podem ser lebres largadas de propósito para alarmar, e quando assentar a poeira então vai ser a sério. Por acaso já pensaram na hipótese de o espião fugitivo ser ao contrário um espião por conta da NSA???

    1. Avatar de Luke Skywalker
      Luke Skywalker

      Embora não creia que seja esse o caso, ainda não tinha pensado nessa mera hipótese do Edward Snowden poder ser um autêntico ‘Cavalo de Tróia’ introduzido no coração do ‘inimigo’ russo.

      1. Avatar de Antena 2
        Antena 2

        Os Russos fazem este jogo há mais tempo que os americanos.

        A única coisa que o Snowden vai levar da Rússia para além de uma agente russa para andar entretido enquanto desbobina é um supositório para ajudar a desbloquear toda a informação.

        1. Avatar de lmx
          lmx

          lol…

          podes crer…e a russa atirou-se logo para os braços do snowden 😉

      2. Avatar de Megabyte
        Megabyte

        A apoiar essa teoria existe o fato dele ainda estar vivo.

  7. Avatar de Sherlock
    Sherlock

    Meus caros,

    Não é: Até conseguem aceder aos computadores sem acesso à Internet.

    O objectivo deste tipo de acesso via rádio é precisamente para fazerem o bypass às protecções de segurança de rede como firewalls e afins e acederem directamente aos computadores.

    Basta estacionar um carro em Bruxelas e têm acesso directo ao centro de decisão Europeu sem se preocuparem com a rede.

    Percebem?

    EnGard

    1. Avatar de Fire Hawk
      Fire Hawk

      Esta situação vai servir para despertar a Europa da sua ingenuidade.

      1. Avatar de Alpha L
        Alpha L

        A Europa já acordou pelo menos a França para a questão da espionagem industrial… Após o caso documentado neste episódio do Toda A Verdade o estado Francês agora dá formação a empresas estratégicas e/ou tecnologia militar sobre Contra-Espionagem.

        https://www.youtube.com/watch?v=05pXrZZbuuI

        1. Avatar de lmx
          lmx

          podera…

          depois da Boing entre outras empresas Americanas virem ca roubar segredos de uma vida de trabalho…
          queriam que a França ficasse quieta…

          lol

          cmps

  8. Avatar de Daniel Isidro
    Daniel Isidro

    Eh pá não sei porque mas torço um bocado o nariz a esta noticia!
    Dispositivos de pequenas dimensões, capazes de transmitir dados a 8 milhas (12Km)?

    Em que faixa de frequênicias? Qual a potência de sinal? Qual a taxa de tranferencia de dados? Esse alcance é o máximo em campo abeto ou com obstaculos? Etc…
    Não digo que não seja possivél, mas quem desenvolveu esta tecnologia deu um salto quantico no estado da arte e rescreveu algumas das leis da transmissão de sinal!!

    1. Avatar de Chrono
      Chrono

      Verdade ou não… lembra-te que a tecnologia de agora andava a ser desenvolvida pelo exército e afins durante a 2ª Guerra Mundial e Guerra Fria. Logo, pode muito bem ser possível esse salto quantico, e apenas vejamos isso exposto para uso civil daqui a 40 anos. Por exemplo, e como curiosidade, há pessoas com dentes chumbados que pensavam que ouviam vozes, quando na verdade era o preenchimento dos dentes que apanhava frequencias rádio e faziam vibrar os ossos do ouvido, apanhando assim estações de rádio. Embora tenham sido puros acasos, se estes fenómenos foram estudados e criados equipamentos que provoquem este tipo de comportamento, é bem possível que haja praí um e-pc todo artilhado com antenas a tentar captar inforamaçoes de cabos que deixem escapar frequencias. Pode é ser dificil compilar as informaçoes que soltem… e seleccionar o computador certo… e a frequencia certa…

      1. Avatar de Pois é
        Pois é

        Deve ser dificil.

    2. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Se me disserem como é possível aceder a um pc não estando ligado (aceder a dados, estando o pc/disco/memórias, etc..) sem energia..

      Só se forem os extra-terrestres ou num plano mais real, só se esse dispositivo usb armazenar algum tipo de dados e permaneca em modo temporário de modo a que os dados sejam transferíveis depois de o pc ser desligado e isto com alguma fonte de energia…

    3. Avatar de pixar
      pixar

      Nem mais. Também não digo que seja impossível, porque isso não existe. Mas isto, parece um bocado forçado. A partir do momento que protocolos de encriptação foram comprometidos (???), qual o interesse desta tecnologia? Espiar PC que não estejam ligados à Internet? Isso quase não existe (refiro-me a computadores com algo de interessante para espiar, não o do Sr José que utiliza para jogar copas).
      Para emitir um sinal a 12,8km ainda é necessária alguma potência, bem superior aos 0,25W dos nossos AP da wireless.
      Mais uma vez digo, impossível não, mas um bocado forçado…

      1. Avatar de LErdo
        LErdo

        Não se trata de espiar PCs desligados da Internet trata-se de obter informação.

      2. Avatar de Luís Garcia
        Luís Garcia

        Diz isso porque está a pensar nas altas frequências.

        Sou rádio amador, e digo-lhe que consigo por um sinal digital na Australia com meio watt de potência.

        Basta escolher uma baixa frequência de hf e um bom Enconder bem robusto e bem lento com FEC ou qualquer outro controle por bit de paridade. Quanto á antena, também é fácil, á volta de um pc há muito fio / METAL que dê para irradiar um sinal tão fraco sem SWR aparente.

        Não existeM tecnologias velhas, o que existe é a mania de enviar tudo em altas e muito depressa…

        E esta heim 🙂

        73,

        CS7AEL

        1. Avatar de Gooz
          Gooz

          OLD BUT GOLD……..True Story

        2. Avatar de pixar
          pixar

          Sim eu sei disso tudo.
          Mas como disseste, não podes operar com altas frequências como no caso das wifi nos 2,4GHz.
          A questão é que se usares uma portadora de baixa frequência, nunca mais recebes os dados que tanto desejas. Nunca esquecer que o método descrito implica que alguém esteja à “escuta”. AM e afins é muito bom para emitir sinal de voz, no campo da informática tem as suas limitações.
          Por outro lado, a questão da antena, sendo tu rádio amador, sabes que uma antena não é um monte de fios à balda. Aproveitar os fios do PC ou os que estão ao redor pode servir ou não.
          E já agora, eu não falei de tecnologias velhas, porque eu sei que a base das novas tecnologias remontam todas ao sec XIX de Hertz e Lodge.
          Repito, não vou dizer que é impossível (não me refiro ao ponto de vista técnico), mas pouco provável. Não tem lógica andar a perder tempo com isto quando os protocolos de cifra foram comprometidos.

          1. Avatar de Luís Garcia
            Luís Garcia

            Erradisssimo meu caro. AM? O que é isso? hehehe . Portadora de voz? ?? Nada disso, mesmo nada 🙂

            Há muito tempo que se practica modos digitais em amadorismo, de grande robustez. Porem lentos, mas também os há mais rápidos. Vai depender dos dados que se pretende. Já pensou que o objectivo pode não ser roubar o que está dentro de um disco, mas sim os sons que o teclado produz por exemplo? E mesmo que fosse de modo lento, já viu o que uma portadora, modulada com o protocolo binário correcto consegue “mandar” para o outro lado em 24/7, 4 semanas por mês? Mais uma vez, para quê velocidades extremas? Para quê canais de largura de 40 mhz?

            Quanto á antena, também está enganado. Uma baixa potência, digamos 20 mW, não precisa de estar em perfeita ressonância, pode estar desbalanceada, que o sinal sai na mesma, mesmo que não esteja no seu pico de eficiência de VSWR. Aqui importante, é a codificação do binário e o seu comportamento de propagação.

            Lamento que a imagem que existe de um rádio amador é um cuspidor de microfone em Amplitude modulada (o seu AM), nada mais dispare dessa imagem.

            Os rádio-amadores são hoje os pais da actual astronomia, e do telemóvel que traz no seu bolso. O que pensa que o seu telemóvel é, a não ser um rádio emissor em full duplex?

            Tem um sistema operativo, claro que sim, mas a sua génese é enviar e receber dados modulados em pacote digital ou estarei errado? É preciso pensar fora da caixa meu caro. Aconselho a procurar mais informação sobre as praticas do rádio-amadorismo, que prometo que vai ficar estupefacto!

            E eu não falo em AM, muito menos tenho conversas moduladas em fonia, com tanto que se pode praticar neste hobbie, até radar você pode fazer, sabia? Fica o convite …

            73,

            CS7AEL

    4. Avatar de Luís Garcia
      Luís Garcia

      Diz isso porque está a pensar nas altas frequências.

      Sou rádio amador, e digo-lhe que consigo por um sinal digital na Australia com meio watt de potência.

      Basta escolher uma baixa frequência de hf e um bom Enconder bem robusto e bem lento com FEC ou qualquer outro controle por bit de paridade. Quanto á antena, também é fácil, á volta de um pc há muito fio que dê para irradiar um sinal tão fraco sem SWR aparente.

      Não existem tecnologias velhas, o que existe é a mania de enviar tudo em altas e muito depressa…

      E esta heim 🙂

      73,

      CS7AEL

    5. Avatar de lmx
      lmx

      boas…

      concordo com o que dizes em parte…

      É possivel criar equipamentos de pelo menos ha uma decada para cá, caazes de milagres á luz da população…

      Por exemplo sensiblidades de recepção muitissimo altas, ao ponto de um sinal que chega…com um nivel tremendamente baixo, ser recuperado…

      Mas isto custa fortunas…e nos equipamentos de consumo tens sensiblidades na ordem dos ~ -90 – -180 dbm porque estes equipamentos podem chegar ao mercado a preços baixos….imagina o que era teres um equipamento de transmissão com -500dbm ou mais…era uma loucura…

      cmps

      1. Avatar de Luís Garcia
        Luís Garcia

        Não precisa nada desse exagero, a não ser para a astronomia.

        Eu consigo descodificar sinais digitais muito abaixo da margem do ruído, com medições de – 30 db SNR, com protocolos digitais como JT65, JT9, modo ROS, OLIVIA, entre outros. Muito, mas mesmo muito abaixo do ruído (estática)

        Procurem informação sobre estas praticas digitais, vão ver que ainda se vão apaixonar pelo “father of all communications ” heheh 🙂

        Gente inteligente precisa-se neste belíssimo hobbie, bem como sangue novo heheeheh

        73,

        CS7AEL

        1. Avatar de lmx
          lmx

          acredito…

          A essa area também me fascina…o problema é que tive de fazer um “shift” para a informatica apenas 🙁 pois em Portugal é complicado….

          Mas a fisica é uma das Areas que adoro 😉

          Eu não conheço esses métodos, mas sei que é possivel com processamento digital de sinal fazer milagres.

          Mas calculo que a taxa de sucesso não seja constante…quero dizer a taxa de recuperação com exito deve variar consoante n variaveis, que muitas das vezes não se podem controlar…digo eu, que não enveredei por uma das minhas paixões 🙁

          É uma area muito bonita 😉

          cmps

          1. Avatar de Luís Garcia
            Luís Garcia

            Podes começar de uma forma económica. Uns meninos hackers mal comportados de linux, hackaram uma dongle baratucha de 10 dolares de recepção TDT, e a transformaram num analisador de especto de banda corrida do hf até aos gigaherts, como uma sensibilidade razoável. Com esta pen e o software ( É MUITO FÁCIL), têm-se acesso a todas as frequências, inclusive as de amador:

            http://www.youtube.com/watch?v=nzU4FpUShLA

            http://www.youtube.com/watch?v=Rf4AYdaeQi8

            Satélite:

            http://www.youtube.com/watch?v=fopnIkYnFPI

            Este fala por si ( uma dongle de 10 dolares e o nosso amigo kali linux heheheeh):

            http://www.youtube.com/watch?v=BfCoiZRHTbk

            modo ultra-robusto e lento JT9 em amadorismo, com 4 watts e milhares de kilometros percorridos:

            http://www.youtube.com/watch?v=2PLTr68cikA

            Meus amigos, aqui por estes exemplos e com pouco dinheiro temos o perfeito emparelhamento entre informática e programação, modos digitais e encriptação, propagação e radio-amadorismo, e somente com uns simples herts de largura de banda!!!!

            Libertem-se do HI-FI, isto sim é ultra tech e old school hehehe

            Existem micro-placas emissoras de hf, que com poucos componentes e alguma cosmética, é possível fazer de um cabo extensor USB, num potencial espião, usando low-tech.

            Citando sun-tzu, ” não é o aparato do inimigo que lhe garante a vitória, mas sim a astucia em confundir o inimigo usando métodos completamente simples e inesperados! ”

            73,

            CS7AEL

  9. Avatar de Filipe Varela

    Acho que estamos a entrar já em demasiada mania da perseguição!

    1. Avatar de NSA
      NSA

      Com um orçamento quase tão grande como o do estado Português o que achas que andam a fazer?

  10. Avatar de FXX
    FXX

    Acredito que seja verdade mas é utilizado em situações especificas. Não é um sistema que esteja a ser posto em tudo o que é PC’s e depois andam ai uns gajos na rua com receptores a ver o que o pessoal faz como alguns pensam.

  11. Avatar de navyseal
    navyseal

    A noticia dos ferros de engomar é um engodo anti produtos chineses, há imenso tempo que se fala no manchurian chip teoria essa curiosamente lançada (e usada) pelos EUA. A noticia surgiu na altura num site russo, sem qualquer evidência até hoje apontada por nenhuma outra fonte diferente e em horas a mesma noticia foi replicada pela web rapidamente, isto para mim mostra apenas 2 coisas: inocencia de quem replica a mesma e sede por hits nas páginas, pois este tipo de noticias atrai muito visitante, já se são verdadeiras ou falsas ninguém parece querer saber. Portanto acho que devia ser removida a sugestão do link para a noticia dos ferros de engomar dado que até ao presente momento não há qualquer outra fonte viável a comprovar o mesmo.

    Quanto à noticia da NSA, para a maioria dos países isto de bombástico não tem nada, pois não vemos ninguém preocupado, os Governos são cumplices nestas práticas, o povo acha que não é espiado pois aparentemente diz que não tem nada a temer. Ainda ontem o chefe do SIRP foi ouvido à porta fechada e nem um pio se soltou porque não convém.

    O maior problema desta espionagem é o roubo de segredos comerciais, industriais, militares, cientificos etc, a informação e o acesso exclusivo a dados é cada vez mais poder.
    A grande questão que poderia ser trazida a debate seria: E Portugal o que está a fazer na área da espionagem e contra-espionagem?

    1. Avatar de hugo
      hugo

      a deixar tudo á mostra,por exemplo:
      vão-se gastar + de 600 milhoes na rede de comunicaçoes e segurança, que não funciona, e ouvi que podia ficar por +-80 milhoes. agora vejam se nem para comunicar, se conseguem orientar, quanto mais para esconder alguma coisa……

    2. Avatar de lmx
      lmx

      Quanto a Portugal não sei…

      o que sei é que depois destes segredos serem revelados…o ISEL em lisboa, ja entregou uma serie de novas chaves criptograficas, etc a determinados elementos do estado e forças armadas 😀

      Presumo que este sistema que esta a ser desenvolvido, tenha mesmo em vista a protecção de segredos de estado…

      cmps

  12. Avatar de Redin

    É pr’o lado em que eu durmo melhor, sabiam? 😉

    1. Avatar de Artur Mendes
      Artur Mendes

      +1. Sou da tua opinião! Por mim até podem andar cá dentro do quarto, desde que não façam muito barulho!

      1. Avatar de David
        David

        +1
        Depois das 22h nao é permitido fazer barulho! 😀

      2. Avatar de lmx
        lmx

        por mim não…se os apanho ca dentro…saem a martelada!!

        Cada um no seu espaço é REI!!

        cmps

  13. Avatar de moedinha
    moedinha

    Só uma perguntinha : isto é tudo antes ou depois dos homenzinhos verdes terem aterrado depois de terem levado umas vacas e milho e mais não sei o quê ?

    Agora a sério, o que quer se seja que esses jornalistas fumam, é do melhor.

  14. Avatar de Krasy
    Krasy

    mas desde os anos 60 que se conseguia ver o k estava-mos a ver no ecran bastando para isso captar as ondas emitidas pelo mesmo.
    basicamente esta tecnologia foi apenas “one step foward”.
    se bem que concordo que se trata de tecnologia ultrapassada.

  15. Avatar de Manuel
    Manuel

    Estas notícias cada vez menos me surpreendem porque cada vez mais os Americanos tema vida facilitada porque todos nós os colocamos dentro da nossa casa. Ele é Android, ele é Google, ele é Apple, ele é Facebook, Twitter, etc, etc…

    Tudo “obra” dos amigos americanos para facilitar o nosso dia-a-dia e por tabela o deles.

    Fomos sendo envolvidos nesta teia que dificilmente nos vamos ver livre.

    Chamo a atenção à forma como os EUA conseguiram atrasar o projeto nuclear iraniano que tem muito a ver com esta notícia divulgada agora.

    E se estas notícias vão surgindo agora eu imagino o que eles já conseguem fazer…

    Comparo isto a libertação das resoluções de alta-definição das imagens de satélite comerciais. Quando hoje se consegue ter resoluções de 60cm de forma comercial é imaginar o que a tecnologia militar já consegue! E não é ficção!!

    Aliás, eu defendo que o Edward Snowden está a fazer um histórico serviço à espionagem americana. Nunca saberemos mas para mim este menino é um contra-espião como nunca se assistiu até agora.

  16. Avatar de Unknown
    Unknown

    Acho que este assunto da NSA chegou à absurdo. Sim, tudo o que fazemos na internet/telemóveis/whatever é indexado e a NSA tem acesso a isso. Mas chegar ao ponto de andarem a espiar um computador sem acesso à internet já é ficção, desculpem. Compreendo que NSA neste momento é um assunto que está na moda mas havemos de não perder a cabeça.

    Para desmentir isso, basta abrir qualquer cabo usb e perceber que não tem ali nada “implantado” senão isso já gerava polémica entre empresas que produzem há imenso tempo.

    Dou mais 3 meses a este assunto da NSA.

    1. Avatar de Unknown
      Unknown

      Quer dizer, para que espiar um PC sem acesso à internet se nós livremente expomos tudo o que temos nas redes sociais?

  17. Avatar de Dr. Maral
    Dr. Maral

    a NSA consegue aceder a qualquer computador desde que esteja ligado à rede eléctrica. eles têm capacidade de sacar as informações pelos cabos de alimentação

  18. Avatar de Diogo
    Diogo

    12km de distancia? Como é que um dispositivo de 2w de potencia consegue alcançar essa distancia para transmissões? fora que se estiver dentro dum rato/cabo a potencia irá descer caso contrário o dispositivo começa a falhar.

    Andei a comprar um router wifi nao sei para quê, ja que temos mais eficientes espalhados pela casa.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      pensa ao contrário, ser a antena a ir buscar o sinal

      1. Avatar de pixar
        pixar

        A questão é essa, o sinal tem de chegar à antena receptora. Nenhuma antena “vai buscar o sinal”. Pode é ser de alto ganho, como foi dito na notícia, mas mesmo assim o sinal tem de chegar à antena.

        1. Avatar de L3rdo
          L3rdo

          De 12km 100m não chegam?

          Que tal o escritório no prédio da frente?

          1. Avatar de pixar
            pixar

            Não foi isso que eu disse. O que disse é que nenhuma antena vai buscar o sinal. O sinal, seja fraco ou forte, tem de chegar à antena.

        2. Avatar de Megabyte
          Megabyte

          Talvez o desenvolvimento não tenha seguido a ideia do aumento de potência do transmissor, mas no aumento da sensibilidade do recetor…

          1. Avatar de lmx
            lmx

            ora…foi mesmo na muche 😉

            os dispositivos militares teem uma sensiblidade brutal!!!São caros, mas são um luxo…

            cmps

    2. Avatar de Luís Garcia
      Luís Garcia

      Diz isso porque está a pensar nas altas frequências.

      Sou rádio amador, e digo-lhe que consigo por um sinal digital na Australia com meio watt de potência.

      Basta escolher uma baixa frequência de hf e um bom Enconder bem robusto e bem lento com FEC ou qualquer outro controle por bit de paridade. Quanto á antena, também é fácil, á volta de um pc há muito fio que dê para irradiar um sinal tão fraco sem SWR aparente.

      Não existe tecnologias velhas, o que existe é a mania de enviar tudo em altas e muito depressa…

      E esta heim 🙂

      73,

      CS7AEL

      1. Avatar de lmx
        lmx

        boas… Luis..

        Mas isso é usando a nossa atmosfera para fazer reflexão das ondas correcto?

        É brutal…meio watt é apenas meio watt, mas secalhar do outro lado tem que fazer “milagres” para recuperar o sinal?Ou não?

        cmps

        1. Avatar de Luís Garcia
          Luís Garcia

          Não, hehehe.

          O meu rádio multibanda custou 500 euros, e estou a usar software freeware desenvolvido por amadores que só precisam de um phentium 3 e uma vulgaríssima placa de som integrada ou não de 16 bits até 44000 hertz.

          Mas podes começar de uma forma económica. Uns meninos hackers mal comportados de linux, hackaram uma dongle baratucha de 10 dolares de recepção TDT, e a transformaram num analisador de especto de banda corrida do hf até aos gigahertz, como uma sensibilidade razoável. Com esta pen e o software ( É MUITO FÁCIL), têm-se acesso a todas as frequências, inclusive as de amador:

          http://www.youtube.com/watch?v=nzU4FpUShLA

          http://www.youtube.com/watch?v=Rf4AYdaeQi8

          Satélite:

          http://www.youtube.com/watch?v=fopnIkYnFPI

          Este fala por si ( uma dongle de 10 dolares e o nosso amigo kali linux heheheeh):

          http://www.youtube.com/watch?v=BfCoiZRHTbk

          modo ultra-robusto e lento JT9 em amadorismo, com 4 watts e milhares de kilometros percorridos:

          http://www.youtube.com/watch?v=2PLTr68cikA

          Meus amigos, aqui por estes exemplos e com pouco dinheiro temos o perfeito emparelhamento entre informática e programação, modos digitais e encriptação, propagação e radio-amadorismo, e somente com uns simples herts de largura de banda!!!!

          Libertem-se do HI-FI, isto sim é ultra tech e old school hehehe

          Existem micro-placas emissoras de hf, que com poucos componentes e alguma cosmética, é possível fazer de um cabo extensor USB, num potencial espião, usando low-tech.

          Citando sun-tzu, ” não é o aparato do inimigo que lhe garante a vitória, mas sim a astucia em confundir o inimigo usando métodos completamente simples e inesperados! ”

          ESTOU A PENSAR SERIAMENTE EM FAZER UM ARTIGO SOBRE O POTENCIAL BRUTAL DO MEU HOBBIE Á PEOPLEWARE !!!

          73,

          CS7AEL

  19. Avatar de Zé

    Por favor não escrevam este tipo de erros: “sistema operativo SCADA”.
    SCADA não é nenhum sistema operativo. Chamamos SCADA ao conjunto de sistemas (RTU’s, PLC’s, HMI’s, Telemetria, etc.) que permitem o controlo e automação de equipamentos industriais e que são encontrados em fábricas, centrais de energia, entre outros.
    Imagino que ter muitos leitores dos vossos artigos, seja motivo de orgulho, mas também deveria ser sinónimo de enorme responsabilidade e não de escrita ad-hoc.

  20. Avatar de Freud2004
    Freud2004

    Boa tarde,

    Milho para pombos, é o que esta noticias são…

    Desviar a atenção, sobre como realmente são acedidos os PCs, telemóveis, etc. O melhor é perguntar quantas das grandes empresas americanas, com acções que valem muito mais que o valor real da companhia, não estão envolvidas neste esquema…

    Microsoft, apple, google, com uma actualização abrem as portas ou fecham, tão inocentes os users, a NSA tem e sempre teve a colaboração dos gigantes americanos na sua actividade, os buracos nos SOs, quantos serão falhas no código ou quantos são propositadamente criados?

    Quem tiver algo a esconder, utilize o Linux, de preferência algo desenvolvido na Europa, pois os gigantes americanos têm muito a perder com um rebentar da bolha das acções das companhias informáticas, logo colaborar não é uma hipótese é uma realidade.

    Abraço, não sejam tontos, para quê tanto trabalho quando se abrem portas ou fecham via updates….

    Tantos bugs que a Microsoft, apple e a google, têm e tão convenientes…

  21. Avatar de Mário Guerreiro
    Mário Guerreiro

    Boas, deixo-vos um link para o um video no Youtube onde poderão ver algo do género em funcionamento.

    https://www.youtube.com/watch?v=AFWgIAgMtiA

  22. Avatar de Robson
  23. Avatar de Gooz
    Gooz

    Será que é só “hackaros” por aqui que tanto temem NSA??
    Ja a alguns anos que aqui em portugal existe uma centro de espionagem e nunca nimguem se preocupou talvez pk não sabiam o que era mas devido ao facto de ter uma segurança tao apertada e tão anónima coisa boa não poderia ser…
    Independentemente de que forma se tentem proteger há sempre forma de localização “SNIF” dados redes moveis, fixas…
    Cabe a cada um usar as ferramentas menos legais ou curiosidades menos legais de forma “anónima” e nunca em localizações em que de imediato associem a “VOCES” a varias formas de ser mais difícil de ser identificado mas nao deixa de ser possivel.

  24. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Até aqui nada de novo, não é a toa que o terrorismo por todo o mundo tem usado “correio” sempre em mão.
    Que estavam a ser espiados pela NSA já eles tinham percebido, podiam não ter a certeza, porém pelo sim pelo não ia tudo de mão em mão.

    Cumprimentos e Larguras.

  25. Avatar de Vitor
    Vitor

    Eles fazem tanto, tanto, tanto… e conclusão, entram pelos EUA dentro, dizem que já se sabia dos tais planos dos terroristas mas (há sempre um mas! ) a bomba rebenta sempre e faz vitimas. Talvez quando se lembrarem que o mundo não tem de lhes ser subserviente, resolvam o problema do terrorismo. Acho que não há ninguém no mundo que goste que estranhos lhes vá dar ordens no seu “quintal”.

  26. Avatar de pedro
    pedro

    bem a cerca de um ano deixei aqui 1 pergunta ao pplware para verificarem autenticidade de uma informação que 1 amigo meu que trabalha na administração da IBM portugal teve quando foi com outros administradores a america para ver novas tecnologias , a noticia que ele trouce foi a seguinte.
    a intel ira criar 1 cpu que alem de grafica vira com 1 chip espião,que traria conecção wireless ou 3/4g que mesmo com o computador desligado e existindo alimentação (stand-by)o dito chip tem a capacidade de ligar o disco rigido aceder aos dados e conectar-se a uma rede usando programas de descodificação de passwords e reenviar os dados obtidos .

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois…
      o problema é que não é so a china com os seus ferros de engomar, e os routers e sei la o que mais…o problema é que os Capitães America, também ca andam…

      A europa ha muito que ja nem sequer tem uma marca a sério de equipamentos informaticos…a ultima salvo erro foi a packard bell…vendida a ACER.

      estamos na mó de baixo, e á mercê de tudo e todos…

      cmps

  27. Avatar de PTO
    PTO

    Estou-me positivamente a marimbar se a NSA consegue ver os meus mails, ou sms’s ou fotografias ou seja lá o que for.

    Que façam bom proveito e principalmente que não me f*dam o portátil.