Nokia Gamelopers 2012 já arrancou

9 Comentários

O Concurso Nokia Gamelopers desafia os estudantes universitários portugueses a desenvolverem aplicações para Windows Phone, Symbian Qt e Web Apps/Java. Os developers das duas melhores apps para Symbian Qt ganham um estágio profissional numa empresa de desenvolvimento de software.

O Nokia Gamelopers 2012, organizado pela Universia, vem sublinhar o compromisso da Nokia em investir em aplicações nacionais. Esta iniciativa desafia os estudantes universitários a desenvolverem aplicações para Windows Phone, Symbian e Web Apps/ Java, seguindo um processo muito simples.



Para participar basta ir à página oficial do concurso , ter uma ideia do que se quer fazer e, depois, registar-se e submeter a sua aplicação a concurso e à Nokia Loja de Aplicações, até ao dia 1 de junho de 2012.

Para além de estar aberta a estudantes universitários, este projecto também permite que empresas ou particulares participem, mas neste caso só o poderão fazer em Symbian Qt.

Para ajudar os interessados a desenvolver a aplicação ou jogo que sempre quiserem ter no seu smartphone, irão ser realizadas sessões de formação no Instituto Superior Técnico (Universidade Técnica de Lisboa), no ISCTE-IUL, no Departamento de Engenharia (Universidade de Aveiro) e na Faculdade de Engenharia (Universidade do Porto). As datas das formações estarão, brevemente, disponíveis no site..

Além disso, no site do concurso, na área “Criar App”, os participantes poderão encontrar uma série de ferramentas, tutoriais e vídeos, que os ajudarão.

O Nokia Gamelopers 2012 é também uma forma de aproximar os alunos ao mercado empresarial, uma vez que os seus projetos serão avaliados, maioritariamente, por profissionais da área das aplicações móveis.

Prémios aliciantes

Quem participar no Nokia Gamelopers 2012 habilita-se a ganhar prémios bastante aliciantes, sendo que o primeiro e o segundo lugar da categoria de Symbian Qt serão galardoados com um estágio profissional numa empresa de desenvolvimento de software.

Dos prémios constam ainda smartphones Nokia, como o Nokia 808 PureView (que integra uma câmara de 41 MP); o Nokia Lumia 800 e Nokia Lumia 710 (os primeiros smartphones Nokia com o sistema operativo Windows Phone), o Nokia 700 (um equipamento amigo do ambiente com NFC integrado); o Nokia 500 (um smartphone touchscreen que privilegia a música e o entretenimento) e uns auscultadores Nokia sem fios (para uma total liberdade de movimentos).

Paralelamente, o professor, a empresa e o particular que mais contribuam para a dinamização desta iniciativa, serão distinguidos com um smartphone Nokia.

Homepage: Nokia Gamelopers 2012

Partilhar:
Tags:

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro G.
    Pedro G.

    Desenvolver em Symbian? Prefiro lavrar o solo do inferno.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      Boas…
      a ideia é desenvolver em QT, para esta plataforma, mas poderás depois portar o teu código para as outras.

      cmps

  2. Avatar de pikax
    pikax

    Ja agora as sessoes de formacao e’ so para concorrentes?

    Eu ate gostava de participar, mas ja tenho que fazer o meu projecto de final de curso. Penso que nao vale a pena partecipar se eu em principio nao conseguirei acabar. O que interesa mais e’ a parte da formacao.

  3. Avatar de Pedro Lamas

    No caso específico da Faculdade de Engenharia da Univ. do Porto serei eu o “formador de serviço”, pelo que aproveito este espaço para convidar os estudantes da Faculdade a que apareçam! 😉

    @pplware: o link “oficial do concurso” acima está mal formado, precisam de colocar o “http://”

    1. Avatar de Pedro Simões

      Obrigado pelo reparo. Já corrigimos o link.

    2. Avatar de pikax
      pikax

      Na FEUP so’ os alunos universitários assistir ‘as ações de formacao?

      Eu sou um aluno de secundario e gostaria de assistir ‘as sessoes que serao dadas FEUP

      1. Avatar de Pedro Lamas

        Francamente não sei, mas vê aqui o anuncio da FEUP e será uma questão de entrares em contacto via email com a pessoa que aparece no rodapé!

        http://sigarra.up.pt/feup/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=13013

      2. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Recebi a seguinte resposta da faculdade:

        Bom dia,
        As sessões destinam-se apenas a estudantes da FEUP.
        Melhores Cumprimentos,

        Marta Rodrigues

        SICC/DCoop – Divisão de Cooperação/Cooperation Office

        Cooperação Empresarial
        Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
        Rua Dr. Roberto Frias, s/n
        4200-465 Porto
        PORTUGAL

        Telefone: +351 22 041 3545
        Fax: +351 22 5081440
        E-mail: empresas@fe.up.pt