Nokia demonstrou Lumia 920 com vídeo falso

58 Comentários

A apresentação da Nokia que teve lugar ontem veio mostrar 2 novos equipamentos cheios de novidades. Em particular o Nokia 920 vem trazer uma nova fasquia para o que se pode entender como o padrão para os equipamentos topo de gama.

Para além de todas as novidades de hardware que este modelo da Nokia traz, alguma das suas características são únicas tais como a tecnologia PureView, que a Nokia estreou no Nokia 808.

Para mostrar todas as potencialidades do PureView a Nokia fez o seu anuncio com um destes equipamento… Mas foi mesmo assim?



A tecnologia PureView permite que as imagens que os equipamentos capturam sejam melhoradas e tenham níveis de qualidade superior. Esta tecnologia promete muito para os futuros equipamentos da Nokia.

A confiança da Nokia neste equipamento e nesta tecnologia é tão grande que esta empresa usou o Nokia 920 para filmar um dos vídeos de promoção foram filmados com recuso a este equipamento.

Nele são mostradas as várias tecnologias que estão envolvidas no PureView e as suas capacidades. Este vídeo pode ser visto abaixo e mostra o Nokia 920 em todo o seu esplendor.

Um dos componentes do PureView é o OIS (Optical Image Stabilisation) permite que as imagens sejam capturadas e estabilizadas, dando uma melhor qualidade ao vídeo capturado.

É precisamente na altura em que é mostrada esta tecnologia no vídeo da Nokia que um pequeno detalhe, que foi detectado por um editor do site PocketNow, foi descoberto e que coloca em causa todo o vídeo.

Por volta do segundo 25 pode ver-se que afinal o vídeo está a ser filmado de uma carrinha e que a câmara usada não tem nada a ver com o Nokia 920, que é uma câmara profissional e que foram usados outros elementos para melhorar a imagem.

A imagem abaixo mostra o momento em que um reflexo estragou todo o trabalho feito pela Nokia neste vídeo promocional.

A Nokia apressou-se a emitir um pedido de desculpas e a justificar a razão para a utilização de uma câmara profissional e não a do Lumia 920. Entretanto foi também criado um novo vídeo, que podem ver aqui, e que mostra as potencialidades do PureView e da tecnologia OIS.

Apesar de todas as potencialidades que esta tecnologia possa ter e que vão ser uma realidade num futuro próxima, a Nokia não ficou bem vista neste fotografia. Tinha sido evitada uma má imagem se tivessem mostrado de início a verdade das tecnologias usadas neste vídeo.

É também natural que outras marcas tenham recorrido a situações semelhantes, mas tiveram a arte de o esconder melhor ou a sorte de não terem sido descobertos.

O novo vídeo agora apresentado mostra que o PureView é uma realidade e que as qualidades anunciadas vão mudar muito a fotografia nos equipamentos móveis, nos da Nokia pelo menos.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sérgio V. V.
    Sérgio V. V.

    lol
    Como podem deixar escapar um pormenor destes?
    Amadores.

  2. Avatar de migas
    migas

    e é assim que nos enganam… Até parecem políticos lol

    1. Avatar de MetroNoMore
      MetroNoMore

      A Nokia ultimamente só faz cagada lol demais
      tanto os vídeos como fotos são Falsos foram tirados com câmara profissionais lol
      já parece a Apple que gosta de enganar os clientes e vender o seu lixo lloooll

      1. Avatar de smog82
        smog82

        tinha q ser… enfim… daqui a mais: batatas a 0.15e.. batatas= pomme de terre, pomme=maça, por falar em apple…chega!

      2. Avatar de Norte
        Norte

        Ou o Android a roubar ideias patenteadas. És como um burro, menino.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Roubar ideias patenteadas, por favor…
          A apple só não patenteia o ar que respira-mos porque os tribunais lhe metem travões e caso não saibas perdeu pelo menos metade dos julgamentos contra outras marcas por soposto “roubo de ideias patenteadas”.
          E não se esqueçam que foi a apple que disse que usava uma tecnologia única de display no ecrã do iphone quando se veio a saber que era nada mais nada menos que a tecnologia usada pelos smartphones samsung…

        2. Avatar de golias17
          golias17

          Que eu saibas as ultimas novidades do IOS da apple já estão todas implementadas no android ou no windows phone por isso, isso de roubar ideias patenteadas não é só de uns.

          E nunca ouvi nada da apple a processar o pure android.

    2. Avatar de leandro Miranda
      leandro Miranda

      Os politicos aprenderam com o marketing!! O responsável por este video pareceu um politico pelo amadorismo apresentado!!!

  3. Avatar de dude
    dude

    ÉÉÉ correu mal, já sabemos que nenhum anuncio é feito como eles dizem , mas este correu mal, lol, apanhados

  4. Avatar de Mike

    Mmm “espetar um coro” não é novidade nas novas tecnologias, mas ser descoberto é muito mau para a imagem da empresa porque acaba por por em causa da credibilidade.

    Vamos la ver, como ja disse noutro artigo a competitividade ira depender principalmente do preço.

  5. Avatar de mário
    mário

    A nokia procedeu mal ao tentar enganar futuros clientes, de qualquer forma vai ser como tudo, o tempo vai encarregar-se de colocar a verdade no lugar e as verdadeiras capacidades do tlm vão vir ao de cima, sejam boas ou mt boas, más ou mt más.

    Até lá acho positivo o lançamento, porque é mais uma escolha possível quem temos.

    Os preços por cá é que não devem ser muito simpaticos! pena!

  6. Avatar de Abílio
    Abílio

    Acredito que todos fazem isto, mas ser apanhado é muito mau… Lol
    Eu até estou a torcer para que este produto tenho um grande secesso para dar um abanão no mercado.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Realmente penso exactamente o mesmo. Acho que uma marca como a Nokia (nem que seja por a nostalgia) e um SO “novo” WP8 faria bem ao mercado.

      Isto é, a Nokia esta deitada na cama que fez, um reflexo do que provocou em ficar parada no tempo e a não se preocupar com o consumidor, espero que aprenda com esta lição, todavia acho que o mercado (consumidores) beneficiaria com 3 SO em pé de igualdade, cada um com as suas características particulares, e indo de encontro às necessidades de consumidores diferentes.

  7. Avatar de Mike
    Mike

    Se bem me recordo, eles no blog afirmaram que não usaram o 920 para filmar o vídeo, e que o objetivo do mesmo era demonstrar a tecnologia, apenas.

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      Não tinha reparado neste comentário e comentei em baixo, sim é verdade, eles disseram, que não foi filmado com o 920 e queria apenas mostrar a tecnologia.

      http://goo.gl/16DsA é só ler.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        agora…
        tarde piaram

  8. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    “Entretanto foi também criado um novo vídeo, que podem ver aqui, e que mostra as potencialidades do PureView e da tecnologia OIS.”

    O link inserido nesta frase não é do novo vídeo..

    1. Avatar de Pedro Simões

      Corrigido.

      Já podes ver o vídeo certo.

    2. Avatar de MetroNoMore
      MetroNoMore

      E a qualidade deixa a desejar como já se viu nas é má a camara mas faz o mesmo que qualquer HTC one X , S3 ou iphone nada de novo pure view uma tanga lolol

      1. Avatar de João Ramiro

        A “qualidade” não escalou por aí além mas em ambientes com pouca luz sim.

        http://youtu.be/jFhhBJ1URCg

        mesmo assim prefiro o 808 PureView, a este falta-lhe muita coisa, não tem HDMI, zoom, flash xenon, Nokia Rich Recording (uma das coisas em que o 808 se destaca), filtro ND embora ainda não haja detalhes, até agora só destacaram as fotografias em ambientes de pouca luz e o estabilizador de imagem, que pelos vistos não há provas reais ainda

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Não só há carradas de fotos comparativas já como, talvez vás ficar surpreendido, paletes de gente tira fotos em “ambientes com pouca luz” com o telemóvel, pela simples razão que basicamente todas as fotos de interior são feitas em “ambientes com pouca luz”.

        2. Avatar de Marcos Santos
          Marcos Santos

          A Sony tem o Exmor R já há algum tempo, o Arc S foi o primeiro a ter senão estou em erro, agora só falta comparar umas fotos para ver qual está melhor.

  9. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    eheheheh Bandeira 🙂

  10. Avatar de Preto
    Preto

    Existe photosho nas fotos agora nas camaras nunca tinha ouvido falar :-);-)…

    Mas quero um 920 destes.

    Abraço

  11. Avatar de Sergio
    Sergio

    não sei o que é pior a gaffe ou as virgens ofendidas. Mas haveria alguém que se quer pusesse a hipótese que as imagens não fossem trabalhadas. A mim nunca me passou pela cabeça que fossem do Lumia, nem pensei nisso, nem era importante. O que importava era a mensagem.
    Isto faz-me lembrar aquela cena dos retoques digitais nas imagens de publicidade. Daqui a pouco tb proíbem a maquilhagem
    Mais uma vez, o que importa é a mensagem

    PS. Já agora, alguem lhe passa pela cabeça que quando aparece uma imagem num anuncio de uma foto tirada por um telemóvel este tenha sido realmente tirada por ele ou por um igual?

    Para mim isto só é noticia pela gaffe monumental

    1. Avatar de beta-v
      beta-v

      Até em mega filmes de Hollywood há gaffes monumentais, espero é que o terminal não seja a maior delas todas.

      1. Avatar de Sergio

        Não discuto isso. Apenas discuto o celeuma de embuste que se gerou com isto

  12. Avatar de Texugoelectrico
    Texugoelectrico

    Poxa, eu adoro a Nokia mas isto é um erro enorme e estúpido, principalmente porque a qualidade de filme que se consegue com os melhores smartphones actuais já é muito boa. A própria Nokia revolucionou o conceito de captação de imagem com o telemóvel, nem precisavam de câmaras (profissionais) para nada.

  13. Avatar de alex
    alex

    Tb se vê a sombra nos carrosséis..

  14. Avatar de fartodeles
    fartodeles

    Isto é obra do SR DR RELVAS, uma das nossas individanulidades

    1. Avatar de Serva
      Serva

      O que esperavas o SR DR RELVAS tinha pressa para acabar o curso e deu nisto gato por lebre .

      Cumprimentos

      Serva

  15. Avatar de TotalKnockout
    TotalKnockout

    Marketing?

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    “É também natural que outras marcas tenham recorrido a situações semelhantes, mas tiveram a arte de o esconder melhor ou a sorte de não terem sido descobertos.”

    O Pedro disse tudo. Não façam um filme por causa disto.

  17. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    A Nokia já explicou que foi apenas para mostrar a tecnologia e que não foi filmado com o Nokia Lumia 920.

    1. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      Há pessoal que nem lê a noticia toda, só o título lol

    2. Avatar de KaPutnixZ
      KaPutnixZ

      É isso mesmo que me faz confusão.. É para mostrar a tecnologia da câmara profissional que usaram ou do Nokia Lumia 920 ?!

      Não considero esta situação muito grave mas a desculpa dada é ridícula..

      1. Avatar de Marcos Santos
        Marcos Santos

        A tecnologia que ainda estão a desenvolver. Não vejo onde o pessoal vê a confusão e dificuldade de perceber.

        O 920 apesar de ter algumas dessas funções, não tem com a perfeição que mostra no video acima.

        1. Avatar de KaPutnixZ
          KaPutnixZ

          Se não têm não se põem a mostrar, com outro equipamento, que têm.. Nem sabem se lá conseguem chegar..

          Continuo a dizer.. Não é nada de muito grave mas a desculpa é ridícula..

          1. Avatar de Marcos Santos
            Marcos Santos

            http://youtu.be/6HSbhyaH0vw o pessoal às vezes não lê tudo, tens aqui um video, também na noticia do pplware em que foi gravado com um 920. Por isso já podes ver alguns dos resultados.

  18. Avatar de Madiba
    Madiba

    Não sei se a Nokia é a única nesta forma de iludir os consumidores. Há mas a fazerem o mesmo mas na hora de mostrarem o produto final são mais perspicazes. Só não compreendo é a falta de profissionalismo de quem lançou o vídeo no mercado.
    Por agora espero testes e reviews com a câmera do telefone em causa

  19. Avatar de CSilva
    CSilva

    Eu acho que a questão aqui é como é que a empresa contradada para fazer o video não vê isto na edição final…

  20. Avatar de Paulo Bastos

    Como se costuma dizer: fazer dos outros parvos…

  21. Avatar de Miguel Ribeiro

    Mas depois fizeram uma demonstração daquilo, e eu fiquei de boca aberta!
    Funciona e bem 😀

  22. Avatar de Lino Oliveira
    Lino Oliveira

    O problema começar no próprio título deste artigo!

  23. Avatar de kekes
    kekes

    Quem ainda acredita em tudo que ve nas apresentaçoes é exatamente igual é um tapadinho, agora que tem uma coisa que nem todos os teleles se podem gabar… Isso tem. Não deixa de ter o merito todo.

  24. Avatar de SUSU
    SUSU

    Isto é qual e qual como aqueles produtos para colar as placas e com os yogurtes para ajudar a ir à casa de banho.

    Toda ou a grande maioria de toda a publicidade é puro engano.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Que comentário épico!

  25. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    O melhor comentário que vi no YouTube a respeito do PureView da Nokia e penso que seja importante partilhar.

    “look guys, if your samsung or iphone smartphone camera aren’t as good as the pureview, dont feel bad.. tech like the pureview is what drives the innovation ahead.. surely other company sees this and they wont just sit around without a competitive tech..
    support great innovation/tech advancement, even if you do not like the people who build them..”

  26. Avatar de Marco Faria

    Já tinha visto isto no fstoppers.com e todos sabemos que os comerciais raramente são feitos com os produtos, mas este forma foi mesmo má.

    Faz-me lembrar quando a NIKON apresentou a nova D800 com clips gravados na CANON 5D Mark II…

  27. Avatar de Xavi
    Xavi

    Não sei porque julgar tanto, quando se sabe que há outras marcas que possivelmente fazem o mesmo, só que sem serem apanhadas. Mas de qualquer das formas pergunto-me se este erro não seria feito propositadamente. Afinal, falar mal de alguma coisa também ajuda na publicidade. E tendo em conta que as “desgraças” correm mais depressa do que as simples novidades.. pode ser uma hipótese, se bem que bastante arriscada.

  28. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    E desde quando é que os anúncios são verdadeiros? NUNCA! A Nokia já colocou um video a demonstrar o OIS: http://www.youtube.com/watch?v=6HSbhyaH0vw

    Eu cá não lhe chamaria fail, porque agora todo o pessoal fala do Nokia Lumia 920. Ou seja, eles conseguiram por o povo a falar nisso.

  29. Avatar de MOr
    MOr

    Exclusive photos: We put Nokia’s controversial Lumia 920 PureView camera to the test

    http://www.theverge.com/2012/9/7/3299784/nokia-lumia-920-pureview-camera-hi-res-photos

  30. Avatar de sergio
    sergio

    podia ver o video 10x que nunca ia lá chegar, estive semrpe a olhar para a rapariga lol

  31. Avatar de pedro
    pedro

    que palhaçada, apesar de eu achar tecnologicamente impossivel a cena das oscilações em video é que é surreal mesmo , lol, agora nas fotos a noite é possivel, sem grandes telemoveis, basta que não tenha a doença de parkinson ollolo

    1. Avatar de MOr
      MOr

      Eles meteram 3 microfones por isso só não gravam stereo se não quiserem.
      Nenhum dos topos de gama da concorrência grava stereo sem acessórios extra.

  32. Avatar de nmsgoncalves
    nmsgoncalves

    Enfim… cruxificarem a marca por fazer o que todas as outras fazem. Ou alguém acredita nas velocidades e tempos de resposta que vemos nos videos promocionais?

    Também acreditam no pai natal?

    Ou nos consumos que os fabricantes de automóveis anunciam?
    Todos o fazem. TODOS.