“Negociação mais difícil que a Volkswagen já viu”: começam as greves em todas as fábricas

30 Comentários

A Volkswagen tem conduzido negociações com os seus funcionários, na Alemanha, procurando encontrar uma solução que, reduzindo os custos, não prejudique as condições da sua força de trabalho. Agora, no âmbito da “mais difícil batalha de negociação coletiva que a Volkswagen alguma vez viu”, os funcionários começaram uma série de greves, em todas as fábricas do país.

Trabalhadores da Volkswagen, na Alemanha, em greve, com bandeira da empresa

A partir de hoje, os funcionários da Volkswagen, na Alemanha, estão convocados para uma série de greves de âmbito nacional. O objetivo passa por contestar a proposta da direção que sugere cortes salariais para salvar os lucros do grupo alemão, afetados pela queda das receitas e das vendas.

As greves surgem, agora, na sequência dos avisos deixados pelo principal sindicato da Volkswagen, o IG Metall, que alertou para esta possibilidade, caso as duas partes não chegassem a um acordo. A ausência de consenso resultou no fim da paz social assinada por ambas as partes até ontem, domingo.

Na segunda-feira, começam as greves de aviso em todas as fábricas. Esta será a mais difícil batalha de negociação coletiva que a Volkswagen alguma vez viu.

A Volkswagen incendiou os nossos acordos coletivos e, em vez de apagar este fogo em três negociações coletivas, o conselho de administração está a lançar barris de gasolina.

O que se segue agora é o conflito que a Volkswagen criou. Nós não o queríamos, mas vamos combatê-lo com todo o empenho necessário.

Disse Thorsten Gröger, diretor regional do IG Metall na Baixa Saxónia.

A bandeira do sindicato IG Metall em frente à fábrica da Volkswagen, em 2 de dezembro de 2024, em Zwickau, no leste da Alemanha, enquanto milhares de trabalhadores da empresa entram em greve em todo o país.
A bandeira do sindicato IG Metall em frente à fábrica da Volkswagen, em 2 de dezembro de 2024. Crédito: Jens Schlueter/ AFP (via The Local)

Segundo Daniela Cavallo, líder da comissão de trabalhadores, há uma grande frustração entre os funcionários: “Estou certa de que teremos uma grande resposta quando as primeiras ações tiverem lugar”.

No âmbito da negociação coletiva, o conselho de administração da Volkswagen sugere, entre outras coisas, uma redução salarial de 10% para os cerca de 120.000 trabalhadores das fábricas de Wolfsburg, Braunschweig, Hannover, Salzgitter, Emden e Kassel, bem como de três filiais. Além disso, não exclui a possibilidade de encerramento de fábricas.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    França não conseguiu aprovar o orçamento de estado e já vai com 6% déficit podendo ter que pagar multas milionárias a UE por não cumprir metas.
    Alemanha é o que se vê sem crescimento e só empresas a fechar.

    Depois temos um Antonio Costa que o primeiro acto oficial é ir visitar a Ucrânia para a foto do Facebook já que nem se trata de um país da UE, isso continuem a afundar a UE 2025 vai ser lindo…

    1. Avatar de freakonaleash
      freakonaleash

      Mostra nesta boneca onde é que a Ucrânia te magoou.
      É que já é a segunda vez que vejo este comentário da tua parte e começo a ficar preocupado contigo rapaz!

        1. Avatar de freakonaleash
          freakonaleash

          Sabes que é que sempre se deu muito bem com os nazis?
          Até assinaram um pacto e tudo para dividir a Europa entre eles?
          Sabes?

          1. Avatar de rui
            rui

            Historicamente esquerda.

    2. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1 o que interessa a esse bando de inuteis corruptos e sociopatas e a lavgem de dinheiro feita na Ukrania!

    3. Avatar de Elonao
      Elonao

      Socialismo de Europa com apoio de PS e PSD vao acabar em tragédia. Precisamos de mudança para mão forte de direita.

  2. Avatar de JosefR
    JosefR

    Interessa afundar amigo, ninguém está pra ai virado em repor a UE. E isto só esta a começar desde 2020, agora é em contagem decrescente. Uma UE a querer ser amigo dos coitadinhos depois dá nisto. Mas pronto, são pontos de vista, e este é um deles. E com crises a mistura, agora é que dá jeito para alguns em encher os bolsos.

    1. Avatar de Elisabete
      Elisabete

      A EU tem varios problemas crassos.

      Um deles é o nivel de criminalidade nos cargos ocupados.
      O outro é a criminalidade instituida, por parte dos apoiantes, que por trás da cortina de ferro criam as politicas em avanço.
      Depos claro, há os gosples de estado, o imperialismo, o globalismo, as guerras,etc.

      Em portugal temos pessoas a passar necessidade, algumas até se prosptituem nas ruas, outros dormem nas ruas, passam fome,etc…são todos tratados como lixo!

      Depois veem os marmanjos dos arabes asiaticos, com bom cabedal para trabalhar, sem nunca cá terem posto um tostão…sim a receber 600€/mês.

      Que falhanço tão grande neste país.Um país que não quer saber dos seus, apenas servem enquanto conseguem injectar dinheiro, mas este mesmo país, ajuda arabes com 600€ por mês….não vês nem um a se prostituir, nem a dormir na rua…nojo!

  3. Avatar de Realista
    Realista

    A KTM declarou hoje falência…

    1. Avatar de Rodrigo
      Rodrigo

      Esses são os maiores construtores de motos da Europa, isto é mais uma prova que 2025 vai ser complicado e não temos políticos a altura.

    2. Avatar de JL
      JL

      A culpa é das motas eléctricas deles.

      1. Avatar de TugAzeiteiro
        TugAzeiteiro

        Exato… o pessoal é cego… não consegue perceber que toda esta crise está ligada não só ao aumento do custo de vida, (habitação, alimentação, etc), como ao aumento disparatado dos veículos (duas ou quatro rodas). Os ordenados sãos os mesmos… logo é impossível o Zé conseguir comprar. Entretanto os construtores Chineses vão entrando na Europa…

        1. Avatar de Fusion
          Fusion

          Verdade em tudo.
          Mas no que toca aos carros, sabes por que são caros não sabes?

          Está maluqueira de querer acabar com os motores a combustão só porque sim, fez os preços disparar, até porque o R&D tem que se pagar.

          Então para cumprir as metas lá foram os fabricantes. Agora como tem que ser dia para a noite como a Europa quer, os preços dispararam lá para cima.

          – Custos operacionais (pois construir um carro a pilhas é diferente de um carro a combustão)
          – Investigação
          – E os carros elétricos são naturalmente mais caros

          Isto leva com que os preços subam. Só que a plebe não é doida e não vai nesta cantiga, até porque verdade seja dita não compensa dar mais 15 ou 20 mil euros por um electrico, pois com esse valor paga gota a vida toda do carro a combustão.

          Resultado, as fabricantes ficaram na mer*a porque andaram a investir só no elétrico e deixaram as combustões para trás e a plebe não tem dinheiro para comprar esses carros novos. Fabricantes entram em falência porque não conseguem acompanhar outros mercados.

          Se as fabricantes europeias tiveram culpa? Em parte, sim porque se atrasaram na questão elétrica, mas os verdadeiros culpados foram os ‘boys’ da Europa com esta maluqueira de andarmos verdes.

          Pode ser que quando todas as fabricantes europeias forem a falência e deixarmos de ter um dos pilares econômicos europeus fiquem mais felizes. Que se lixe se depois isso deixar a Europa fragilizada com mais desemprego, menos dinheiro e menos exportações.

          Parabens a todos.

          1. Avatar de JL
            JL

            De um carro a pilhas é, tanto que a Toyota é a única que ainda os tem à venda e perde 50 a 100 mil dólares por cada um que vende.

            Então assim se confirma que são mais complexos ? Ou será que não ?

          2. Avatar de Fusion
            Fusion

            @JL deixa de ser tonto sim?
            Sabes que quando falo carros a pilhas é uma expressão, maneira de falar. No fundo aquilo que lhe quiseres chamar, quando falo isso refiro-me a carros elétricos.

            Eu não falei que a construção de carros elétricos era ou não menos complexa, em alguns componentes sim em outros componentes não, depende para o que quiseres olhar.

            O problema da Europa é as fabricantes entraram tarde na corrida, e isso é falha delas, no entanto não desculpabiliza a EU, pois em vez de dar tempo, em vez de apoiar ou fazer sei la qualquer coisa, sabes o que fez? Colocou ainda mais pressão, pressão essa num mercado que ainda não estava pronto para ir 100% elétrico.

            Se destruir uma indústria inteira (desemprego, exportações e por ai fora) só para dizer que somos verdes quando os verdadeiros poluidores não sou os carros, então está tudo dito sobre aqueles que nos governam.

            Enquanto isso, e aqui acho a maior ironia de todas, a China atualmente produz carros elétricos quase 24/7, no entanto eles são um dos maiores poluidores do mundo. E nós simplesmente importamos de lá so para dizer que somos todos verdes hehe

          3. Avatar de Grunho
            Grunho

            Há 50 anos ou mais que a indústria sabe fazer carros baratos, a pesar pouco, 600-700 kgs ou até menos, e a gastar pouco. O mesmo ou menos que os carros actuais: AX, Uno, Corsa 1, 2 Cv. Com motores com a tecnologia actual podiam entrar na casa dos 2 lts/100 ou 35 gr CO2 por km, ou mesmo baixar. Se não os fazem é porque não querem, e eles assumem; “queremos vender menos carros, mas com maiores margens”. Bem podem ir ao charco, que ninguém vai ter saudades.

          4. Avatar de JL
            JL

            Expressão como ? Se esses carros existem !!

            Entraram tarde ? Então a culpa é de quem ?

            30 anos não foi suficiente ? Mesmo com aldrabices pelo meio ?

            Mas ainda não percebi, o que isso tem a ver com este assunto, se culparem as regras cada vez mais apertadas de emissões, ainda vá, agora culpar uma tecnologia em detrimento de outra, enfim.

            Não é para dizermos que somos verdes, até porque há países fora da Europa que são muito mais rígidos, volto a lembrar, onde começaram os escândalos do diesel ?

            Se estão a destruir é culpa dos gestores das marcas que ganham milhões e depois quando a coisa corre para o torto, abandonam o barco.

            Eles são os maiores poluidores porque até fabricam peças para as marcas europeias, vá ver de onde vem o último motor que a Mercedes vai equipar em alguns carros.

            Exato, então o que deviam ter feito era incentivado as indústrias europeias em vez de andarem a dar subsídios aos carros a combustão.

      2. Avatar de Elonao
        Elonao

        A culpa é de Trump.

  4. Avatar de HON
    HON

    Não queriam elétricos?
    Parece-me que estamos num bom caminho, KTM já foi hoje à falência, Volkswagen será a próxima.

    Um dos pilares da economia europeia é a indústria automóvel, e nesse aspecto os ‘boys’ do parlamento europeu fizeram um excelente trabalho.

    Vai ser ‘chato’ para a Europa, mas pelo lado positivo, sem dinheiro e todos na falência já não poluímos tanto, portanto estamos encaminhados para uma europa verde, até porque sem dinheiro não há carros e sem carros andamos verdes hehe

    Parabens a todos, estamos juntos na tarefa conseguir de destruir a Europa.

    (Digo todos, porque os ‘boys’ que andam por lá, estão lá graças aos nossos votos)

    1. Avatar de JL
      JL

      No caso da KTM a culpa é das motas eléctricas.

      1. Avatar de semnoção
        semnoção

        Só mais uma vez…. Vá…

        1. Avatar de JL
          JL

          A culpa é das motas eléctricas. Loooool

  5. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    continuem com as greves, pode ser que tenham de fechar mais fábricas

  6. Avatar de PorcoDoPunjab
    PorcoDoPunjab

    Alguém me explique, com calma, onde é que esta gente tem a cabeça.
    A empresa em sérias dificuldades e os trabalhadores fazem greves?
    Onde está a coerência nisto?
    Quando é preciso união e sacrifício para ultrapassar as dificuldades, começam as hostilidades entre empresa e funcionários?
    Façam greve, isso, tornem mais difícil a situação da empresa e não tarda estão todos no olho da rua.
    Parecem os sindicatos tugas, que rebentaram com a Lisnave e outras, deixando tudo no desemprego e a passar fome.
    Eu sou empregado, não sou patrão, e nunca na vida faria greve numa situação destas.
    Nestas horas difíceis há que remar todos para o mesmo lado.

    Eu é que devia ser o CEO da VW.
    Quando as greves terminassem chamava os sindicatos e dizia assim ” parabéns, os nossos problemas estão resolvidos. É tudo para fechar.
    Em breve receberão cartas com valores da indemnização e papéis para apresentarem no fundo de desemprego”.

    Vamos para outro país e tchau e um queijo. Schuss

    1. Avatar de JL
      JL

      Nada de novo, depois os governos injetam lá dinheiro e fica tudo bem.

      1. Avatar de PorcoDoPunjab
        PorcoDoPunjab

        JL, não dá… a não ser que resolvam os problemas de fundo.
        Caso contrário o dinheiro acaba e precisam de mais e por aí adiante…

    2. Avatar de AlexS
      AlexS

      Precisamente. A Europa parece estar no caminho da Argentina. E vai passar décadas até aparecer um Milei.

  7. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Na Europa só dá o futebol e o estado social!

    1. Avatar de AlexS
      AlexS

      Os Europeus quiseram a pobreza, vão ter a pobreza.