Nokia vai despedir até 14.000 funcionários devido à fraca procura de equipamentos 5G

21 Comentários

São constantes as notícias sobre empresas que estão a cortar significativamente na sua força de trabalho. O mais recente nome a juntar-se a esta realidade é a Nokia que vai despedir até 14.000 dos seus funcionários, numa altura em que a procura por equipamentos 5G nos Estados Unidos é cada vez menor.



Nokia vai cortar 14.000 empregos

Segundo as informações recentes, a Nokia, conhecida sobretudo pelos seus saudosos telemóveis antigos e atualmente focada em equipamentos de telecomunicações, vai cortar até 14.000 empregos.

A medida foi anunciada pela empresa finlandesa nesta quinta-feira (19) e surge como uma forma de redução de custos, numa altura em que a procura por equipamentos 5G da próxima geração está mais fraca, o que reduziu significativamente as vendas do terceiro trimestre em 1/5. Para além disso, a marca adianta que não é esperada uma recuperação do setor para breve.

Com uma procura a desacelerar em países como os Estados Unidos da América, tanto a Nokia como a rival Ericsson tentam compensar parte das perdas com vendas mais elevadas na Índia, onde as margens são baixas.

Pekka Lundmark, presidente e CEO da Nokia, disse em entrevista à Reuters que “A situação do mercado é realmente desafiadora e é testemunhada pelo facto de que no nosso mercado mais importante, que é o mercado norte-americano, as nossas vendas líquidas caíram 40% no terceiro trimestre“.

Os detalhes revelam que os objetivos da empresa finlandesa é poupar entre 800 milhões de euros e 1,2 mil milhões de euros até 2026, ano que marca o prazo final para entregar um plano de margem operacional comparável a longo prazo e de pelo menos 14%. Para 2024 a empresa pretende poupar 400 milhões de euros e para 2025 estima que essa poupança seja de mais de 300 milhões de euros.

Para além disso, a Nokia espera reduzir sua base de trabalhadores para entre 72.000 e 77.000 funcionários, de um total de 86.000. Portanto, estamos a falar de cerca de 16% em cortes de pessoal.

Já a Ericsson, que este ano também despediu funcionários, disse na passada terça-feira (17) que esta incerteza que afeta os seus negócios vai manter-se até 2024.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Zé

    O 4G chega e sobra para uso pessoal, e isto assumindo a sua disponibilidade. Não existe grande motivação para comprar um dispositivo novo só para ter mais velocidade de dados quando existe Wi-Fi por todo lado e os outros benefícios que o 5G oferece pouco ou nada de relevante trazem a grande parte das pessoas. A febre foi muita mas o mercado não estava interessado dado que em muitos locais nem 3G conseguem oferecer.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      nada tem a ver com isso, como se avizinha uma recessão está tudo em modo de contenção, investimentos só depois

  2. Avatar de Cancro
    Cancro

    Porque será que ninguém quer o 5G?? 🙂

  3. Avatar de Aves
    Aves

    Convém não confundir as declarações da Nokia sobre equipamentos 5G com smartphones 5G.
    A Nokia não fabrica nem vende smartphones. Para smartphones alugou/conce ssionou a marca “Nokia” a outra empresa, chinesa, que agora não me lembro o nome.
    O que está a falar agora é de equipamentos 5G da Nokia 5G (o que não inclui smartphones, que não fabrica nem vende).
    O que é que está a acontecer é que o 5G prometido, capaz de fazer maravilhas, não corresponde ao 5G que as operadoras disponibilizaram. Por exemplo, o que acontece em Portugal, apesar das operadoras todas lampeiras se terem apressado a por 5G no ecrã no símbolo da rede dos smartphones (os que suportam 5G) – trata-se verdadeiramente, não de 5G, mas de “4G melhorado”.
    Por isso, não me surpreende que a Nokia que investiu em equipamentos e redes 5G (o verdadeiro), tenha dados com os burros na água.

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    quantos em PT?

  5. Avatar de KS
    KS

    Atenção que a Nokia, já nada tem a haver com telemoveis e smartphone, essa unidade fui vendida á muito. Os equipamentos da Nokia no 5G é antenas de rádio (BTS) e equipamentos de rede core.

  6. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Agradecido pelo anúncio desta agradável informação. Que se faça o debate de opiniões de uma forma clara, fazendo sempre uma declaração de interesses.

  7. Avatar de Joaquim Sobreiro
    Joaquim Sobreiro

    Por sorte, aqui, em Espanha, ainda não abandonaram o 3G. Assim, continuo com internet móvel, no meu aparelho, que já não tem utilidade em Portugal.

  8. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Sou só eu que não tenho visto praticamente publicidade nenhuma à Nokia? Ninguém parece interessado na Nokia e nos produtos deles.
    A Apple parece ter publicidade gratuita quase o ano inteiro, a Samsung talvez pague a algumas pessoas para falar da marca, mas a Nokia nem uma coisa nem outra.

    E depois ainda tem aquela questão se é a empresa da Finlândia ou a Chinesa.

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Publicidade a equipamentos para operador?
      Também vês publicidade à Ericsson, simens, Alcatel, lucent, Cisco, etc etc ?

      1. Avatar de A
        A

        Calma q ele não chegou la.

        E tu a falares da Cisco duvido que chegue.

        Ah, e tu tas desactualizado. Tipo ha anos… A Nokia comprou a Alcatel-Lucent

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          a nokia comprou, mas vai lá confirmar os chassis 😉

      2. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Mas eles também vendem Smartphones, telemóveis e tablets! https://www.nokia.com/phones/pt_pt

        E vendem também através de outras empresas que não os operadores móveis, mas quem é que anda à procura da marca deles se não se fala na Nokia hoje em dia? Pelo menos nos smartphones.

        E sim, a Nokia vende imenso material para operadores, mas estava a referir-me à divisão de smartphones.

        1. Avatar de Aves
          Aves

          A Nokia há anos que não tem divisão de smartphones. A marca foi vendida à HMD Global.
          Como não tem acrescentado grande coisa em termos de vendas, mesmo com a Nokia a vender smartphones “Nokia”, o CEO da HMD Global anunciou recentemente que a empresa irá
          lançar uma segunda marca de smartphones em seu próprio nome. https://tecnoblog.net/noticias/2023/09/12/fabricante-de-celulares-da-nokia-criara-nova-marca-de-smartphones/

  9. Avatar de Bruno
    Bruno

    Questiono-me porque razão já não vemos equipamentos Nokia a venda em Portugal nas lojas fisicas, exceptuando os telemoveis basicos. Há algum impedimento ou bloqueio aos smartphones?

    1. Avatar de A
      A

      Outro que não sabe o mercado geral da Nokia

  10. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Estavam à espera que eu dissesse alguma coisa ?? Acho que nem vale a pena. Só tenham em conta o seguinte, o ano ainda não acabou, infelizmente.

  11. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    E já agora deixem-me dizer uma coisa sobre o 5G. Vão-se preparando para começarem a pagar pelos dados em ligações de 5G nos vossos smartphones. Não pensem que isto dura toda a vida. Tá quieto, era bom, era. Mais hora menos hora as operadoras de telecomunicações cortam na hora esta benesse em que ninguém tem pago e a mama acaba-se de vez. Tenham em conta isto, muita atenção. Metam isto na cabeça.

    1. Avatar de A
      A

      És bue da mau boy. O dono da razão e da severidade.

      Salazardokan 1234 a presidente

  12. Avatar de Vasco
    Vasco

    Já se sabe de quem é a culpa… É da Rússia, China, Irão, do coelhinho da Páscoa e do Pai Natal.

  13. Avatar de Viriatus
    Viriatus

    Desde que a Nokia tentou poupar no salario, e começou a empregar pessoal de outros países na sua maioria India, o seu declínio foi evidente de uma potencia a nível mundial para um pedinte, Avito à navegação a India não é uma potencia tecnológica, é uma potencia de fraudes…