NOS tem 10 milhões de euros para Investigação no 5G

14 Comentários

A operadora NOS tem-se destacado na área do 5G. A empresa lançou em agosto o primeiro smartphone com suporte para esta tecnologia. Além disso, há já uma cidade em Portugal com 5G a funcionar.

A NOS reforça agora o seu compromisso com o desenvolvimento tecnológico de Portugal. Para tal lançou um primeiro Fundo de investimento. Denominado “Fundo NOS 5G”, este tem o objetivo de estimular a investigação e desenvolvimento na utilização do 5G.

NOS tem 10 milhões de euros para Investigação no 5G


Com um montante inicial disponível para investimento de 10 milhões de euros, o “Fundo NOS 5G” tem como objetivo investir em empresas com soluções tecnológicas baseadas ou potenciadas pela próxima geração de rede móvel, cobrindo áreas tão variadas como a realidade virtual, smart cities, condução autónoma, Internet of Things (IoT) e Big Data.

Fundo NOS 5G para o desenvolvimento da nova rede de comunicações

De acordo com o comunicado enviado ao Pplware, o “Fundo NOS 5G” vai privilegiar o investimento junto da comunidade de empreendedores em Portugal e em projetos tecnológicos nas primeiras fases de desenvolvimento, comumente designadas por fases early stage.

NOS tem 10 milhões de euros para Investigação no 5G

As empresas em fase early stage, com operação no nosso país, serão desafiadas a criarem novas ideias e novos projetos. O objetivo é que explorem todo o potencial que o 5G oferece. Através de investimento e coinvestimento, colocarmos estas inovações ao serviço das pessoas, das empresas e da sociedade, contribuindo, assim, para elevar o país numa posição de liderança nas áreas emergentes da tecnologia”

Miguel Almeida, CEO da operadora NOS

O “Fundo NOS 5G” deverá ter o seu início de operação ainda durante o ano de 2019. A operadora torna-se a primeira empresa de comunicações a constituir um Fundo de investimento. Este fundo é dedicado exclusivamente à quinta geração de redes móveis.

A NOS foi a primeira operadora a testar a tecnologia em ambiente real, bem como a lançar um smartphone preparado para a futura geração móvel.

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de acs
    acs

    Caguem no 5G. É um flop. Basta estar de costas para a antena que o sinal fica bem mais fraco. Vamos precisar de ter 1 antena por predio e pessoal que vive fora da cidade é para esquecer a não ser que cada lampeão tenha uma antena. Um pesadelo de manutenção para o ganho que teremos. Invistam noutros lados como incriptação e largura de banda.

    1. Avatar de Vascoace
      Vascoace

      Sabes do que falas?

    2. Avatar de CJ22
      CJ22

      Tu calado eras poeta. Tamanho disparate que disseste. Devias informar-te melhor primeiro.
      O 5g terá uma gama de frequencias muito grande. A gama de alta frequencia, erá a de maior potência mas não tem capacidade de penetração de edificios. Depois há a média gama e as de baixa frequencia, que terão a mesma frequencia que é atualmente usada pelo TDT. (O TDT irá mudar de frenquencia no próximo ano para libertar esse espectro de rede para o 5G, porque é obrigatório na europa usar essa gama de frequencia no 5G.) Essas ondas de baixa frequencia terão uma capacidade de penetração em edificios e de viajar vários kilómetros. Tal como há atualmente TDT nas aldeias, obviamente que também haverá 5G.

      1. Avatar de Miguel Costa
        Miguel Costa

        As gamas não importam… poeta.
        O que interessa é a capacidade de emissão/recepção de cada antena. Uma antena de 4G precisa de 160w para cobrir 1000m2. Uma antena 5G precisa de 940w para cobrir a mesma área. Pela simples razão que precisa de aumentar a potência de captação.
        Sim, não vai acontecer em 90% dos locais, tal como, ainda hoje, o 4G chega com potência de 3G à mais de 50% do país. Pela simples razão que as operadoras vão concentrar os serviços onde há mais clientes (grandes cidades) que paguem 50 euro mensais, para usar o 5G.

        1. Avatar de Técnico Meo
          Técnico Meo

          Sim, interessam. VHF tem um alcance maior e menor capacidade de TX de dados no mesmo tempo que o UHF , mas uma capacidade de penetração / refracção diferente de UHF. E na medida que se sobre na frequência , o comportamento de alcance / penetração / refracção altera. Podemos ter o 5G nos 700 mhz ( uhf) com mais alcance e penetração mas com menos débito de dados no mesmo tempo e largura de banda do que 5g acima dos 20 ghz.

          Acerca do que disse ” de aumentar a potência de captação “, ou é disparate ou não se soube explicar. Captação , ou recepção de sinal está sempre associado á eficiência dos elementos de escuta, a optimização das antenas. Potência de captação não é uma medida de potência, mas sim de optimização dos elementos e circuitos radiantes. Para melhorar a ” escuta “, em frequências muito altas, os elementos para serem mais eficientes, a tendência é os elementos físicos de escuta serem mais direccionais do que omnidirecionais, o que dificulta a implementação e quadruplica o investimento.

    3. Avatar de Diego
      Diego

      Me procure e vamos mudar isso passando para Vodafone fibra, Facebook add Diego Portuga. Tem uma foto da Vodafone

  2. Avatar de rikardo pereira
    rikardo pereira

    pegar em metade desse dinheiro e fazer um upgrade nas antenas do 4g em zonas que com 10 pessoas ligadas ja nao aguenta..

    1. Avatar de Miguel Costa
      Miguel Costa

      Não lhe digas isso… há quase 3 milhões de portugueses a pagar 20-30 euros mensais para terem 4G e a capacidade que usam é a de 2.5G. O mesmo se passa na fibra, onde pagam 120 euros, mensais, por 600mbs e estão a usar 20mbs. Mas, ficam todos contentes porque terem um “serviço muito superior aos outros”.

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Tem? Ou 3×9=27

  4. Avatar de João Santos
    João Santos

    E tudo relativo. Acho que deviam também de alargar a cobertura de fibra verdadeira a velocidades a sério ara zonas que ainda não têm. Eu por exemplo não tenho fibra mas se quiser só tenho meo mesmo que queria outra operadora não tenho hipótese. Façam isso e invistam a sério também no 5g e a vossa reputação vai crescer

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Enquanto a América não dizer amém o governo tuga ajoelhado trava todo o processo.

  6. Avatar de Woot!
    Woot!

    Paguem mas é as TVs que as vossas boxes defeituosas andam a estragar.

  7. Avatar de sakura
    sakura

    “Vamos precisar de ter 1 antena por predio” Ou 1 carro 1 router, ou o teu smartphone.
    5G é isso, a partilha de dados!! Para net o 4G chega e sobra.