Facebook vai mesmo ter serviço de email?

54 Comentários

Actualização – 18:00:
Assista aqui e em directo ao vídeo da apresentação. Veja no final do artigo.

A guerra entre a Google e o Facebook tem tomado contornos um pouco estranhos nos últimos tempos. As razões apresentadas estão relacionadas com o factor “prisão” dos utilizadores à plataforma do serviço prestado.

Na verdade, as razões para o desentendimento entre estas duas empresas pode ter uns contornos bem maiores do que se possa pensar. As últimas notícias que vêm sendo difundidas na Internet dão conta da apresentação hoje de um novo serviço de email por parte do Facebook. Está então lançada mais uma acha para esta fogueira!


A guerra entre estas duas empresas tem andado nas bocas do mundo depois de vários funcionários terem mudado da Google para o Facebook e depois de todo o burburinho que a Google levantou sobre temas como a liberdade dos dados que estão alojados nos diferentes serviços e a inibição de exportação dos dados entre estas duas plataformas.

Vários rumores apontavam para que o Facebook fosse efectuar hoje a apresentação de um novo serviço e muitas vozes indicavam que seria um serviço de email, capaz de concorrer com o prestado pela Google, Hotmail e outras empresas.

Se for verdade é uma jogada inteligente do Facebook pois consegue manter os seus utilizadores dentro da sua plataforma, evitando que estes usem serviços de terceiros. Com um número de potenciais utilizadores na ordem dos 500 milhões esta seria uma das maiores plataformas de email na Internet.

Os contornos deste anúncio começam a tomar forma, estando inclusive já disponível uma página de login no domínio thefacebook.com. Será esta página o início do novo serviço ou é apenas um engodo para aumentar o burburinho à volta deste assunto?

Actualização (18:00):

Assista aqui ao vivo a apresentação.

Artigos relacionados:

Homepage: Facebook Mail

Partilhar:
Tags:

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de FMartins
    FMartins

    Página de login, sim… Mas onde anda a de registo? Os dados de login do facebook não funcionam.

    1. Avatar de Pedro Simões

      O serviço ainda nem está anunciado e tu já queres usar? Calma!!!

      Pode até nem ser nada…

    2. Avatar de rofl
      rofl

      já aprendias a ler

    3. Avatar de Rúben M.

      Se for falso o site muda mas é a pass;)

  2. Avatar de Nuno - Ofertas Emprego

    Se tiver um seviço bom ou melhor que o Gmail venha ele.

  3. Avatar de MáRiO
    MáRiO

    Penso que seja verdade, se bem que o mail.thefacebook.com é neste momento o modo de os funcionários do facebook entrarem no seu email remotamente.

    No entanto, tem toda a lógica que de facto o facebook esteja a preparar um serviço de email público pois isso aumentará em muito a fidelidade dos utilizadores actuais como fará ainda ganhar mais. Número de utilizadores é a chave do sucesso, e nisso o facebook conta com 500 milhoes, o google com 180 milhoes sensivelmente. Se for verdade, vai ser a primeira guerra que o Google perderá…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Não sei se vão perder… Olha que os muitos outros serviços que a Google presta estão sempre dependentes de registo.

      O Facebook ainda tem uma carteira de serviços muito reduzida. Tem é a vantagem de ter muita gente a usar o seu serviço e ter uma carteira de clientes muito elevada.

      E nem precisam de ir importar dados a ninguém!

  4. Avatar de Ricardo Pereira

    Bem, se isto for para avançar, será um passo bem largo no que toca ao desenvolvimento do facebook.
    Se apenas com a rede social “facebook”, tem o sucesso que se conhece, então agora com o incremento deste serviço de e-mail…que grande evolução.

    Hotmail e companhia vão perder imenso com isto…
    Mas vamos esperar para ver o que isto dará…

  5. Avatar de Vítor M.

    Espera lá… este é um confronto de titãs… isto promete!

    Será agora que o Gmail começa a ter concorrência à altura?

    O Facebook começa a tornar-se num verdadeiro “Case Study”.

    1. Avatar de MáRiO
      MáRiO

      Grande confronto. Sem dúvida. Estou mortinho para que seja verdade. Não estou a torcer por ninguem em particular. Mas, será uma luta sem vilões (ou sem herois) que vai “prender-me ao ecrã” como se um “Inception” se tratasse.

  6. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    I lol’d… se fosse mesmo esse site do facebook então estavamos realmente a assistir a um moche ao google… Reparem que eles tem servidor Exchange! Ou seja, seria Facebook + Microsoft contra Google… Ora, utilizando o servidor da microsoft para email, qual e a vantagem sobre a do hotmail? temos um @facebook? naaaaaaaaaaaah… duvido muito que aquela seja a pagina de login… era muito mau eles estarem a usar o mail da microsoft para combater o gmail, alias, muito mau, estupido e futil…

  7. Avatar de Tiago Mata
    Tiago Mata

    Essa página não é nem o inicio do novo serviço nem um engodo… é a página de acesso remoto à conta de e-mail dos funcionários da empresa.

    De qualquer maneira, já se ouviu falar de um alegado projecto chamado “Titan” da facebook que consiste na criação de um serviço de e-mail destinado aos utilizadores da rede social.

    É sempre bom ter mais um serviço concorrente para aumentar a competitividade. Venha ele 🙂

  8. Avatar de Bruno Fernandes
    Bruno Fernandes

    Para quê fazer um serviço destes? Mais uns meses e a google compra-os.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Se a google gastar uns biliões a comprar o facebook, vai toda a gente cair em cima deles por causa das questões de privacidade, porque assim a google torna-se proprietária de imeeeeeeeensa informação pessoal. Era um tiro no pé :S

      1. Avatar de Bruno Fernandes
        Bruno Fernandes

        Tiro no pé? Acho que é mais um tiro na nossa privacidade. E eles, de certeza que conseguem arranjar uma forma subtil de tomar posse do facebook.

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Sim, era um tiro nos utilizadores, que deixariam a google, ou seja, era um tiro neles próprios.
          Se bem que é certo que as pessoas não sairiam do facebook. Talvez um milhão ou dois saísse, mas nem lhes faria cócegas!!

  9. Avatar de Joao
    Joao

    Cá pra mim aquela pagina é para “roubar” os dados dos utilizadores do facebook lol

    1. Avatar de Riven
      Riven

      estava a ler os comentários e estava a pensar nisso mesmo, vão la experimentar fazer login e depois lá se vai a informação…

  10. Avatar de fran
    fran

    leiam o artigo que o Gizmodo escreveu sobre isto, “from facebook to the world” e vão ficar espantados com a potencialidade deste serviço!
    Toda a gestão de emails prioritarios vai ser feita com base nos nossos amigos, relacões, tags em fotos (que indicam as pessoas que contactamos mais na vida real), etc etc

    Google Bye Bye

    1. Avatar de valter
      valter

      lol vida real 😛

      nao tarda são eles que vos dizem o que vocês querem fazer.. e vocês fazem..

      “Todas as coisas mortas conseguem andar com a corrente. Apenas as vivas podem ir contra”

    2. Avatar de Mark
      Mark

      Bem sinceramente acho que estamos bem servidos com os serviços de email da google e por enquanto não me sinto muito à vontade (Confiança) com o tratamento que o facebook faz aos dos nossos dados pessoais. Acredito que não serei o único. Também não acredito que o facebook vá procurar os mesmo serviços que a google. Vamos ver para onde vão eles seguir caminho.
      —————
      Noticias do mundo automóvel
      http://www.200ahora.com

    3. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      Não encontro :S

  11. Avatar de Bruno Ricardo

    O Facebook está a crescer cada vez mais rápido e isto na minha opinião já era muito esperado, eu irei criar uma conta caso isto seja verdade para experimentar o serviço mas dai a deixar o gmail ainda não sei muito bem.

    Já ouvi muitas pessoas falarem que o Google ainda vai comprar o Facebook, até que acreditava se fosse logo no inicio, agora na minha opinião isso começa a ser impossível e acredito que o Facebook mais depressa lança um motor de busca para rivalizar a serio com o google do que o google comprar o facebook.

    Outra coisa que me deixa um pouco irritado com toda esta onda do facebook é o golpe de sorte que estão a ter. As empresas estão cada vez mais a aderir ao facebook e nós já quase que somos obrigados a criar uma conta também, vejamos alguns exemplos, publicidade gratuita da melhor pois aparecem no telejornal quase todos os dias, os telemóveis já vem quase todos com uma app para facebook e na maioria deles nem dá para desinstalar, a tmn e outras empresas oferecem produtos no facebook como foi agora esta oferta de 20 iphones que a tmn ofereceu no facebook.

    Isto para dizer que conheço outros sites como o genero do deviantart embora não seja do mesmo estilo, é um site que está à anos no mercado que factura também largos milhares de euros mas que ainda não teve a sorte de ficar polémico.

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      O deviantArt não está num mercado de massas. É muito específico. Mas ainda assim é um site bem sucedido, parece-me.

  12. Avatar de Eu
    Eu

    O que é o facebook? Qual é a sua utilidade? é apenas mais uma rede social que serve para que as pessoas no trabalho vão “cuscar” as coisas dos outros…daqui a uns anos será outro hi5…

    Apesar de estar a crescer, ainda falta muito à empresa facebook para chegar aos calcanhares da Google.

  13. Avatar de João Nascimento

    Sinceramente acho que cada um deles se deveria meter no seu lugar e tentar trabalhar juntos!

    O facebook como rede social e o google como cliente de email! Cada um com a sua autonomia mas a trabalhar de forma diferente!

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      You’re kidding right? 😛

  14. Avatar de ViajantE
    ViajantE

    Bem quem não tiver problemas com os constantes roubos de privacidade que o facebook já protagonizou e admitiu podem usar a vontade, por mim facebook pode vir com um grande serviço de mail que talvez sirva para o google melhorar o que já é bom de resto usar mail do facebook nem pó, ainda gosto de ter alguma privacidade, se bem que mesmo com o google tenho sempre as minhas dúvidas mas não tantas como com o facebook!

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      A google utiliza as tuas informações para seus próprios fins. Para estudar as tuas preferencias e para traçar um perfil de “cliente”. O facebook, vende as tuas informações a spammers. É um pouco diferente. Nao me faz nem comichão que a google me estude para me entregar publicidade mais interessante…

      1. Avatar de ViajantE
        ViajantE

        Exacto daí que as minhas duvidas em relação ao facebook são e irão continuar a ser muitas!

        1. Avatar de Ecchin
          Ecchin

          Pois. Mas isso não vai mudar o facto de eles terem milhões a utilizar o serviço daqui a tempos. Eles possuem muito mais informação, no que toca à privacidade, do que a Google. Por isso a minha aposta é que o Fmail vai resultar. :S

          1. Avatar de ViajantE
            ViajantE

            Resultar vai decerteza pois os utilizadores do facebook vão preferir ter tudo centralizado na mesma plataforma, para mim pessoalmente é que não vai resultar lolll 😛

  15. Avatar de xbox
    xbox

    Só mais uma ferramenta para o zuckerberg fazer das suas e adicionar mais umas histórias ao seu repertório de mà conduta, abuso de dados, invasão de propriedade alheia,… nem que me seja 500 vezes melhor que o gmail. No fim disto e passado vários anos quase que volto a ser fã da microsoft. Entre facebook e google opah venha o diabo e escolha.

    1. Avatar de Viajante
      Viajante

      Já somos dois hehehe

      1. Avatar de Viajante
        Viajante

        wrong place sorry 😛

  16. Avatar de Deathgrin
    Deathgrin

    Para mim o Facebook e essas porcarias não servem para mais do que para perder tempo. Nunca me vão ter como utilizador. É claro que para eles mais 1 ou menos 1 não interessa.

    1. Avatar de Viajante
      Viajante

      Agora sim, já somos dois 😛

  17. Avatar de miguel71
    miguel71

    Pelo que tenho percebido e pelas reações em blogs e até nos comentários em direto da apresentação, isto é quase uma cópia do Google wave. Não acham!?

    1. Avatar de fran
      fran

      NAO.

      é que não tem nada que ver.

  18. Avatar de Pinheiro
    Pinheiro

    /mode offtopic on

    o que é feito do prometido Diaspora?

    /mode offtopic off

    A ser verdade, o facebook vai ser mais um gigante entre os gigantes. 😉

    1. Avatar de Ricardo Sousa
      Ricardo Sousa

      O Diaspora ainda está em desenvolvimento.

      Ainda não se sabe quando será lançado!

  19. Avatar de cris
    cris

    O que me espanta é a malta pensar que o Gmail é o numero 1 em numero de utilizadores, Yahoo!mail e Hotmail (live mail) abafam !

    1. Avatar de Pinheiro
      Pinheiro

      O do yahoo tem capacidade ilimitada há montes de tempo, enqt o gmail (o revolucionário dos gigas nos mails) anda com apenas uns 7 gigas.

      1. Avatar de cris
        cris

        Sim tens parcialmente razão. Se chegares perto dos 7 gb, no gmail, eles aumentam-te isso ! Acho que a questão do 7gb é um limite psicológico para a malta ir apagando coisas antigas e que não interessam.

  20. Avatar de Pedro Rebelo
    Pedro Rebelo

    o link leva para uma pagina que tem o exchange de suporte….

  21. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    O link para o qual o artigo aponta não tem a ver com o novo serviço.
    O novo serviço é “apenas” uma evolução do actual serviço de mensagens do facebook que vai permitir enviar mensagens (emails) para fora da rede do facebook.

    Podem requerer um convite ou apenas saber mais através do seguinte link: http://goo.gl/y7j50

  22. Avatar de wolfytuga

    Olá!

    Não existem já muitas plataformas de e-mail?!? Para quê mais uma?!? Sinceramente, se a cada coisa que aparece tivermos um e-mail novo, então os Gestores de Mail terão de ser mais robustos, pois com tanta conta lá definida aquilo não terá “mãos” a medir.

    A menos que seja para dar uma lição ao Hotmail, Live, etc., cujos serviços estão cada vez pior e onde o WLM falha constantemente, então sim, este mail poderia ser útil, mas apenas como protesto à M$, mas como se vê na imagem, ao usar o Exchange, então é a M$ que fica a ganhar com este serviço. Então não contem comigo para tal.

    Cumps!

  23. Avatar de aver
    aver

    Circula por aí que é uma plataforma bastante elaborada. Na parte de email tem uma integaçāo com o Office Web App da Microsoft para abrir ficheiros anexos em Word, Excel e Power Point.

  24. Avatar de dajosova
    dajosova

    GMail FTW.
    A ser verdade… não mudo nem que a vaca tussa 😀

  25. Avatar de Porto
    Porto

    não será só o facebook mail, teremos muito rápidamente o facebook smartphone!!! a competição promete e só o consumidor fica a ganhar…

  26. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    podem pensar q e’ brincadeira mau apostava era no WAVE 🙂