Navios em Portugal poluem tanto como 8 cidades portuguesas (com mais carros)

36 Comentários

Vivemos um momento em que os alertas para poluição são mais que muitos. No entanto, na prática, as ações continuam a ser poucas tendo em conta a situação.

Um estudo recente revela que as emissões dos navios que abastecem em Portugal correspondem à poluição das oito cidades portuguesas com mais carros registados.

Navios em Portugal poluem tanto como 8 cidades portuguesas (com mais carros)


Um estudo hoje apresentado pela Federação Europeia para os Transportes e Ambiente (T&E), da qual a ZERO faz parte, denuncia a frota da Mediterranean Shipping Company (MSC). Esta frota movimenta bens de consumo, desde produtos elétricos e eletrónicos, frutas frescas, roupas a brinquedos. Segundo dados a frota foi responsável pela emissão de cerca de 11 milhões de toneladas (Mt) de CO2 em 2018.

Se o transporte marítimo integrasse o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), a MSC seria o oitavo maior emissor. Na lista dos dez maiores poluidores europeus, faz parte  também a companhia aérea Ryanair.

Navios em Portugal produzem 2,93 Mt CO2 por ano

De acordo com informações, os navios que navegam com destino e partida da Europa emitiram mais de 139 milhões de toneladas de CO2em 2018. Se as emissões do transporte marítimo fossem equivalentes às de um país europeu, seria o oitavo maior emissor da UE, depois da Holanda.

Navios em Portugal poluem tanto como 8 cidades portuguesas (com mais carros)

Enquanto os navios com base na carga movimentada em portos portugueses emitem 2,93 Mt CO2 por ano, o tráfego rodoviário nas principais áreas metropolitanas de Lisboa (inclui Lisboa, Sintra, Cascais e Loures), Porto (inclui Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos) e Braga, emite um total de 2,8 Mt CO2 por ano (a partir dos dados de veículos registados em 2013).

Navios em Portugal poluem tanto como 8 cidades portuguesas (com mais carros)

A ZERO salienta ainda o facto de, no relatório, Portugal ser o quinto país com maior percentagem de emissões de dióxido de carbono. Tal percentagem está associada ao transporte marítimo de combustíveis fósseis (25%). Destaque para o transporte de petróleo, seguido de gás natural e de carvão.

A ZERO apela à União Europeia para a integração da navegação no comércio europeu de licenças de emissão. A Associação exige também limites de emissão de CO2 para todos os navios que fazem escala em portos europeus.

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Yamahia
    Yamahia

    Tá visto que não passamos de gotas de água no oceano.

  2. Avatar de MP
    MP

    Seria útil implementarem o sistema Siharbor da Siemens que permite o abastecimento elétrico dos navios enquanto eles estão ancorados nos portos, permitindo que os navios não tenham de usar os geradores a diesel durante esse período. Talvez fosse interessante fazerem um artigo sobre a tecnologia. Deixo aqui um link: https://new.siemens.com/global/en/products/energy/medium-voltage/solutions/siharbor.html

  3. Avatar de George Orwell
    George Orwell

    Há muito que eu desconfiava que o movimento no porto de Lisboa e no terminal de cruzeiros eram as maiores fontes de poluição em Lisboa.

    Todavia, na minha modesta opinião, os cargueiros de mercadorias e os aviões do mesmo ramo não deveriam estar sujeitos a licenças de emissões e respectivas taxas na medida em que tais custos iriam agravar, por repercussão ou inflação por via dos custos, os produtos importados / exportados e, consequentemente, agravar o custo de vida da população portuguesa designadamente nos produtos alimentares em que Portugal é deficitário e, se tivermos em conta que, tal como tinha afirmado Gandhi, “ a maior poluição de todas é a pobreza”, é com o combate à pobreza e sua erradicação que a sustentabilidade ecológica tem mais hipóteses de prevalecer, uma vez que o grande desafio que enfrenta a humanidade é uma superpopulação – 7,2 mil milhões de humanos – para a qual o planeta não dispõe de recursos sustentáveis, razão pela qual existem milhares de cargueiros a circular pelos oceanos e cerca de 200.00 voos diários no ar, sendo que os países menos desenvolvidos que mais carecem de ajuda e solidariedade são aqueles que mais contribuem para a superpopulação.

    Defendo sim essa taxa agravada para navios de recreio que ainda usam fuel mais pesado do que o gasóleo dos automóveis diesel, em vez de gás natural, navios esses que são autênticos atentados à saúde humana na medida em que instantaneamente podem fazer um seu passageiro ou tripulante, ou até um popular em terra, inalar cerca de 200.000 partículas finas sobretudo quando atracam ou largam do porto. Já faltou mais para ver um desses navios de cruzeiro entrar em plena praça de S. Marcos em Veneza ou escalar S. Vicente de Fora em Lisboa.

    Para a redução das emissões, além do combate à pobreza num mundo globalizado, também a ciência e tecnologia terão um papel relevante na potenciação de fontes sustentáveis e na eficiência energética. A eliminação das lâmpadas de tungsténio e tubos de raios catódicos e a sua substituição por led(s), a potenciação do rendimento das turbinas eólicas, são bons exemplos de como a tecnologia pode mitigar o problema. Também a solução da Siemens aqui apontada pelo comentador “MP” é deveras interessante. E o mundo aguarda impacientemente que a fusão nuclear a frio venha a ser o próximo “quantum leap” da ciência e se revele como uma realidade ao serviço do desenvolvimento, acompanhada pelo desmantelamento de cerca de vinte mil armas atómicas dos super abastados arsenais atómicos, opções que não podem escapar a um escrutínio ou escolha absoluta entre o bem e o mal, entre o humano e o selvagem, mas que o relativismo e o niilismo reinantes persistem em desconsiderar.

    1. Avatar de Pedro Ferreira
      Pedro Ferreira

      Subscrevo. Melhores condições económicas permitem decisões favoráveis ao ambiente no contexto pessoal, profissional e afins: ‘A maior poluição de todas é a pobreza’.

      1. Avatar de ze
        ze

        Só existe pobreza porque existe dinheiro.
        O capitalismo faz aumentar a poluição e fomenta o aumento da população que por sua vez aumenta o capitalismo.. bonito, não?

    2. Avatar de ze
      ze

      Esses navios que falas são na sua maioria governamentais, logo estariam isentos de tais taxas.

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Há muito que se sabe, apenas não é divulgado, por diversos interesses.

      Basta verificares os dados do Instituto Hidrográfico Português, que colabora com o NOAA, parte da NASA, que demonstra que os 10 maiores navios da Europa poluem tanto como a Europa praticamente toda, comparativamente com a poluição dos veículos.

      Portanto esta comparação de Portugal é a macro escala proporcional relativa à Europa.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        esses navios são petroleiros.

        não poluem mais do que o total dos veículos.
        fazem parte da poluição dos tais veículos!

    4. Avatar de Mart
      Mart

      George, parabéns pelo teu post +1.

  4. Avatar de golo
    golo

    comessem a fazer navios movidos a energia nuclear e problema resolvido, passam logo a ser ecológicos.

    1. Avatar de Mestre em direito
      Mestre em direito

      Ideia tão “boa” como o teu português

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Energia Nuclear = Ecológico?
      Tanta besteira junta… É tão ecológico que gerações e gerações de alemães vão ser responsáveis por armazenar e tratar do lixo tóxico durante 1 milhão de anos.
      Imagino que a cada geração (80 anos) o local onde isto vai ser armazenado vai ter que ser verificado e renovado para conter qualquer tipo de fugas.

      Aconselho a ler esta noticia:
      https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/a-alemanha-esta-a-fechar-as-suas-centrais-nucleares-o-desafio-agora-e-encontrar-onde-enterrar-lixo-toxico-durante-1-milhao-de-anos

      1. Avatar de ze
        ze

        Energia nuclear = energia limpa, vai ver onde são guardados os residuos das centrais nucleares, e se tem algum impacto para nós ou para o planeta.
        Tens muitos navios e submarinos movidos a energia nuclear que dura mais que a sua vida útil e no final pode ser reutilizada com outros fins.

      2. Avatar de joao
        joao

        Do ponto de vista do problema de efeito de estufa devido ao C02, isto é mesmo a única solução. E já existe hoje formas de conter a radioatividade a 100%.

        1. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Exceto que o CO2 não provoca efeito de estufa.

        2. Avatar de Sujeito
          Sujeito

          Estás a confundir dois gases distinctos.

          Se a tua informação vem dos media mainstream, grande parte do problema é fazerem propaganda errónea.E ou fazem de propósito ou por incompetência. Qualquer um dos casos, significa que não são de confiança.

  5. Avatar de NjsS
    NjsS

    Quase que dá vontade de dizer que a revolução energética começou do lado errado.
    Vamos la então comprar um VE pa não poluir o planeta…

    1. Avatar de Joao
      Joao

      pois infelizmente a tesla nao pode fazer tudo nao é?mas se as pessoas tivessem um bocadinho mais de intiligencia secalhar ja tinham adotado mais cedo os carros eletricos e dai podiamos progredir mas nao ainda hj se diz mal de carros eletricos quando sao melhores em tudo, mas pronto pode ser que a tesla comece a fazer baterias maiores para navio e avioes ja que se nao forem eles ninguem anda com isto para avfrente

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Pois claro o dono da Tesla está mesmo preocupado com o meio ambiente!
        Por isso é que está sempre a fazer lançamentos de foguetões para testes.
        Espera é verdade são elétricos

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A tesla não tem nada a ver com revolução elétrica. Tem a ver com propaganda na mente das populações.

        Se o dito problema é realmente tão sério, os próprios governos encarregar-se-iam de enfrentar o assunto, coisa que claramente não fazem pois mexem com demasiados interesses que estão demasiado acima deles e são intocáveis.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      E dizes bem. A revolução elétrica começou do lado mais irrelevante para a dita causa, sendo apenas mais uma forma de taxar a população até à data. O que levanta sérias questões.

  6. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Já há muito que tinha visto um programa na televisão onde era dito sem dúvidas que uns 3 navios de mercadorias grandes produzem tanta poluição como todos os automóveis/ camiões a combustíveis fósseis do planeta inteiro a funcionar ao mesmo tempo. Destes navios existiam (e ainda devem existir) mais de 20 mil!!!!!! Se 3 equivalem à poluição de todos os automóveis / camiões imaginem 20 mil!
    Suponho que seja por ser uma indústria tão multi-bilionária controlada por tão poucos que tal seja tão escondido do público em geral.
    Mesmo que amanhã todos os veículos automóveis/ camiões fossem eléctricos/ hidrogénio a poluição ia baixar pouquíssimo a nível mundial só por causa dos barcos.
    E ainda temos os aviões que são tantos… não conheço o seu impacto, mas duvido que seja pequeno tendo em conta a referência a Ryanair.

    1. Avatar de ze
      ze

      Sem esses navios não tens teslas para seres “amigo do ambiente”.
      As pessoas só veem o que lhes colocam à frente.

      1. Avatar de Toni da Adega
        Toni da Adega

        +1 andou a civilização a trabalhar no duro para termos smog de qualidade nas cidades e agora aparecem estes ambientalistas a querer tirar-nos.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Nem tanto ao mar nem tanto à terra.
          É efectivamente um mal necessário, mas há que melhorar o quanto mais possível, mas tirando isso têm razão, a grande maioria dos críticos de sofá beneficia directa ou indirectamente destas fontes de poluição sem terem em mente a mais pequena mudança dos seus hábitos.

    2. Avatar de Toni da Adega
      Toni da Adega

      Muitos desses navios são petroleiros.
      E acerca dos aviões, a refinaria de Sines polui 2x mais que toda a frota da TAP.

      1. Avatar de ze
        ze

        Petroleiros? Estás bem enganado, muitos são de carga, trazem a soja, abacate, tofu e tudo mais que comes para reduzir na carne e com isso não só contribuis para mais poluição como esgotas a nossa água.

        1. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Peço desculpa. Pensei que petroleiros fosse algo real afinal é somente mito urbano

          1. Avatar de ze
            ze

            Não é mito urbano, apenas não poluem muito, talvez aqueles com icebreaker poluam um pouco mais, mas nada de preocupante, poluem muito mais os navios de cruzeiro e não vejo ninguém a deixar de fazer férias de cruzeiro por causa disso.
            Têm de deixar de apontar a industria petrolifera como a soma de todos os males, é verdade que fazem muito dinheiro, mas também é verdade que sem ela não teríamos tido nenhum do progresso que temos hoje, até o simples facto de se ir trabalhar ou ter um emprego estaria condenado.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            claro que os cruzeiro poluem muito mais.
            o objeto deles é intoxicar os clientes…

            ter um emprego está dependente de quêêê???
            ahahahahah ahahahahah ahahahahah

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Como vês Joao Ptt, mal se toca na ferida da realidade, a malta começa logo com piadolas e a desviar o assunto para não se sentirem desconfortáveis. e ainda invertem o ónus da culpa.

      De toda a forma, quanto a esses números não sei, mas de fontes da Marinha Portuguesa e do NOAA , 10 meros barcos de carga poluem tanto como os carros em praticamente toda a Europa.
      Não me espantaria os números que avançaste à escala global, não estão assim tão díspares.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        tenta fazer contas à quantidade de carros que precisas (24h/dia) para transportar o que esses dez barquitos transportam.

        move a poluição dos barquitos que transportam combustível, componentes e os próprios dos carros para a conta dos carros.

        e deixa de arrotar fakebook.

  7. Avatar de silva
    silva

    Isso é tudo mentira.
    Se Vocês forem a Lisboa vão olhar para a sinalização vertical a dizer que a causa são os veículos antigos por isso não podem entrar em Lisboa.

    1. Avatar de ze
      ze

      Os navios também não entram em Lisboa, ficam à porta 🙂

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Está a ver como sabes por isso é que a câmara ajudou para que o terminal fica-se a porta.

    2. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Comédia para aliviar o teu desconforto.