Nokia 808 PureView: Tire fotografias com 41MP

53 Comentários

Nokia 808 PureView revoluciona o conceito de smartphone multimédia

A Nokia define um novo standard para a indústria, ao desenvolver o primeiro de vários equipamentos baseados na tecnologia PureView, exclusiva da Nokia.

Hoje, a Nokia começa uma nova era nos smartphones multimédia, ao anunciar o Nokia 808 PureView. Trata-se do primeiro smartphone a incorporar a tecnologia de imagem Nokia PureView, com um sensor de alta resolução, lente Carl Zeiss e algoritmos especialmente desenvolvidos pela Nokia.


Esta tecnologia irá possibilitar que os utilizadores captem imagens com uma qualidade excecional e será aplicada a todos os futuros smartphones da Nokia.

O Nokia 808 PureView tem um sensor de alta resolução com 41 Megapixeis, lente Carl Zeiss de alta performance e uma nova tecnologia de “pixel over sampling”. Em resoluções standard (2, 3, 5 e 8 Megapixeis), significa zoom sem perda de luminosidade e a captura de sete pixeis de informação, condensando-os num pixel apenas para obter imagens mais nítidas que nunca.

No modo de alta resolução (38 MP), e após a captura da imagem, é possível fazer zoom, reenquadrar, cortar e modificar o tamanho da imagem, de forma a obter detalhes impressionantes. Este equipamento tem a capacidade de obter imagens fantásticas em ambientes com pouca luminosidade e de as guardar em ficheiros com tamanhos reduzidos, de modo a facilitar a sua partilha via e-mail, MMS e redes sociais.

O Nokia 808 PureView torna possível que qualquer utilizador capte imagens de nível profissional, seja qual for o ambiente envolvente.

Para além da sua tecnologia de imagem avançada, o Nokia 808 PureView grava e reproduz vídeos Full HD via HDMI, com uma resolução de 1080p, tendo a capacidade de fazer zoom até 4x sem perda de qualidade.

Outra característica deste equipamento é a utilização da tecnologia Nokia Rich Recording quando está a gravar, o que permite a obtenção de sons com a qualidade de CD, o que anteriormente só era possível com um microfone externo. O Nokia 808 PureView também incorpora a tecnologia Dolby Headphone, transformando a audição de conteúdos sonoros estéreo em Dolby 5.1, com qualquer tipo de auscultadores.

“A tecnologia de imagem Nokia PureView define um novo standard para a indústria, seja qual for a medida usada”, afirmou Jo Harlow, vice-presidente executiva da área de smart devices da Nokia. “Os utilizadores irão focar-se no sensor de 41 MP, mas a verdadeira inovação está na forma como os pixeis são utilizados – de forma a obter imagens de tirar o fôlego seja qual for a resolução usada – e na forma como estas características permitem ao utilizador contar a sua história.”

Partilhar:
Tags:

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maxim Stratan

    fantástico. se utilizar o win phone 7 será excelente, mas não creio…sabem dizer qual é o SO que vai rodar?

    1. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Também se fala de WP7, mas para começar é o Belle!

    2. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      Parece ser Windows Phone 7, pelas animações ao tirar fotos.

      1. Avatar de Ghost Rider
        Ghost Rider

        Esquece, afinal é Symbian Belle

    3. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Na imagem está parecendo o Symbian Belle. Mas pode ser uma nova distribuição do Symbian.. Espero que não “preguem” o Windows Phone nele.. ele já tá lindão com o Symbian 😀

      Este será um lançamento muito aguardado, eu mesmo estou esperando ansioso..

  2. Avatar de João Manuel
    João Manuel

    Isto não é um telemóvel com câmara, é uma câmara com telemóvel hehe

    E o design até é parecido com mock-up que aí colocaram acerca do novo iPhone.

  3. Avatar de SamC
    SamC

    Eu quando vi o tópico da notícia noutro site até li com atenção para ver se tinha sido um erro o número 41!!
    Este é capaz de ser o futuro nas câmaras dos telemóveis já que um sistema óptimo mais avançado tem demasiadas desvantagens para os formatos dos telemóveis actuais. Com a evolução da tecnologia, sensores com alta resolução aliados a software com algoritmos inteligentes são capazes de ficar mais baratos do que o investimento numa óptica das lentes melhor.
    Os detalhes mais técnicos são os seguintes:

    • Carl Zeiss Optics
    • Focal length: 8.02mm
    • 35mm equivalent focal length: 26mm, 16:9 | 28mm, 4:3
    • F-number: f/2.4
    • Focus range: 15cm – Infinity (throughout the zoom range)
    • Construction:
    · 5 elements, 1 group.All lens surfaces are aspherical
    · One high-index, low-dispersion glass mould lens
    · Mechanical shutter with neutral density filter
    • Optical format: 1/1.2”
    • Total number of pixels: 7728 x 5368
    • Pixel Size: 1.4 microns

  4. Avatar de techdani
    techdani

    Numa palavra…brilhante!

  5. Avatar de Bruno Silva
    Bruno Silva

    Venha lá o Nokia Windows Phone Apollo com isso!

  6. Avatar de Daniel©
    Daniel©

    Se a nokia adaptar um ecra como tem os iphones e os galaxys S’s vamos ter uma boa camara na mao 🙂

    1. Avatar de cartoon
      cartoon

      Cuidado que qualquer entendido em fotografia pode confirmar que uma quantidade elevada de MP não é sinónimo de boa qualidade de imagem. Já li um artigo sobre este telemóvel onde dizem que a Nokia aconselha a tirar fotos em 5 MP. A ser verdade, alguma coisa deverá querer dizer…

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        De acordo, 41mp com um sensor desse tamanho, não equivale a fotos de calibre profissional, nem de perto, por alguma coisa as maquinas profissionais nunca têm tantos megapixeis, porque sem um sensor suficientemente grande não servem para nada, excepto propósito de marketing

      2. Avatar de MC
        MC

        E cuidado também porque qualquer especialista em fotografia pode muito bem estar errado 😉 mais pixeis podem mesmo ser preferíveis a maiores pixeis, como este artigo bem demonstra: http://www.similaar.com/foto/mpix/mpix.html

        1. Avatar de miguel

          então…
          uma objetiva 50mm (full-frame equivalent)
          tem um resultado completamente diferente
          de uma outra objetiva 50mm (full-frame equivalent) ???

          😀 😀 😀

  7. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Finalmente a Nokia parece querer alcançar o apogeu doutros tempos! Será que a Samsung deixa?

    Bem hajam!

  8. Avatar de flavio
    flavio

    Nokia a voltar. Finalmente acordaram

    1. Avatar de Ricardo Sousa
      Ricardo Sousa

      Nem mais.

      A Nokia andava a dormir e a perder terreno para a concorrência, este modelo vai sem duvida revolucionar.

    2. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Eu sempre soube que isso ia acontecer. Tomara que este tenha sido o motivo da Nokia ter dormido no ponto e deixado outras marcas passar na frente fazendo-a comer poeira…

      Esse modelo, se a Nokia não bobear, vai deixar muitos Androids e iPhones no chinelo levando em consideração a multimídia móvel…

      Finalmente a nokia se re-erguendo e acordando!

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Nokia a voltar porque meteu uma câmara acima da média no telemóvel? Não vos percebo, se me dissessem que tinham optado por android é que ficava contente, custa-me ver a estratégia desta empresa. Parece um suicídio constante, mas sem duvida que vai ser uma boa opção de telemóvel para quem se preocupar mais em ter uma câmara no bolso do que um smartphone.

  9. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Isto sim 🙂 Até que enfim que vejo algo realmente inovador por parte da Nokia na era smartphones 🙂 Muito bom!

    O preço do bixinho é que deve andar fora das minhas posses 😛

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Vês Marketing é o que vês, podes chamar-lhe o que quiseres ou veres o que mais quiseres 🙂

      A grande força da Nokia não será as Cameras, existem limitações para já, por muitos MP´s que tenhas.

      A grande vantagem da Nokia será o design (diferente e elegante) a competir com os iPhone e o seu Sistema Operativo, mas esse ainda tem caminho a percorrer.

      Mas sim vejo concorrência, tal como via ja a uns meses, será o grande concorrente da Apple neste mercado de qualidade e sofisticação. Os segmentos mais abaixo serão para a Android quer-me parecer que será assim o mercado. O futuro dirá.

  10. Avatar de Ghost Rider
    Ghost Rider

    Com esta eu não esperava, com certeza vai fazer um furor devido á câmara. É a primeira vez que vejo a Nokia “á frente” em pelo menos outro aspecto sem ser a qualidade de construção. Desde que começaram a fazer telemóveis touch que não conseguiam fazer nada de novo.

    1. Avatar de EmanuelP
      EmanuelP

      “And for those worrying about the size of these giant pics- the guys from Nokia said that the 808 PureView is doing a lot to compress the pics so a giant 38MP image, for example, shouldn’t take more than 12MB, which does sound like a lot of compression. Here’s for hoping this won’t be at the expense of the quality.”

      in: PhoneArena

      http://www.phonearena.com/news/Nokia-808-PureView-Hands-on-Review_id27386

      1. Avatar de EmanuelP
        EmanuelP

        Enganei-me no comentário, a minha resposta era para o user “lol”.

  11. Avatar de lol

    Nem quero imaginar o tamanho do ficheiro da foto, mas deve ser do genero 41mpx > 100mb. tipo 1 giga 10 imagens.

    1. Avatar de Eduardo Wandscheer
      Eduardo Wandscheer

      Não se leu, mas parece que as fotos receberão um tipo de compactação para que as fotos fiquem menores, acredito que de 20mb não passam!

  12. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    O início do fim das máquinas fotográficas digitais.

    1. Avatar de CA3iR0

      Deve ser, deve! És mais um daqueles que julga que muitos MP = muita qualidade? Enfim…

  13. Avatar de Mario Nunes
    Mario Nunes

    E o novo SmartPhone apresentado pela Huawei ontem dia 26
    http://www.huaweidevice.com/worldwide/newsIndex.do?method=view&newsId=162&directoryId=5024&pageType=news

    Vai deixar a concorrencia a babar-se.

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Se tiver o mesmo suporte que tem tido até agora com quase todas as gamas… Não basta ser bom a vender, é preciso saber manter para continuar a vender.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      depende…se a bateria durar o mesmo que nos outros já será mau, se durar menos será ainda pior.

      cmps

      1. Avatar de Mario Mendes
        Mario Mendes

        O Meu X5 no consumo da Bateria está dentro da media 2,3 dias.

  14. Avatar de Mario Nunes
    Mario Nunes

    Este modelo apresentado pela Huawei é só mais rapido 43% que todos os concorrentes actualmente.

    1. Avatar de Ghost Rider
      Ghost Rider

      O facto de ser a Huawei que os fabrica não me inspire nem o mínimo de confiança. Pelo contrário, faz-me lembrar clones chineses… Como os clones de BlackBerry super rascas que eles têm, que são até piores que os chineses. (Pelo menos nos chineses tens mais opções de perfil e podes ter 4 cartões sim e 2 cartões de memória)

  15. Avatar de Misfit Actual
    Misfit Actual

    Sinceramente que lógica faz apresentar um telefone com 41 megapixéis ? Lentes carl zeiss defendo porque sem dúvida, têm grande qualidade… mas a questão essencial é que se eu quero tirar fotografias com qualidade e com técnica mais apurada uso uma dslr… 41 megapixeis equivale a que tamanho de ficheiros ? 50 megas uma foto ? Uma vez mais não se estão a centrar na questão primordial e essencial da portabilidade dos smartphones: a bateria. Continuam a mandar cá para fora quad cores e agora isto…

  16. Avatar de JorgeS
    JorgeS

    41mp… quando tirar a interpolação mais outros factores que reduzem a qualidade como o tamanho do sensor, lentes, etc. ficamos com talvez um ficheiro real de 8mp.

    Cada macaco no seu galho, lol.

  17. Avatar de Telmo Neves (ganha $ com o Facebook & Twitter)

    Fantástico… simplesmente fantástico! Uma câmara com possibilidade de fazer chamadas lol

  18. Avatar de rui
    rui

    parece.me mt bem . é o que eu digo,nunca substimem a nokia, o fabricante que nos ensinou a jogar á cobra. nokia no seu melhor. verdadeiramente purity!!! love it

  19. Avatar de E
    E

    Vou comprar 20 …

  20. Avatar de lol

    isso ja nao é um telemóvel com camara é um telemóvel com telescópio!

  21. Avatar de Tiago
    Tiago

    Grandes exageros de comentários que aqui vão… desde quando megapixels é sinónimo de qualidade? Então neste caso o telemóvel vai ser melhor do que uma canon eos 600D que “só tem” 18 megapixels é isso? Ok… está certo… qualquer dslr com de 8 megapixels com uma lente mediana tem melhor qualidade. O sensor é mais importante do que os megapixels, não se deixem ir em marketings. Não deixa de ser um produto excelente, mas não exageremos, é excelente como alternativa a uma câmera compacta nunca a uma bridge ou dslr. Just my 2 cents.

  22. Avatar de Alexandrex
    Alexandrex

    Isto cheira a muita parra e pouca uva. Eu gosto de telefones da Nokia mas como aparelho fotográfico qualquer telefone e um simples brinquedo ao lado de uma DSLR de qualidade. E olhem que não precisa de ser uma DSLR das mais caras. Ja agora os Megapixels não significa que a foto será melhor. Isso e um truque de marketing para iludir quem não percebe muito de fotografia.
    Falta a proteção da lente. Infelizmente quase todos os telefones com câmara fotográfica não tem proteção da lente. Penso que a própria Nokia no passado incorporou uma proteção não sei porque não o fez com um telefone destes.

  23. Avatar de Paulo Bastos

    As fotografias que tira são em JPEG ou RAW? já agora a quantidade de megapixels não é necessariamente sinal de qualidade, prefiro uma máquina que tire menos MP e que tenha melhor qualidade nas lentes, velocidade, etc.

  24. Avatar de CA3iR0

    Não, fanboys! Este telemóvel não tem 41MP, mas sim 8MP interpolados para criar uma foto de 41MP, o que não tem nada a ver uma coisa com outra!
    É apenas uma forma para que a Nokia engane mais uns quantos parvos que julgam que mais MP = mais qualidade, o que não acontece quase nunca (as máquinas SLR profissionais têm menos de metade destes supostos 41MP e aposto a minha vida como até uma velhinha Nikon D40 com 6MP dá uma valente abada neste Nokia).
    É também uma forma para que a Nokia despache os ultimos symbian antes de se virar definitivamente para o WP7.

    1. Avatar de Felix
      Felix

      Vale a pena ler este artigo.
      Assim a Nokia vai perder o barco…

      http://www.muktware.com/soapbox/3359/nokia-808-should-stephen-elop-be-fired

    2. Avatar de Salt
      Salt

      Por acaso e o contrário, o sensor tem mesmo 41 Mega Pixeis, e acontece exactamente o contrário, utiliza esses pixeis para criar uma foto de melhor qualidade de 8 Megapixeis por exemplo, mas os 41 Mega Pixeis estão lá, ao utilizar vários pixeis do sensor de 41 Megapixeis consegue criar uma pixel mais sensivel à luz ou com a côr mais correcta por exemplo. O que deve conseguir criar fotos com muito pouco ruido de imagem à noite ou com excelente gama dinamica das cores.!

    3. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Vai ver as fotos desta máquina numa gruta e depois fala.
      Não é interpolação. Claro que também não é 41 MP puros. Nem nas SLR quase nenhuma lá chega!
      Mas se visses os cartazes de 2m de altura até ficavas a olhar de lado para o teu atual telemóvel!
      Mas tinhas de aprender mais antes de falar e não de colocar fanboys num artigo em que se discute qualidade de uma máquina.

      O certo é que daqui a um ano estás a ter uma máquina destas num qualquer outro telemóvel.
      Por isso relaxa e espera! Este foi o dia de anúncio do funeral das máquinas fotográficas sem telemóvel!

  25. Avatar de BrunoB
    BrunoB

    Acho que toda a gente deveria ter um pouco de cuidado com o marketing.
    neste caso acho que nao passa disso, poderá na realidade ter os tais 41Mp, como dizem. O que gostaria era que especificassem qual a quantidades de dpi da foto (dpi = dots per inch). Aí sim íamos ver que se calhar um câmera que tivesse 10Mp com 240pdi (o normal numa profissional) seria melhor que os 41Mp com 72dpi (se os tiver que duvido).

    Outra questão é,
    Qual é o resultado final impresso com as medidas reais?

    1. Avatar de Paulo Pereira
      Paulo Pereira

      Em vez de especulares seria melhor leres! Ainda se tivesses dito isto no dia em que se ouviu falar da máquina admitia-se a falta de informação. Nesta altura do campeonato (quase dois meses depois) só tem sentido escreveres se o baseasses em factos, utilização da máquina ou em novas informações! Assim é apenas o hábito de criar dúvidas sobre o que não se sabe.

      Vê lá os DPI da foto
      http://www.flickr.com/photos/nokiaofficial/6788332514/meta

      Quanto a impressão em papel… tens mesmo de ver.. mas é graaaande!

      Primeiro é bom que percebas o que estão lá a fazer os 41Mp… é para usar uma técnica de “pixel oversampling” o que te vai permitir ampliar com detalhe imagens a 5MP. Segundo mais que DPI tens de começar a pensar em pixels por polegada ou PPI http://www.andrewdaceyphotography.com/articles/dpi/

      Claro que não é uma máquina fotográfica topo de gama tipo Nikon D800… mas para telemóvel é mesmo super topo de gama!