NASA lançou satélite para melhorar previsões meteorológicas

13 Comentários

Depois de vários atrasos, a Agência Espacial Norte-Americana (NASA) lançou finalmente o primeiro de quatro satélites meteorológicos geoestacionários de nova geração, que irão melhorar a informação relativa a previsões meteorológicas.

O lançamento, que aconteceu em Cabo Canaveral, na Flórida, e ocorreu ontem às 22:42 (hora de Lisboa).

GOES-R System Module and Propulsion Module in cleanroom


O lançamento do primeiro satélite meteorológico geostacionário de nova geração, estava marcado para o ano passado mas, depois de vários atrasos, a data passou para 19 de Novembro deste ano.

O GOES-R é o primeiro de quatro satélites a ser operado pela National Oceanic and Atmospheric Administration dos Estados Unidos, dando sequência ao sistema GOES. Os próximos satélites da série (GOES-R, S, T, & U) vão estender a disponibilidade do sistema GOES de satélites até 2036.

De acordo com as informações, o satélite GOES-R vai fornecer informações mais precisas, uma vez que consegue fornecer imagens do tempo e das tempestades perigosas num curto espaço de tempo (entre 30 segundos e 5 minutos).

GOES-R rotation

Segundo o JN, a NASA e a agência norte-americana para os oceanos e a atmosfera (NOAA), que cooperam neste programa, prevêem investir no total cerca de 11 mil milhões de dólares (10,3 mil milhões de euros) neste programa de novos satélites.

O lançamento deste primeiro satélite aconteceu ontem às 22:42, e as condições meteorológicas foram favoráveis no momento da descolagem.

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Dança da Chuva
    Dança da Chuva

    Aleluia, esperemos que resulte. É incrível como as previsões meteorológicas ainda falham tanto nos dias de hoje.

    1. Avatar de JVC
      JVC

      As previões meteorológicas são muito difíceis porque há muitas variáveis. Acima de três dias é pura expeculação. Os computadores podm gerar previões, mas são baseadas num modelo e quase sempre estão erradas.

    2. Avatar de Alfie
      Alfie

      Se não falhassem não eram previsões. Eram certezas. Seria incrível se não falhassem.

      1. Avatar de Dança da Chuva
        Dança da Chuva

        A sério? Não me digas. Só te faltou ler o “tanto”.

  2. Avatar de Anderson
    Anderson

    Toda vez que leio 11 mil milhões eu fico confuso (BR)

    1. Avatar de Edisson
      Edisson

      Verdade!! heheehehe

    2. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      A confusão deve-se a que erradamente começara a falar e mil milhões em vez de biliões, aqui; no Brasil bilhões. Não tenho a certeza mas creio que no Brasil ninguém fala em “mil milhões” . 11 mil milhões aqui é igual a 11 biliões; aí 11 bilhões. O dicionário Caldas Aulete (um dos melhores que conheço), é claro: http://www.aulete.com.br/bilhão.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Em portugal o correcto é mil milhões (que corresponde ao bilião)

      2. Avatar de Vlad
        Vlad

        Erradamente? Porque razão é errado se oficialmente Portugal utiliza a escala longa e não a curta? Se o pplware fosse um blog brasileiro aí sim estaria errado, mas como não o é, a aplicação de mil milhões está correcta.

      3. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Na Europa (não só em Portugal, mas em “todos” os países) um bilião americano = mil milhões.
        Na Europa um bilião é um milhão de milhões.

        Coloquei aspas pq não posso garantir que sejam todos mesmo.

        1. Avatar de Ze
          Ze

          Já deixaram cair isso no UK e o resto da Europa já começa a seguir o formato de “bilião” para mil milhões.

        2. Avatar de Nelson N
          Nelson N

          Pode escrever aí um milhão de milhões?