Nova temporada Programação .NET

22 Comentários

Depois de algum tempo de interregno, regressa a rúbrica dedicada à programação com a tecnologia .NET.

Nesta temporada, os tutoriais serão desenvolvidos na framework 4.0 e teremos um novo formato, que para funcionar, precisaremos da ajuda de todos. Através de poll’s vocês irão decidir o que iremos falar nos posts seguintes.

Para arrancar com a nova temporada gostaria de ter a vossa opinião sobre que tecnologia iremos falar nos próximos posts.

Inquérito

[polldaddy poll=4066226]

[polldaddy poll=4066238]

Esta é uma consulta pública para auscultar o que os nossos visitantes pretendem ver abordado. Teremos vários artigos sobre os assuntos escolhidos, guias práticos, sugestões e informação relacionada. Esperamos então a vossa participação.

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

22

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinho
    Pedro Pinho

    Boas, no nivel de dificuldade está duas vezes repetido o nivel intermédio. Presumo que seja especialista o último…

    1. Avatar de Henrique Graça

      Boas,

      É para não ser muito difícil 😉
      Sim está incorrecto vamos corrigir e colocar “avançado”.

      Obrigado pelo reparo.

    2. Avatar de Pedro Simões

      Obrigado pelo reparo. Está já corrigido!

  2. Avatar de Pedro Lamas

    Dois níveis de “Intermédio”? 🙂

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Eu votei no primeiro como ASP.NET, no segundo em iniciado (a tender para o intermedio).

  4. Avatar de Madax
    Madax

    Seria interessante darem um tipo de “indice” por cada topico… O Entity Framework podem levar a um caminho muito leve… Mas o ideal seria ser algo de avançado com a introdução de repositorio, Unit of work, unit testing entre, POCO e tal e coisa e coisa e tal… senão quando abordar a questão de comunicação com dados (no asp.net e asp.net mvc), a EF chegaria para ser colocada lá…

    Seja o caminho, força nisso pessoal!

    1. Avatar de Henrique Graça

      Boas,
      obrigado pelo comentário.
      A arquitectura Entity Framework irá ser utilizada em todos os outros temas, será através desse modelo que irei aceder a bases de dados, irei abordar o model-first e POCO, mas muito high-level.

      Caso o tema escolhido seja Entity Framework irei falar de mais coisas relacionadas com essa arquitectura.

      Cumprimentos.

      1. Avatar de Madax
        Madax

        Uma ideia que seria interessante é ser dado o EF independente das opções… Com isso, poderias construir o proj ASP.Net ou MVC sobre ele…

        Metes OData ou WCF sobre isso e tens o complemento para wp7 hehehe.

        Terminando tudo, ficas com um projecto completo (asp.net/mvc, data tier, service tier, business vals e por aí em diante)

        1. Avatar de Henrique Graça

          É essa a ideia, utilizar a EF em todas as opções mas sem ir ao detalhe, a ultima opção é para ir mesmo ao detalhe.

          Sim, vamos criar DataServices, serviços WCF e ASMX utilizado SOAP e REST.

  5. Avatar de lfspaulo
    lfspaulo

    Porque é que nas opções só tem ASP.NET, ASP.NET MVC, Entity Framework e Windows Phone 7? Porque não incluiram também WPF, Windows Forms Applications, Silverlight e companhia limitada?

    1. Avatar de Henrique Graça

      Boas,

      Poderia falar de 1001 coisas, infelizmente não dá tempo para tudo. Estas opções foram escolhidas por serem as mais utilizadas e outras por ser novidade.
      Poderás encontrar artigos mais antigos, em Windows Forms aqui no pplware.

      Cumprimentos.

    2. Avatar de Shogun
      Shogun

      Windows Forms Applications, foi “descontinuado” 😉

  6. Avatar de Helder Rocha
    Helder Rocha

    E porque não se abordar XNA Gamestudio?

    Que pode ser utilizado tanto para a plataforma mobile, pc e xbox360.

    Em Portugal temos uma falha enorme em desenvolvimento de jogos, e também muito pouco conteúdo lúdico.

    Cumprimentos

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas..
      sim é verdade em desenvolvimento de jogos temos uma falha grande, mas não é devido a não saber xna, pois isto é um ainfima parte das plataformas de desenvolvimento, é mesmo por falta de cultura de desenvolvimento de jogos(a maioria deles para pc e consola são feitos em C/C++), para mobile é que são feitos em java, flash e .net, e sei la mais o que.

      cmps

      1. Avatar de Helder Rocha
        Helder Rocha

        Certo, O Xna é interessante por ser integrado com o Studio e agora tambem é a solução para o desenvolvimento de jogos do windows phone 7.

  7. Avatar de tff
    tff

    Agradecia que fosse em asp.net vou começar a minha pap e dava-me bastante jeito.

  8. Avatar de Miguel Quintal

    Bom se fosse asp.net intermédio… mas qualquer um é bem vindo…

  9. Avatar de Red Devil
    Red Devil

    Boa noite,

    Venho contemplar a ideia e dizer desde já que estão de parabéns!
    Vou só sugerir uma outra ideia… Porque não um nível intermédio/avançado???
    Vejam as coisas pelo lado que aumentando a dificuldade, também aumenta a qualidade, na medida em que pessoas mais experientes podem aqui deixar as suas opiniões e partilhar a sua sabedoria!

    Cumprimentos

  10. Avatar de Luis Franco
    Luis Franco

    Grande Henrique,

    fico então á espera desses tutoriais.

    Abraço,

  11. Avatar de moedinha
    moedinha

    Boa ideia e iniciativa.

  12. Avatar de Rui
    Rui

    Espectaculo, vou ca estar em todas ;9