Operação “Viajar Sem Pressa”: atenção ao excesso de velocidade

10 Comentários

Atenção à velocidade e não só! ​A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam a Campanha de Segurança Rodoviária “Viajar sem pressa”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2024.  A operação começa já amanhã e vai chegar a todos os pontos do país, ilhas inclusive.



Excesso de velocidade é responsável por mais de 60% das infrações

A decorrer entre os dias 3 e 9 de dezembro, a campanha tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade, dado que esta é uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 60% das infrações registadas.

Num atropelamento, a probabilidade de existirem vítimas mortais aumenta em função da velocidade a que circulam os veículos.

Se um veículo circular a 30 km/h, a probabilidade das consequências de um atropelamento serem mortais é de 10%. Aumentando a velocidade para 50 km/h, a probabilidade passa a ser de 80%.

Atenção ao excesso de velocidade: Operação "Viajar Sem Pressa"...

A campanha “Viajar sem pressa” integrará…

  • Ações de sensibilização da ANSR em território continental e dos serviços das administrações regionais da Região Autónoma dos Açores e da Região Autónoma da Madeira;
  • Operações de fiscalização, pela GNR e pela PSP, com especial incidência em vias e acessos com elevado fluxo rodoviário e de acordo com o PNF de 2024, de forma a contribuir para a diminuição do risco de ocorrência de acidentes e para a adoção de comportamentos mais seguros por parte dos condutores no que respeita à condução em excesso de velocidade.
    A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução em excesso de velocidade é um risco para a sua segurança e dos outros:
    • A velocidade é a principal causa de um terço de todos os acidentes mortais;
    • Quanto mais rápido conduzimos, menos tempo dispomos para imobilizar o veículo, quando algo de inesperado acontece;
    • Numa viagem de 20 km, aumentar a velocidade de 50 para 60 km/hora, permite ganhar apenas 4 minutos. Viaje sem pressa.

    A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas através da adoção de comportamentos seguros na estrada.

    Comentários

    10

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Operação “Bonus de natal”

    2. Avatar de João-pestana
      João-pestana

      Ninguém terá dúvidas que, no mínimo, a velocidade agrava as consequências de qualquer acidente.
      Por isso tenham juízo e gastem o dinheiro no bacalhau que está caro…

    3. Avatar de TugAzeiteiro
      TugAzeiteiro

      O que eu queria era fiscalização a sério… ou seja, ver carros-patrulha nas estradas a multar as ultrapassagens perigosas, os comportamentos violentos, os panhonhas da faixa do meio, a malta que adora andar com as luzes de nevoeiro ligadas quando está uma linda noite ou os cromos que nem ligam os médios! Ver guardas nas ruas a apanhar carteiristas, a ajudar no transito, a multar o pessoal da 2ª ou 3ª fila de estacionamento, gostava de ver a polícia a utilizar motos nas grandes cidades…. em fim… a fazerem o serviço de polícia, em vez de estarem com o rabo sentado a passarem multas de radares, geralmente em sítios de caça à multa em que não há sinistralidade e que não servem para nada, a não ser para o Sr. comissário ir “mostrar números e dizer que fazem muito” ao telejornal. Isto sim… mas pronto deve ser o meu desejo de Natal a falar…

      1. Avatar de PeterJust
        PeterJust

        Tens razão, todos os dias só malta a conduzir como se fossem atrasados mentais mas parece que nos querem fazer parecer que só há acidentes por causa da velocidade excessiva

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Todos os acidentes têm consequências agravadas com velocidade excessiva. O impacto do embate é dado pela massa do carro X quadrado da velocidade. Portanto, é por aí que tudo começa. E é aí que tudo acaba se correr mal.

    4. Avatar de O-das-CAldas
      O-das-CAldas

      Se tem um BEV viaje sem pressas … para não ficar sem bateria.
      Creio que já aconteceu a muitos ficar sem gasolina. Pede-se a alguém que vá à bomba de gasolina e a conversa é sempre a mesma: “Tem um jerricã para levar gasolina? Não, mas compre um garrafa de 1+1/2 L, deite a água fora e encha na bomba”.
      E assim se resolve. Com um BEV Como é que se resolve, tem que se mandar vir um reboque?

      1. Avatar de JL
        JL

        Secalhar enganou-se na notícia onde colocar o seu comentário… Nesta debate-se a questão do excesso de velocidade e as suas consequências, e não questões sobre tecnologias associadas…

    5. Avatar de semerodk
      semerodk

      “viajar de pressa”, ou seja, condutores de carros elétricos a 40km/h para não ficarem sem pilhas antes de chegarem ao destino.

    6. Avatar de semerodk
      semerodk

      *sem pressa