Ferros de Engomar chineses com Chips que distribuem malware

72 Comentários

O mundo da tecnologia é um viveiro de experiências e por lá gravita, actualmente, a vida do planeta. É interessante pensar que no mais peculiar electrodoméstico poderá estar um pedaço de tecnologia que espreita para a vida de cada um de nós.

Assim acontece na Rússia, pelo menos foi o que relatou uma cadeia de TV. Segundo consta, foram encontrados chips dentro de ferros de engomar que distribuíam malware.

 


Depois de conhecermos alguns procedimentos da NSA, parece que há mais gente mal intencionada e que tem curiosidade em saber mais sobre a vida de cada um de nós.

Foi apresentado um relatório onde era dado a conhecer que existia uma “máquina de malware” dentro de ferros de engomar, chaleiras (entre outros electrodomésticos) distribuídos na Rússia. Foi mostrado um desses dispositivos com origem chinesa e que tinha incluso um chip espião, ao qual lhe deram o nome de “pequeno microfone”.

Segundo as informações, este tipo de dispositivos servem para disseminar malware, pelos computadores, num raio de 200 metros, recorrendo a uma rede WiFi desprotegida. Outros dispositivos, smartphones ou câmaras dos automóveis, usados também muito pelos automobilistas russos, foram igualmente equipados com este chip espião, como reportou a mesma fonte.

Depois de conhecido o modus operandi destes chips, percebeu-se que, embora sejam chips pequenos, estes foram responsáveis por vários ataques a empresas, enviando spam sem o conhecimento dos administradores das respectivas redes.

Todas as encomendas foram já suspensas e foram também já devolvidos ao fabricante milhares de unidades de trinta outros dispositivos. A discrepância de peso bruto das encomendas ao chegar ao destino, alertou as autoridades aduaneiras que algo não estava conforme, mas poderá ter passado para o consumo material que não foi quantificado.

Este caso leva-nos para outro patamar da espionagem. Além do controlo cibernético, há agora o controlo electrónico físico, dentro de portas, bem aos estilo dos filmes da guerra fria!

Comentários

72

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Diogo
    Diogo

    Era o que faltava… o próximo passo é ‘equipar’ o autoclismo com estes chips…

  2. Avatar de Zukay
    Zukay

    Uiiiiii, mas isto é o que? Eu ainda estou meio “tonto” com tanta informaçao. Estamos na selva. Juro que ja li o artigo 3vezes e ainda não acredito.
    Enfim, cada vez mais estamos desprotegidos, e não há ninguem que faça nada. Não entendo.

    1. Avatar de Ramtamplam
      Ramtamplam

      Também deixas a porta de casa aberta quando sais ou pedes a alguém que a feche por ti ?

  3. Avatar de ma
    ma

    Historia mal contada…começa por serem um microfone…e depois já esp+anham spam por uma rede wifi desprotegida…?!?

    1. Avatar de Vítor M.

      Foram apelidados de “pequeno microfone”, ora lê bem:

      Foi mostrado um desses dispositivos era de origem chinesa e que tinha incluso um chip espião, ao qual lhe deram o nome de “pequeno microfone”.

      Depois o que é que esse pequeno chip fazia?

      Além de disseminar spam usando, obviamente ligações desprotegidas? Qual foi a parte que não entendeste?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Eu não percebi o procedimento de ataque às redes wi-fi. Atacava hosts na rede? Recebia um endereço IP do gateway?

        1. Avatar de Vítor M.

          Há informação que não foi passada pelo site russo, mas não será nada que não consigas imaginar como possa ser feito certamente.

        2. Avatar de mc
          mc

          se calhar usavam o wifi para contaminar as redes, não?

        3. Avatar de lmx
          lmx

          concerteza que deveria receber um endereço IP do servidor dhcp dessa rede…muito certamente até podia espiar a voz no ferro de engomar e ao mesmo tempo espiar alguma da actividade dessa rede…

          que cena mais marada…agora já sabem…quando comprarem algo da china…desmontem tudo e esmuicem a coisa 😀

          cmps

      2. Avatar de thylux

        Com o preço que é têm os módulos de WiFi para ligar a um Arduino, acho que vou começar a encomendar esses ferros de engomar para usar o chip 😛

        1. Avatar de lmx
          lmx

          fia-te na virgem e não corras 😀
          aquilo cheio de viruses e tu ainda os queres usar 😀

          cmps

    2. Avatar de oicram1
      oicram1

      Talvez pelo o russo ser complicado de entender!! 😀

  4. Avatar de Curioso
    Curioso

    mas que raio?
    é só em ferros de engomar ou é também em microondas e máquinas de lavar roupa?

    1. Avatar de Vítor M.

      Em Russo não percebi lá muito bem, mas segundo o que consegui apurar, há cerca de 30 outros dispositivos também visados com chips destes.

      Pode parecer estranho, mas com a “internet das coisas” cada vez mais real… meus caros… não se admirem!!!!

      Qual é a dúvida de mais dia menos dia o vosso frigorifico vier equipado com sensores e chips que comunicam com o que lá têm dentro e com vocês?

      E já não é possível saber se há problemas com gás, água ou fogo através de sensores? Um chip dentro de um electrodoméstico é algo que é simples de “implantar”, tem energia, tem facilmente e cada vez mais redes WiFi à disposição…. qual é a dificuldade em captar áudio de uma casa e enviar para determinado lugar sem que saibamos?

      1. Avatar de Daniel
        Daniel

        A partir de hoje toda a cangalhada electrónica que entrar lá em casa vai passar pelo minucioso escrutínio da minha chave de fendas e pela punição do meu martelo!!!
        Tá na hora de ir buscar a TV de 8 canais á garagem, reactivar o velho citrôen ZX de 1993, o telemovel da Motorola de 1994 que pesa 2kg, maquina de lavar roupa com programador electromecânico… e caramba, porque não voltar a ir “brincar para rua” como distracção principal, e quanto muito ligar o velhinho ZX spectrum se quiser jogar computador!!
        Quero ver os Chineses e os Americanos meterem malware nos equipamentos antigos!! Good luck bastards!!! 😀

        1. Avatar de Paulo Jorge
          Paulo Jorge

          +1

          NFC a fazer das suas. Nada como vintage para nos dar umas alegrias.

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          ZX Spectrum <3 Bons tempos… Mas atenção q esse é Britanico.

  5. Avatar de Preto
    Preto

    Até custa acreditar que isto é verdade!!
    Mas já tinha lido algures e não acreditei…

    Mas vendo do lado mau, não é mal pensado.

    Vou estar atento quando ligar o ferro se aparece uma rede wireless :-)!

    Abraço

  6. Avatar de mythic
    mythic

    fonix,sera que o meu forno anda a enviar para a NSA/CIA/TVI/FBI/SIC/FDP o meu gosto em pizzas???????

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Não, o que pode enviar é informação sobre o teu mau gosto alimentar 🙂

      1. Avatar de Fred
        Fred

        Visto que pizza é consumida praticamente diariamente e considerada um vegetal no USA a NSA até ficaria contente por estares a comer ‘saudável’! 😀

      2. Avatar de mythic
        mythic

        pizza mau gosto? , bem se calhar es dos que adoram comida saudavel do…….macdonalds

  7. Avatar de Zukay
    Zukay

    Deixe-me ver se eu entendi bem. O dispositivo ligava-se a redes wi-fi desprotegidas? Porque actualmente não temos assim tantas redes desprotegidas. Ainda mais em empresas. Hum acho que falta ai qualquer coisa. Hoje em dia, ja digo 90% das redes estao protegidas(mal, mas estão). Hum, podem explicar melhor? Abraço

    1. Avatar de Vítor M.

      Não temos???? Estás enganado… olha que estás. Dentro das empresas há muita gente que mete a rede guest sem palavra passe 😉

      1. Avatar de Cris
        Cris

        Seria possível automatizar o processo de decriptação de redes WEP (obvio que sim) >E< integrar o algorítmo no chip?
        Tornar-se-ia mais viável em países onde não se usa WPA2-PSK.

        1. Avatar de Cris
          Cris

          Correcção: Onde WPA2-PSK não é a norma (ex: Mexico).

  8. Avatar de Nelson
    Nelson

    Já se arranjam SoC’s assim tão baratos de modo a que isso compense? LOL!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      sim, existem para ai aos magotes, e cada vez mais…com linux e tudo…

      por um lado é bom…mas vendo o lado negativo das coisas…é bem mau…

      Agora imaginem um sistema de controlo da população, via eletrodomésticos…onde os inteligências e as ditaduras possam controlar…as pessoas…isto tem uma eficácia brutal…

      cmps

  9. Avatar de Paulo Simões
    Paulo Simões

    errr…

    peanuts…

    é que tão a esquecer que à muito que quase todos os operadores de telecomunicações deixaram de comprar ciscos/erikssons/siemens e afins (mais caros) e equipam-se de huawei’s e congeneres made in PRC em que muitas das vezes nem o codigofonte dos drivers e soft tem acesso, sendo eles que dominam exclusivamente na origem os mesmos, qualquer dia a PT pra ligar um cliente a um dslam tem de telefonar pra china 1º

  10. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Malditos asiáticos!!!!
    Cá para mim as próximas são as PS4 que vem equipadas com os chips

    1. Avatar de ThatFace
      ThatFace

      Lol, já li com cada coisa sobre a PS4, mas a pior de todas nem tem a ver com chips espiões… “casal embriagado resolve fazer actos sexuais em directo da playroom da PS4”, PornStation4…

  11. Avatar de a

    O Iphone quando o desarmei tinha um dispositivo parecido. Deitei-o logo no lixo.

    1. Avatar de Mota
      Mota

      O mais ridiculo é ue hoje em dia andam mais preocupadas com a vida dos outros do que com a própria. Isto deve ser a ponta do iceberg..

      Oi.. e o Iphone continuou a funcionar?? Explica lá isso óh engenheiro 😀

      1. Avatar de sd
        sd

        a ironia quando foi inventada….

    2. Avatar de Joao
      Joao

      ahahahahahahhah

  12. Avatar de JHVS
    JHVS

    Loucura.. vai ver até os chinocas que para cá vêm abrir lojas já vêm equipados com chips desses. lol
    Eles andam aí….

  13. Avatar de navyseal
    navyseal

    Tudo treta, há muito que existe uma campanha anti-produtos de marcas chinesas, esta não é nova, a velha teoria do machurian chip. Algum de vós já encontrou similar ou viu outro site que não “russo” a divulgar a matéria? Apenas diversos sites como este a replicarem a noticia original e acrescentarem um conto. O que se passa é uma estratégia comercial para venda de produtos (provavelmente criada por americanos), cujo o interesse é levantar a desconfiança sobre produtos chineses, garantindo que os produtos “ocidentais” são mais confiáveis (sendo quase exclusivamente feitos na china…) por outro lado como há desconfiança cria-se mais uma área de vendas na parte da segurança.
    Se o que estou a dizer é treta, então deitem foram 90% dos vossos aparelhos electrónicos e que se ligam à corrente. Depois disso alguém irá certamente dizer que os plásticos e texteis que possuem em casa têm um chip orgânico que se activa pelo calor e para além de provocar mutações poderá ainda conectar-se às redes wifi… enfim.

    1. Avatar de Vítor M.

      Pode ser que sim, pode ser que não mas cada vez mais as probabilidades são maiores e quando acreditamos que é tudo treta aparece um Julian Assange ou um Edward Snowden e o mundo fica meio atónito, como agora, sem saber o que fazer, verdade?

      É a tal coisa que depois não se sabe bem explicar porque há tanta corrupção em diversos países, porque aparecerem aqueles aqueles mecanismos economico-políticos do tipo Chicago Boys (lê um pouco sobre este assunto e perceberás muita coisa do mundo moderno) 😉

      Tudo é tão mentira como de repente passa a verdade…. temos é de ter informação.

      1. Avatar de navyseal
        navyseal

        Eles não revelaram nada de novo, apenas trouxeram para as luzes da ribalta as provas. No caso da NSA há muito que era conhecido o programa echelon, vários docs e filmes tinham menções a isso, só não havia provas. No entanto o mundo mudou? Algum país fez alguma coisa? Apenas realpolitik e desmentidos plausíveis. Os EUA são a potência mundial e a sua economia para resistir tem que ter acesso a informações portanto fazem o seu melhor, outros são simplesmente lacaios.

    2. Avatar de Socria

      Realmente parece mesmo ser ser tanga…
      Especialmente porque as detectaram ” discrepância de peso bruto das encomendas ao chegar ao destino”…
      Se estivermos a falar de ferros de engomar que pesam certa de 2 ou 3 kilos, com um “chip espião” de algumas gramas, deve dar uma diferença de peso no contentor que deve saltar logo á vista….
      O peso de todos os chips deve pesar menos que a caca de pombo em cima dos contentores!!!!

      1. Avatar de Quim
        Quim

        Também achei estranho a parte da discrepância do peso..balanças top top 🙂

      2. Avatar de lmx
        lmx

        faz todo o sentido…

        se cada encomenda pesa X e os contentores levam dezenas de milhares de ferros de engomar…por claro que 10-20g …ao fim de 1000 equipamentos ja tens 10-20 kilos de diferença…

        quantos mais contentores chegarem, maior é diferença…a determinada altura notas que algo está errado…quando é suposto teres a menos um X de toneladas de productos…pois vais ter que abrir os productos…

        pois pode vir droga lá dentro, bombas, etc

        E é ai que se descobrem as coisas…não tem que ser chips, pode ser droga, material explosivo, etc…

        Tu secalhar estas a olhar para a realidade portuguesa…e mesmo cá também se abrem dispositivos quando se desconfia que algo vai mal…mas estamos a falar da Russia…um Pais quase do tamanho de meio mundo…

        quando eles encomendam ferros de engomar…é as dezenas de toneladas..não é como num País como o nosso onde temos 11 milhoes de pessoas…ou tínhamos…alguns já morreram com a fome, outros emigraram…

        cmps

        1. Avatar de Quim
          Quim

          E porque não declarar a massa total contabilizando o chip?
          Assim já não havia discrepância..

          1. Avatar de lmx
            lmx

            porque muito provavelmente não pensaram nisso…

            pensaram que “se calhar passa”…e assim tinham menos gastos…sendo que as embalagens seriam as mesmas…

            No entanto a isto ser real…a mim parece-me que a fabrica que fabrica esses equipamentos nem sabia de nada…e as coisas eram feitas no meio do processo…

            Duvido muito que uma empresa chinesa se desse ao luxo de poder perder um cliente de peso como a Rússia …a não ser que o Governo chinês crie um despacho…leia-se ORDEM que obrigue a empresa a ter que pactuar com estas coisas…

            Mas também pode ter sido encomendado pelo kgb…lá está…

            É a mesma coisa que os routers, etc…

            Todos nós sempre soubemos que aquilo vinha “esburacado”, mas aderimos ao consumismo selvagem e compramos na mesma…agora é que começam a ser elas…EUA de um lado, china do outro, e sei lá mais quem no meio… :S

            cmps

    3. Avatar de Rui
      Rui

      Faz sentido e tem razão de ser. Já foi provado várias vezes e aqui também, com vários casos de aparelhos que recolhem a nossa informação e os terminais vão enviando para servidores das empresas que produzem tais produtos.
      Compras um carro e a centralina vai registando tudo o que fazes, onde fizeste manutenção, etc. As TV, tivemos aqui o caso da LG a enviar informação, mesmo quando dizemos para não enviar….

      Qualquer dia temos os preservativos a registar……. e depois enviam a informação da morada 🙂

      Hoje em dia já tudo isto é possível. Conheço por exemplo que utilize os telemóveis com bluetooth ligado para avisar quando estão por perto pessoas a evitar…….

  14. Avatar de RF
    RF

    Comprem mais porcaria barata “Made in China”..

    1. Avatar de lols
      lols

      Não tens nada made in china em casa? Ou é tudo caro e bom? Quem pode … pode.

  15. Avatar de Ricardo Silva
    Ricardo Silva

    Mais uma firewall zone.

    Nova melhor pratica <- Home Appliances (DMZ) sem regras para dentro <- 😀

  16. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    Basta ir ás conferências de segurança e perceber como a industria ainda não percebeu que existem três níveis de cybersecurity e TODA a gente só pensa no normal no primeiro nível. A empresa que trabalho é das muito poucas a nível mundial com soluções de segurança que abrangem todos os níveis e mesmo assim é raro encontrar alguém que esteja interessado nesse nível de segurança. (Não digo o nome para não acharem que estou a fazer publicidade)

    1. Avatar de MS
      MS

      Bom bom 🙂
      era fazeres uma breve introdução sobre esses trÊs níveis 😉
      ou mesmo apresentar um artigo aqui no pplware 😀

      sobre o artigo: estamos tramados caso não haja um envolvimento da sociedade nos meios de decisão.

  17. Avatar de JJ
    JJ

    Nada surpreendido!

    Alem disso, visto que a maioria dos equipamentos tecnológicos que utilizamos são desenvolvidos ou montados na China. E quase todos saem da mesma fabrica.

    A dificuldade de espalhar pelo o mundo este tipo de situações é incrivelmente fácil. Juntando a isto o avanço tecnológico dos chips e micro-chips, a tarefa fica cada vez mais facilidade e difícil de detectar.

  18. Avatar de Eu
    Eu

    Um circuito que provavelmente tem uma antena treta…com raio de 200m de alcance? Começa logo bem….

  19. Avatar de Carlos Bico
    Carlos Bico

    O que se devia fazer era comprar apenas produtos made in Portugal. Uma coisa que eu faço é nunca ir à loja dos chinas, prefiro dar mais um pouco, ver de onde vem e mandar os chinocas dar uma curva.

    Fechem as fronteiras do comercio à CHINA. São eles que estão a dar cabo de nós.

    1. Avatar de JJ
      JJ

      Duvido que não uses/tenhas nada fabricado na China e/ou países da região…

      Por exemplo, praticamente todos (se não todos) os telemóveis são fabricados na China ou Coreia do Sul…

    2. Avatar de Jorge Vieira

      made in Portugal? Que tv compras? Que telemóvel compras? Que computador compras? Não compras nada, é tudo made in Asia.

  20. Avatar de MarioM
    MarioM

    Um Chip destes numa torradeira e que coloca-se logo a manteiga ainda poderia ter sucesso,agora num ferro de engomar.

    1. Avatar de Quim
      Quim

      Isso era genial 😀

  21. Avatar de Pedro
    Pedro

    tenho pena de quem me andar a espiar…a minha vida é tao enfadonha,é bom que tenham pipocas ao pé.Até que podia convidar as pessoas em causa para um chazinho,sempre me animavam o dia =D

  22. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Ja agora, nada a ver com o WiFi…
    Ja ouviram falar da badBIOS? E outro nivel em termos de disseminacao de malware. agora como e que as membranas dos speakers/microphones produzem transmissoes de alta frequencia e tudo o resto… e dificil de acreditar…

    http://arstechnica.com/security/2013/10/meet-badbios-the-mysterious-mac-and-pc-malware-that-jumps-airgaps/

    1. Avatar de lmx
      lmx

      isto é brutal mesmo…
      uma tecnologia infalível….quem é que se vai lembrar que a rede funciona por micro/colunas…só mesmo quem a criou…

      O investigador, parece que anda a nora 😀 nunca viu nada disto…ganda kungfu!!

      cmps

  23. Avatar de FXX
    FXX

    “Foi mostrado um desses dispositivos era de origem chinesa e que tinha incluso um chip espião, ao qual lhe deram o nome de “pequeno microfone”.
    Este tipo de dispositivos servem para disseminar malware,”

    Então é o que afinal? Um microfone que de uma forma não explicada enviam os dados ou um dispositivo que dissemina malware através de redes desprotegidas?

  24. Avatar de Redin

    É sabido que a china permitiu a cada casal poder ter atualmente mais do que um filho para em cada um deles e de forma secreta (agora já nem tanto) incluir um chip dentro da pele dos recém nascidos. Vamos lá imaginar o que esses pequenos seres poderão fazer num futuro próximo quando começarem a espalharem-se pelo mundo fora a esconderem-se como inocentes comerciantes e ao mesmo tempo usarem essa tecnologia.
    MEDO,,, TENHAM MUITO MEDO…

  25. Avatar de Diogo R.
    Diogo R.

    Expliquem me la como é que por uma rede wifi desprotegia infetam os PCs? isso é possivel? é um falha que afeta todos os windows?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não é a rede desprotegida…um vez entrando na rede, podes ter acesso a várias informações de outras máquinas. Podes por exemplo lançar um worm…a rede desprotegida é so o canal de propagação

  26. Avatar de Rui
    Rui

    Já não é tudo made in China. Por exemplo os americanos já perceberam porque é que estão a empobrecer e a China a enriquecer…. estão agora a deslocalizar as suas produções da China para os EUA.

    Pelos vistos só mesmo os Europeus ainda não perceberam porque estão a empobrecer (empobrecer leia-se, déficits comerciais com o exterior). Excepto a Alemanha que continua a vender bem BMW, Mercedes, Porsche, etc para os novos países ricos.

    Quando ouvimos pessoas queixarem-se do desemprego e compram quase tudo produtos estrangeiros, apetece responder que vá procurar emprego aos países que produzem o que ele compra!!!!!

    Vou enumerar sectores portugueses que desapareceram ou quase:
    – Siderurgia;
    – Indústria Química;
    – Pescas;
    – Grandes indústrias de valor acrescentado (Infineon/Quimonda), CUF (2ª maior petroquímica da Europa, atrás da Bayer), Fábrica Campos, etc, etc.
    – Agricultura, pagam para plantar, a seguir pagam para arrancar, plantar, arrancar…..

    E é assim que nos tornamos falidos e pobres!!!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois…

      é um facto…agradece a alguém na década de 80…que levou a nossa industria para o charco…

      tínhamos inclusive industria automóvel, com os fabulosos UMM,
      éramos dos melhores construtores navais do mundo,
      só na pesca do bacalhau tínhamos mais de 40…salvo erro 47 navios a pescar pelo mundo…hoje salvo erro temos ou 6 ou 10,
      produzíamos motos, hoje temos uma única marca que tenta com suor e orgulho manter o Rumo…AJP, grande marca!
      Ninhamos marcas de Eletrodomésticos como a singer e outras,
      tínhamos Industria de Electrónica, hoje não temos…

      Tínhamos muita coisa..que hoje não temos…inclusive tínhamos vontade!!

      Mas acima de todo tínhamos um economista, um individuo ímpar, extremamente capaz, com um conhecimento incrível…saído da Universidade de Coimbra…onde era professor…que hoje infelizmente até, desde há algumas décadas para cá…

      também não temos…!

      Hoje temos é relvas com cursos grátis, políticos a lucrarem a grande em BPN’s, tentativas de enganar o estado com venda de pacotes swap’s, etc…os tempos mudaram…e hoje não temos nada…!!

      Pior o povo de hoje mentalmente também…já não mora lá ninguém…

      as pessoas não percebem as coisas, ou fingem não perceber, tentam copiar as linhas de caminho como ovelhinhas todos atrás uns dos outros…teem vergonha de se desviarem da rota, e a sociedade castiga-os por isso…enfim..

      Temos aquilo que quisemos ter…

      cmps

  27. Avatar de Oi?
    Oi?

    Singer Portuguesa?!

    1. Avatar de lmx
      lmx

      não era a singer era a oliva salvo erro…

      cmps

  28. Avatar de Paulo Cesar M Dionisio
    Paulo Cesar M Dionisio

    Vc nao pode acreditar en nada que vem da Russia…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      pois…

      Mas o que é certo é que a Russia não anda a fazer “guerras santas” pelo mundo como acontece com os EUA…

      Eles não são de confiança, mas confio mais neles do que nos EUA… 🙂

      Alias, até o Snowden lá esta…obviamente que a gente sabe que a Rússia estuda uma forma de tirar partido disso , mas que é um facto é…

      Eu percebo o que diz…mas a questão fica mais grave, quando é posta de outra forma…

      “Em quem é que podemos confiar”? esta é muito provavelmente uma pergunta com milhões de respostas, mas nenhuma delas é correcta…

      O Paulo acredita nos dirigentes Brasileiros?
      Eu que sou Português, não acredito nos Dirigentes Portugueses :s

      cmps

  29. Avatar de Maickon
    Maickon

    Imagina os telemóveis chineses! por isso são tão baratos.