Usou o queixo e activou a Siri que lhe salvou a vida

26 Comentários

Os primeiros sistemas de alarme médico começaram a ser desenvolvidos em 1970 por Wilhem Hormann, tendo começado a ser comercializados em 1975 pela empresa American International Telephone Company. Mas em que consistiam estes sistemas e qual a relação com a Siri?

Usou o queixo e activou a Siri que lhe salvou a vida


O sistema desenvolvido por Hormann era muito simples e consistia num simples botão vermelho que, quando activado, enviava uma mensagem previamente gravada para um contacto definido, também previamente configurado. Embora o produto fosse muito caro, com um preço a rondar na altura os 795 dólares, o sistema salvou milhares de vidas um pouco por todo o mundo.

 

Mas qual é a relação entre este sistema e a Siri?

Na verdade, a relação é maior do que se pode imaginar. E porquê? Simplesmente porque a Siri tem vindo também a salvar a vida de várias pessoas. Depois de, em 2015, um jovem norte-americano residente no Tennessee ter utilizado a Siri para pedir auxílio após ficar preso debaixo de uma carrinha, e de uma cidadã australiana ter utilizado a mesma para salvar a vida do seu bebé que deixou de respirar, chega-nos agora a notícia de mais uma vida salva pela Siri.

Desta vez, o sortudo foi Andrew Cho que, após um jantar de amigos, se sentiu mal e entrou em colapso, ficando mesmo paralisado do pescoço para baixo. Segundo a GoFundMe, página onde foi criada a campanha para ajudar no pagamento de todas as contas médicas de Cho, o agora gerente de marketing terá utilizado o queixo para activar a Siri e com a língua marcou o 911, para pedir ajuda.

Depois de ter dado entrada nas urgências, Cho foi operado de urgência devido ao rebentamento de um vaso sanguíneo entre as vértebras C3 e C4.

 

E que outras possibilidades existem para além da Siri?

Para além da Siri, existem ainda duas aplicações muito interessantes e que podem ajudar em alturas de aflição. Uma delas é o Red Panic Button que permite parametrizar o smartphone como sendo um total botão de emergência. A própria Apple está a adaptar o seu sistema para conseguir criar mecanismos de segurança nos dispositivos.

Já falámos no botão de emergência existente no Apple Watch e também falámos num teste que a empresa fez na versão beta do iOS 10.2 onde o botão Ligar/Desligar o iPhone, poderia espoletar o pedido de emergência médica. No caso de Portugal, esses dois sistemas vão directamente solicitar ajuda ao 112, Número Europeu de Emergência.

Apple Watch – 10 funcionalidades que desconhece

Como podemos ver, este tipo de sistemas continua de boa saúde, contudo, têm vindo a acompanhar a evolução, sendo possível, actualmente e em caso de emergência, pedir ajuda à assistente pessoal.

Partilhar:
Tags:

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    Quem é que fabrica estas historiaszinhas?

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      🙂 não sejas mauzinho…
      São histórias bem possíveis e a serem verdade (não quero ser tão mauzinho quanto tu 😛 ) ainda bem que acabaram em bem!

    2. Avatar de RickPinto
      RickPinto

      mesmo…
      mas o pior é a importância que dão a isto, quando no nosso país funciona que é uma bela merda (PT-PT).

      1. Avatar de Oscarwyze
        Oscarwyze

        Vai-se devagar evoluindo, nem tudo é perfeito mas são notícias destas que trazem esperança num futuro onde a tecnologia beneficia o ser humano. Se é Cortana, Siri ou outro qualquer não interessa e a linguagem usada simplesmente vai deixar de interessar.

    3. Avatar de APereira
      APereira

      Se fosse um dispositivo a correr android vinham já dizer que era um espetáculo…

      Salvou a vida ao homem e o partilhar esta noticia vai fazer outras pessoas verem que em caso de emergencia podem usar o seu smartphone para pedir ajuda.

      1. Avatar de Delta
        Delta

        Se fosse um Android não era noticia aqui.

        1. Avatar de APereira
          APereira

          Mania da inferioridade?

          Era igual, seja o que for o importante é que foi a tecnologia que ajudou o homem…

          Deixem de ser damas ofendidas que só vos fica mal..

          1. Avatar de Delta
            Delta

            A única dama que pareceu ter ficado ofendida foste tu…

    4. Avatar de Alberto José
      Alberto José

      Aziado. Claro que é importante perceber como estas tecnologias ajudam as pessoas. Mas claro, os putos sentiram o toque 😉

      Quanto á situação, por acaso passou aqui em vários canais no UK e com um exemplo claro que há cada vem mais casos de isolamento (além de acidentes) que usam os serviços de emergência para acudir em SOS.

      É sinal que a tecnologia resulta.

    5. Avatar de Vítor M.

      😀 acho que consegues perceber, sem eu ter de fazer uma descrição pormenorizada, do que está em causa, da utilidade das tecnologias que hoje carregamos no bolso. Julgo que pelo menos isso consegues ver certo?

      Já tiveste em tempos uma participação útil, actualmente, não sei porque razão, “desopilas” nos artigos Apple, há uma espécie de atracção, uma ânsia ou algo mais íntimo no que comentas.

      Aquele abraço.

  2. Avatar de Logic404!
    Logic404!

    Em telemóveis a serio não é preciso fazer isso, dá para dizer OK Google e falar mesmo com o ecrã desligado.just saying

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Ahahah! Bom ponto! 😀

    2. Avatar de APereira
      APereira

      Nem conheces o teu sistema operativo…para dizeres “ok Google” tens de ter pressionado o botao home ou outro que tenhas pré configurado…caso contrário o pessoal andava na rua a dizer “Ok Google” a toda a hora só para activar o telefone do vizinho.

      Podes fazer isso sem pressionar nenhum botao caso o mesmo esteja ligado ao carregador/dock, da mesma forma como podes dizer “Hey siri” no caso do iPhone.

      Logic404!, faz todo o sentido como nick…nao encontras a lógica…just saying…

      1. Avatar de fabio antonio
        fabio antonio

        Nao inventes… Pelos vistos tu é que nao conheces o sistema operativo. Podes dizer Ok Google bem quando te apetecer, que o gajo responde. Ecrã desligado, ecrã ligado. Tanto faz. Um bq de 100 euros faz isto num piscar de olhos.

        1. Avatar de Daniel
          Daniel

          Assim como podes dizer Hey Siri quando bem te apetecer para activa-lo.

        2. Avatar de APereira
          APereira

          Por defeito nao o faz…

          Isso podes correr o que quiseres, tenho equipamento android desde a versao 2.1…

  3. Avatar de Vitor
    Vitor

    podia ter dito “OK Siri”. Ou tlv n…

    1. Avatar de Alberto José
      Alberto José

      Claro, podia se conseguisse falar ou assim… o que, como podes ir ler no site que refere o sucedido, parecia não ser o caso.

      1. Avatar de Vítor M.

        No site apenas diz que ele colapsou e ficou paralisado do pescoço para baixo. Como teve de usar a língua para marcar o 911, provavelmente não conseguiu seque falar com a Siri.

    2. Avatar de Vítor M.

      Sim poderia de facto, mas segundo o que foi relatado, no tal site que o Hugo referiu, ele ficou paralisado e conseguiu com o queixo chegar ao iPhone e activar a Siri e com a língua ligou ao 911.

  4. Avatar de vitor
    vitor

    “como podes ler no site” … “parecia não ser o caso” esta sequência deixou-me a mim sem palavras.

  5. Avatar de upk
    upk

    também quando comprar ou se comprar um iphone também o vitor m. pode criar um artigo sobre isso?

  6. Avatar de pedro figueiredo
    pedro figueiredo

    é preciso ativar o siri para marcar 911 num iphone ?!?!?!? nao tou a ver a relação!!!! num qualquer telefone é só ir a chamada de emergencia e voilá .

  7. Avatar de Gonca
    Gonca

    Não me levem a mal mas … acidente … paralisado do pescoço para baixo … como raio chego ao telemóvel.
    Só eu é que tenho essa dúvida?

    1. Avatar de Vítor M.

      Com o queixo, como diz no texto.

  8. Avatar de Paulo F.
    Paulo F.

    Se fosse em Portugal o gajo do 112 passava para a linha médica onde ninguém atende. Aconteceu-me quando tive que ligar porque uma sra. de idade ao meu lado num restaurante colapsou. Tive que desligar e voltar a ligar e exigir que mandasse uma ambulância, que não me passasse de novo para uma linha onde ninguém atende. Depois disso passou-me para o quartel de bombeiros onde insistiram que não podia ligar directamente. Tive que insistir várias vezes que tinha ligado 112 e que me tinham passado para lá depois de ninguém atender na linha de atendimento médico. Enfim, com histórias tão melhores para contar neste país 3º mundista em aspectos tão importantes como o atendimento de emergência e focam-se no que se passa lá fora com a Siri… Resumindo, cá já tinha lerpado mesmo que a Siri tivesse ajudado em algo.